Canapés - Receitas e dicas de harmonização com vinho

Publicado em:

canapé

A elegância e a praticidade se encontram na combinação de vinhos e canapés. 

Você está preparando um coquetel, já pensou na decoração, na quantidade de pessoas presentes no evento e tudo o mais. Agora, chega a hora de escolher canapés e vinhos para proporcionar uma experiência inesquecível para os convidados. Para te ajudar, o Center Gourmet escolheu a dedo algumas das melhores receitas de canapés frios e quentes. Além disso, você vai encontrar dicas de harmonização com vinhos que vão fazer sucesso na sua festa. Aproveite!

A praticidade à mão

Antes de mais nada, é bom saber que os canapés são comidinhas deliciosas. Mas, são feitos para comer com as mãos e em uma única mordida, como bruschettas, por exemplo. Por isso, não podem ser grandes demais. De fato, os coquetéis são ambientes perfeitos para servir canapés. Afinal, são festas mais informais e descontraídas, onde todos aproveitam a ocasião enquanto conversam e circulam pelo salão, sem mesas postas ou muita cerimônia. Então, escolha as melhores receitas e boa festa!

Receitas de canapés frios

canapés

Geralmente, a base do canapé é o pão ou cestinhas de massa assada. No entanto, nada impede que você inove e crie diferentes bases para seus canapés.

Canapés de pão de forma

Normalmente, os canapés são montados sobre cestinhas de massa ou sobre fatias de pães. Nesse caso, você pode criar sua própria versão usando pães de forma frescos. Confira o passo a passo.

Primeiro, retire as cascas de todas as fatias de pão. Aliás, já é possível encontrar pão de forma sem casca e cortado no sentido do comprimento. Feito isso, você deve passar o rolo por cima para a fatia fique levemente compactada. Mas, por estar fresco, o pão não perde a sua umidade e maciez.

Agora, coloque a fatia sobre plástico filme. Depois, passe cream cheese ou requeijão  e cubra de acordo com o recheio de sua preferência. Veja aqui algumas sugestões:

  • Salame
  • Queijo e presunto
  • Patê de atum
  • Frango cremoso

Em seguida, enrole as fatias como pequenos rocamboles e feche com plástico filme para levar ao freezer por cerca de meia hora. Eles ficam parecidos com bombons, torcidos nas extremidades. Depois, já resfriados, você retira o plástico e corta as pontas, para ter um acabamento mais limpo. Por fim, corte cada rolinho em quatro partes. Para decorar, use tomatinhos cereja, cubinhos de cenoura cozida e temperada ou azeitonas sem caroço espetadas nos canapés. Ficam lindos! Mas, você também pode usar outro artifício para servir canapés deliciosos. Descubra a seguir.

canapés

Canapé de presunto Parma

Nesse caso, seus canapés são montados sem a base de pão ou outra massa. Por isso, o presunto parma se torna a base do preparo.

Ingredientes:

Fatias de presunto Parma

Manjericão seco

Noz moscada

Cebolinha

Queijo fresco ou ricota

Azeite

Modo de preparo:

Para começar, tenha bastante cuidado ao manejar as fatias de presunto, pois elas são bem finas e delicadas. Então, prepare um recheio à base de queijo fresco amassado, azeite para dar liga e sabor, um pouco de noz moscada ralada, cebolinha e manjericão. Em uma tigela misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta bem temperada e aromática. Agora, recheie as fatias de presunto Parma e enrole bem apertadinho. Prenda com três palitinhos de madeira e corte em três rolinhos. Pronto! Agora é só servir.

 

Receitas de canapés quentes

canapés

Quentes ou frios, essas comidinhas elegantes são muito bem-vindas em coquetéis e festas informais.

Canapés de massa de pastel

Por outro lado, pode ser que você prefira as famosas cestinhas para canapés. Nesse caso, unte massas de pastel, daquelas redondinhas. Em seguida, use forminhas de empada para dar forma às cestas. Recheie da forma como preferir. Aliás, você pode usar os recheios que sugerimos na receita anterior ou criar sua própria versão. De fato, eles ficam deliciosos com recheio de frango cremoso, queijo e orégano. Agora, leve para assar em forno bem quente, a 200º C por cerca de 20 minutos. Mas, fique atento para não torrar as bordas das cestinhas. E estão prontos os seus canapés de massa de pastel! No entanto, se o evento pede mais sofisticação, prepare um mini canapé de camarão. Veja a receita logo a seguir.

Canapé de camarão ao creme

Ingredientes:

05 colheres de azeite

200g de camarões limpos

½ cebola picada

02 colheres bem generosas de manteiga

04 colheres de creme de leite fresco

100g de parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Inicialmente, aqueça o azeite em uma frigideira. Em seguida, frite rapidamente os camarões, cuidando para que não passem do ponto. Então, acrescente a cebola picada e tempere com sal e pimenta a gosto. Agora, reserve o camarão e, em outra panela, aqueça a manteiga e o creme de leite, juntando o queijo parmesão assim que começar a ferver. Por fim, com o creme e os camarões prontos, é hora de montar seus canapés. Para isso, você pode usar cestinhas de formatos variados. Coloque o creme por baixo e posicione um camarão sobre ele. Então, leve ao forno para dourar. Para finalizar, decore com rodelinhas de pimenta dedo de moça e cheiro verde bem picadinho.

Canapé de pepino e camarão

Ingredientes:

01 ovo

350g de camarões limpos e cozidos

03 pepinos pequenos descascados e em rodelas

03 colheres de sopa de maionese

01 colher rasa de ketchup

01 colher se sopa de cebola ralada

Cebolinhas em conserva

Azeitonas sem caroço recheadas com pimentão

Tomatinhos cereja

Sal e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Para começar, cozinhe o ovo em água e sal por 10 minutos. Enquanto isso, descasque, limpe e pique os camarões. Em um potinho, misture a maionese com o ketchup, a cebola ralada e a cebolinha verde. Agora, use esse molho para temperar o camarão já picado, formando um patê. Então, pique o ovo cozido e misture muito bem novamente. Para terminar, em cada rodela de pepino coloque uma colher de patê de camarão e decore com palitos de madeira. Para isso, em cada palito, espete azeitona, cebolinha em conserva ou tomatinhos cereja. Reserve na geladeira até o momento de servir. Mas, como harmonizar essas delícias com vinhos? Continue lendo e descubra.

Qual o melhor vinho para tomar com canapés?

Canapés

Na hora de escolher o vinho ideal para servir com canapés, observe alguns fatores que fazem toda a diferença na harmonização.

Primeiro, devemos levar em conta que canapés são preparados de formas diferentes e com uma grande variedade de ingredientes salgados, doces, ácidos e picantes. Por isso, na hora de escolher o vinho certo, você deve pensar se ele é frio ou quente e qual o ingrediente principal do canapé. Afinal, é com ele que a bebida vai interagir. Dessa forma, o vinho vai limpar o paladar e destacar o sabor do alimento na boca.

Normalmente, os canapés podem ser acompanhados por vinhos brancos leves. Um vinho de uvas Chardonnay, por exemplo, é um coringa e vai com quase tudo! Ao mesmo tempo, vinhos Moscatel também são boas ideias para essa combinação entre canapés e vinhos. Mas, quando o assunto é vinho, o paladar de quem experimenta é que vai dizer se a harmonização funciona ou não. Isso torna impossível determinar regras rígidas na hora de escolher um vinho para um prato. Por isso, veja a seguir algumas sugestões de vinhos para acompanhar seus canapés.

Riesling e Chardonnay

Como vimos, o Chardonnay é um camaleão e se adapta bem a diferentes aromas e sabores. Por isso, para canapés que incluem frutos do mar e peixes fritos, ele vai se encaixar bem no paladar. Da mesma forma, vinhos feitos de uvas Riesling possuem muitas notas aromáticas, ou seja, que você sente na boca por mais tempo. Assim, ambos vão harmonizar muito bem com esse estilo de canapés.

Pinot Grigio e Sauvignon Blanc

Sabe as receitas de canapés com camarões que você viu aqui? Pois, vinhos brancos feitos com uvas Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc são perfeitas para acompanhar frutos do mar. Afinal, a Pinot Grigio, por exemplo, é super refrescante, vai trazer equilíbrio e limpar para o paladar a cada mordida.

Cabernet Sauvignon

Mas, se seus canapés vão trazer sabores fortes e temperados, como um canapé de calabresa acebolada, por exemplo, fuja dos vinhos leves. Afinal, ele sumiria na boca. Por isso, o melhor é servir vinhos de uvas Cabernet Sauvignon. Nesse caso, sua acidez mais acentuada e estrutura, vão acompanhar bem a presença dos ingredientes do canapé no paladar.

Sangiovese

Por outro lado, canapés mais leves e que trazem para a boca sabores mais neutros, pedem vinhos jovens e fáceis de beber, sem muita complexidade. Por isso, aposte na combinação de vinhos de uvas Sangiovese e canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas.

Como vimos, opções para combinar deliciosos canapés e vinhos é o que não falta.

Então, escolha abaixo um dos rótulos de nossa seleção e faça a festa, literalmente!

 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Da Vinci Brunello di Montalcino Riserva DOCG 2013:

Intenso, elegante e persistente; Produtor: Cantine Leonardo da Vinci; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Aromas de pequenas frutas vermelhas, especiarias, notas defumadas e terrosas; Harmonização: Carnes assadas, carnes de caça, queijos maturados

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Ventisquero Grey Single Block Valle de Atacama Sauvignon Blanc 2020:

Na boca é um vinho muito estruturado, frutado com nuances minerais, volumoso, acidez vibrante, refrescante, final limpo e persistente; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, especiarias como pimenta verde, toques herbáceos e notas salinas; Harmonização: Peixe assado com limão e ervas frescas, risoto de limão siciliano, arroz de mariscos, queijos cremosos

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Nieto Senetiner Fran Chardonnay 2021:

Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Saladas, aperitivos, frutos do mar

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon sul africano, ideal para canapés de calabresa acebolada

Nederburg 56 Hundred Cabernet Sauvignon 2018:

Frutado, bom corpo, acidez agradável, taninos sedosos, leve amadeirado; Produtor: Nederburg; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cereja, amora, framboesa, especiarias, leve amadeirado; Harmonização: Hambúrguer com fritas, cogumelos gratinados ao forno, estrogonofe de carne, nhoque à bolonhesa, bolinho de arroz, berinjela à parmegiana

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Cuna del Sol Reserva Sauvignon Blanc 2019:

Fresco, equilibrado, boa acidez e final persistente; Produtor: Viña Siegel; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, tropicais e um toque herbáceo; Harmonização: Como aperitivo, com mariscos, tilápia grelhada com legumes, isca de peixe, frutos do mar, wrap vegetariano, salada niçoise

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Cantina di Montalcino Brunello di Montalcino DOCG 2016:

Encorpado, com taninos ricos que são equilibrados com acidez e álcool, final envolvente e longo; Produtor: Cantina di Montalcino; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de cereja preta, groselha que são complementados por toques de tostado, e alcaçuz; Harmonização: Queijo grana padano, picanha na brasa

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Kuyën Reserve Cabernet Sauvignon 2019:

Poderoso, concentrado, com taninos maduros e elegantes; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas maduras, e notas de avelã e chocolate; Harmonização: Lascas de Parmesão, picanha assada com batatas, carré de cordeiro na brasa

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

La Combe dOr I.G.P. Pays d’Oc Chardonnay 2020:

Um vinho jovem, frutado, leve, harmônico, com acidez agradável, refrescante e final persistente; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, abacaxi, maracujá e cítricas; Harmonização: Saladas em geral, caeser salad, tilápia grelhada com arroz negro, peixes gralhados, frango grelhado ao molho bechamel

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, ideal para canapés de calabresa acebolada

Latitud 33° Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo médio para encorpado, taninos firmes, boa acidez, final agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas como framboesa e morango, especiarias, sutis notas de caramelo e baunilha; Harmonização: Fraldinha na brasa, filé com fritas, pizzas variadas, lasanha à bolonhesa, pimentão recheado, queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Ropiteau Frères Les Plants Nobles Chardonnay 2020:

Leve, frutados com traços amadeirados, elegante, suculento, acidez agradável que lhe confere bom frescor; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, pera, pêssego, leve amadeirado, baunilha; Harmonização: Espaguete com manteiga de ervas, arroz de camarão, quiche lorraine, moqueca de legumes, crepe de frango com queijo

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon americano, ideal para canapés de calabresa acebolada

Carnivor Cabernet Sauvignon 2018:

Corpo de médio para encorpado, taninos presentes, boa acidez, traço de doçura, final longo; Produtor: Carnivor Wines; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, frutas vermelhas maduras, chocolate, amadeirado, torrefação; Harmonização: Risoto de parmesão, picanha ao forno, iscas de filé-mignon, maminha grelhada, penne à bolonhesa, batata recheada

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Grigio argentino, ideal para canapés com camarões

Partridge Unfiltered Pinot Gris 2021:

Frutado, floral e com boa acidez. Corpo médio e final prolongado; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, frutas amarelas, cítrico, floral; Harmonização: Rondelli de bacalhau, risoto de polvo, cestinhas de massa folhada com salada de feijão branco, tartar de peixe branco, quiche caprese, tiras de frango empanado

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, ideal para canapés de calabresa acebolada

Nieto Senetiner Fran Cabernet Sauvignon 2021:

Harmonioso e persistente, destacando a elegância dos taninos; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Baunilha, pimenta preta e pimenta branca; Harmonização: Queijos duros, carnes vermelhas, massas ao sugo

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Grigio italiano, ideal para canapés com camarões

Antica Marca Villagio Dal 1818 Pinot Grigio Terre Siciliane IGT 2020:

Refrescante, frutado e vivaz; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Complexo, com aromas de maçã-verde, pera e toques de frutas cítricas; Harmonização: Espaguete ao molho pesto, legumes na brasa, salada de frutos do mar

Compre aqui

 


 

 O branco Sauvignon Blanc francês, ideal para canapés com camarões

Maison Castel Pouilly Fumé AOC 2020:

Vivaz, complexo, persistente e frutado; Produtor: Maison Castel; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas cítricas com nuances minerais; Harmonização: Caldeirada de peixe com açafrão, espaguete ao molho pesto, lombo de porco assado com batatas

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Nieto Senetiner Chardonnay 2021:

Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo médio, frutado com toques de especiarias e herbáceo, taninos presentes e redondos, acidez médio que lhe confere um agradável frescor; Produtor: Baron Philippe de Rothschild; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa, herbáceo, especiarias como pimenta-do-reino; Harmonização: Bife à milanesa, fraldinha com farofa e berinjela à parmegiana

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Terrazas Reserva Chardonnay 2020:

Médio corpo, com bom volume em boca, cremoso no paladar, frutado, acidez média que lhe confere bom frescor, final longo e agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Expressivos aromas de frutas amarelas, pera, toques de baunilha, sutis notas de castanhas torradas, mel e flores de laranjeiras; Harmonização: Lombo suíno ao molho de abacaxi, cação assado com batata e brócolis, peru recheado com farofa de abacaxi, empadão de palmito.

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

San Cetteo Sangiovese 2020:

Harmônico, boa acidez, final persistente; Produtor: Ettore Galasso; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, morango, cereja; Harmonização: Espaguete à bolonhesa, ratatouille, entrecôte com batatas fritas, ravióli de carne com parmesão, stake tartare, pizza calabresa

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon uruguaio, ideal para canapés de calabresa acebolada

Viñedo Mar de Piedras Gran Bodegón Cabernet Sauvignon 2020:

Fresco, acidez equilibrada, taninos suaves e final marcante; Produtor: Familia Deicas; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas, pimenta, especiarias; Harmonização: T-Bone com alecrim, polenta com ragu de linguiça, kafta com molho de hortelã, lasanha de berinjela defumada

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês, ideal para canapés com camarões

Côté Océan Sauvignon Blanc Atlanique IGP 2019:

Fresco, leve e com boa intensidade de fruta; Produtor: Tutiac; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá e abacaxi, e toques delicados de ervas; Harmonização: Peixe branco grelhado, saladas de folhas, risoto al limone

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Monte Sasso D.O.C. Romagna Sangiovese 2015:

Médio corpo, boa acidez, taninos macios, frutado, bom final; Produtor: Braschi; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sangiovese (vinho blend); Nariz: Cereja, groselha, pimenta, floral; Harmonização: Iscas de filé mignon, lasanha à bolonhesa, maminha grelhada com batatas, penne ao pomodoro, pizza marguerita, e queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, ideal para canapés de calabresa acebolada

Bodega Norton Barrel Select Cabernet Sauvignon 2021:

Encorpado, harmonioso, redondo e persistente; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 14,1%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de amoras, pimentas vermelhas, cassis e tabaco; Harmonização: Provolone empanado, escalope de filé mignon ao molho funghi, espaguete com ragu de linguiça

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Conte Fosco I.G.T. Sangiovese Rubicone 2020:

Harmônico com taninos macios; Produtor: Terre Cevico; Teor alcoólico: 11%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e violeta; Harmonização: Carnes grelhadas, massas ao molho vermelho, queijos semiduros e duros

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Casas Del Bosque Winemakers Selection Cabernet Sauvignon Valle de Rapel D.O. 2019:

Macio e fresco, com taninos equilibrados e final agradável; Produtor: Viña Casas Del Bosque; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com toques de cerejas pretas, menta, chocolate amargo e tabaco; Harmonização: Lombo assado com crosta de ervas, espaguete com ragu de linguiça, queijo Pecorino

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Grigio italiano, ideal para canapés com camarões

Conte Fosco D.O.C. Delle Venezie Pinot Grigio 2020:

Suave, delicado e fresco; Produtor: Terre Cevico; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Notas de maçã, pera e cítricos; Harmonização: Entradas, frutos do mar e aves

Compre aqui

 


 

O espumante blend italiano, também ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Tenuta Berni Gran Cuvée:

Leve, com boa acidez e harmonia entre seus elementos; Produtor: Vinícola Serena; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas florais e de frutas como damasco e pêssego; Harmonização: Saladas, canapés e peixes grelhados

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Guanaco West Chardonnay 2021:

Harmonioso, agradável e frutado; Produtor: Agrovit Rural; Teor alcoólico: 12,8%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de maçã-verde e pêssego; Harmonização: Empanadas de queijo, filé de peixe empanado, espaguete ao molho de camarão

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês, ideal para canapés com camarões

Fat Bastard I.G.P. Côtes de Gascogne Sauvignon Blanc 2019:

Boa acidez, final longo e fresco; Produtor: Fat Bastard Wine Company; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Aromas elegantes de frutas cítricas e toranja; Harmonização: Robalo assado com legumes, abobrinha grelhada, massa recheada com queijo de cabra, saladas

Compre aqui

 


 

O branco Riesling brasileiro, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Arbo Reservado Riesling:

Leve, refrescante e harmonioso; Produtor: Casa Perini; Teor alcoólico: 11%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Frutado cítrico com elegantes notas de flores brancas; Harmonização: Canapés, frutos do mar, peixes, carnes brancas e risotos leves

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Casas Del Bosque Winemakers Selection Chardonnay Valle de Casablanca D.O. 2020:

Redondo, com acidez linear e vibrante, final longo e delicado; Produtor: Viña Casas Del Bosque; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Poderoso, com notas cítricas, flores de pêssego e maçã amarela; Harmonização: Queijo Brie empanado, moqueca de camarão, salada de feijão fradinho com mariscos

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc uruguaio, ideal para canapés com camarões

Pueblo del Sol Sauvignon Blanc 2021:

Um vinho jovem, leve, com acidez presente e agradável, muito refrescante e harmonioso; Produtor: Pueblo del Sol; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutado, notas de frutas cítricas como lima e maracujá. Sutis notas de ervas frescas; Harmonização: Entradas e aperitivos. Também ideal para pratos da culinária vegetariana

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Mr. Deer Cabernet Sauvignon Colchagua Valley D.O. 2021:

Encorpado com taninos maduros; Produtor: Bodegas Marchigüe; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas e vermelhas maduras; Harmonização: Carré de cordeiro na brasa, lasanha à bolonhesa, queijo Pecorino

Compre aqui

 


 

⇒ O branco Riesling alemão, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Georg Breuer Charm Riesling 2020:

Perfeita harmonia entre vibrante acidez, notas minerais e leve teor de açúcar; Produtor: Georg Breuer; Teor alcoólico: 11,02%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas frescos de lima, limão, algo de maracujá e pêssego; Harmonização: Aperitivos, salmão gravlax, queijos frescos e cozinhas orientais picantes

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Grigio italiano, ideal para canapés com camarões

ZioBaffa Pinot Grigio 2021:

Corpo leve, equilibrado, refrescante e com final longo; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas como limão e abacaxi; Harmonização: Queijos leves, aperitivos

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Fauna Reserve Cabernet Sauvignon Central Valley D.O 2019:

Intenso, concentrado, e taninos maduros e elegantes; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13,3%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, e notas de avelã e chocolate; Harmonização: Carnes vermelhas assadas, massas, queijos fortes

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

De Martino Reserva 347 Vineyards D.O. Casablanca Sauvignon Blanc 2018:

Muita acidez, refletindo muito frescor e leveza, persistência é longa e agradável; Produtor: De Martino; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas cítricas, vegetais e minerais intensas; Harmonização: Risoto de brócolis, aspargos grelhado, pizza de rúcula, batata frita com alecrim, macarrão com abobrinha e bacon frito, hambúrguer de peixe com maionese de ervas

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay sul-africano, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Pearly Bay Dry White Crisp & Fruity:

Frutado, refrescante e com dulçor equilibrado; Produtor: KWV; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais como abacaxi, pêssego e manga; Harmonização: Quiche de legumes, risoto de queijo e salada de frutas

Compre aqui

 


 

O branco Riesling alemão, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Heritage Road Riesling 2018:

Refrescante, equilibrado, levemente doce, com notas de limão; Produtor: McGuigan; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de frutas de caroço e toques florais; Harmonização: Legumes e vegetais assados, queijos frescos, peixes e frutos do mar

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese Grosso italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Carpineto D.O.C.G. Brunello di Montalcino 2016:

Estruturado, elegante, taninos macios, boa acidez, final persistente; Produtor: Carpineto; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Sangiovese Grosso (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras, baunilha, couro, folhas secas; Harmonização: Stinco de cordeiro com polenta trufada, risoto de carne seca e queijo coalho, bife ancho ao poivre, fettuccine com magret de pato, picanha suína com batatas rústicas, queijos semiduros ou duros

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Casas Del Bosque Winemakers Selection Sauvignon Blanc Valle de Casablanca D.O. 2021:

Equilibrado, refrescante, com acidez marcante; Produtor: Viña Casas Del Bosque; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intenso, com nuances de limão, pêssego, pimenta jalapeño e grama recém-cortada; Harmonização: Peixe à dorê com molho tártaro, ensopado de alcachofras, penne ao molho branco com ervilhas

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Grigio italiano, ideal para canapés com camarões

Grigio Reale Pinot Grigio delle Venezie DOC 2020:

Fresco, frutado e leve; Produtor: Angelo Rocca e Figli Srl; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Aroma fresco de pera, maçã verde e pêssego branco; Harmonização: Saladas, peixes e sopas

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese Grosso italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Carpineto D.O.C.G. Brunello di Montalcino 2015:

Estruturado, elegante, taninos macios, boa acidez, final persistente; Produtor: Carpineto; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Sangiovese Grosso (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras, baunilha, couro, folhas secas; Harmonização: Stinco de cordeiro com polenta trufada, bife ancho ao poivre, risoto de carne seca e queijo coalho, picanha suína com batatas rústicas, fettuccine com magret de pato, queijos semiduros ou duros

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2017:

Médio corpo, boa acidez, final longo, amadeirado; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá maduro, melão, pera, baunilha, amadeirado; Harmonização: Risoto de lula, sashimi de peixe branco, moqueca de robalo com pirão, frango à cordon bleu, lasanha de alcachofra e gorgonzola, queijos frescos

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para canapés de calabresa acebolada

Vinchante Vin 266 Cabernet Sauvignon Central Valley 2020:

Intenso, encorpado e persistente, com taninos suaves e toques de cassis; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas pretas; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, polpetone recheado, queijo Grana Padano

Compre aqui

 


 

O tinto Sangiovese italiano, ideal para canapés de presunto, folhados de queijo e mini pizzas

Primi Soli Sangiovese Puglia:

Corpo médio, boa acidez e taninos macios; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Cerejas, framboesas, morango e toques florais; Harmonização: Espaguete ao sugo, queijos suaves

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Ropiteau Frères A.O.C. Bourgogne Chardonnay 2019:

Bom corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi maduro, defumado, mineral; Harmonização: Truta com manteiga de ervas, lombo de porco ao champagne, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, ostras à portuguesa, espaguete com ouriço, queijos moles maturados

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno, ideal para canapés com camarões

Root: 1 Reserva Sauvignon Blanc 2019:

Jovem, fácil de beber, boa acidez; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, frutas cítricas e um toque vegetal; Harmonização: Peixe assado, risoto de aspargos, lombo de porco na manteiga de ervas, quiche de palmito

Compre aqui

 


 

O branco Riesling brasileiro, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Ballade Riesling 2021:

Vinho jovem e agradável, bom frescor devido à sua acidez equilibrada; Produtor: Miolo Wine Group; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos como lima, limão e pomelo; Harmonização: Peixe ao forno com legumes, camarão empanado, galeto recheado, salada de folhas com salmão, arroz de frutos do mar, bolinho de bacalhau

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, ideal para canapés com frutos do mar ou peixes fritos

Amplitud 21 Chardonnay 2020:

Leve, suave e fresco; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, ervas e menta; Harmonização: Rondelli de queijo com molho branco, espetinho de camarão, peixe grelhado, frango recheado com gorgonzola, quiche de legumes, saladas variadas

Compre aqui

 


 

O rosé Tempranillo espanhol, ideal para canapés em geral

Señorio de los Llanos Tempranillo Rosado Valdepeñas D.O.:

Equilibrado, leve e refrescante; Produtor: J. García Carrión; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de cereja e morango; Harmonização: Canapés, saladas

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Tábua de frios e harmonias com vinhos
Introdução Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se...
Carpaccio, a receita veneziana e suas harmonias com vinhos
Carpaccio é uma das receitas mais famosas da cozinha veneziana. Ela consiste em carne crua, e seu nome...
Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta,...
5 batatas gourmet para harmonizar com vinho
Introdução Se você adora batatas, então sabe que elas podem ser cozidas de milhões de maneiras diferentes. Quer...
17 uvas tintas que você precisa conhecer 2
Difícil escolher algumas poucas uvas tintas viníferas. De fato, faltaria tempo de vida para descobrir todas! Você decidiu...
Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...