Stella Aurea 2017 – Vinho tinto chileno

Stella Aurea 2017 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto chileno – Stella Aurea 2017

Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Valle del Maipo
Safra: 2017
Boca: Textura macia, sabor frutado, frescor e final longo com notas sutis de tabaco e menta
Produtor: Viña Clos Quebrada de Macul – Jean-Pascal Lacaze
Uvas: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Merlot e Cabernet Franc
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2030
Nariz: Cassis, framboesa e cereja com notas de flores e menta
Visual: Vermelho-rubi
Amadurecimento: 20 meses em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Classificação: Seco
Harmonização: Carnes vermelhas, ensopados
Premiações/Pontuações: 92 pontos pelo crítico Robert Parker

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 8
Frutado: 8

Breve descrição:

Em um ano de muitas mudanças, o resultado é uma estrela. Stella Aurea nasce da mistura entre as uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Merlot e Cabernet Franc, amaciadas em um período de 20 meses de envelhecimento em barris de carvalho francês.

Este vinho da surpreendente vinícola Viña Clos Quebrada de Macul conquistou não apenas seus consumidores, mas também a crítica com seu corpo macio, notas frutadas e frescas com notas sutis de tabaco e menta.

 

Sobre a vinícola:

O Clos Quebrada De Macul é uma vinícola de propriedade familiar montanhosa, criada em 1970, no momento em que era inédito no Chile plantar em locais de encostas mais difíceis de cultivar e de menor rendimento. As videiras plantadas são 80% Cabernet Sauvignon, que em seguida vem 20% de Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc.

Anteriormente, a colheita havia sido vendida para as principais vinícolas de todo o país, tornando-se a fruta mais cara do mercado. Isso motivou os proprietários, Isabelle e Ricardo Peña, a unir forças com o enólogo Ignacio Recabarren bem como com um investidor americano a iniciar sua própria vinícola.

A vinha de Clos Quebrada de Macul foi plantada posteriormente, em 1995, e é de longe uma das cinco principais vinhas do Chile para o Cabernet Sauvignon.

Uma parcela de 35 hectares localizada no sopé do leste do Alto del Maipo, Quebrada de Macul fica a 900 metros acima do nível do mar, uma elevação que traz então um balanço de 40 graus entre a temperatura da noite e do dia.

Magnificamente situadas, essas velhas vinhas nas encostas plantadas em 1965 produzem com efeito baixos rendimentos. As técnicas de vinificação não intervencionista de Macul significam portanto que toda ênfase é colocada no terroir.

O proprietário, Ricardo Pena, emprega o método de Jean-Pascal Lacaze para gerenciar as vinhas e fazer os vinhos. Como Lacaze acredita que “imperfeição é perfeição”, ele usa todas as parcelas e subparcelas, porque essa é a expressão absoluta do terroir da vinha.

Jean Pascal Lacaze desenvolveu um gosto precoce pelo vinho no momento em que o seu avô serviu o vinho de Bordeaux da família em sua mamadeira.

Durante seus anos de formação, Jean Pascal foi influenciado pela visão de seu avô em viticultura e vinificação, e assim Jean Pascal finalmente tentou sua mão na produção de vinho com várias propriedades em Saint Emilion.

Enquanto trabalhava, Jean Pascal recebeu seu mestrado em Economia em Montepelier, o que levou a uma oportunidade no Uruguai de treinar em administração de empresas.

Jean Pascal, porém, ouviu seus instintos e decidiu se tornar um fabricante de vinhos, consultando a Casa Filgueira, onde desenvolveu então o primeiro vinho premium da propriedade.

Depois de passar dois anos na América do Sul, Jean Pascal retornou a Saint Emilion para a colheita de 2002 no Chateau Plaisance, depois foi para o Chile para trabalhar no Clos Quebrada de Macul, que ficou muito conhecido pelo premiado Cabernet Sauvignon Domus Aurea.

Desde sua estreia em 1996, a marca Domus Aurea por sua vez ocupa um papel de liderança na recente história do vinho no Chile, apelando para a especificidade do local, baixos rendimentos e vinificação não intervencionista. Em 2003, Jean Pascal Lacaze ingressou na Domus Aurea como consultor e enólogo residente.

Referências: www.domusaurea.cl, www.tedwardwines.com

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Viña Clos Quebrada de Macul

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima