Receitas saudáveis que combinam com vinho

Publicado em:

Receitas saudáveis

Atualmente, receitas saudáveis tomaram conta da rotina de milhões de pessoas e você também começou a ver o lado bom de cuidar da sua alimentação. Ainda bem! Afinal, uma alimentação equilibrada e saudável traz benefícios de curto e longo prazo, melhorando a qualidade de vida e promovendo a boa forma também. Mas, se você ama uma boa taça de vinho, pode ser um desafio se adaptar a toda essa mudança.

Porém, é importante lembrar que comer de forma saudável não impede que você beba o seu vinho preferido, com moderação. Afinal, o vinho também é considerado como coadjuvante na busca pela boa saúde.

Por isso, você vai descobrir a seguir receitas saudáveis para combinar com vinho. Sendo assim, escolha a sua receita e já vá pensando no vinho para completar a sua refeição.

Receitas saudáveis e deliciosas

Receitas saudáveis

Tabule

Ingredientes

½ xícara (chá) de trigo (para quibe)

½ cebola

02 tomates maduros sem sementes

01 ½ xícara (chá) de salsinha (01 maço)

¾ de xícara (chá) de hortelã fresca (01 maço)

¼ de xícara de azeite

sal a gosto

caldo de 01 limão

Modo de preparo

Antes de tudo, cubra o trigo com água e deixe reservado. Enquanto isso, pique a cebola, o tomate e as folhas, tudo bem miudinho. Depois, coloque tudo em uma tigela e tempere com o limão, azeite e sal a gosto. Em seguida, escorra o trigo coma ajuda de um pano de prato limpo, para retirar o máximo de água possível. Assim, junte o trigo aos ingredientes temperados e sirva com alface. Para harmonizar com o tabule, escolha um vinho branco como um Chardonnay ou Sauvignon Blanc, que trazem aromas frutados.

Salmão, molhos e vinhos

Receitas saudáveis

Na hora de combinar receitas saudáveis com vinho, o salmão talvez seja o ingrediente mais fácil de se usar. Na verdade, talvez não seja exagero dizer que ele é um dos peixes que mais combinam com a bebida também. Afinal, o peixe traz gorduras saudáveis e pode ser acompanhado por alguns tipos de molho. Sendo assim, você pode escolher qual deles mais se encaixa em sua dieta e combinar com um vinho à altura do prato.

Salmão com molho cítrico

Normalmente, molhos à base de frutas cítricas não acrescentam muitas calorias, mas elevam o sabor do prato a outro nível. Por isso, aprenda agora como preparar uma receita saudável de salmão ao molho cítrico (usaremos maracujá, mas pode ser substituído por 02 limões) e como harmonizar o preparo com um bom vinho.

Ingredientes

Suco de 02 maracujás

03 colheres de azeite

01 cebola picada

½ xícara de salsa picadinha

Sal e pimenta do reino

800g de filé de salmão

Modo de preparo

Para começar, você pode fazer o suco batendo os maracujás no liquidificador e coando ou apenas passando as polpas pela peneira, reserve. Em seguida, refogue a cebola no azeite e assim que ela dourar, adicione o suco de maracujá e a salsinha picada. Depois, tempere com sal e pimenta e deixe ferver por cerca de 05 minutos. Enquanto isso, tempere seu salmão com sal e pimenta. Em uma frigideira, sele o peixe em azeite bem quente, deixando 04 minutos de cada lado. Para terminar, posicione o peixe em um prato e cubra com o molho bem quente.

E qual o melhor vinho para essa receita saudável? Nesse caso, os melhores vinhos são os feitos da uva Riesling ou da uva Torrontés. Pois, ambas trazem para a bebida uma leve doçura e um pouco de untuosidade (aquela sensação amanteigada na boca) que vão combinar perfeitamente com a acidez do molho e o sabor forte do peixe. Além disso, elas também costumam deixar nos vinhos aromas florais, que são mais frescos e vão equilibrar muito bem com o peso do prato.

Salmão com molho de mostarda e mel

Receitas saudáveis

Dentre as receitas saudáveis, essa traz a mostarda como grande aliada da saúde. De fato, ela é super nutritiva e rica em cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Além disso, o ingrediente também carrega vitaminas importantes como as vitaminas do complexo B e as necessárias vitaminas C e E. Mas, o interessante é como a mostarda dá um sabor todo especial ao salmão e encaixa perfeitamente no paladar com vinhos brancos.

Ingredientes

800g de salmão

03 colheres de mostarda

01 colher de mel

02 colheres de iogurte natural

Sal e pimenta

Azeite

Modo de preparo

Logo de início, aqueça o azeite em uma frigideira e sele o salmão, deixando 04 minutos de cada lado. Enquanto isso, aqueça no micro-ondas ou uma panelinha em banho-maria a mostarda, o mel e o iogurte natural. Assim que o peixe ficar pronto, despeje o molho e sirva. Delícia de receita saudável e que enche os olhos!

Mas, com qual vinho essa receita saudável combina? Bom, nesse caso, os vinhos brancos brilham novamente. De fato, peixe sempre vai bem com eles. Aqui, os mais indicados são os vinhos à base das uvas Viognier e Chardonnay. Afinal, as duas variedades trazem à boca aquela untuosidade, textura amanteigada, tão importante para combinar com a gordura do salmão.

Mas, essa característica é sutil, sem pesar na boca. Por outro lado, também trazem certos aromas de flores e até de chá. Ou seja, quando você experimenta esses vinhos, há alguma coisa no fundo da garganta e no álcool, que exala pelo nariz, que te faz lembrar de um chá, seja o cheiro ou até um gosto bem distante. Sendo assim, a acidez dos vinhos e esses aromas de ervas são um contraponto para a untuosidade, equilibrando o sabor no seu paladar.

Salmão com molho branco fit

Receitas saudáveis podem ter molho branco? Sim! Especialmente, se for essa receita incrível de molho branco fit para acompanhar seu salmão. A seguir, confira os ingredientes e modo de preparo.

Ingredientes

800g de salmão

250ml (01 xícara) de leite desnatado

01 cebola picada

02 colheres de sopa de azeite

01 colher de farinha de arroz ou polvilho

02 colheres de queijo light ralado

Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

01 dente de alho (opcional)

Modo de preparo

Inicialmente, doure a cebola no azeite. Nesse momento, acrescente o alho, se for utilizar. Depois, acrescente o leite e deixe começar a ferver. Enquanto isso, dissolva o polvilho ou farinha de arroz em um pouquinho de leite e junte aos ingredientes na panela. Em seguida, acrescente o queijo ralado, sal, pimenta e a noz-moscada.

Paralelamente, sele o salmão em azeite quente, mantendo por 04 minutos de cada lado. Por fim, sirva o peixe regado pelo molho branco fit. Então, chegamos à parte mais gostosa: escolher um vinho.

Receitas saudáveis com molho branco fit, pedem vinhos intensos e com acidez de verdade. Acontece que o molho branco e o peixe têm essa textura cremosa e untuosa (quase oleosa mesmo). Por isso, o vinho deve cortar um pouco de toda essa delícia, para que o prato não fique enjoativo no paladar.

Para isso, um vinho da uva Sauvignon Blanc ou um rótulo à base da uva Gewürztraminer dão muito bem conta do recado. De fato, apesar de serem uvas brancas delicadas e refrescantes, ambas também oferecem na boca aromas cítricos, para fazer frente ao creme do preparo. Aliás, um detalhe importante, é que essas uvas são muito elegantes no paladar. Do mesmo modo, o peixe ao molho branco também é. Ou seja, casamento perfeito!

Como combinar alimentação saudável com vinho

Receitas saudáveis

Na verdade, combinar receitas saudáveis com vinho não é uma tarefa tão difícil. Afinal, as regras são as mesmas, só mudam os ingredientes. Por exemplo, ingredientes mais ácidos, pedem vinhos que tenham uma acidez mais presente para que não briguem no paladar. Por outro lado, ingredientes mais picantes, pedem vinhos mais doces, que atenuem a ardência do prato na boca.

Agora, se o prato é saudável, mas traz doçura ao paladar, o ideal é escolher um vinho com uma certa acidez, para equilibrar no paladar. A seguir, veja como harmonizar alguns pratos com vinhos deliciosos para apreciar sem culpa.

Massas integrais

Se você é fã de receitas saudáveis, as massas integrais já fazem parte da sua rotina, certo? Então, para combinar vinhos com macarrão ou até com uma bruschetta de pão integral e molho de tomate, escolha vinhos tintos. Mas, o ideal é que sejam vinhos leves, como os vinhos da uva Pinot Noir. Ou seja, vinhos com sabor intenso, mas não tão forte que domine completamente o paladar.

Carnes brancas

Para acompanhar receitas saudáveis que contêm carnes brancas, como frango e alguns tipos de peixe, por exemplo, o ideal são vinhos brancos mais leves. Assim, pode investir tranquilamente em um vinho da uva Pinot Gris ou Pinot Grigio. De fato, essas uvas dão ao vinho riquíssimos aromas frutados que vão perfumar o paladar e enaltecer seu preparo.

Legumes e verduras

Nesse caso, a proposta é parecida: vinhos brancos e leves. Mas, o mais indicado, para receitas saudáveis de legumes e verduras, é um vinho branco de uvas Sauvignon Blanc ou até um Vinho Verde, que são bem delicados e não vão se sobrepor aos ingredientes do prato.

Vida saudável e vinho

Receitas saudáveis

Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental na hora de degustar vinhos. Sendo assim, ele pode e deve fazer parte de uma rotina de alimentação saudável. Então, se você quer cuidar da saúde e investir em receitas saudáveis, sem perder o prazer de tomar seus vinhos preferidos, beba com moderação. Aliás, cada taça de vinho com 150ml, possui 2g de carboidratos e 150 calorias. No entanto, não se apegue aos números. Assim, se você se alimenta bem, pratica exercícios e leva uma vida equilibrada, pode aproveitar seu vinho e seja feliz!

E veja na lista abaixo a nossa seleção de vinhos para harmonizar com uma receita deliciosa e saudável!

 

O branco Torrontés, para harmonizar com salmão com molho cítrico, o argentino…

Goulart T Torrontés Small Production 2020:

Frutado, refrescante, delicado e com final cítrico; Produtor: Bodega Goulart; Teor alcoólico: 14%; Uva: Torrontés (vinho varietal); Nariz: Elegante combinação de frutas brancas, com notas florais e um toque mineral; Harmonização: Peixes, sushi, carnes brancas e queijos leves

Compre aqui

 


 

O branco Riesling, para harmonizar com salmão com molho cítrico, o alemão…

J. Meyer Riesling Pfalz 2020:

Paladar leve, vívido, refrescante e frutado; Produtor: Moselland; Teor alcoólico: 12%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Perfume fresco e frutado, com notas cítricas e de maçã-verde; Harmonização: Samosa de vegetais, cogumelo recheado, couve-flor gratinada

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay, para harmonizar com tabule, o brasileiro…

Solear Chardonnay 2020:

Envolvente, equilibrado, persistente e frutado, com ótimo volume e frescor; Produtor: Nova Aliança; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Elegante, com notas de flores, maçã, pera e abacaxi; Harmonização: Salada de camarão, frango assado com batatas, queijo Brie

Compre aqui

 


 

⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com massas integrais com molho de tomate, entre outras receitas, o francês…

Domaine de La Motte Pinot Noir 2020:

Toques frutados, macios e equilibrados; Produtor: Vignobles Bonfils; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja; Harmonização: Lasanha de shitake e shimeji, ratatouille, queijo de cabra

Compre aqui

 


 

O branco blend de Chardonnay e Sauvignon Blanc, para harmonizar com tabule, o francês…

Château LEsparrou Intense I.G.P. Pays dOc Blanc 2019:

Fresco, jovem e boa acidez; Produtor: Bonfils Vins & Châteaux; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sauvignon Blanc e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas, flores brancas; Harmonização: Frutos do mar, saladas, peixes

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay com untuosidade devido ao barricamento, para harmonizar com salmão com molho de mostarda e mel, o chileno…

Marques de Casa Concha Chardonnay 2019:

Robusto, intenso e corpo macio. Um vinho com acidez presente e equilibrada que proporciona um final marcante e prolongado; Produtor: Concha y Toro; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, como pera e pêssego. A barrica agrega generosas notas de baunilha e avelãs tostadas; Harmonização: Pratos leves à base de legumes ou grãos, frutos do mar, filezinho de frango frito, ravióli de pera com brie, lasanha com molhos brancos, salada caesar

Compre aqui

 


 

⇒  O tinto Pinot Noir, para harmonizar com massas integrais com molho de tomate, entre outras receitas, o francês…

Clément Bosquet Pinot Noir 2016:

Elegante, equilibrado, taninos leves e frutado; Produtor: Couleurs d’Aquitaine; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Expressivo aroma de frutos vermelhos e pretos; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, carnes brancas

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay, para harmonizar com tabule, o italiano…

Capsula Viola Chardonnay 2019:

Fresco, equilibrado, saboroso e frutado; Produtor: Marchesi Antinori; Teor alcoólico: 10,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas delicados de maçãs-verdes e bananas maduras; Harmonização: Burrata com molho pesto, conchiglione de ricota com espinafre, polenta frita

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc, para harmonizar com tabule ou salmão com molho branco fit, o romeno…

La Crama Sauvignon Blanc:

Fresco e frutado; Produtor: The Iconic Estate; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Toranja, abacaxi, maçã, e equilibrado com delicadas notas minerais; Harmonização: Mariscos, peru com molho de pêssegos, salada de folhas verdes

Compre aqui

 


 

O branco Torrontés, para harmonizar com salmão com molho cítrico, o argentino…

Altivo Classic Torrontés 2020:

Leve, equilibrado, com bom frescor e final frutado; Produtor: Finca Eugenio Bustos; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Torrontés (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, notas de lichia e flores como rosas e jasmim; Harmonização: Turbante de linguado com espaguete ao pesto, risoto de palmito e queijo brie, frango a passarinho, lula a dorê, quiche de espinafre com ricota, e queijos frescos

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc, para harmonizar com tabule ou salmão com molho branco fit, o chileno…

Vinchante Vin 266 Sauvignon Blanc Central Valley 2020:

Harmonioso, refrescante e frutado; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas intensas de frutas tropicais e cítricas; Harmonização: Estrogonofe de brócolis, salada de camarão, espaguete ao pesto

Compre aqui

 


 

⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com massas integrais com molho de tomate, entre outras receitas, o argentino…

Manos Negras Red Soil Pinot Noir 2018:

Frutado, boa acidez, médio corpo; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 13,3%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Framboesa, cereja, amora, ameixa, mineral, especiarias; Harmonização: Talharim ao sugo, risoto de carne seca com requeijão, cogumelos recheados, escondidinho, rosbife de filé-mignon ao forno, berinjela à milanesa

Compre aqui

 


 

O branco Riesling, para harmonizar com salmão com molho cítrico, o alemão…

Ernst Loosen Private Reserve Riesling 2020:

Um vinho leve, com acidez presente, agradável e equilibrada. Notas cítricas e mineral; Produtor: Ernst Loosen; Teor alcoólico: 12%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Um vinho bem aromático com notas de frutas cítricas amarelas e presença mineral; Harmonização: Peixe ao forno com legumes, camarão empanado, salada de folhas com salmão, arroz de frutos do mar, bolinho de bacalhau, galeto recheado

Compre aqui

 


 

⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com massas integrais com molho de tomate, entre outras receitas, o chileno…

Amaryllis Pinot Noir 2019:

Macio, equilibrado e bastante frutado; Produtor: Sur Valles Wine Group; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas frescas, como morango e cereja; Harmonização: Arroz de pato, mix de cogumelos ao molho teriyaki, codorna assada com batatas

Compre aqui

 


 

O rosé blend, para harmonizar com salmão assado com legumes, entre outras receitas, o francês…

Chapoutier Pays d’Oc Rosé 2020:

Leve e suculento com sabor intenso de frutas vermelhas; Produtor: M. Chapoutier; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Grenache, Cinsault e Syrah (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras; Harmonização: Salada mediterrânea, salmão assado com legumes

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir, para harmonizar com massas integrais com molho de tomate, entre outras receitas, o francês…

Ropiteau Frères Les Plants Nobles Pinot Noir 2019:

Corpo de leve para médio, fresco, taninos delicados, frutado, alcaçuz; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, tosta, baunilha, coco; Harmonização: Iscas de filé mignon acebolado, espaguete à bolonhesa, nhoque de beterraba ao sugo, lagarto recheado, ratatouille e queijos semiduros

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Angus – Como harmonizar a carne com espumante?
Uma carne tão especial pede uma bebida à altura para acompanhar. Angus é uma raça de gado europeia...
arroz à piamontese
O arroz à piamontese é diferente mas tem todos os traços de seu ancestral, o risoto. O arroz...
Espumante Moscatel
O espumante Moscatel é uma daquelas bebidas famosas, com reputação. De fato, ele é conhecido e elogiado mundo...
Alzheimer
O mal de Alzheimer ganhou notoriedade nos últimos anos. Afinal, os diagnósticos ficaram mais precisos e os médicos...
Strogonoff de camarão
Querido de norte a sul do Brasil, o strogonoff ganhou o brasileiro pela simplicidade e versatilidade do prato....
risoto de funghi e vinho
Se você procura receitas para fazer um lindo risoto de funghi e harmonizá-lo com vinho, já dá para...

Cadastre Para receber