Bruschetta – As melhores receitas e harmonizações

Publicado em:

3 25 2

Depois de muito tempo sem receber amigos em casa, é chegada a hora de tirar o atraso, colocar as conversas em dia e relaxar. Para isso, você prensa no jantar, nas bebidas, jogos e até um karaokê, quem sabe… E quer ter aquele momento antes do jantar, só para beliscar alguma coisa. Então, a bruschetta é seu petisco ideal! Afinal, o preparo nascido na Itália, como praticamente toda a culinária local, tem cheiro, gosto e textura de abraço. Não existe outra definição para a comida italiana.

Com a bruschetta não é diferente. Afinal, a infinidade de sabores e ingredientes que você pode usar nesse preparo, pode levar você e seus convidados para uma volta ao mundo em uma tábua de bruschettas. Falando nisso, separamos deliciosas receitas e harmonizações com vinhos, para que você aproveite ao máximo a refeição e suas companhias. Mas, antes disso, entenda de onde vem esse nome diferentão para os nossos ouvidos.

De onde vem o nome bruschetta?

bruschetta

Como todo preparo que tem história, o pão tostadinho deu nome a essa belezinha de aperitivo.

O nome vem da palavra italiana bruciato, ou seja, torrado, tostado ou queimado mesmo. De fato, a forma de preparo deixa claro o motivo do nome. Afinal, as fatias fofas e generosas de pães são bem tostadas em forno, chapa ou frigideira untadas com azeite até quase queimarem as bordas. Em seguida, elas são esfregadas com alho. Só então, você pode adicionar os recheios ou coberturas. Mistério desvendado. Vamos ao que interessa. Veja a seguir receitas simples e elegantes de bruschettas cheias de sabor e que vão fazer sucesso acompanhadas de belos vinhos. Leia até o final para não perder nenhuma dica.

Receitas de Bruschetta e harmonizações

A clássica Bruschetta Napolitana

bruschetta

Simples e clássica, a napolitana traz sabores frescos e que nos lembram comida de casa. Especialmente, se o manjericão for fresco. Humm…delícia!

Ingredientes:

02 fatias de pão italiano

Azeite

04 tomates

01 dente de alho

100g de Parmesão ralado

Manjericão e sal a gosto

Modo de preparo:

Comece untando as fatias de pão com azeite e esfregando o alho nelas. A seguir, asse em forno a 150ºC por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, pique os tomates em cubinhos e rale o queijo. Adicione os outros ingredientes e misture bem. Após os 10 minutos, retire o pão do forno e cubra com o recheio, voltando para o forno por mais 7 minutos. Desta vez, aumente o forno para 180ºC e fique de olho para que a bruschetta toste, sem queimar.

Harmonização:

Por ter sabores leves, sem temperos muito fortes, muita gordura ou pimenta, a bruschetta napolitana pede vinhos leves e que tenham acidez na medida. Do contrário, um vinho muito encorpado dominaria todo o paladar e você perderia o melhor do aperitivo. Por isso, escolha um vinho Chardonnay, branco e que pode ser servido resfriado, excelente para noites animadas. Outra opção são os vinhos rosés jovens, que são leves por natureza e podem acompanhar bem o sabor do recheio tradicional. Aliás, se ele tiver notas de ervas (normalmente, você pode conferir isso na ficha do vinho antes de comprar) melhor ainda. Afinal, o manjericão traz esse frescor e eles vão combinar lindamente.

A deliciosa bruschetta de Calabresa

1 2

Ingredientes:

02 fatias de pão italiano

01 linguiça calabresa

200g de muçarela de búfala

Azeite e alho a gosto

Modo de preparo:

Novamente, repita o processo de preparar o pão untando com azeite, esfregando o alho e pré-assando por 10 minutos a 150ºC. Enquanto isso, você retira a pele da calabresa e prepara como gostar mais, fatiada ou ralada. Agora, retire o pão do forno, cubra as fatias com o queijo coberto com a linguiça e finalize com mais uns 5 a 7 minutos a 180ºC. Note que a receita não pede sal, já que os ingredientes já são naturalmente salgados.

Harmonização:

Nesse caso, a estrela do preparo é a calabresa. Sendo assim, é nela que você precisa pensar ao escolher um vinho. Então, levando em conta que é um ingrediente com bastante sal e gordura, acompanhado de um carboidrato, o ideal é escolher um bom vinho tinto. Ou seja, um vinho de uvas Shiraz, Malbec ou Cabernet Sauvignon estaria à altura do desafio. Afinal, esses são vinhos com sabor forte e “presença” na boca. Assim, eles podem neutralizar o sal, limpar do paladar a gordura e acompanhar muito bem o sabor do pão.

A vibrante bruschetta com vinagrete

2 2

Ingredientes:

03 fatias de pão italiano

06 tomates cereja vermelho e amarelo

02 espigas de milho (cozido em água com sal)

½  cebola roxa

01 colher de sopa de manteiga sem sal

01 limão taiti

Modo de preparo:

Para começar, prepare o pão como vimos na receita anterior. Dessa vez, doure o milho em manteiga numa frigideira. Enquanto isso, corte os tomatinhos em cubos e a cebola roxa em tiras fininhas. Assim que o milho dourar, corte os grãos das espigas e misture aos ingredientes. Para terminar, tempere essa delícia com bastante azeite, sal e suco de meio limão.

Harmonização:

Nesse caso, sirva um Sauvignon Blanc ou algum espumante. Pois, eles são os mais indicados para fazer frente à acidez do tomate, do vinagre e do limão.

A moderna bruschetta com figo caramelizado e pernil

6 1

Ingredientes:

03 fatias de pão italiano

02 figos cortados em 04 partes

Fatias finas de pernil assado

Requeijão

Modo de preparo:

Mais uma vez, prepare o pão como vimos na receita anterior. Agora, caramelize os figos na manteiga numa frigideira.

Harmonização:

Aqui, os vinhos que se encaixam melhor são os brancos e rosés. De fato, eles acompanham muito bem tanto o requeijão que vai cobrir o pão, quanto as fatias de pernil assado e até o figo caramelizado. Então, pode investir em um vinho feito com uvas Sauvignon Blanc ou em um Chardonnay, o curinga. Eles vão deixar a bruschetta ainda mais saborosa e aconchegante.

Comida para dividir

8

O melhor da bruschetta é que a gente até pode comer sozinho, acompanhado só de uma taça de vinho. Mas, a verdade é que ela é aquele tipo de preparo que a gente quer dividir, agradar nossas pessoas queridas.

Então, aproveite nossas ofertas abaixo e escolha o vinho perfeito para seu sabor favorito.

 

O tinto Cabernet Sauvignon francês, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Terre des Anges Cabernet Sauvignon 2020:

Arredondado, equilibrado, taninos macios; Produtor: Domaines Montariol Degroote; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas bem maduras; Harmonização: Queijos maduro, hambúrguer, massas com molho ao sugo

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Ropiteau Frères Premier Cru A.O.C. Chassagne-Montrachet 2018:

Bom corpo, untuoso, interessante volume em boca, frutado com nuances da barrica, refrescante; final longo, agradável e complexo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi maduro, pêssego, maça, sutis notas de tosta, mineral e baunilha; Harmonização: truta com manteiga de ervas, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, nhoque de batata com molho de manteiga, lombo de porco com abacaxi, sálvia, nozes e queijo moles maturados

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Calyptra Zahir D.O. Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2012:

Um vinho com complexidade em sabores, encorpado, taninos presentes e macios, textura sedosa e suave, boa acidez, frutado, amadeirado, final longo e persistente; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras e vermelhas maduras como cereja, ameixa, cassis e framboesa. Especiarias, notas herbáceas e amadeirada; Harmonização: Bife ancho, risoto de gorgonzola com nozes, lombo de cordeiro ao molho rotie de amora, cogumelos salteados

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Altivo Vineyard Selection Chardonnay 2019:

Corpo de leve para médio, boa acidez, frutado; Produtor: Finca Eugenio Bustos; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas frescas, nuances da madeira; Harmonização: Risoto caprese, galinhada, estrogonofe de bacalhau, espetinho de camarão, ravióli a camaresca, pizza quatro queijos

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Partridge Reserva Cabernet Sauvignon 2018:

Frutado, médio corpo, acidez agradável, taninos macios, especiarias; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, pimenta, baunilha; Harmonização: Escalopes de mignon ao molho cognac, parmegiana de carne com fritas, bisteca suína com legumes, abobrinha com carne moída ao molho de tomate e orégano, ravióli de queijo na manteiga e sálvia, nhoque de mandioquinha ao molho 4 queijos

Compre aqui

 


 

O tinto Malbec argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Nieto Senetiner Malbec 2021:

Suculento, com corpo médio, taninos aveludados e final longo; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas e maduras, notas de caramelo e baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas, queijos amarelos

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon sul africano, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Nederburg 56 Hundred Cabernet Sauvignon 2018:

Frutado, bom corpo, acidez agradável, taninos sedosos, leve amadeirado; Produtor: Nederburg; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cereja, amora, framboesa, especiarias, leve amadeirado; Harmonização: Hambúrguer com fritas, cogumelos gratinados ao forno, estrogonofe de carne, nhoque à bolonhesa, bolinho de arroz, berinjela à parmegiana

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Nieto Senetiner Chardonnay 2021:

Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes

Compre aqui

 


 

O tinto Malbec argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Nieto Senetiner Fran Malbec 2021:

Harmonioso, elegante e de bom corpo; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,6%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas expressivas de frutas vermelhas, com destaque para ameixa, e nuances de baunilha; Harmonização: Parrillada Argentina, ravióli de queijo com ragu de linguiça, lasanha de berinjela

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês, para harmonizar com Bruschetta com vinagrete ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Maison Castel Pouilly Fumé AOC 2020:

Vivaz, complexo, persistente e frutado; Produtor: Maison Castel; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas cítricas com nuances minerais; Harmonização: Caldeirada de peixe com açafrão, espaguete ao molho pesto, lombo de porco assado com batatas

Compre aqui

 


 

O tinto Malbec argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Fauna Single Vineyard Malbec 2018:

Expressivo, complexo, com taninos macios e um frescor destacado; Produtor: Casarena Bodegas y Viñedos S.A.; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e negras, com componentes herbáceos e mineral ressaltados; Harmonização: Bife de chorizo ao molho de manteiga e ervas, polenta com ragu de cogumelos, massa à matriciana

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Nieto Senetiner Fran Chardonnay 2021:

Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Saladas, aperitivos, frutos do mar

Compre aqui

 


 

O tinto Malbec argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Bodega Norton Barrel Select Malbec 2021:

Elegante, redondo, consistente e de bom corpo; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 14,2%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas maduros de ameixa e figo; Harmonização: Parrillada argentina, risoto de queijo Parmesão, cordeiro assado na manteiga de ervas

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon italiano, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Famiglia Cielo dal 1908 Cabernet Sauvignon Veneto IGT 2020:

Frutado e cheio, com taninos macios; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 12%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma intenso, com notas de framboesa e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça assadas, queijos maduros

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês, para harmonizar com Bruschetta com vinagrete ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

La Combe Dor I.G.P. Pays d’Oc Sauvignon Blanc 2020:

Um vinho jovem, leve, frutado, harmônico, acidez agradável e refrescante; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas e tropicais, toranja, manga; Harmonização: Frutos do mar, peixes, aves, paella, guacamole, saladas e como aperitivo

Compre aqui

 


 

O rosé blend francês, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Villa Riviera Grand Reserve Côtes de Provence AOP 2020:

Refrescante, leve, frutado e fácil de beber; Produtor: Villa Riviera; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Grenache, Tibouren e Cinsault (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas com notas florais; Harmonização: Carnes brancas, legumes na brasa, sushi

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês, para harmonizar com Bruschetta com vinagrete ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Côté Océan Sauvignon Blanc Atlanique IGP 2019:

Fresco, leve e com boa intensidade de fruta; Produtor: Tutiac; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá e abacaxi, e toques delicados de ervas; Harmonização: Peixe branco grelhado, saladas de folhas, risoto al limone

Compre aqui

 


 

O rosé blend francês, para harmonizar com Bruschetta de tomate, ou mesmo Napolitana, ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Inès Rosé Fronton AOP 2018:

Macio, sedoso e elegante, com volume médio e notas críticas; Produtor: Vinovalie; Teor alcoólico: 13%; Uva: Négrette e Syrah (vinho blend); Nariz: Aroma intenso, com notas de groselha e framboesa; Harmonização: Ratatouille, sashimi de atum e bruschetta de tomate

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay italiano, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Canceddi Chardonnay Sicilia DOC 2019:

Agradável e fresco; Produtor: Cantine Settesoli; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas maduras e ervas frescas; Harmonização: Calamarata com lulas, peixe branco grelhado com cuscuz marroquino, camarão à Provençal

Compre aqui

 


 

O rosé blend português, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Flor de Sal IV Bronze Aragonez Touriga Nacional Vinho Regional Alentejano 2020:

Boa acidez e corpo, com final de boca elegante e equilibrado; Produtor: Ervideira; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Aragonez e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Aromaticamente intenso, com notas de frutas vermelhas e damasco; Harmonização: Salmão grelhado, lula à dorê, salpicão de frango

Compre aqui

 


 

O tinto Malbec argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Velvet Collection Single Vineyard Malbec 2020:

Boa acidez, taninos macios e redondos, longo final; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes grelhadas, pizzas quatro queijos

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno, para harmonizar com Bruschetta Napolitana ou Bruschetta com figo caramelizado e pernil

Santa Alicia Reserva Chardonnay Estate Bottled Valle del Maipo 2020:

Frutado, rico e refrescante; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas, como abacaxi e coco, e notas de baunilha; Harmonização: Peixes, carnes brancas, queijos de massa mole

Compre aqui

 


 

O rosé blend jovem europeu, para harmonizar com Bruschetta Napolitana

Baron Guillot Classique Rosé 2020:

Refrescante, frutado, versátil e fácil de beber, com final longo; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Grenache, Syrah e Tempranillo(vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Pratos à base de peixes e frutos do mar, queijos leves, risotos, saladas

Compre aqui

 


 

O tinto Shiraz australiano, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

The Drover Shiraz 2020:

Corpo médio, macio, com final agradável; Produtor: Dee Vine Estate; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas de ameixa, groselha preta e especiarias; Harmonização: Picanha ao ponto ou mal passada, costelinha suína com molho barbecue, queijo de ovelha

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com Bruschetta de Calabresa

Luigi Bosca Cabernet Sauvignon 2019:

Fresco, com bom corpo e caráter especiado. Final persistente, aparecendo os defumados pela maturação no carvalho; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, especiarias e cedro; Harmonização: Carnes vermelhas, carne suína, massas com molho vermelho, queijos

Compre aqui

 


 

O branco blend português, para harmonizar com Bruschetta de salmão

Artefacto Branco 2019:

Frutado, leve, boa acidez; Produtor: Luís Duarte Vinhos; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Arinto, Roupeiro e Antão Vaz (vinho blend); Nariz: Frutas tropicais, frutas cítricas; Harmonização: Bruschetta de salmão, linguine com camarão, salada de bacalhau com batatas, moqueca, tabule, escondidinho de bacalhau com requeijão

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...
Temperos e especiarias - Como combiná-los com vinhos?
Combinar temperos e vinhos não é tão difícil e podemos provar! Confira as características mais marcantes e os...
Azeites - Harmonização com vinhos e benefícios à saúde 5
Saber usar bons azeites faz toda a diferença na hora de cozinhar. Mas, tão importante quanto entender a...
Como fazer vinho quente? 8 Receitas incríveis!
O friozinho de junho pede por vinho quente, seja de vinho tinto ou branco Inverno, frio, festa junina,...
Tournedo Rossini - Receitas e harmonização com vinhos
Mais espesso que o medalhão, o Tournedo Rossini é um clássico francês que ganhou o mundo Como um...
Cupom de descontos em vinhos especiais para pessoas especiais
Cupom de desconto em vinhos – Como usar? QUERODENOVO – 5% OFF Válido somente para compras e acima...