Como armazenar vinho - métodos, tempo, temperatura e umidade

Publicado em:

Como armazenar vinho - métodos, tempo, temperatura e umidade

Se você começou sua própria coleção de vinhos, pode ter se deparado com um problema enfrentado pelos apreciadores de vinho há séculos: como armazená-lo adequadamente. Lembre-se de que a maioria dos vinhos que você compra na loja deve ser consumida dentro de alguns anos. Se você é como a maioria das pessoas, bebe esses vinhos dentro de algumas semanas, portanto, armazená-los não é um grande problema. Para os vinhos que você deseja manter por mais tempo, é preciso ter um pouco mais de cuidado. Além disso, armazenar vinho depois de abrir uma garrafa pode ser um enigma, mas você pode tomar medidas para mantê-la potável por alguns dias.

Armazenamento de vinhos de mesa

Como armazenar vinho, métodos, tempo, temperatura e umidade - Armazenar com a garrafa em pé
Fonte: Catawiki

1) Beba vinhos leves e baratos em poucas semanas. Nas vinícolas, alguns vinhos são rotulados como “vinhos de mesa”, o que significa que eles devem ser consumidos em vez de guardados por anos. Os vinhos mais leves, incluindo tinto e branco, se enquadram nessa categoria. Outro indicador é a cortiça. Se for sintético ou com tampa de rosca, provavelmente o vinho deve ser bebido rapidamente.

– A maioria dos vinhos que você vê nas lojas deve ser consumida rapidamente, geralmente dentro de 5 anos.

2) Coloque vinhos brancos na geladeira. Os vinhos de mesa brancos devem ser refrigerados e ficarão bem na geladeira. Para esses vinhos, você deve comprá-los e bebê-los dentro de um mês ou dois.

– Você pode armazenar o vinho na vertical ou de lado. Realmente não importa para armazenamento de curto prazo.

3) Mantenha os vinhos tintos em um rack de vinho em local fresco. Se você planeja beber esses vinhos dentro de um mês, pode até guardá-los no balcão, desde que estejam fora da luz solar direta. Se o seu balcão receber luz solar direta, opte por uma prateleira abaixo do balcão para esconder o vinho. (Veja ofertas aqui para rack de vinho)

– Se sua casa costuma ficar acima de 25 ° C, essa não é uma boa opção para você. Escolha um local mais fresco da casa ou mantenha-o na geladeira, se necessário.

 

Manter os vinhos por períodos mais longos

Como armazenar vinho, métodos, tempo, temperatura e umidade - Armazenando o vinho na horizontal
Fonte: Visit Lodi

1) Procure saber quais vinhos podem envelhecer armazenados em garrafas. A maioria das vinícolas pode dizer quais vinhos devem envelhecer e quais não. Da mesma forma, em uma loja de vinhos, um sommelier pode ajudá-lo a determinar quais vinhos se destinam ao envelhecimento. Normalmente, porém, esses vinhos têm rolhas naturais que geralmente atrasam um pouco mais seu envelhecimento, um período maior que o vinho médio.

– Você também pode comprar vinho em leilões ou comprar “futuros” (en primeur) de vinho em vinícolas, o que significa que você o compra antes que ele saia com um preço com desconto.

–  As regiões comuns que produzem vinhos de alta qualidade para o envelhecimento incluem Toscana (Itália), Piemonte (Itália), Vale de Napa (Califórnia), Priorat (Espanha), Rioja (Espanha), Borgonha (França) e Bordéus (França).

2) Escolha uma área escura longe do seu Ar Condicionado e máquina de lavar. Um armário escuro e fresco (Veja uma oferta de armário para vinho aqui) é ideal para a maioria das pessoas, se você não tiver acesso a uma adega climatizada. O vinho precisa ser mantido fora da luz, principalmente da luz solar, que pode degradá-lo ao longo do tempo. Escolha uma área longe de máquinas vibratórias, porque essas vibrações também podem degradar o seu vinho. Evite as alterações bruscas de temperatura.

– Se você não conseguir manter uma garrafa totalmente fora da luz, envolva-a levemente em um pano ou simplesmente coloque a garrafa dentro de uma caixa.

Como armazenar vinho, métodos, tempo, temperatura e umidade - Armazenando o vinho na horizontal, alguns com pano

Vinho armazenados na horizontal… note que alguns estão cobertos com plástico ou pano, justamente para proteger da luz – Fonte: Signature Cellars

3) Coloque as garrafas na horizontal. A cortiça natural pode secar ao longo dos anos, levando à oxidação do seu vinho. Armazenar garrafas na horizontal ajudará com esse problema, pois o vinho manterá as rolhas úmidas.

– Isso é importante principalmente se você planeja armazenar vinho por 10 anos ou mais. No entanto, armazenar vinho na horizontal também é uma boa maneira de economizar espaço.

– Ao colocar as garrafas, tente armazená-las para não precisar mover uma para chegar à outra. Você quer deixar as garrafas sozinhas o máximo possível.

4) Use um termômetro para manter uma temperatura constante de 13 ° C (55 ° F). Se você tem uma adega abaixo do solo, isso normalmente é ideal, mas você deve verificar a temperatura durante o verão para garantir que ela fique fria o suficiente. No entanto, a consistência na temperatura é ainda mais importante. Se você pode mantê-lo em uma área que flutua apenas entre 20 a 23 ° C (68 a 73 ° F) em vez de 7 a 18 ° C (45 a 65 ° F), é melhor, pois as flutuações podem empurrar o vinho para fora da cortiça ou aspirar ar.(Veja aqui ofertas de termômetro)

Como armazenar vinho, métodos, tempo, temperatura e umidade - Adega climatizada

Clique na imagem e veja essa oferta selecionada de Adega Climatizada

 

– Evite deixar o vinho permanecer em temperaturas acima de 24 ° C, exceto por períodos muito curtos. O vinho começa a oxidar nessa temperatura.

– Além disso, não deixe o vinho cair abaixo de 7 ° C, pois isso atrasa o processo de envelhecimento. Além disso, se começar a congelar, o vinho em expansão pode estourar a rolha, arruinando o seu vinho.

– Se você não conseguir encontrar um espaço frio o suficiente, tente uma unidade de resfriamento feita para o vinho.

5) Use um umidificador para atingir 50-70% de umidade em áreas particularmente secas. Na maioria das áreas, um umidificador não será necessário. No entanto, verifique se a área de armazenamento está seca com um higrômetro (leitor de umidade) e verifique se ela permanece dentro desse intervalo. (Clique aqui para ver ofertas de umidicadores e aqui para ver ofertas de higrômetros)

– Isso é mais importante se você estiver armazenando vinhos por mais de 10 anos. Com o tempo, a cortiça pode secar se a umidade estiver muito baixa. Você pode adicionar uma panela de água ou até um bom umidificador se a sala não estiver suficientemente úmida.

– Umidade acima de 80% pode incentivar o crescimento de fungos. Você pode usar um desumidificador se precisar diminuir a umidade (Ver ofertas de desumidificadores).

6) Experimente uma adega climatizada sob balcão, para uma opção fácil. Se você planeja manter certas garrafas por um longo tempo, essa provavelmente é sua melhor aposta. Esses refrigeradores manterão o vinho a uma temperatura e umidade constantes, ajudando a preservá-lo por um longo período (Veja aqui ofertas de adegas climatizadas).

– Uma vez que cabem embaixo de um balcão, não ocupam muito espaço e mantêm o vinho no escuro.

7) Armazene vinhos muito caros em armários profissionais. Se você comprou um vinho com o qual se preocupa em manter-se por anos, pode apenas mantê-lo em um armário de vinho em uma loja ou vinícola local. Eles garantirão que seus vinhos estejam sempre na temperatura e umidade perfeitas.

– Isso funciona melhor se você planeja manter seus vinhos por mais de 15 anos.

Armazenamento de vinho após a abertura

1) Coloque a rolha novamente e coloque o vinho na geladeira para obter uma solução fácil a curto prazo. Esta é a maneira mais simples de armazenar o que resta de vinho, mas ficará ruim dentro de um dia ou mais. Coloque sempre o lado manchado da cortiça de volta na garrafa, pois já adicionou algum sabor ao vinho para o qual vai. Se o seu vinho tiver uma tampa de rosca, você poderá usá-lo também.

– Você também pode usar uma simples rolha de vinho, que pode encontrar em kits de vinho como esses aqui.

– O vinho manterá por 3-5 dias, mas o sabor será afetado após um dia.

2) Despeje o restante do vinho em uma meia garrafa para reduzir a exposição ao ar para um armazenamento um pouco mais longo. O ar é o que causa a deterioração do vinho; portanto, se você puder reduzir a quantidade de ar ao qual o vinho está exposto, ele permanecerá um pouco mais. Funil em meia garrafa e tampe com a rolha ou uma rolha de vinho. Despeje o vinho na meia garrafa logo quando abrir a garrafa grande, pois isso reduzirá a quantidade de tempo que ela será exposta ao ar.

– Não se esqueça de colocá-lo na geladeira.

– Esse método pode prolongar o sabor por um dia extra, o que significa que você terá 2 dias em vez de 1 para obter o melhor sabor.

3) Use um abridor de agulhas para não expor o vinho ao ar em primeiro lugar. Estes abridores usam uma agulha para retirar o vinho da garrafa através da cortiça. Bombeia gás argônio na garrafa para compensar o vinho retirado. Quando você puxa a agulha, a cortiça fecha novamente o orifício.

Como armazenar vinho, métodos, tempo, temperatura e umidade - Coravin

Clique na imagem e veja a oferta do abridor agulha Coravin

 

– Isso manterá o vinho fresco por muito mais tempo, mas você ainda deve tomá-lo dentro de algumas semanas a um mês. Com este dispositivo, não é tão importante colocar sobras de vinho na geladeira.

4) Tente outros dispositivos de preservação, como vedantes a vácuo e rolhas infláveis. Esses dispositivos ajudam a limitar a exposição do vinho ao ar e podem mantê-lo potável por até 3-5 dias. Para usar um selador a vácuo, basta colocar o dispositivo na parte superior da garrafa e usar a bomba manual para criar o lacre. (Ver aqui várias ofertas de kits de vinho completos)

– Da mesma forma, com uma rolha manual, coloque-a na garrafa e use a bomba manual fornecida para sugar o ar e criar uma vedação.

– Coloque o vinho na geladeira

Vinhos finos para armazenar:

 

Armazenar por até 10 anos este…

Barolo Riva Leone DOCG 2017:

Encorpado, robusto e equilibrado; Produtor: MGM; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, especiarias, alcaçuz e caramelo; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça assadas, queijos maduros, pratos com cogumelos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 12 anos este…

Almaviva 2019 1,5L:

Encorpado, frutas maduras com nuances do tempo em barrica, opulento, suculento, volumoso, equilibrado, taninos polidos e firmes, acidez refrescante, final persistente e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc, Petit Verdot e Merlot (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, com destaque para framboesa, cassis, mirtilo e morango, delicados toques de café, terra, nuances de especiarias, ervas e mineral; Harmonização: Picanha ao molho balsâmico, filé mignon com manteiga de ervas e batatas ao murro, risoto de funghi, queijos duros

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 8 anos este…

Terrazas de Los Andes Reserva Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo médio para encorpado, frutado, redondo, taninos firmes, acidez média para alta que lhe confere um bom frescor, final longo, complexo e agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras maduras, cassis, mirtilo, especiarias, tosta e sutis notas herbáceas; Harmonização: Picanha na manteiga de ervas, risoto de funghi ao vinho tinto, polenta mole com ragu de costela, legumes na brasa

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 6 anos este…

Da Vinci Brunello di Montalcino Riserva DOCG 2013:

Intenso, elegante e persistente; Produtor: Cantine Leonardo da Vinci; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Aromas de pequenas frutas vermelhas, especiarias, notas defumadas e terrosas; Harmonização: Carnes assadas, carnes de caça, queijos maturados

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 7 anos este…

Península Limited Edition D.O. Valle Del Maipo Carménère 2019:

Corpo médio para encorpado, equilibrado, frutado com nuances de especiarias, tem uma entrada suave, com taninos aveludados e firmes, uma acidez fresca que o torna longo e persistente; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 14%; Uva: Carménère (vinho varietal); Nariz: Frutas pretas como amoras, mirtilos e cerejas pretas, misturadas com notas de pimenta e especiarias, além de terra úmida e até algumas notas minerais, como grafite; Harmonização: Carré de cordeiro ao molho de ervas, talharim com ragu de costela, quibe de soja de forno e queijos semiduros

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 11 anos este…

Seña 2018:

Potente, complexo, elegante, boa acidez, taninos presentes, amadeirado, final persistente; Produtor: Viña Errazuriz; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Carménère, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Notas florais ao lado de frutas vermelhas e pretas, cedro, tabaco, chocolate amargo e trufas; Harmonização: Ojo de bife com purê de baroa, entrecôte à la bordelaise, coelho à caçadora, polenta de colher com cogumelos trufado, baby beef com cebolas carameladas, t-bone grelhado com batatas rústicas

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 5 anos este…

Vik 2015:

Encorpado, complexo, frutado com nuances de especiarias, tosta e ervas, sedoso, equilibrado, taninos maduros e final elegante; Produtor: Vik; Teor alcoólico: 14,2%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e negras maduras, com aporte de especiarias, herbáceo, notas de tabaco e tosta; Harmonização: Mignon ao molho madeira com purê de mandioquinha, bife ancho com legumes, costela no bafo, risoto de cogumelos, queijos duros

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 8 anos este…

Carmin de Peumo Carménère 2018:

Corpo médio para encorpado, harmonia entre frutado e toques minerais, bom volume em boca, taninos maduros, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: Concha Y Toro; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Carménère, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Elegante, complexo e mineral, com notas de frutas negras, amora e um toque de cassis, sutis notas de especiarias; Harmonização: Risoto de parmesão acompanhado com filé mignon suíno ao molho de geleia de frutas vermelhas, espaguete com mix de cogumelos, rosbife com molho de cogumelos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 6 anos este…

Cabreo Il Borgo I.G.T. Toscana 2016:

Corpo médio para encorpado, taninos firmes e integrados, acidez média, um bom equilíbrio entre frutado e madeira; Produtor: Cabreo; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Sangiovese e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, cassis, tosta, tabaco, herbáceo; Harmonização: Risoto de pato, carré de cordeiro com aligot de mandioquinha, cogumelo paris recheado com queijo

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 7 anos este…

Tenuta di Nozzole Il Pareto I.G.T. Toscana 2017:

Corpo médio para encorpado, elegante, com taninos presentes e macios, acidez média, boa harmonia entre madeira e frutado, final longo, persistente e agradável; Produtor: Folonari; Teor alcoólico: 15,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras silvestres, cassis, alcaçuz, cedro, baunilha e sutis notas de especiarias; Harmonização: Bife de chorizo assado no forno com batatas, risoto de pastrami, polenta mole com cogumelos à provençal, picadinho de carne com pimentão

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 16 anos este…

Ventisquero Obliqua Valle de Colchagua Carménère 2018:

Corpo médio para encorpado, estrutura firme, frutado com nuances de madeira e especiarias, taninos bem presentes, muito elegante, boa acidez, equilibrado e persistente; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Carménère, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas, como framboesa, misturadas com notas de pimenta branca e notas balsâmicas, e um pouco de especiarias suaves; Harmonização: Picanha assada na manteiga de ervas, lasanha de cogumelos, costela defumada, queijos duros

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 9 anos este…

John Duval Eligo Shiraz 2016:

Encorpado, elegante, redondo, bem estruturado, frutas negras com nuances terrosas e defumadas, taninos presentes; Produtor: John Duval Wines; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Shiraz (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras maduras como ameixa, amora e mirtilo, especiarias, notas terrosas, cedro e defumado; Harmonização: Bife ancho na manteiga de ervas, costela no bafo, aligot de mandioquinha com mix de cogumelos na manteiga, queijos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 12 anos este…

John Duval Entity Barossa Valley Shiraz 2019:

Encorpado, bem estruturado, opulento, complexo, frutado com nuances de especiarias e toques terrosos, taninos presentes, acidez média, final longo; Produtor: John Duval Wines; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Shiraz (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, ameixa e amora, frutas secas, especiarias doces, anis, cravo, tabaco, chocolate amargo e toques terrosos; Harmonização: Bife ancho na manteiga de ervas, costela suína ao molho barbecue, risoto de funghi, queijos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 9 anos este…

Ventisquero Pangea Valle de Colchagua Syrah 2016:

Encorpado, redondo, taninos maduros e firmes, acidez alta, fresco, um vinho bem estruturado, harmonioso equilíbrio entre fruta e madeira, com notas de especiarias e chocolate, final longo, complexo e agradável; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas ricos e complexos, intensos aromas de frutas negras, especiarias, cedro, caramelo e sutis toques minerais especiarias, condimentos e mineralidade proveniente de distintos tipos de solo do Syrah; Harmonização: Carré de cordeiro ao molho de ervas, risoto de funghi, bife ancho ao molho de especiarias

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 4 anos este…

Fantinel IGT Trevenezie Refosco dal Peduncolo Rosso 2016:

Encorpado, saboroso, persistente e decididamente tânico; Produtor: Fantinel; Teor alcoólico: 13%; Uva: Refosco dal Peduncolo Rosso (vinho varietal); Nariz: Flores vermelhas e negras; Harmonização: Aves nobres, carne assada, macarrão carbonara, pizza de linguiça artesanal, queijos duros

Compre aqui

 


 

 Armazenar por até 5 anos este…

Calyptra Zahir D.O. Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2012:

Um vinho com complexidade em sabores, encorpado, taninos presentes e macios, textura sedosa e suave, boa acidez, frutado, amadeirado, final longo e persistente; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras e vermelhas maduras como cereja, ameixa, cassis e framboesa. Especiarias, notas herbáceas e amadeirada; Harmonização: Bife ancho, risoto de gorgonzola com nozes, lombo de cordeiro ao molho rotie de amora, cogumelos salteados

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 6 anos este…

Calyptra Prestige 2018:

Fresco, frutado e taninos aveludados; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aroma de amora, framboesa, ameixa e violeta; Harmonização: Tornedor de filé mignon com cenouras demi-glacê, carré de cordeiro, bife de ancho com purê de aipim, cogumelo portobello recheado

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 6 anos este…

Almaviva EPU 2018:

Encorpado, redondo, equilibrado, frutado, suculento, textura macia, taninos maduros, acidez média que lhe confere agradável frescor, final longo e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas e negras maduras como morangos silvestres, cassis e amoras, toques herbáceos, alcaçuz, especiarias e notas de café; Harmonização: Bife angus na parrilla, risoto de funghi, talharim com ragu de costela e queijos duros

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 8 anos este…

Vineyard 1955 2018:

Frutas vermelhas, equilibrado e elegante; Produtor: Tinto Negro; Teor alcoólico: 13,6%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutado, com toques de carvalho; Harmonização: Entrecot grelhado, costelas de porco assada com batata rústica, massa ao molho de especiarias

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 28 anos este…

Château de Beaucastel Hommage à Jacques Perrin 2010:

Denso, exuberante, estruturado, concentrado, boa acidez, taninos presentes, final persistente; Produtor: Château de Beaucastel; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Mourvèdre, Syrah, Grenache e Counoise (vinho blend); Nariz: Mirtilo, amora, alcaçuz, framboesa, anis, ervas frescas, tosta; Harmonização: Ravioli de cordeiro, costeleta no bafo, risoto de linguiça toscana, conchiglione recheado com queijo e presunto cru, ojo de bife com polenta cremosa, cogumelos recheados

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 7 anos este…

Cantine Pellegrino D.O.C. Pantelleria Passito Liquoroso 2020 500 mL:

Médio corpo, sedutora doçura, bem equilibrado, frutado, boa acidez; Produtor: Cantine Pellegrino; Teor alcoólico: 15%; Uva: Zibibbo (vinho varietal); Nariz: Frutas cristalizadas, mel; Harmonização: Risoto de gorgonzola com pera e nozes, torta de maçã, panetone gratinado com creme inglês, pães com geleias, frango tandoori

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 5 anos este…

Templo Sur Limited Series Reserva Carménère 2021:

Rico, concentrado e frutado, com taninos redondos, e retrogosto longo e agradável; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Carménère (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de amoras, especiarias doces e mentol, e toques de tabaco; Harmonização: Polpetone recheado, picanha na manteiga e alho, carré de cordeiro na brasa

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 8 anos este…

Château Jean Galan Sauternes AOC 2019:

Refrescante, redondo, delicado, equilibrado, e com notas de abacaxi; Produtor: Sarl Jean Galan; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sémillon (vinho varietal); Nariz: Expressivo e frutado, com nuances amanteigadas, tostadas e de flores brancas; Harmonização: Pudim, Crème Brûlée, queijo Roquefort

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 5 anos este…

Terrazas Reserva Chardonnay 2020:

Médio corpo, com bom volume em boca, cremoso no paladar, frutado, acidez média que lhe confere bom frescor, final longo e agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Expressivos aromas de frutas amarelas, pera, toques de baunilha, sutis notas de castanhas torradas, mel e flores de laranjeiras; Harmonização: Lombo suíno ao molho de abacaxi, cação assado com batata e brócolis, peru recheado com farofa de abacaxi, empadão de palmito.

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 4 anos este…

Manos Negras Selección de Suelo Malbec 2019:

Sabores intensos, muito frescor, com acabamento persistente na boca; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 13,9%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de florais e minerais; Harmonização: Bife de chorizo assado no forno com batatas, risoto de parmesão, nhoque com ragu de cordeiro

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 5 anos este…

Antiche Cantine Dei Marchesi Di Barolo Barolo DOCG 2017:

Rico, elegante, taninos macios e envolventes, toques picantes e amadeirados; Produtor: Marchesi Di Barolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Complexo e duradouro, com notas de frutas maduras, especiarias, absinto, tabaco e rosas; Harmonização: Risoto de trufas, Brasato al Barolo, pato assado

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 4 anos este…

Guanaco West Gran Reserva 2018:

Complexo, potente, elegante, bem integrado, taninos intensos; Produtor: Agrovit Rural; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Malbec, Bonarda, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Poderoso, com notas de ameixas e cerejas maduras, e nuances de pimenta, chocolate e doce de leite; Harmonização: Queijo Provolone empanado, espaguete com almôndegas, picanha assada com alecrim

Compre aqui

 


 

 Armazenar por até 3 anos este…

Viñedos Marchigüe Santa Marta Cabernet Sauvignon Valle de Colchagua D.O. 2021:

Taninos macios, acidez média e final de boca frutado; Produtor: Marchigue; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cereja, amora preta e cassis; Harmonização: Carne de panela, queijo Parmesão, pimentão recheado

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 8 anos este…

Giordano Barolo DOCG 2017:

Estruturado, com taninos intensos, acidez alta e bom equilíbrio de frutas; Produtor: Provinco; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos de cerejas, flores, cogumelos, terra e trufas; Harmonização: Risoto de Trufas, Brasato al Barolo, pato assado e queijo Grana Padano

Compre aqui

 


 

⇒ Armazenar por até 3 anos este…

Château Saint-Bonnet Médoc AOP 2017:

Saboroso, aveludado, acidez agradável e taninos intensos; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de groselha e cacau; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, massas ao molho vermelho

Compre aqui

 


 

⇒ Armazenar por até 6 anos este…

De Martino Organic Reserve Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2020:

Encorpado, textura macia, taninos maduros, acidez fresca e final longo; Produtor: De Martino; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Amora fresca, cassis, cereja madura, violetas e um toque de cacau e especiarias; Harmonização: Bife Ancho, queijo Parmesão, ossobuco com polenta

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 4 anos este…

Ropiteau Frères 1er Cru Sous Le Puits A.O.C. Puligny-Montrachet 2018:

Médio corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas, floral, mineral; Harmonização: Risoto de camarão, lagosta gratinada, bacalhoada, fettuccine com frutos do mar, moqueca de badejo, bruschetta de queijo brie e tomate cereja

Compre aqui

 


 

⇒ Armazenar por até 4 anos este…

Cune Crianza Rioja DOCa 2017:

Taninos macios, boa acidez, final longo e frutado; Produtor: Compañía Vinícola del Norte de España; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo, Garnacha, Graciano e Mazuelo (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, baunilha, caramelo e cacau; Harmonização: Antepasto de berinjela, sopa de tomate com pimentões assados

Compre aqui

 


 

⇒ Armazenar por até 6 anos este…

De Martino Organic Reserve Carmenere Valle del Maipo D.O. 2020:

Macio, taninos redondos, boa intensidade de fruta; Produtor: De Martino; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Carménère (vinho varietal); Nariz: Ameixa e amora preta, pimenta preta, especiarias; Harmonização: Filé mignon, lentilhas, queijo Gruyère

Compre aqui

 


 

⇒ Armazenar por até 7 anos este…

Demoiselle de Hautefort Margaux 2019:

Médio corpo, macio com ótima acidez, elegante e redondo; Produtor: CGM; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Frutas aveludadas e escuras; Harmonização: Carne de cordeiro, aves e carnes vermelhas

Compre aqui

 


 

⇒ Armazenar por até 4 anos este…

Château Saint Brice Saint-Émilion AOC 2018:

Redondo, macio e de bom comprimento, com taninos sedosos; Produtor: CGM; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras, com toques de cassis, especiarias e madeira; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, tábuas de queijos maduros, sobremesas à base de chocolate

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 9 anos este…

Calyptra Inédito Limited Edition 2016:

Potente, taninos presentes, boa acidez, amadeirado, final persistente; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah (vinho blend); Nariz: Frutas negras maduras, defumado, especiarias; Harmonização: Costeleta de cordeiro ao molho de hortelã, carré de javali ao molho de pimenta rosa, tournedos de mignon com cogumelos gratinados, massa gratinada, escondidinho de carne-seca, queijos de sabor forte

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 8 anos este…

Tignanello 2017:

Rico, encorpado, vibrante e com taninos aveludados. O final é longo e persistente, trazendo notas de frutas e especiarias no retrogosto; Produtor: Villa Antinori; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Complexo com traços de frutas vermelhas maduras, cerejas e framboesas, e delicado aroma de alcaçuz com toques de menta e chocolate, e uma leve nota balsâmica; Harmonização: Pappardelle com molho de javali, bistecca alla Fiorentina, stracotto com polenta cremosa

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 3 anos este…

Le Grenache dans la Peau by Jeff Carrel Maury AOP 2016:

Intenso e bem equilibrado, com notas de frutos pretos e especiarias; Produtor: Jeff Carrel; Teor alcoólico: 15,5%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas vermelhas maduras, violetas, especiarias e alcaçuz; Harmonização: Carnes vermelhas, massas, risotos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 16 anos este…

La Gerla Brunello di Montalcino DOCG 2015:

Macio, aveludado, harmonioso, rico em fruta e de longa duração em boca; Produtor: La Gerla; Teor alcoólico: 14%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas maduras, com toques de violetas, canela, tabaco e couro; Harmonização: Carnes vermelhas, caça ou queijos envelhecidos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 9 anos este…

Mazzei Ser Lapo Chianti Classico Riserva DOCG 2017:

Estruturado, persistente, frutado, com boa acidez e taninos intensos; Produtor: Mazzei; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Sangiovese e Merlot (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Risoto de parmesão, carnes vermelhas grelhadas, queijo pecorino toscano

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 6 anos este…

Domaine de La Rectorie AOC Collioure L’Oriental 2018:

Encorpado, rico, com intensidade de frutas, taninos bem presentes e redondos, e final longo; Produtor: Domaine de La Rectorie; Teor alcoólico: 15,5%; Uvas: Grenache e Carignan (vinho blend); Nariz: Ameixa, cassis, amora, alcaçuz e especiarias, como canela e pimenta; Harmonização: Magret de pato com figos, carré de cordeiro assado e berinjela recheada

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 5 anos este…

Finca Constancia Selección 2017:

Aveludado, envolvente, final persistente; Produtor: Finca Constancia; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Graciano, Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot, Tempranillo e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, cereja, morango, especiarias; Harmonização: Bife de ancho com cenouras glaceadas, filé ao molho à madeira, risoto grana padano, massas artesanais, queijos maturados como gouda, gruyère, estepe

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 5 anos este…

M. Chapoutier Mure de Larnage Hermitage AOC 2016:

Fresco com taninos firmes e macios, sabor frutado e final longo; Produtor: M. Chapoutier; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, violetas, pimenta, tabaco e couro; Harmonização: Risoto de parmesão, guisado de carne

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 7 anos este…

Château Ferran Pessac Léognan 2017:

Textura sedosa e rica, taninos finos, acidez delicada, frutado e com final longo; Produtor: Ginestet; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e bagas de frutas pretas, notas tostadas; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, massas variadas, queijos maduros

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 4 anos este…

L’Eclat de Tour de Pez Saint Estephe AOC 2017:

Complexo e redondo, com taninos aveludados, notas frutadas e final macio e refrescante; Produtor: Château Tour de Pez; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas, com toques de baunilha e carvalho; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça assadas, tábua de queijos, aperitivos

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 6 anos este…

M. Chapoutier Mure de Larnage Hermitage AOC 2011:

Equilibrado, acidez discreta e bom corpo; Produtor: M. Chapoutier; Teor alcoólico: 14%; Uva: Marsanne (vinho varietal); Nariz: Perfume delicado de flores; Harmonização: Frutos do mar, massas ao molho branco

Compre aqui

 


 

Armazenar por até 3 anos este…

M. Chapoutier Schistes d’Agrumes Condrieu AOC 2018:

Encorpado, fresco e com notas que remetem aos aromas; Produtor: M. Chapoutier; Teor alcoólico: 14%; Uva: Viognier (vinho varietal); Nariz: Perfume intenso de flores; Harmonização: Queijo brie, risoto de limão siciliano

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Ideias de harmonização de vinho e molho de tomate
Introdução Se você é um entusiasta do vinho, é provável que você tenha harmonizado seu vinho favorito com...
5 Vinhos franceses premiados que você precisa experimentar
Introdução Pouco depois de chegar à França, eu tinha certeza de uma coisa: os vinhos franceses eram incríveis....
Os 10 melhores vinhos Malbec que você pode comprar na Internet
Introdução O Malbec é uma das uvas mais populares do mundo, e é fácil ver o porquê. Ele...
Tábua de frios e harmonias com vinhos
Introdução Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se...
Carpaccio, a receita veneziana e suas harmonias com vinhos
Carpaccio é uma das receitas mais famosas da cozinha veneziana. Ela consiste em carne crua, e seu nome...
Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta,...