Terroir, uvas, vinho e harmonização

Terroir

Terroir é uma palavra francesa com um significado tão próprio que não é possível traduzi-la. Por exemplo, pense na palavra saudade. Uma palavra simples para quem fala português, que nos faz sentir até um aperto no peito quando a usamos ou ouvimos alguém dizer que sente saudade, certo?! Afinal, ela carrega todo um contexto que dispensa explicação e não existe tradução à sua altura. 

Da mesma forma, a palavra terroir carrega com ela um universo circundante. Então, os franceses compreendem instantaneamente tudo o que ela engloba quando é mencionada. Sendo assim, é impossível fazer uma tradução simples que represente tudo o que ela significa.  

Acontece que essa palavrinha permeia todas as conversas sobre vinhos. De fato, para quem está começando a se aventurar pelo maravilhoso mundo do produto da videira, é vital entender o que significa a palavra terroir, o que ela envolve e o que isso tem a ver com a harmonização do vinho com seu prato.  

Por isso, o Center Gourmet vai ler a cartilha e convida você para nos acompanhar em um breve passeio pelos vinhedos. Na volta, você vai saber tudo o que precisa para acompanhar as conversas e entender melhor os artigos sobre seus vinhos preferidos. 

O que significa terroir?

Terroir

Afinal, o que é terroir?

Tecnicamente, existe uma definição feita pelo INAO – Institut Nacional de L’origine et de la qualité, que regula as denominações de origem na França: 

Terroir é o resultado do acúmulo de interações entre características de um determinado ambiente natural, um ambiente biológico e fatores humanos em um determinado lugar, criando um produto único”. 

O que isso quer dizer? Em palavras simples, quer dizer que cada lugar tem um tipo de solo, clima, topografia, interferência humana e até animal etc. Tudo isso acaba influenciando o que é ali produzido, dando características daquele lugar para o produto final.  

Por exemplo, podemos citar os queijos mineiros. De fato, só de pensar em um queijo produzido no estado de Minas, o que vem à sua mente? Provavelmente, você visualizou as montanhas verdinhas depois de uma boa chuva, cheias de vacas leiteiras e riachos que cortam as fazendas. Em seguida, “aparece” o mineiro que cuida de tudo isso com seu jeito próprio, criando um produto final nacionalmente conhecido como Queijo Minas.  

Resumidamente, isso é o terroir. Aliás, apesar de muito utilizada fazendo referência aos vinhedos, essa não é uma palavra exclusiva da área. Na verdade, quando o assunto envolve bebidas e alimentos com características próprias de uma região, o termo se aplica. 

Os quatro pilares do terroir 

Terroir

Para se ter o conceito do terroir de uma região, é comum levar em conta quatro fatores diferentes. Durante séculos, os produtores e enólogos se guiam por eles para determinar quais os melhores fatores para a equação perfeita, que chegará a um vinho incrível no final. Veja a seguir que fatores são esses e o que eles envolvem. 

Geologia 

Na verdade, é comum dizer que o solo é o fator importante, mas podemos ir mais além. O solo está contido dentro da geologia e ela abrange mais do que o tipo de solo de uma região. Sendo assim, podemos dizer que esse fator inclui a altitude da localização do vinhedo, o tipo de relevo local, a composição do solo etc. Tudo isso contribui para a construção dos aromas e características do vinho produzido. 

Clima 

Para começar, clima é mais do que sensação térmica de frio ou calor. Isso porque, o clima inclui vários outros subfatores: 

  • quantidade de chuvas da região (índice pluviométrico), 
  • ventos que batem sobre o lugar, 
  • proximidade de fontes de água, o que torna a região mais úmida,  
  • variação da temperatura do dia para a noite (amplitude térmica), fator que exerce grande influência sobre a maturação das uvas.  

Variedade de uva  

Paralelamente, a cepa cultivada também contribui para definir o terroirImagine que uma família se muda do Japão para o Brasil. Cada membro da família tem sua personalidade e características próprias, sendo assim, cada um vai ter um impacto diferente ao entrar em contato com a cultura local. 

De forma parecida, cada uva tem sua personalidade e carrega em seu DNA uma estrutura com qualidades próprias. Desse modo, quando cultivadas em solos diferentes, demonstram facetas diferentes de sua personalidade. 

Interferência humana 

Nesse caso, não é difícil prever que produtores diferentes manejam os fatores acima de modos diferentes, resultando em vinhos completamente diferentes. Mas, ainda assim, ainda existem opiniões conflitantes sobre o assunto e vamos falar sobre ele mais adiante. 

Terroir, os vinhos e a ação humana 

Terroir

Interferência humana é ou não é parte do terroir?

Antes de mais nada, saiba que esse é um fator que divide opiniões. Afinal, a interferência ou o manejo das uvas e do solo podem ser considerados parte do terroir? Então… a resposta depende de com quem você conversa. Isso acontece porque, para alguns, o homem não tem nenhuma participação nos nutrientes absorvidos do solo, em como as vinhas reagem ao clima e ao processo de maturação. 

O crítico de vinhos Harvey Steiman, por exemplo, não considera o fator humano parte da equação, especialmente o que acontece após a colheita. Em suas palavras, “o terroir…não inclui o manejo da videira, irrigação, extração de folhas ou qualquer outra coisa… 

Por outro lado, podemos levar em conta algumas comparações interessantes sobre como a escolha do local e a forma de cultivo têm influência direta no resultado final. Por exemplo, a região francesa de Bordeaux é cortada pelo Rio Garonne, apresentando solos distintos em suas margens esquerda e direita. Como resultado, os vinhos produzidos a partir das uvas cultivadas de um lado são completamente diferentes dos produzidos na margem oposta.  

Imagine que a região seja uma orquestra e que as condições climáticas e de solo sejam diferentes instrumentos. Cada um deles produz lindos acordes, mas se tocados sem nenhuma sequência ou partitura, produzem ruídos nada agradáveis. Porém, imagine o que um excelente maestro é capaz de fazer ao reger todos eles numa bela sinfonia. 

Da mesma forma, para que haja um melhor aproveitamento de tudo que cada solo tem a oferecer, é necessário que o enólogo analise todo o conjunto e decida, ou orquestre, todos esses instrumentos que estão ali presentes. O resultado final? Música para os sentidos!  

A uva é parte do terroir?  

Mais uma vez, as opiniões divergem. No entanto, é consenso entre os especialistas que cada cepa vai expressar de forma diferente todo o ambiente ao seu redor. Por isso, as regras determinadas pelas D.O.C. são tão importantes.  

Elas estabelecem padrões de terroir específicos que, quando seguidos, resultam em vinhos extremamente semelhantes. Como resultado, um degustador é capaz de “ler” aquela bebida com uma riqueza impressionante de detalhes.  

Terroir, as harmonias perfeitas para seu vinho 

terroir

What grows togethergoes together…” ou o que cresce junto, desce junto. Nesse momento, a frase que costumamos usar para indicar harmonizações agradáveis nunca fez tanto sentido!  

De fato, os ingredientes cultivados no mesmo terroir das uvas vão adquirir e expressar aromas e sabores que se complementam. Por isso, combinar um prato preparado com ingredientes originais da região de produção do vinho é a melhor forma de tirar o máximo proveito tanto do vinho quanto da refeição. 

Aliás, isso faz todo sentido quando paramos para pensar que os vinhos costumavam ser produzidos para consumo próprio. Ou seja, as uvas e os ingredientes combinavam entre si, já que vinham do mesmo terroir. Com o tempo, eles passaram a ser vendidos e ganharam o mundo, tornando a harmonização algo a ser pensado para que desse certo. 

Veja a seguir alguns exemplos de terroirs e de como os vinhos da região podem ser harmonizados.  

Coteaux Varois – Provence 

Logo de início, já podemos falar sobre a quantidade de sol que a região recebe anualmente. Consequentemente, as uvas amadurecem bem e resultam em vinhos rosés, as estrelas do local. A uva predominante dali é a Grenache, que se dão muito bem no calor da região. Clique aqui para conhecer algumas opções desses lindos rosés de encher os olhos. 

Sendo assim, podemos harmonizar os vinhos desse terroir com um prato original da mesma região, a Bouillabaisse. Essa sopa famosíssima é preparada à base de peixes da região do Mediterrâneo e que leva tomate, cebola, açafrão, alho e batata, dependendo do chef. Baguetes e rouille podem acompanhar o prato e o seu rosé. 

Beaune – Borgonha 

Em seguida, temos o terroir da Borgonha, que apresenta um clima diferente do anterior. Nesse caso, os dias frios são mais comuns e o verão não é tão quente. Sendo assim, a produção de vinhos a partir da Pinot Noir varia de acordo com as condições de cada ano. Por outro lado, a Chardonnay é mais constante. 

Sendo assim, para harmonizar com os vinhos da região, podemos indicar o Coelho na Mostarda ou Lapin a la Moutarde, prato que vem da gastronomia dijon, típica da região da Borgonha.  

Chardonnay cultivada em clima frio apresenta maior acidez e pede por pratos com gosto marcante. Então, a mostarda traz para o prato a acidez que o vinho pede, fazendo o casamento ideal de sabores. Para ter uma ideia de qual vinho escolher, conheça o Prosper Maufoux Chardonnay Bourgogne AOC 2019

Hoje você aprendeu com o Center Gourmet o que significa a palavra terroir e como ele influencia o cultivo das uvas. Leia mais sobre o universo dos vinhos em nosso blog e conheça nossas ofertas. Agora que você entende do assunto, aproveita e diz aí o que você acha: o fator humano é ou não é parte do terroir?

E não deixe de conferir abaixo as nossas mais emblemáticas ofertas por terroir:

 

O tinto Sangiovese de Toscana, terroir italiano

Castello Finoto Brunello di Montalcino DOCG 2018:

Encorpado, macio e agradável, com taninos aveludados e final persistente; Produtor: Società Agricola Poggio Salvi di Montalcino Srl; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de frutas vermelhas maduras e nuances de lavanda, ervas e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/41C0r82″]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend de Douro, terroir português

Pauliteiros Rosé 2020:

Boa estrutura e corpo. Frutado, leve e fresco; Produtor: Ribadouro; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Aragonez, Tinta Gorda e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Aromas de cerejas silvestres, com pinceladas florais e um delicado mineral; Harmonização: Entradas, Saladas, frutos do mar e pescados em geral

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Sar2Xf”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Patagônia, terroir argentino

Familia Schroeder Malbec Bariloche 2021:

Médio corpo, fresco e sedoso, com frutado vibrante e taninos macios; Produtor: Schroeder; Teor alcoólico: 13,8%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma muito convidativo, repleto de cerejas vermelhas, ameixas, violeta, toques de frutos secos; Harmonização: Muito versátil com carnes, como churrasco brasileiro, maminha, fraldinha e picanha, como também linguiça toscana na brasa e pernil de porco assado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3SvR87p”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Malhadinha Tinto 2020:

É cheio e redondo, de grande estrutura, com taninos sedosos e um grande frescor. Possui final muito longo; Produtor: Herdade da Malhadinha Nova; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Syrah e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Grande complexidade aromática com frutas negras e vermelhas maduras e especiaria; Harmonização: Carnes vermelhas, embutidos e queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/405ygOh”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Bobal de Rioja, terroir espanhol

Freixenet Rosado:

Refrescante, frutado, refinado, elegante e persistente; Produtor: Freixenet; Teor alcoólico: 12%; Uva: Bobal (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, como morango e cereja, e de flores brancas; Harmonização: Aperitivos, frutos do mar e sushis

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3MbuwVE”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

Nicolas Catena Zapata 2019:

Encorpado, com uma bela textura e equilíbrio e com taninos muito finos e toques calcários; Produtor: Catena Zapata; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Malbec e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas de frutas escuras, florais, picantes e herbáceas, com toques de fumaça e torradas; Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, carnes de caça, pratos condimentados, queijos maduros, alta gastronomia

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3tziTBk”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Merlot de Languedoc-Roussillon, terroir francês

JP Chenet Original Merlot:

Maduro, bem arredondado e frutado; Produtor: JP Chenet; Teor alcoólico: 13%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas como groselha, framboesa. Aromas secundários de especiarias com domínio de notas de chocolate; Harmonização: Versátil, entre pratos principais e sobremesas, mas principalmente com salsichas, frango assado com ervas, torta de framboesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3ZSVOpn”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon do Vale do Maipo, terroir chileno

Santa Rita Tres Medallas Cabernet Sauvignon 2021:

Bom ataque, os taninos progridem de forma bem amável, porém com potência. Um final longo, fresco e persistente; Produtor: Santa Rita; Teor alcoólico: 12,8%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensas notas de frutas vermelhas, como cereja e framboes, com suaves toques de baunilha, toffee e caramelo; Harmonização: Massas, carnes vermelhas assadas e empanadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3LYrJPE”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Esporão Pé Tinto:

Ótima estrutura porém leve, fresco, frutado, elegante e taninos finos; Produtor: Alentejo; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Castelão, Moreto e Trincadeira (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas silvestres com caráter jovem e vibrante, com toques herbáceos; Harmonização: Carnes vermelhas, massas ao molho vermelho, pizzas, queijos e hambúrguer

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/46pfKTg”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Douro, terroir português

Pacheca Raízes Tinto Douro DOC 2021:

Estruturado, bem equilibrado, com acidez refrescante e taninos redondos, final longo e persistente; Produtor: Quinta da Pacheca; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tinta Roriz, Tinta Tinta Barroca e Touriga Franca (vinho blend); Nariz: Elegante e frutado; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZRT8rV”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Alentejo, terroir português

Esporão Pé Branco:

Paladar jovem, frutado, leve e equilibrado; Produtor: Herdade do Esporão; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Antão Vaz, Arinto e Perrum (vinho blend); Nariz: Aroma frutado e floral; Harmonização: Carnes brancas, culinária japonesa, frutos do mar, peixes e queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/48CYnzL”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Vêneto, terroir italiano

Baccolo Appassimento Rosso Veneto IGT 2021:

Redondo e persistente; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Merlot e Corvina (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas maduras e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RHx6WM”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Touriga Franca de Alentejo, terroir português

Ravasqueira Touriga Franca 2017:

Encorpado, com taninos picantes, ótimo volume e alta intensidade; Produtor: Monte da Ravasqueira; Teor alcoólico: 13%; Uva: Touriga Franca (vinho varietal); Nariz: Exuberantes notas de frutas pretas frescas, giesta, azeitona preta e mineral; Harmonização: Carnes vermelhas, carne suína e massas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3r1p0xy”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon da Campanha Meridional, terroir brasileiro

Miolo Reserva Cabernet Sauvignon:

Estruturado, taninos redondos, bom volume na boca; Produtor: Miolo Wine Group; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas que expressam o caráter da uva, com as notas da fruta que harmonizam perfeita com a madeira do carvalho; Harmonização: Carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, arroz carreteiro, baião de dois, rodizio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Pjw3ee”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Bobal de Utiel-Requena, terroir espanhol

Las Aldeas Bobal – Quincha del Charco Utiel-Requena DOP 2020:

Paladar rico e aveludado devido aos seus taninos macios; Produtor: Bodegas Murviedro S.A; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Bobal (vinho varietal); Nariz: Aromas poderosos e complexos de frutos silvestres e notas florais; Harmonização: Carnes vermelhas, assados, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45NLocZ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Dão, terroir português

Casal Miranda Reserva Tinto Dão DOC 2014:

Frutado e complexo, com acidez média, taninos delicados, e final persistente; Produtor: Caves Campelo; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Jaén, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas negras, como amoras, mirtilos e ameixas, e notas florais e defumadas; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Z2du1h”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Les Pierres Côtes-du-Rhône AOP 2021:

Rico e sedoso; Produtor: Maison Castel; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Uvas variadas (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras e nuances de especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos, risoto e massas de molho branco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45omwYX”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Barbera de Piemonte, terroir italiano

Dezzani Barbera d’Asti Superiore DOCG 2020:

É encorpado, bem estruturado e elegante, bastante aveludado e harmonioso; Produtor: Dezzani; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Barbera (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos, com notas frutos vermelhos maduros e nuances especiadas; Harmonização: Pratos principais à base de carnes vermelhas ou massas, como tagliatelle al ragu ou ossobuco alla milanese, como também pizzas e massas ao molho vermelho, e queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/44iGqDd”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

Alma Negra Misterio:

Equilibrado, taninos refinados, além de um final longo e persistente; Produtor: Tikal; Teor alcoólico: 13,7%; Uvas: Blend de uvas secretas (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas negras maduras, notas florais, como violeta, e toques de especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, ragu de cordeiro, filé mignon, confit de pato e bife ancho

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3saQAIH”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Maldonado, terroir uruguaio

Garzon Estate Tannat de Corte:

De corpo leve para médio, elegante, frutado e fácil de gostar; Produtor: Bodega Garzón; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tannat, Marselan, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e pretas se mesclam a notas florais e especiarias; Harmonização: Churrasco, massas com molho de tomate, carnes suínas e queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3skI21V”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Sangiovese de Toscana, terroir italiano

San Crispino in Fonteroma Brunello di Montalcino DOCG 2018:

Potente, frutado e aveludado; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 14%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de ameixas e cerejas vermelhas, e nuances de baunilha e ervas; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3YD36wE”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Planum Tinto Alentejo DOC 2021:

Elegante, agradável e redondo; Produtor: FEPI Distribuição SA; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Alfrocheiro, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão e Trincadeira (vinho blend); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas frescas, toques de ervas, e nuances de especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OXcoRj”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

Fuzion Alta Blend 2021:

Fácil de beber, paladar refrescante e taninos aveludados; Produtor: Santa Julia; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Malbec e Bonarda (vinho blend); Nariz: Aromas intensos e frescos de frutas vermelhas e pretas, e notas herbáceas; Harmonização: Carnes vermelhas, carne de cordeiro, carnes de caça, aves

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rKwLIa”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Península de Setúbal, terroir português

Baía Azul Vinho Regional Península de Setúbal 2021:

Elegante e macio; Produtor: Casa Ermelinda Freitas; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Castelão, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras com um toque de baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DMD7cN”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Lisboa, terroir português

Vinho Porta 6:

Expressa elegância, maciez e descontração; Produtor: Vidigal Wines; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tinta Roriz, Castelão e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas como amoras, cerejas e groselha; Harmonização: Carnes vermelhas, brancas, massas, vitela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3q6sAWs”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Ribera del Guadiana, terroir espanhol

Rancho Viejo Tempranillo & Garnacha Ribera del Guadiana DO 2020:

Caráter aromático, frutado e poderoso; Produtor: Manzanos Wines; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Tempranillo e Garnacha (vinho blend); Nariz: Aroma expressivo de frutas vermelhas e pretas; Harmonização: Carnes vermelhas, massas, vitela, carnes de ave, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Y9DGqw”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Cartuxa EA Tinto:

Fresco, fácil de beber, com acidez equilibrada e taninos macios; Produtor: Fundação Eugénio de Almeida; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet, Syrah e Castelão (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras e toques herbáceos; Harmonização: Carne vermelha, branca, estufada (guisado), queijo fresco e marisco.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Q53J02″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Rioja, terroir espanhol

Marqués de Montino Reserva Rioja DOCa 2016:

Boa acidez, taninos marcados, macio, frutado, aveludado, complexo e aromático; Produtor: Hacienda y Viñedos Marqués del Atrio; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Tempranillo e Grenache (vinho blend); Nariz: Aroma intensos de frutas vermelhas, com notas amadeiradas e de baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas, massas, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JQgUh9″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Toscana, terroir italiano

Villa Puccini Governo All’Uso Toscano Toscana IGT 2020:

Robusto, equilibrado e com taninos macios; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Ciliegiolo e Sangiovese (vinho blend); Nariz: Expressivo, com aromas de frutas maduras, como cereja em calda; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/44xkhSm”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon de Mendoza, terroir argentino

Finca Piedra Caliza Terroir Hunting Block 9 Cabernet Sauvignon 2018:

Encorpado, envolvente e complexo; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DjXGwI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Dão, terroir português

Terras de Viriato Reserva Dão DOC 2014:

Aveludado, elegante e persistente; Produtor: Caves Campelo; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Alfrocheiro, Jaén, Tinta Roriz e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Complexo, com notas de frutos silvestres, flores e tosta de carvalho; Harmonização: Carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/46vZe4d”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Maule, terroir chileno

Jardin Secreto Red Blend Reserve 2022:

Corpo médio, descomplicado e leve; Produtor: CWC; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Uvas variadas (vinho blend); Nariz: Notas de morango e amora; Harmonização: Pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/44f7gNz”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Toscana, terroir italiano

Pratuccio Governo All’Uso Toscano IGT 2018:

Paladar robusto, equilibrado e com taninos macios e saborosos; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Sangiovese, Ciliegiolo e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aromas de cereja e framboesa; Harmonização: Picanha assada, massas recheadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3r0nXxi”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Valência, terroir espanhol

Gran Castillo Colección Paradores Crianza Valencia DOP 2016:

Paladar intenso e redondo; Produtor: Bodegas Gran Castillo; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo, Monastrell e Syrah (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas pretas maduras, com notas amadeiradas e herbáceas; Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, carnes de caça, carnes de ave

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NFJIKq”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon do Vale do Colchagua, terroir chileno

Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021:

Taninos redondos, corpo médio e final persistente; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de geleia de frutas vermelhas, baunilha e nuances tostadas; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/46AkvcY”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Petit Verdot de Bordeaux, terroir francês

Depuis 1935 Petit Verdot Bordeaux AOC:

Poderoso e bem estruturado; Produtor: Terre de Vignerons; Teor alcoólico: 13%; Uva: Petit Verdot (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, como cerejas e ameixas; Harmonização: Carnes vermelhas, vitela, carnes de caça, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CRzJwL”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Western Cape, terroir sul africano

1659 South Africa Classic Red Special Edition Western Cape WO:

Paladar macio e elegante; Produtor: Leopard’s Leap; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Merlot, Pinotage e Shiraz (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas silvestres e pimenta do reino; Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, carnes de caça, cogumelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rf5jSn”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Franc de Vale do Loire, terroir francês

Plessis-Duval Saumur Champigny AOC 2019:

Frutado, elegante, fresco e expressivo; Produtor: Maison Castel; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Franc (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e violetas; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Ny0IlI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Toscana, terroir italiano

Famiglia Rediluce Toscana IGT 2016:

Harmonioso, aveludado, com sabor frutado e notas de amadeiradas; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sangiovese e Merlot (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas vermelhas e nuances amadeiradas; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, carnes vermelhas, cordeiro, embutidos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PupV3c”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Les Dauphins Réserve Côtes du Rhône AOC 2017:

Rico e gastronômico; Produtor: Celliers des Dauphins; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Notas de frutas maduras e em compota, alcaçuz e baunilha; Harmonização: Almôndegas ao molho, cordeiro, carnes de caça e tábua de queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pfhqhY”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Bordeaux, terroir francês

Chateau La Chapelle Du Couvent Blaye-Côtes de Bordeaux AOP 2020:

Robusto, harmonioso e com taninos maduros; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot, Malbec e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas vermelhas e pretas; Harmonização: Carnes vermelhas assadas, vitela, carnes de caça, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pa55M1″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Merlot de Languedoc-Roussillon, terroir francês

Montgolfier Merlot Vin de France 2021:

Redondo e estruturado; Produtor: Thevenin Et Brieres; Teor alcoólico: 13%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromas elegantes e frescos de cereja, amora e violeta; Harmonização: Carnes vermelhas, queijos maduros, massas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Xs8Tol”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir de Languedoc-Roussillon, terroir francês

Maison Castel Grande Réserve Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2020:

Frutado, elegante e fresco na entrada com uma textura sedosa; Produtor: Maison Castel; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas de cerejas maduras, framboesas silvestres e especiarias; Harmonização: Carnes grelhadas e queijos amadurecidos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JkW7Cn”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

Oveja Black Gran Reserva Blend 2018:

Estruturado, elegante e intenso, com taninos marcantes, e notas de ameixa, cereja e pimenta; Produtor: Agrovit Rural; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Malbec, Bonarda, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de chocolate e caramelo; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas e assadas, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qUe1p6″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Primitivo de Puglia, terroir italiano

Nero Reale Primitivo di Manduria DOC 2021:

Concentrado, marcante e com taninos redondos; Produtor: Angelo Rocca e Figli Srl; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Primitivo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e toques de baunilha e especiarias; Harmonização: Pratos condimentados, carnes bovinas e assadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OIPvBj”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Syrah do Vale do Rhône, terroir francês

M. Chapoutier Mure de Larnage Hermitage AOP 2017:

Redondo e elegante, com taninos agradáveis e final frutado; Produtor: M. Chapoutier; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas, como amoras, violetas e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, massas recheadas com molhos encorpados, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3McNXhm”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Rioja, terroir espanhol

Baron de Gurpegui Reserva DOCa Rioja 2018:

Carnudo, sedutor, taninos maduros, com longa persistência; Produtor: Bodegas Luis Gurpegui Muga; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo e Garnacha (vinho blend); Nariz: Aromas de frutos vermelhos maduros, ameixa seca, alcaçuz, e notas de couro; Harmonização: Costela ao bafo com molho de ervas, berinjela à parmegiana, polenta com ragu de pato

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/448D9XI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Dão, terroir português

Bacalhôa Quinta da Garrida Colheita Selecionada 2016:

Corpo de médio para encorpado, estruturado, elegante, taninos presentes, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Touriga Nacional e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Frutas negras maduras, folhas secas, toques de especiarias, floral, tosta sutil; Harmonização: Sanduíche de costela bovina defumada, costelinha suína ao molho barbecue, risoto de gorgonzola com nozes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qEQB73″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Puglia, terroir italiano

Parelli Rosso Puglia IGT 2021:

Saboroso, redondo, com taninos macios, leve dulçor e final rico em fruta; Produtor: Angelo Rocca e Figli Srl; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Uvas variadas (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras, como cereja, morango e framboesa, e toques de canela; Harmonização: Penne com ragu de linguiça, fondue de queijo, escondidinho de carne seca

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qGnFvr”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Península de Setúbal, terroir português

JP Azeitão Seleção do Enólogo Tinto 2021:

Vinho jovem, corpo leve, frutado, taninos presentes e macios, boa acidez, agradável frescor; Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Syrah, Castelão e Aragonez (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja, sutis notas de especiarias; Harmonização: Espaguete com almôndegas, berinjela à parmegiana, frango recheado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WZVL9G”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Navarra, terroir espanhol

Panamera Tempranillo Merlot Navarra DO 2020:

Equilibrado, saboroso e gastronômico, com taninos elegantes e notas de alcaçuz; Produtor: Bodegas Manzanos S.L.; Teor alcoólico: 13,6%; Uvas: Tempranillo e Merlot (vinho blend); Nariz: Aroma harmonioso de frutas vermelhas; Harmonização: Carnes vermelhas magras, massas com molhos leves, risotos, queijos amarelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WOIvVB”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Puglia, terroir italiano

Ganuo IGT Puglia 2020:

Bom corpo, com taninos macios, acabamento frutado confirmando os aromas, e persistente; Produtor: Cantina Tombacco; Teor alcoólico: 16%; Uvas: Primitivo e Negroamaro (vinho varietal); Nariz: Aromas de cereja e amora, notas picantes, além de alecrim, chocolate e baunilha; Harmonização: Costelinha suína ao molho barbecue, ossobuco ao vinho tinto, cogumelo eryngui refogado na manteiga de ervas com aligot de mandioquinha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NeoZ1l”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Carménère do Vale do Curicó, terroir chileno

Echeverria Reserva Carménère 2022:

Macio e aveludado, é bem equilibrado, com toques de especiarias e frutos silvestres; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Carménère (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de framboesa, cereja, pimentão vermelho e pimenta preto; Harmonização: Filé mignon ao molho madeira, polenta gratinada com gorgonzola, massas ao molho bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WzWRsK”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Bergerac, terroir francês

La Chevalerie Grande Réserve Bergerac AOP 2020:

Paladar frutado, taninos firmes e expressivos, e boa acidez; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 12,6%; Uvas: Uvas variadas (vinho blend); Nariz: Aromas de cerejas, cassis, ameixas e amoras, e notas mentoladas e de especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas assadas, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/436yk0L”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Franc do Vale Central, terroir chileno

Pioneers Cabernet Franc 2022:

Harmonioso e estruturado, com taninos macios e final agradável; Produtor: Cremaschi Furlotti; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Franc (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutos vermelhos, como cassis e ameixa, com notas de figo e baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas, massas ao sugo, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/43r7TCG”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Primitivo de Puglia, terroir italiano

Maestro Italiano Primitivo Puglia IGT 2021:

Redondo, complexo e frutado, com taninos delicados; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Primitivo (vinho varietal); Nariz: Intenso e sedutor, com aromas de frutas vermelhas e especiarias; Harmonização: Ragu de calabresa com polenta cremosa, gnocchi de mandioquinha, lasanha de berinjela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EYjgIF”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Alentejo, terroir português

António Maçanita FitaPreta O Ancestral 2020:

Tem bom volume, é muito fresco, frutado e apresenta um final bastante persistente; Produtor: António Maçanita; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Arinto, Antão Vaz, Roupeiro, Rabo de Ovelha, Tamarez e Alicante Branco (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas, pêssego branco e aromas de pedra molhada pela chuva; Harmonização: Frutos do mar, sardinha frita, peixes grelhados e sashimis

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/41kQiuB”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Douro, terroir português

Sagrado VT Grande Reserva 2017:

Encorpado, potente, bem estruturado, frutado com nuances da barrica, taninos presentes e macios, acidez média, agradável frescor, final longo e complexo; Produtor: Quinta do Sagrado; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto Cão (vinho blend); Nariz: Frutas pretas e vermelhas maduras, especiarias doces, couro, balsâmico, tosta e chocolate; Harmonização: Cordeiro assado acompanhado de arroz e batatas, cozido à portuguesa, ensopado de lentilha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/414UUFO”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir de Languedoc-Roussillon, terroir francês

Domaine de La Motte Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2021:

Toques frutados, macios e equilibrados; Produtor: Vignobles Bonfils; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja; Harmonização: Lasanha de shitake e shimeji, ratatouille, queijo de cabra

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RZSvbO”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo de Piemonte, terroir italiano

Beni di Batasiolo DOCG Barbaresco 2019:

Corpo médio para encorpado, estruturado, potente, equilibrado, frutado e com notas de especiarias, taninos presentes e maduros, acidez alta que lhe confere bom frescor, final longo, complexo e agradável; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, floral, especiarias, sutis notas de baunilha; Harmonização: Carré de cordeiro com aligot, picanha assada, berinjela à parmegiana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3z7JAgb”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend da Serra Gaúcha, terroir brasileiro

22 Tarsila Merlot 2020:

Saboroso e vivaz, com taninos aveludados e macios, acidez equilibrada, e retrogosto frutado; Produtor: Lídio Carraro; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Merlot e Tannat (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas frescas; Harmonização: Carne de sol, acarajé, churrasco, Baião de Dois

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Tqjbn1″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nero d’Avola de Sicília, terroir italiano

Cardilla Nero DAvola DOC Sicilia 2021:

Fresco, com taninos macios e saboroso retrogosto; Produtor: Carlo Pellegrino; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nero d’Avola (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, com toques de violeta; Harmonização: Rondelli de carne, lasanha de berinjela, nhoque à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lUQNgC”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Albariño de Rías Baixas, terroir espanhol

Maccerato DO Rías Baixas Albariño 2020:

Corpo leve para médio, frutado, acidez média para alta que lhe confere um excelente frescor, final longo e persistente; Produtor: Viña Almirante; Teor alcoólico: 13%; Uva: Albariño (vinho varietal); Nariz: Banana, damasco, maçã, floral, herbáceo; Harmonização: Salmão grelhado ao molho de damasco com laranja, frango recheado com farofa de banana da terra, espaguete com brócolis ao molho branco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IqlUrh”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Grenache de Languedoc-Roussillon, terroir francês

Le Versant Grenache Rosé Édition Limitée by Nerone Pays dOc IGP 2020:

Harmonioso, refrescante e macio, com notas cítricas; Produtor: Foncalieu; Teor alcoólico: 13%; Uva: Grenache (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, como morango e framboesa, com notas de rosas e flores de laranjeira; Harmonização: Aperitivos, carnes brancas, sopas frias, legumes e verduras assados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3kpqluw”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Negroamaro de Salento, terroir italiano

Elide IGT Salento Negroamaro Rosé 2021:

Corpo médio, rico, harmonioso, frutado, acidez média, refrescante; Produtor: Schola Sarmenti; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Negroamaro (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, notas de maçã e goiaba, toques de especiarias doces como canela e sutil mineral; Harmonização: Sanduíche de salame italiano, tender com cravo, nhoque ao sugo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KfEJQw”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Sicília, terroir italiano

Planeta La Segreta Il Rosso Sicilia DOC 2020:

Equilibrado, versátil e cheio, com taninos macios, toques de frutas silvestres maduras, nuances herbáceas, e final agradável; Produtor: Planeta; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Nero d’Avola, Merlot, Syrah e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de groselha e amora, e final picante e mentolado; Harmonização: Spaghetti alla Norma, guisado de carne com batatas, lasanha de quatro queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EeSJ9J”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Paraje Altamira, terroir argentino

Finca La Escuela Malbec 2016:

Frutas vermelhas, com toques do carvalho; Produtor: Tinto Negro; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas únicos do terroir; Harmonização: Cordeiro assado, pratos com molhos picantes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3I2iZFg”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Tempranillo de Ribera Del Duero, terroir espanhol

Valderivero Joven Ribera del Duero DO:

Agradável, macio, equilibrado e frutado; Produtor: Hacienda y Viñedos Marqués del Atrio; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aroma intenso de cereja e groselha; Harmonização: Carnes vermelhas e brancas, queijos azuis e de massa mole

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WO9i2B”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Languedoc-Roussillon, terroir francês

M. Chapoutier Pays d’Oc Rouge IGP 2020:

Marcante, com bastante concentração de fruta e taninos macios; Produtor: M. Chapoutier; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Syrah e Grenache (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas escuras; Harmonização: Massas, carnes vermelhas, queijos amarelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Rr2PJL”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Carignan do Vale do Maule, terroir chileno

T.H. [Terroir Hunter] Valle del Maule Carignan 2020:

Corpo médio, suculento, redondo, elegante, frutado com toques minerais, taninos estruturados, acidez alta que lhe confere um excelente frescor, final longo e agradável; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Carignan (vinho varietal); Nariz: Expressivos aromas de frutas vermelhas silvestres, cerejas, toques floreais, minerais e de especiarias; Harmonização: Cordeiro assado com molho de hortelã, peru assado na manteiga e batatas, legumes grelhados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3R2j9QS”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Carménère do Vale do Cachapoal, terroir chileno

T.H. [Terroir Hunter] Valle de Cachapoal Carménère 2020:

Corpo médio, equilibrado, notas de frutas maduras com nuances herbáceas, taninos finos, aveludado, acidez média, agradável frescor; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 14,3%; Uva: Carménère (vinho varietal); Nariz: Expressivos aromas de frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, notas de especiarias, herbáceo, toques de chocolate amargo; Harmonização: Talharim ao ragu de cordeiro, carne de panela com pimentão, quibe de abóbora com especiarias

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3XO9eAI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

La Grupa Red Blend 2022:

Taninos macios, toques frutados, fácil de beber; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 12,6%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Merlot (vinho blend); Nariz: Frutas maduras como ameixa e cereja; Harmonização: Escondidinho de frango, pizzas variadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3we8Gsh”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Monastrell de Valencia, terroir espanhol

Etéreo DO Valencia Monastrell 2021:

Vinho jovem, leve, frutado, boa acidez, taninos macios; Produtor: Bodegas Arráez; Teor alcoólico: 13%; Uva: Monastrell (vinho varietal); Nariz: Frutas pretas, framboesa, pimenta preta; Harmonização: Talharim com ragu de linguiça, batata recheada com carne seca, lasanha de abobrinha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3iQB0Of”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Lisboa, terroir português

Portada Winemaker’s Selection Branco 2021:

Frutado, refrescante, macio e fácil de beber; Produtor: DFJ Vinhos; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Moscatel, Chardonnay, Alvarinho, Riesling, Fernão Pires, Arinto e Verdelho (vinho blend); Nariz: Aromas cítricos, com notas de maçã; Harmonização: Legumes grelhados, queijo coalho assado, filé de frango ao pesto

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JvZvLg”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Castilla La Mancha, terroir espanhol

Montado Branco 2021:

Vinho jovem, frutado, untuoso, acidez média para alta, agradável frescor, final persistente; Produtor: Finca Constancia; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Verdejo e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Flores brancas, frutas cítricas, limão, abacaxi, toque herbáceo; Harmonização: Filé de peixe com fritas, nhoque ao molho branco, frango empanado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GzkJoI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Sangiovese de Toscana, terroir italiano

San Polo Podernovi Brunello di Montalcino DOCG 2016:

Bem equilibrado, com boa estrutura e acidez, taninos suaves, e excelente persistência; Produtor: San Polo; Teor alcoólico: 14,72%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Frutas frescas, especiarias, e aromas florais como violeta e jasmim; Harmonização: A elegância e estrutura harmoniosa deste vinho combina bem com carnes vermelhas, carnes de caça, aves, cogumelos, e queijos como Parmigiano Reggiano e Pecorino Toscano

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZlGi4S”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Toscana, terroir italiano

Mazzei Fonterutoli Chianti Classico DOCG 2018:

Elegante, equilibrado e intenso, com notas de frutas vermelhas e especiarias; Produtor: Mazzei; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Sangiovese, Malvasia Nera e Colorino (vinho blend); Nariz: Frutado com notas de especiarias; Harmonização: Massas com molho vermelho, churrasco, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Gqqe9k”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Maipo, terroir chileno

Stella Aurea 2017:

Textura macia, sabor frutado, frescor e final longo com notas sutis de tabaco e menta; Produtor: Jean-Pascal Lacaze; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Merlot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Cassis, framboesa e cereja com notas de flores e menta; Harmonização: Carnes vermelhas, ensopados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jpMcRW”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Vidigueira Signature Alentejo DOC 2018:

Encorpado e redondo com taninos aveludados; Produtor: Encostas de Alqueva; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Syrah e Alicante Bouschet (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras com notas de pimenta preta; Harmonização: Pratos da culinária portuguesa e queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VgqrBX”]Compre aqui[/button]

 


 

O espumante Glera de Vêneto, terroir italiano

Rosalia Prosecco DOC:

Refrescante, frutado, bem estruturado, agradável e harmonioso; Produtor: Società Agricola Giusti; Teor alcoólico: 11%; Uva: Glera (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas cítricas e maçã, com leves toques florais; Harmonização: Risoto de camarão, canapés, frango com quiabo, aperitivos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BupRJ7″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

Oveja Black Reserva Blend 2018:

Equilibrado e redondo; Produtor: Agrovit Rural S.A.; Teor alcoólico: 13,4%; Uvas: Malbec, Bonarda e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas pretas e vermelhas maduras; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas e assadas, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OFtJMz”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Douro, terroir português

Casa Burmester Reserva DOC Douro Branco 2021:

Corpo médio, bem estruturado, intenso, frutado com toque mineral, cremoso, acidez vibrante, agradável frescor, final longo; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Gouveio, Rabigato e Viosinho (vinho blend); Nariz: Notas de frutas tropicais maduras como abacaxi, frutas de caroço como pêssego e damasco, frutas verdes como maçã, toques de ervas aromáticas e fumo, mineral; Harmonização: Bacalhau ao forno com batatas, lombo com abacaxi, empadão de palmito com queijo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VmW6Sh”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Famille Guillot Côtes du Rhône AOP 2018:

Equilibrado, com taninos agradáveis e corpo médio; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e pretas, alcaçuz e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas assadas e grelhadas, carnes de caça, massas à bolonhesa, queijos semiduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3U7vF1m”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Mendoza, terroir argentino

Punta Negra Block 7 Gran Corte Malbec 2020:

Encorpado, complexo e bastante frutado, com taninos presentes e agradáveis, e boa persistência; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos de frutas negras, como cassis e cerejas pretas, com notas defumadas, de café, e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molhos vermelhos, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3fwc9xm”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Chais du Bâtard Grande Réserve Châteauneuf-du-Pape AOC 2021:

Intenso, encorpado e bem estruturado, com taninos redondos e final longo; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, com notas herbáceas e trufadas; Harmonização: Carnes de caça e vermelhas assadas, massas recheadas, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3gohnvw”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

La Vigne du Roy Plan de Dieu Côtes du Rhône Villages AOC 2019:

Harmonioso, equilibrado, estruturado, e com taninos notáveis; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Grenache, Syrah e Mourvèdre (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de frutas pretas e especiarias, e nuances herbáceas e amadeiradas; Harmonização: Polpetone ao sugo, pernil de cordeiro assado com ervas e alho, entrecôte com purê de mandioquinha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EN8BkJ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Mendoza, terroir argentino

Escorihuela Familia Gascón Malbec 2021:

Intenso, estruturado, encorpado, macio, frutado e persistente; Produtor: Escorihuela; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromático e frutado, com notas de violeta e nuances de baunilha, coco queimado e caramelo; Harmonização: Costela de boi na brasa, espetinho de vegetais assados, bife à parmegiana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3A005M7″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Graciano de Rioja, terroir espanhol

Finca Valcendon Colección 7 Parcelas DOCa Rioja Graciano 2020:

Saboroso, taninos equilibrados e final longo; Produtor: Bodegas D. Mateos; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Graciano (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras como amora, notas balsâmicas e de tosta; Harmonização: Rabada, costela assada com batatas, kebab de berinjela e cogumelo paris grelhado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VpvnoE”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Touriga Nacional de Lisboa, terroir português

Vinha do Esponjeiro Reserva Regional Lisboa Touriga Nacional 2019:

Estruturado, envolvente, final longo e marcante; Produtor: Quinta de S. Sebastião; Teor alcoólico: 14%; Uva: Touriga Nacional (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas frescas como amora, notas herbáceas e um toque balsâmico; Harmonização: Bife ancho com manteiga de ervas, cordeiro com damasco, cogumelo paris recheado com gorgonzola

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RxRqGu”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Toscana, terroir italiano

Brondello Maturo Tradizione Chianti DOCG 2019:

Saboroso, equilibrado, aveludado e levemente tânico; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Sangiovese, Canaiolo e Ciliegiolo (vinho blend); Nariz: Expressivo e muito frutado, com nuances de cerejas e toques de violetas; Harmonização: Bistecca alla Fiorentina, Gnocchi ao sugo, queijo Pecorino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dN0tFA”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale Central, terroir chileno

Rawen Cabernet Sauvignon-Syrah Estate Bottled 2020:

Taninos marcantes e notas de amoras; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Syrah (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, cereja, morango e notas de especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça assadas, tábua de queijos semi-duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BPjFKV”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Mazuela de Cariñena, terroir espanhol

Raices DOP Carinena Mazuela 2017:

Excelente frescor no ataque, encorpado, com acabamento longo; Produtor: Raíces Ibéricas; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Mazuela (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras e vermelhas maduras, como amoras e framboesas, especiarias, apimentado, com leve toque de tabaco, floral e uma pitada de canela; Harmonização: Filé-mignon ao molho madeira, cogumelo eryngui grelhado com aligot de mandioquinha, ensopado de carne com legumes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dDOwSQ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir do Vale de Casablanca, terroir chileno

Ventisquero Herú Valle de Casablanca Pinot Noir 2017:

Médio corpo, frutado, elegante, redondo, taninos aveludados, acidez presente que proporciona um excelente frescor, final longo e agradável; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas silvestres como morangos e framboesas, notas de baunilha e especiarias estão sutilmente entrelaçadas com uma mineralidade tão delicada que juntas criam um vinho charmoso e complexo; Harmonização: Risoto de cogumelos, atum grelhado com purê de mandioquinha, frango assado com batatas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QTOy6z”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Mendoza, terroir argentino

Chateau Garbin Malbec 2021:

Boa acidez, taninos macios e redondos, longo final; Produtor: Bodegas Garbin Estate; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes grelhadas, pizzas quatro queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3eAZo3U”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Herdade de São Miguel Art.Terra Amphora Regional Alentejano 2018:

Corpo médio para encorpado, intenso, elegante, boa textura, frutado com nuances terrosas e minerais, taninos finos e delicados, boa acidez, agradável frescor; Produtor: Casa Relvas; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Aragonez, Trincadeira e Moreto (vinho blend); Nariz: Frutas pretas e vermelhas como amoras e cerejas, toques de especiarias, notas terrosas e minerais; Harmonização: Filé mignon ao molho de cogumelos, cogumelo eryngui grelhado com manteiga de ervas frescas, panceta à mediterrânea

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qahD2v”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Valpolicella, terroir italiano

Tenuta SantAntonio Nanfrè DOC Valpolicella 2020:

Corpo leve para médio, frutado, taninos macios, acidez média para alta que proporciona agradável frescor, boa persistência; Produtor: Tenuta Sant’Antonio; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Rondinella e Corvina (vinho blend); Nariz: Frutas negras frescas, floral, especiarias doces; Harmonização: Maminha na manteiga de ervas, risoto de tomate seco, massa à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AVghPp”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Marselan de Canelones, terroir uruguaio

Pueblo del Sol Reserva Marselan 2021:

Corpo médio, frutado, taninos presentes e macios, acidez média, fresco, final longo e agradável; Produtor: Pueblo del Sol; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Marselan (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas, framboesa, notas mineral e herbácea, eucalipto e sutis notas de especiarias; Harmonização: Rosbife com cebolas caramelizadas, arroz com costelinha suína, penne com ragu de calabresa, quibe vegetariano com queijo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3R0fKRp”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português

Vinha dos Colos Regional Alentejano 2018:

Complexo, estruturado e taninos aveludados; Produtor: Ravasqueira; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Aromas imponentes de frutas vermelhas, chocolate e um toque de madeira; Harmonização: Costeletas de cordeiro e carne de porco à alentejana, alcatra com cebola caramelizada, queijos com média maturação

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3TaTy9l”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Merlot do Vale Central, terroir chileno

Wine Festival San Javier Merlot Valle Central DO 2021:

Equilibrado, com sabor de ameixas maduras, taninos macios e final longo; Produtor: Cremaschi Furlotti; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas e toques florais suaves; Harmonização: Fondue de carne, filé mignon ao molho madeira, espaguete à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PuTn5B”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Maison Bouachon La Tiare du Pape AOC Châteauneuf-du-Pape Rouge 2015:

Elegante, complexo, boa acidez, taninos presentes, bom corpo; Produtor: Maison Bouachon; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Grenache, Syrah e Mourvèdre (vinho blend); Nariz: Cereja negra, mirtilo, ameixa, frutas secas, violeta, especiarias, notas de madeira; Harmonização: Baby beef grelhado, costeleta de cordeiro, arroz de pato, cogumelos recheados, bruschetta de presunto cru, queijos semiduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3cfw3ep”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nerello Mascalese de Sicília, terroir italiano

Quattro Borghi Nerello Mascalese IGP Terre Siciliane 2019:

Frutado, acidez equilibrada e final longo; Produtor: Fantini Group; Teor alcoólico: 13%; Uva: Nerello Mascalese (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, especiarias e um toque floral; Harmonização: Fraldinha assada na mostarda, bisteca de porco cremosa no parmesão, sarapatel de cogumelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AqhtKt”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Cahors, terroir francês

Le Croizillon Cahors Malbec 2020:

Refrescante e macio no paladar. Versátil e feito para beber; Produtor: Château Les Croisille; Teor alcoólico: 12,86%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Perfume que demonstra todo o frescor. Romã, framboesas e amoras; Harmonização: Bao de porco, vegetais grelhados, pizzas e embutidos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Jgfon1″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Gamay de Beaujolais, terroir francês

Château de Pierreux La Réserve du Château AOC Brouilly 2019:

Corpo leve, frutado com nuances minerais, equilibrado, elegante, taninos sedosos, acidez vibrante, agradável frescor; Produtor: Château de Pierreux; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Frutas pretas como amoras e mirtilos, notas florais, toques de especiarias e mineral; Harmonização: carpaccio de carne, nhoque ao sugo, risoto de linguiça com cebola crispy, queijos mais cremosos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vwJGMJ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Bordeaux, terroir francês

Château La Govinière Cuvée Prestige Lussac Saint-Emilion AOC 2020:

Redondo, macio, final longo; Produtor: Vignoble Charpentier; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas; Harmonização: Massas com molho ao sugo, queijos maduros, pizzas de sabores variados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NG3Sm8″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Douro, terroir português

Pacheca Raízes Tinto Douro DOC 2020:

Estruturado, bem equilibrado, com acidez refrescante e taninos redondos, final longo e persistente; Produtor: Quinta da Pacheca; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca (vinho blend); Nariz: Elegante e frutado; Harmonização: Alheira, arroz de pato, queijo Serra da Estrela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3aCys1A”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Mendoza, terroir argentino

Nieto Senetiner Malbec 2021:

Suculento, com corpo médio, taninos aveludados e final longo; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas e maduras, notas de caramelo e baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas, queijos amarelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wSdR2g”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Douro, terroir português

Casa Velha Tinto Douro DOC 2019:

Equilibrado, bom corpo, final longo; Produtor: Adega Cooperativa de Favaios; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Barroca (vinho blend); Nariz: Frutas pretas e vermelhas maduras, com notas de geleia; Harmonização: Cozido à portuguesa, francesinha à moda do Porto, queijo Serra da Estrela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3v1N01m”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Luján de Cuyo, terroir argentino

Fauna Single Vineyard Malbec 2018:

Expressivo, complexo, com taninos macios e um frescor destacado; Produtor: Casarena Bodegas y Viñedos S.A.; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e negras, com componentes herbáceos e mineral ressaltados; Harmonização: Bife de chorizo ao molho de manteiga e ervas, polenta com ragu de cogumelos, massa à matriciana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3yKxuu9″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Gamay de Beaujolais, terroir francês

Mommessin Domaine de la Presle A.O.C. Fleurie 2020:

Corpo leve, deliciosa mescla de notas frutadas e florais, elegante, taninos suaves, acidez vibrante que lhe confere bom frescor, um vinho gastronômico; Produtor: Mommessin; Teor alcoólico: 14%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, violetas e rosas; Harmonização: Picanha suína grelhada, carpaccio de cogumelos, sobrecoxa de frango assada, queijos semiduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3L6q72H”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Tempranillo de Valdepeñas, terroir espanhol

Gran Anciano Oak Matured Tempranillo Valdepeñas DOP 2019:

Macio, taninos suaves, boa estrutura, longo final; Produtor: Guy Anderson Wines; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Cereja, frutos silvestres, baunilha, notas picantes; Harmonização: Paella, cozido à portuguesa, sanduíche de pernil

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jRy3Ke”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Bordeaux, terroir francês

Les Charmeraies Bordeaux AOC 2019:

Redondo, intenso, frutado; Produtor: Castel; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot (vinho blend); Nariz: Frutas frescas e amoras maduras; Harmonização: Carnes vermelhas, queijos madurados, massas com molho ao sugo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3x7DJHF”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec de Vale do Uco, terroir argentino

Punta Negra Reserva Malbec Single Vineyard 2019:

Taninos macios, acidez equilibrada, encorpado e final frutado; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras e especiarias; Harmonização: Massa com molho bolonhesa, cordeiro assado e queijo Parmesão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ueSRjx”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Monastrell de Alicante, terroir espanhol

Tarima Monastrell Alicante D.O. 2017:

É complexo, vivo, intenso, com sabor de frutas maduras, taninos aveludados e acidez balanceada; Produtor: Bodegas Volver; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Monastrell (vinho varietal); Nariz: Muito aromático, com notas de cereja preta e vermelha, ameixa e toques florais; Harmonização: Picanha na brasa, embutidos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3iPweNt”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Touriga Franca de Lisboa, terroir português

Larus Touriga Franca Vinho Regional de Lisboa 2018:

Taninos presentes e aveludados, acidez equilibrada, final frutado; Produtor: Adega Mãe; Teor alcoólico: 14%; Uva: Touriga Franca (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, como cereja e ameixa; Harmonização: Feijoada, arroz de pato, refogado de berinjela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/37K11Jb”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Priorat, terroir espanhol

Laurentia D.O.Q. Priorat 2018:

Encorpado, potente, bem equilibrado e final longo; Produtor: Cellers Unió; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Carignan e Garnacha (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, tostado, cacau e uva passa; Harmonização: Guisado de carne, frango recheado de ameixas secas e pinhão, morcela e tapenade de azeitonas pretas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KcjIn4″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Mendoza, terroir argentino

Anciano Malbec-Viognier 2020:

Taninos doces, boa estrutura, complexidade e final longo; Produtor: La Agrícola; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Malbec e Viognier (vinho blend); Nariz: Figos, ameixas, amoras, camomila e tília; Harmonização: Churrasco, Arroz Pilaf, Queijo Pecorino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/34TOCBe”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Syrah de Sicília, terroir italiano

Canceddi Syrah Sicilia DOC 2019:

Intenso e suntuoso; Produtor: Cantine Settesoli; Teor alcoólico: 13%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas e lavanda; Harmonização: Tagliata de filé mignon, spaghetti alla Norma, bife de Angus com molho de ervas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/35U8pkq”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Vêneto, terroir italiano

Famiglia Cielo 1908 Appassionante Veneto IGT 2019:

Redondo, elegante, cheio, persistente e frutado; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot, Sangiovese e Corvina (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas maduras e especiarias; Harmonização: Rabada com polenta mole, lombo de porco com vegetais chamuscados, queijos Provolone e Pecorino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3scIvzy”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Bordeaux, terroir francês

Château Saint-Bonnet Médoc AOP 2017:

Saboroso, aveludado, acidez agradável e taninos intensos; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de groselha e cacau; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, massas ao molho vermelho

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3I36GXH”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Douro, terroir português

Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Tinto 2017:

Corpo de médio para encorpado, frutado, taninos macios, textura elegante e aveludada, final longo e agradável; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas negras maduras, ameixa, framboesa, amadeirado, tosta; Harmonização: T-bone steak com batatas rústicas, alcatra ao forno, polenta mole com ragu de costela, estrogonofe de carne de soja, queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IMnjab”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Domaine Charvin Châteauneuf Du Pape Rouge 2017:

Suculento, fresco e frutado e apresenta um final agradável, macio e elegante; Produtor: Domaine Charvin; Teor alcoólico: 15,33%; Uvas: Grenache, Syrah, Mourvèdre e Vaccarèse (vinho varietal); Nariz: Notas de alcaçuz, frutas vermelhas e pretas maduras, terroso e ervas; Harmonização: Cordeiro, T-Bone e costelas de porco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ofnh2R”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Gamay de Borgonha, terroir francês

Paul Lacroix Coteaux Bourguignons AOP 2020:

Elegante, aveludado e com taninos delicados; Produtor: Paquet Frères; Teor alcoólico: 12,8%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas, com nuances de especiarias; Harmonização: Queijo Camembert, Boeuf Bourguignon, filé au Poivre

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JdEFy0″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir de Borgonha, terroir francês

Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2018:

Bom corpo, taninos macios, elegante, boa acidez, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Terroso, cereja, framboesa, especiarias, toque da madeira, ervas frescas; Harmonização: Salmão na brasa, mignon em redução balsâmica com purê e risoto de cogumelos, faisão ao perfume de rosas, arroz de pato, costeleta suína com couscous marroquino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pOxnZT”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend do Vale do Rhône, terroir francês

Font du Mirail Côtes du Rhône AOC 2020:

Rico, estruturado e equilibrado, com taninos bem integrados; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Syrah e Grenache (vinho blend); Nariz: Aromático, com notas dominantes de frutas vermelhas; Harmonização: Steak au Poivre, kebab de cordeiro, espaguete à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/30oHeuY”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto País do Valle del Maule, terroir chileno

Viña Bouchon País Salvaje 2020:

Um vinho com estrutura rústica que apresenta leveza, suculência, acidez agradável e taninos presentes e macios; Produtor: Bouchon Family Wines; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: País (vinho varietal); Nariz: Aromas florais, frutas silvestres e cereja; Harmonização: Chouriço frito, churrasco, embutidos, guisados de carnes e legumes, empanadas, arroz carreteiro

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3cNZIs4″]Compre aqui[/button]

 


 

⇒ O tinto Carignan de Languedoc-Roussillon, terroir francês,

La Jolie Carignan 2019:

Bom corpo, acidez agradável, taninos macios, mescla de notas da madeira e notas frutadas; Produtor: Mommessin; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Carignan (vinho varietal); Nariz: Frutas negras, especiarias, tomilho; Harmonização: Risoto de 4 queijos, cheeseburguer com bacon, filé-mignon ao molho madeira, arroz carreteiro, calzone de carne, lasanha à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/bIgGx3″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Alentejo, terroir português,

António Maçanita Palpite Reserva Alentejano 2018:

Frutas vermelhas maduras, notas de menta, taninos maduros, com final intenso e persistente; Produtor: António Maçanita; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional, Alfrocheiro e Trincadeira (vinho blend); Nariz: Aroma intenso de frutas vermelhas; Harmonização: Carne de caça e carne vermelha condimentada

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/TgvwOm”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir do Valle del Limarí, terroir chileno,

Maycas del Limari San Julian Pinot Noir 2018:

Frutado, fresco e elegante; Produtor: Maycas del Limarí; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas delicados de cereja e framboesa; Harmonização: Rosbife de alcatra, risoto primavera com tiras de mignon, talharim de pupunha com molho branco, marinada de legumes e cogumelos, chester ao forno

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/vVCvjI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir de Borgonha, terroir francês,

Madame Veuve Point Pinot Noir Bourgogne AOP 2017:

Fresco, delicado e macio; Produtor: Madame Veuve Point; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras; Harmonização: Risoto de funghi e batata recheada

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/RQ2sCH”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Douro, terroir português,

Val da Ucha Tinto Douro DOC 2016:

Corpo médio, taninos maduros e boa acidez; Produtor: Val da Ucha; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas, amoras e ameixas; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos ao sugo, shimeji

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/jTDnnI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon de Luján de Cuyo, terroir argentino,

Luigi Bosca Cabernet Sauvignon 2018:

Fresco, com bom corpo e caráter especiado. Final persistente, aparecendo os defumados pela maturação no carvalho; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14,2%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, especiarias e cedro; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho, carne suína, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/Y9GAWg”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Touriga Nacional de Tejo, terroir português,

Cabeça de Toiro Touriga Nacional Reserva Tejo DO 2016:

Acidez bem equilibrada, fresco com notas picantes, de frutas e tostado, final longo e persistente; Produtor: Enoport; Teor alcoólico: 13%; Uva: Touriga Nacional (vinho varietal); Nariz: Flores e frutos silvestres, com notas de especiarias; Harmonização: Foie gras, carnes maturadas, queijos macios

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/T8hSch”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Lisboa, terroir português

Portada Reserva Branco Vinho Regional Lisboa 2020:

Encorpado, macio, saboroso, frutado, refrescante e com final longo; Produtor: DFJ Vinhos; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Fernão Pires, Arinto, Chardonnay e Verdelho (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de frutas brancas e nuances minerais; Harmonização: Caldeirada de peixe, bacalhau à Brás, polvo à Lagareiro

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EkwWO1″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Vêneto, terroir italiano

Tenuta SantAntonio Fontana DOC Soave 2021:

Vinho jovem, leve, frutado, delicado, cítrico e refrescante; Produtor: Tenuta Sant’Antonio; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Garganega e Trebbiano di Soave (vinho blend); Nariz: Frutas brancas frescas, frutas cítricas, floral, mineral; Harmonização: Sobrecoxa recheada com queijo, abará, moqueca de grão de bico.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Il4nAP”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Arinto dos Açores de Açores, terroir português

Arinto dos Açores by António Maçanita Pico DO 2019:

Intenso e fresco, com mineralidade e acidez intensas e agradáveis, boa persistência e nuances salinas; Produtor: António Maçanita; Teor alcoólico: 12%; Uva: Arinto dos Açores (vinho varietal); Nariz: Aromas minerais e cítrico, com notas de toranja; Harmonização: Frutos do mar, peixes e carnes brancas, saladas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3TGqlm7″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Verdelho de Açores, terroir português

Verdelho o Original by António Maçanita Açores IG 2019:

Mineral, salino e fresco, com acidez bastante presente e saborosa; Produtor: António Maçanita; Teor alcoólico: 13%; Uva: Verdelho (vinho varietal); Nariz: Aromas minerais, salinos e de frutas frescas tropicais, como o abacaxi e maracujá; Harmonização: Frutos do mar, peixes e carnes brancas, saladas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3goVnQO”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay do Vale do Cachapoal, terroir chileno

Calyptra Gran Reserva Chardonnay 2019:

Corpo de médio para encorpado, equilibrado, volumoso, intenso, frutado com nuances amadeiradas e toques de baunilha, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas cítricas, abacaxi, maçã, pêssego, nozes, baunilha, mel; Harmonização: Cogumelos frescos na manteiga de ervas com aligot de mandioquinha, lombo com abacaxi, fettuccine à carbonara

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3As5gDL”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend de Alentejo, terroir português

Herdade de São Miguel Art.Terra Curtimenta Regional Alentejano 2019:

Corpo leve para médio, frutado com toques minerais, bom volume em boca, acidez média, agradável frescor; Produtor: Casa Relvas; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Antão Vaz, Arinto e Viognier (vinho blend); Nariz: Notas frescas de tangerina, menta e canela; Harmonização: Iscas de peixe frito, macarrão com camarão na manteiga, lombo ao molho de laranja, carpaccio de abobrinha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AJQ0SW”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay de Mendoza, terroir argentino

Nieto Senetiner Chardonnay 2021:

Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GhSlqH”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Sauvignon Blanc de Languedoc-Roussillon, terroir francês

Domaine de Cibadiès Pegasus I.G.P. Pays dOc Sauvignon Blanc 2019:

Frutado, leve e acidez agradável; Produtor: Domaine de Cibadiès; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Pêssego, pera, abacaxi e toque cítrico; Harmonização: Espetinho de camarão, frango grelhado com legumes, salada com lascas de bacalhau, tabule, quiche de alho poró, espaguete ao molho branco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/UUqL2t”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend de Provence, terroir francês,

Aimé Roquesante Côtes de Provence AOC 2021:

Vivaz, equilibrado, refrescante e frutado; Produtor: Castel; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Cinsault, Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas com nuances de toranja; Harmonização: Ceviche de salmão, salada de grão de bico com atum, frango grelhado com legumes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FQ68FP”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend de Provence, terroir francês,

Estandon Brise Marine Rose Méditerranée IGP 2020:

Equilibrado, agradável, leve, refrescante, fácil de beber; Produtor: Estandon; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Garnacha e Syrah (vinho blend); Nariz: Expressivo, com notas de frutas silvestres e cassis; Harmonização: Carnes brancas, peixes, legumes grelhados, saladas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NXgINW”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Nero d’Avola de Sicília, terroir italiano,

Stardust Edição Limitada Aquarius Nero D’Avola Rosato Sicilia DOC 2020:

Leve, refrescante, frutado, e de caráter jovem; Produtor: Mondo del Vino; Teor alcoólico: 12%; Uva: Nero d’Avola (vinho varietal); Nariz: Notas de framboesa e flores de acácia; Harmonização: Frango assado, legumes grelhados, queijo Emmental

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FkK5Xt”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Garnacha de Rioja, terroir espanhol,

Navaldar DOCa Rioja Rosado 2019:

Perfeito equilíbrio entre fruta e acidez, final delicado; Produtor: Bodegas D. Mateos; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Garnacha (vinho varietal); Nariz: Notas sutis de vegetais, fresco, intenso e frutado (framboesa, morango e groselha); Harmonização: Peixes secos, cozinha oriental, arrozes, guisados e verduras grelhadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3xviZsq”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Bobal de Valencia, terroir espanhol,

Alicia en el Pais de las Uvas Rosado Pálido 2021:

Estruturado, suculento e refrescante; Produtor: Torre Oria; Teor alcoólico: 12%; Uva: Bobal (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas silvestres, morango e pétalas de rosa; Harmonização: Paella, salmão grelhado, caldo de feijão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Stkob1″]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend de Alentejo, terroir português,

Flor de Sal IV Bronze Aragonez Touriga Nacional Vinho Regional Alentejano 2020:

Boa acidez e corpo, com final de boca elegante e equilibrado; Produtor: Ervideira; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Aragonez e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Aromaticamente intenso, com notas de frutas vermelhas e damasco; Harmonização: Salmão grelhado, lula à dorê, salpicão de frango

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vO7lJz”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend de Setúbal, terroir português,

Casa Portuguesa Vinho Regional Península de Setúbal Rosé 2021:

Refrescante, com acidez marcante e nuances de morango maduro; Produtor: José Maria da Fonseca; Teor alcoólico: 11,25%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas; Harmonização: Polvo à Lagareiro, tempurá de legumes, salada de frutos do mar

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3UfXzdb”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend de Provence, terroir francês,

Villa Riviera Splendid Côtes de Provence AOC 2019:

Notas de morango e maçã, balanceado, harmonioso e refrescante; Produtor: Villa Riviera; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Grenache, Cinsault, Tibouren e Syrah (vinho blend); Nariz: Delicado e elegante, com notas de pêssego, frutas vermelhas e flores brancas; Harmonização: Ceviche, salmão e atum, saladas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/ujIZ47″]Compre aqui[/button]

 


 

O espumante blend de Borgonha, terroir francês,

Louis Bouillot Rosé Extra Brut:

Frutado, sedoso, boa cremosidade, acidez vibrante que proporciona agradável frescor, boa presença em boca; Produtor: Louis Bouillot; Teor alcoólico: 11,5%; Uvas: Gamay, Pinot Noir e Merlot (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas como amora, cereja e framboesa, com um toque sutil de pão de fermentação natural; Harmonização: Risoto de siri, camarão marinado, sanduíche de pastrami, torta de palmito, nhoque de abóbora ao molho de queijos cremosos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uWbwRT”]Compre aqui[/button]

 

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima