Almaviva EPU 2018 - Vinho tinto chileno

Publicado em:

Almaviva EPU 2018 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto chileno – Almaviva EPU 2018

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Valle del Maipo
Safra: 2018
Boca: Encorpado, redondo, equilibrado, frutado, suculento, textura macia, taninos maduros, acidez média que lhe confere agradável frescor, final longo e complexo
Produtor: Almaviva
Uvas: Cabernet Sauvignon (81%), Carménère (11%), Merlot (6%) e Cabernet Franc (2%)
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas e negras maduras como morangos silvestres, cassis e amoras, toques herbáceos, alcaçuz, especiarias e notas de café
Visual: Vermelho rubi profundo
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Decantação: 30 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Aposte em pratos mais estruturados como, por exemplo, carnes vermelhas assadas ou defumadas, molhos à base de tomate ou especiarias, queijos duros. Dicas: bife angus na parrilla, risoto de funghi, talharim com ragu de costela

Breve descrição:

Este Almaviva EPU é um requintado vinho chileno em que o nome “Epu”, na língua do povo Mapuche, significa “dois”, que ao mesmo tempo se refere aos segundos vinhos dos renomados Châteaux franceses.

Aliás, a safra de 2018 foi magnífica, considerada pelos especialistas como uma das melhores da década para o Valle del Maipo, e mais especificamente em Puente Alto, o terroir deste exemplar. Tal safra conferiu um excelente equilíbrio entre frescor, maturação e complexidade.

E esse tinto está de acordo com a filosofia da vinícola de unir a excelência da vitivinícultura francesa com as excepcionais condições do terroir chileno.

Um raro exemplar, cuja sofisticada vinificação teve como resultado um tinto sedoso, encorpado, fresco, mostrando uma deliciosa interação de notas frutadas, no sabor e no aroma, com os provenientes do carvalho, além de um longo final.

E especificamente no aroma exalado em taça, se sente notas de frutas como groselha negra, cereja e amora, com toques de chocolate amargo, caramelo, tabaco e anis, além de traços minerais.

Trata-se de um exemplar raro e exclusivo, de produção limitada.

 

Sobre a vinícola:

Em 1997, a Baronesa Philippine de Rothschild, Presidente do Conselho Consultivo do Barão Philippe de Rothschild SA, e Eduardo Guilisasti Tagle, Presidente da Viña Concha y Toro SA, selaram um acordo de parceria a fim de criar um vinho franco-chileno excepcional chamado Almaviva.

O vinho é então o resultado do encontro bem-sucedido de duas culturas. O Chile oferece seu solo, seu clima e seu vinhedo, enquanto a França traz suas tradições e expertise vitivinícola.

Produzido sob a supervisão técnica conjunta de ambos os parceiros, a primeira safra já alcançou um sucesso internacional logo após seu lançamento em 1998.

O nome Almaviva, embora tenha uma sonoridade hispânica, pertence à literatura clássica francesa. O conde Almaviva é o herói de As Bodas de Fígaro, a famosa peça de Beaumarchais (1732-1799), posteriormente transformada em ópera do gênio de Mozart.

A etiqueta é, por certo, uma homenagem à história ancestral do Chile, com três reproduções de um design estilizado, que simboliza a visão da terra e do cosmos na civilização Mapuche. O desenho aparece no kultrun, um tambor ritual usado pelos Mapuche.

A etiqueta leva o nome de Almaviva com a caligrafia do próprio Beaumarchais. Duas grandes tradições dão-se assim as mãos para oferecer ao mundo inteiro uma promessa de prazer e excelência.

O conceito de Château foi introduzido no século XIX na França com a finalidade de homenagear a maestria criativa dos viticultores de Bordeaux.

Almaviva foi o primeiro vinho no Chile criado sob este conceito de Château francês, levando em conta um terroir excepcional, uma bodega única e uma equipe técnica – as três se dedicam exclusivamente à produção de um vinho de qualidade e excelência inegavelmente incomparáveis.

Referências: www.almavivawinery.com, www.bpdr.com

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Almaviva

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Carpineto Dogajolo IGT Toscano Bianco 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco italiano – Carpineto Dogajolo IGT Toscano Bianco...
Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco chileno – Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc...
Ventisquero Herú Valle de Casablanca Pinot Noir 2018 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Ventisquero Herú Valle de Casablanca...
El Sotillo Selección Tinto - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto espanhol – El Sotillo Selección Tinto Para...
Almaviva 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Almaviva 2019 Para comprar esse...
Château Les Croisille Rosé 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho rosé francês – Château Les Croisille Rosé 2020...