Canapés - Receitas e dicas de harmonização com vinho

Publicado em:

canapé

A elegância e a praticidade se encontram na combinação de vinhos e canapés. 

Você está preparando um coquetel, já pensou na decoração, na quantidade de pessoas presentes no evento e tudo o mais. Agora, chega a hora de escolher canapés e vinhos para proporcionar uma experiência inesquecível para os convidados. Para te ajudar, o Center Gourmet escolheu a dedo algumas das melhores receitas de canapés frios e quentes. Além disso, você vai encontrar dicas de harmonização com vinhos que vão fazer sucesso na sua festa. Aproveite!

A praticidade à mão

Antes de mais nada, é bom saber que os canapés são comidinhas deliciosas. Mas, são feitos para comer com as mãos e em uma única mordida, como bruschettas, por exemplo. Por isso, não podem ser grandes demais. De fato, os coquetéis são ambientes perfeitos para servir canapés. Afinal, são festas mais informais e descontraídas, onde todos aproveitam a ocasião enquanto conversam e circulam pelo salão, sem mesas postas ou muita cerimônia. Então, escolha as melhores receitas e boa festa!

Receitas de canapés frios

canapés

Geralmente, a base do canapé é o pão ou cestinhas de massa assada. No entanto, nada impede que você inove e crie diferentes bases para seus canapés.

Canapés de pão de forma

Normalmente, os canapés são montados sobre cestinhas de massa ou sobre fatias de pães. Nesse caso, você pode criar sua própria versão usando pães de forma frescos. Confira o passo a passo.

Primeiro, retire as cascas de todas as fatias de pão. Aliás, já é possível encontrar pão de forma sem casca e cortado no sentido do comprimento. Feito isso, você deve passar o rolo por cima para a fatia fique levemente compactada. Mas, por estar fresco, o pão não perde a sua umidade e maciez.

Agora, coloque a fatia sobre plástico filme. Depois, passe cream cheese ou requeijão  e cubra de acordo com o recheio de sua preferência. Veja aqui algumas sugestões:

  • Salame
  • Queijo e presunto
  • Patê de atum
  • Frango cremoso

Em seguida, enrole as fatias como pequenos rocamboles e feche com plástico filme para levar ao freezer por cerca de meia hora. Eles ficam parecidos com bombons, torcidos nas extremidades. Depois, já resfriados, você retira o plástico e corta as pontas, para ter um acabamento mais limpo. Por fim, corte cada rolinho em quatro partes. Para decorar, use tomatinhos cereja, cubinhos de cenoura cozida e temperada ou azeitonas sem caroço espetadas nos canapés. Ficam lindos! Mas, você também pode usar outro artifício para servir canapés deliciosos. Descubra a seguir.

canapés

Canapé de presunto Parma

Nesse caso, seus canapés são montados sem a base de pão ou outra massa. Por isso, o presunto parma se torna a base do preparo.

Ingredientes:

Fatias de presunto Parma

Manjericão seco

Noz moscada

Cebolinha

Queijo fresco ou ricota

Azeite

Modo de preparo:

Para começar, tenha bastante cuidado ao manejar as fatias de presunto, pois elas são bem finas e delicadas. Então, prepare um recheio à base de queijo fresco amassado, azeite para dar liga e sabor, um pouco de noz moscada ralada, cebolinha e manjericão. Em uma tigela misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta bem temperada e aromática. Agora, recheie as fatias de presunto Parma e enrole bem apertadinho. Prenda com três palitinhos de madeira e corte em três rolinhos. Pronto! Agora é só servir.

 

Receitas de canapés quentes

canapés

Quentes ou frios, essas comidinhas elegantes são muito bem-vindas em coquetéis e festas informais.

Canapés de massa de pastel

Por outro lado, pode ser que você prefira as famosas cestinhas para canapés. Nesse caso, unte massas de pastel, daquelas redondinhas. Em seguida, use forminhas de empada para dar forma às cestas. Recheie da forma como preferir. Aliás, você pode usar os recheios que sugerimos na receita anterior ou criar sua própria versão. De fato, eles ficam deliciosos com recheio de frango cremoso, queijo e orégano. Agora, leve para assar em forno bem quente, a 200º C por cerca de 20 minutos. Mas, fique atento para não torrar as bordas das cestinhas. E estão prontos os seus canapés de massa de pastel! No entanto, se o evento pede mais sofisticação, prepare um mini canapé de camarão. Veja a receita logo a seguir.

Canapé de camarão ao creme

Ingredientes:

05 colheres de azeite

200g de camarões limpos

½ cebola picada

02 colheres bem generosas de manteiga

04 colheres de creme de leite fresco

100g de parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Inicialmente, aqueça o azeite em uma frigideira. Em seguida, frite rapidamente os camarões, cuidando para que não passem do ponto. Então, acrescente a cebola picada e tempere com sal e pimenta a gosto. Agora, reserve o camarão e, em outra panela, aqueça a manteiga e o creme de leite, juntando o queijo parmesão assim que começar a ferver. Por fim, com o creme e os camarões prontos, é hora de montar seus canapés. Para isso, você pode usar cestinhas de formatos variados. Coloque o creme por baixo e posicione um camarão sobre ele. Então, leve ao forno para dourar. Para finalizar, decore com rodelinhas de pimenta dedo de moça e cheiro verde bem picadinho.

Canapé de pepino e camarão

Ingredientes:

01 ovo

350g de camarões limpos e cozidos

03 pepinos pequenos descascados e em rodelas

03 colheres de sopa de maionese

01 colher rasa de ketchup

01 colher se sopa de cebola ralada

Cebolinhas em conserva

Azeitonas sem caroço recheadas com pimentão

Tomatinhos cereja

Sal e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Para começar, cozinhe o ovo em água e sal por 10 minutos. Enquanto isso, descasque, limpe e pique os camarões. Em um potinho, misture a maionese com o ketchup, a cebola ralada e a cebolinha verde. Agora, use esse molho para temperar o camarão já picado, formando um patê. Então, pique o ovo cozido e misture muito bem novamente. Para terminar, em cada rodela de pepino coloque uma colher de patê de camarão e decore com palitos de madeira. Para isso, em cada palito, espete azeitona, cebolinha em conserva ou tomatinhos cereja. Reserve na geladeira até o momento de servir. Mas, como harmonizar essas delícias com vinhos? Continue lendo e descubra.

Qual o melhor vinho para tomar com canapés?

Canapés

Na hora de escolher o vinho ideal para servir com canapés, observe alguns fatores que fazem toda a diferença na harmonização.

Primeiro, devemos levar em conta que canapés são preparados de formas diferentes e com uma grande variedade de ingredientes salgados, doces, ácidos e picantes. Por isso, na hora de escolher o vinho certo, você deve pensar se ele é frio ou quente e qual o ingrediente principal do canapé. Afinal, é com ele que a bebida vai interagir. Dessa forma, o vinho vai limpar o paladar e destacar o sabor do alimento na boca.

Normalmente, os canapés podem ser acompanhados por vinhos brancos leves. Um vinho de uvas Chardonnay, por exemplo, é um coringa e vai com quase tudo! Ao mesmo tempo, vinhos Moscatel também são boas ideias para essa combinação entre canapés e vinhos. Mas, quando o assunto é vinho, o paladar de quem experimenta é que vai dizer se a harmonização funciona ou não. Isso torna impossível determinar regras rígidas na hora de escolher um vinho para um prato. Por isso, veja a seguir algumas sugestões de vinhos para acompanhar seus canapés.

Riesling e Chardonnay

Como vimos, o Chardonnay é um camaleão e se adapta bem a diferentes aromas e sabores. Por isso, para canapés que incluem frutos do mar e peixes fritos, ele vai se encaixar bem no paladar. Da mesma forma, vinhos feitos de uvas Riesling possuem muitas notas aromáticas, ou seja, que você sente na boca por mais tempo. Assim, ambos vão harmonizar muito bem com esse estilo de canapés.

Pinot Grigio e Sauvignon Blanc

Sabe as receitas de canapés com camarões que você viu aqui? Pois, vinhos brancos feitos com uvas Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc são perfeitas para acompanhar frutos do mar. Afinal, a Pinot Grigio, por exemplo, é super refrescante, vai trazer equilíbrio e limpar para o paladar a cada mordida.

Cabernet Sauvignon

Mas, se seus canapés vão trazer sabores fortes e temperados, como um canapé de calabresa acebolada, por exemplo, fuja dos vinhos leves. Afinal, ele sumiria na boca. Por isso, o melhor é servir vinhos de uvas Cabernet Sauvignon. Nesse caso, sua acidez mais acentuada e estrutura, vão acompanhar bem a presença dos ingredientes do canapé no paladar.

Sangiovese

Por outro lado, canapés mais leves e que trazem para a boca sabores mais neutros, pedem vinhos jovens e fáceis de beber, sem muita complexidade. Por isso, aposte na combinação de vinhos de uvas Sangiovese e canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas.

Como vimos, opções para combinar deliciosos canapés e vinhos é o que não falta.

Então, escolha abaixo um dos rótulos de nossa seleção e faça a festa, literalmente!

 

O branco Riesling alemão, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes frutos

J. Meyer Riesling Pfalz 2020:

Paladar leve, vívido, refrescante e frutado; Produtor: Moselland; Teor alcoólico: 12%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Perfume fresco e frutado, com notas cítricas e de maçã-verde; Harmonização: Samosa de vegetais, cogumelo recheado, couve-flor gratinada

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay sul-africano, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Pearly Bay Dry White Crisp & Fruity:

Frutado, refrescante e com dulçor equilibrado; Produtor: KWV; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais como abacaxi, pêssego e manga; Harmonização: Quiche de legumes, risoto de queijo e salada de frutas

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Grigio italiano, ideal para canapés com camarões

Grigio Reale Pinot Grigio delle Venezie DOC 2020:

Fresco, frutado e leve; Produtor: Angelo Rocca e Figli Srl; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Aroma fresco de pera, maçã verde e pêssego branco; Harmonização: Saladas, peixes e sopas

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2017:

Médio corpo, boa acidez, final longo, amadeirado; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá maduro, melão, pera, baunilha, amadeirado; Harmonização: Risoto de lula, sashimi de peixe branco, moqueca de robalo com pirão, frango à cordon bleu, lasanha de alcachofra e gorgonzola, queijos frescos

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Vinchante Vin 266 Cabernet Sauvignon Central Valley 2020:

Intenso, encorpado e persistente, com taninos suaves e toques de cassis; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas pretas; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, polpetone recheado, queijo Grana Padano

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Primi Soli Sangiovese Puglia:

Corpo médio, boa acidez e taninos macios; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Cerejas, framboesas, morango e toques florais; Harmonização: Espaguete ao sugo, queijos suaves

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Ropiteau Frères A.O.C. Bourgogne Chardonnay 2019:

Bom corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi maduro, defumado, mineral; Harmonização: Truta com manteiga de ervas, lombo de porco ao champagne, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, ostras à portuguesa, espaguete com ouriço, queijos moles maturados

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Root: 1 Reserva Sauvignon Blanc 2019:

Jovem, fácil de beber, boa acidez; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, frutas cítricas e um toque vegetal; Harmonização: Peixe assado, risoto de aspargos, lombo de porco na manteiga de ervas, quiche de palmito

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Petiscos - Sugestões de harmonias com vinhos
Quem não ama petiscar? E se for na companhia agradável dos amigos e de bons vinhos, então? Descubra...
FESTAS E VINHOS
Bons vinhos tornam as festas ainda mais especiais. Saiba como escolher e calcular a quantidade certa para seu...
Dieta mediterrânea e vinhos
Cheia de sabor, a dieta mediterrânea nutre e protege a saúde. Dieta mediterrânea e vinhos – História e...
Salmão - Receitas fantásticas e harmonia com vinhos
Além de rico em nutrientes, o salmão é rico em sabor. Além de ser delicioso, combina com quase...
Vinho rosé francês
Precisamos falar sobre o vinho rosé francês. Afinal, apesar de ser uma bebida tão deliciosa quantos suas versões...
Pastel e vinho combinam? Receitas e harmonização com vinho
Quem diria que o famoso pastel de feira seria uma boa companhia para um vinho… pois você precisa...

Cadastre Para receber