Prato português, a bacalhoada já foi adotada até por quem não tem raízes na terra de Cabral.
A bacalhoada é um daqueles pratos que reúne a família em volta da mesa. Todo mundo falando alto e dando altas gargalhadas. Afinal, o prato foi herdado dos portugueses e se tornou um símbolo das festas de família, especialmente das comemorações de fim de ano.
Um dos ingredientes mais famosos do mundo gastronômico, o bacalhau vai da salada às tortas, passando pelo prato principal, sem perder a elegância ou as suas características marcantes. Além disso, pode ser combinado com uma vasta gama de outros ingredientes, desde a tradicional batata até leite de coco. Mas, diante de tanta versatilidade, fica difícil saber como harmonizar a bacalhoada com vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes.
Por isso, com a celebração do Natal se aproximando, o Center Gourmet separou algumas receitas deliciosas de bacalhoada para você fazer bonito no fim de ano. Além disso, você vai descobrir que vinhos podem acompanhar o preparo para destacar os sabores da sua refeição. Mas, antes de ir ao que interessa, você já viu um bacalhau?
Afinal, o que é bacalhau?
Bacalhau é um peixe? O que você acha?
De uma vez por todas: bacalhau não é uma espécie de peixe! Na verdade, é um processo de preservação da carne feita através da salga. Sendo assim, você pode preparar sua bacalhoada com bacalhau de diferentes espécies de peixe. Logicamente, existem os melhores, de carne mais nobre e que entregam um produto de qualidade definitivamente superior aos outros. Por exemplo, o peixe Gadus morhua, que habita as geladas águas do Atlântico Norte, é o mais utilizado para produzir o que é considerado o melhor bacalhau do mundo. Além dele, outras espécies recebem o selo de qualidade de certificação internacional:
- Gadus macrocephalus, do Pacífico;
- Boreogadus saída;
- Arctogadus glacialis, do Ártico.
Mas, você não precisa desistir só por não conseguir comprar um bacalhau norueguês. Afinal, existem alternativas para todos os gostos e para todos os bolsos. No Brasil, a lei determina que só podem ser considerados bacalhaus legítimos, aqueles preparados com peixes específicos, sendo eles:
- Zarbo;
- Saithe;
- Ling.
De fato, esses peixes resultam em bacalhaus dignos de um prêmio! Com lascas grossas, firmes e sabor perfeito. Assim, os outros peixes não podem levar o título de bacalhau, sendo apenas peixes secos e salgados.
O mais importante, porém, é entender bem como o preparo faz diferença na hora de escolher o vinho para harmonizar com sua bacalhoada. Mas, isso é assunto para daqui a pouco. Antes disso, aprenda a seguir como dessalgar o seu bacalhau como um chef.
Como dessalgar o bacalhau
Processo usado para preservar os peixes, a salga deu nome ao ingrediente. Assim, determinadas espécies podem ser chamadas de bacalhau após passar pelo processo.
Coloque as postas de molho em água filtrada por 36 horas, trocando a água de 12 em 12 horas. De fato, esse é o tempo ideal para que o peixe seja dessalgado de forma uniforme. Caso contrário, se você trocar a água muitas vezes e num período curto, ele vai ficar insosso por fora e salgado por dentro. Dica de ouro, essa! Agora, vamos à primeira receita.
Bacalhoada – Comida de Natal
Ingredientes
01 kg de batatas cortadas ao meio
01 pimentão vermelho em tiras
05 cebolas médias cortadas em 4
05 ovos cozidos cortados ao meio
1,5 kg de bacalhau em postas já dessalgado
150g de azeitonas pretas
01 brócolis médio
Cheiro verde e azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Antes de tudo, siga o processo de dessalga. Em seguida, utilize uma panela grande para dispor os ingredientes em camadas. Lembre-se de não deixar o peixe ferver demais. Para isso, deixe que todos os ingredientes cozinhem antes de acrescentar as postas. Assim que o bacalhau estiver cozido, junte o cheiro verde e o azeite de oliva. Porém, pode ser que você prefira outra forma de preparo. Veja a seguir uma alternativa.
Bacalhoada de forno
Ingredientes
03 batatas
01 cebola média
02 ovos cozidos
50g de azeitonas pretas
Cheiro verde
Azeite de oliva
250g de bacalhau em lascas dessalgado
Modo de preparo
De início, aqueça o forno a 180ºC. Enquanto isso, doure a cebola no azeite. Em seguida, corte as batatas ao meio se forem médias ou em 4 partes se forem grandes e cozinhe em água com sal. Com a panela fora do fogo, junte o bacalhau em lascas, as batatas cozidas e uma boa dose de azeite, misturando delicadamente. Depois, coloque o preparo em um refratário e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Por fim, retire do forno, adicione os ovos picados e o cheiro verde. Pronto!
Agora você pode escolher como quer fazer sua bacalhoada. Mas, de bônus, você vai conhecer uma das receitas mais tradicionais de Portugal, o bacalhau de consoada, que tem suas origens na Idade Média. Na época, a Igreja Católica promovia o jejum durante as festas religiosas. Para dar fim ao período de sofrimento devido à privação, era preparado um prato feito com o peixe seco e salgado. Assim, a tradição é comer esse prato na véspera do Natal, na noite de 24 de dezembro. Atualmente, as circunstâncias mudaram, mas o gosto pelo preparo, não. Então, veja como preparar um delicioso bacalhau de consoada.
Bacalhau de consoada
Ingredientes
03 cenouras cortadas em pedaços grandes
03 cebolas cortadas ao meio (espetadas em palitos de churrasquinho, para evitar que elas se despedacem no cozimento)
05 batatas cortadas ao meio
01 repolho desfolhado, sem fatiar
01 acelga desfolhada, sem fatiar
05 postas generosas de bacalhau dessalgado
Sal a gosto
Modo de preparo
Para começar, ferva cerca de 03 litros de água em uma panela grande. Em seguida, adicione um pouco de sal, as cenouras, as cebolas, as batatas e as folhas, deixando que tudo isso ferva e cozinhe os legumes. Nesse momento, você pode conferir o sal e acrescentar as postas de bacalhau. Mas, lembre-se que o peixe não pode ferver demais, para não ficar ressecado. Então, assim que as lascas começarem a se abrir, é hora de desligar o fogo. Para servir, retire as postas e posicione-as delicadamente em um refratário. Ao redor, coloque os legumes separadamente. Por fim, você pode fazer um molho de sua preferência para acompanhar esse prato simples e com muito significado.
Qual vinho vai bem com o bacalhau de consoada?
Aqui, você pode escolher entre os tipos de vinho qual deles mais agrada o seu paladar. Afinal, o preparo não leva muitos temperos, apenas sal. Então, não tem como errar. Sirva um vinho branco de uvas Chardonnay, o curinga, ou um tinto de uvas Pinot Noir. Aliás, você também pode apostar em um rosé para esse prato leve e delicado.
Mas, o assunto é a bacalhoada. Sendo assim, vamos ao que interessa. A seguir, descubra como preparar o prato. Em seguida, saiba como harmonizar vinhos com o bacalhau da melhor forma.
Qual o melhor vinho para beber com bacalhau
Basicamente, existe um vinho ideal para cada preparo feito com o bacalhau. A bacalhoada, por exemplo, assim como o bacalhau de consoada, não possui temperos fortes. Assim, vinhos brancos leves, como Sauvignon Blanc ou até um vinho de uvas Riesling, combinam muito bem com o prato. Mas, se você decidir por um tinto, cuidado para não usar um vinho muito potente. Senão, ele irá dominar o paladar com seus aromas e características fortes, fazendo o peixe sumir ou ficar com um gosto metálico na boca.
Bacalhau no leite
Por outro lado, pode ser que você já decidiu fazer um belo bacalhau no leite ou com nata. Nesses casos, seu vinho precisa ter uma acidez pronunciada para dar conta de limpar o paladar a cada garfada. Para isso, o melhor seria escolher vinhos tintos jovens. O que isso quer dizer? Significa que você deve escolher vinhos feitos para serem consumidos logo que saem no mercado. Eles não são feitos para ficar anos envelhecendo e possuem uma boa acidez para fazer frente à gordura da bacalhoada.
Bacalhau à Gomes de Sá
Nesse modo de preparo do bacalhau, talvez um dos mais famosos das terras lusitanas, o bacalhau é desfiado. Em seguida, de acordo com a receita criada por José Luís Gomes de Sá, negociante de peixes português que viveu entre 1851 e 1926 na cidade de Porto, o peixe dessalgado deve ser imerso em leite por duas horas. Em seguida, ele é levado para assar com os ingredientes tradicionais da bacalhoada: batata, cebola, alho, ovos, azeitonas e azeite.
Para combinar, você pode servir um espumante brut. Afinal, o vinho com pouco açúcar, muito álcool e acidez, traz todo o frescor que falta ao prato. Dessa forma, os sabores se equilibram na boca, dando uma sensação boa e uma experiência muito agradável ao paladar.
Bacalhau com nata
Por fim, temos o bacalhau com nata, receita com a cara e o gosto de Portugal. O preparo aqui resulta em um prato com bastante gordura. Por isso, o vinho precisa ter algumas características que façam frente a toda essa untuosidade. Então, você vai precisar de um vinho que tenha alto teor alcoólico, ou uma acidez elevada, taninos bem presentes ou que tenha a efervescência ideal. Sendo assim, dê preferência para os vinhos secos, com pouco açúcar residual, como espumantes brut ou vinhos tintos jovens.
É você quem decide!
Até aqui, você descobriu o que é bacalhau, viu como preparar deliciosas receitas e quais são os tipos de vinhos mais indicados para acompanhar sua refeição com o pezinho em Portugal. Aliás, como sempre falamos por aqui, a melhor forma de harmonizar um vinho, é com um prato conterrâneo. Ou seja, para não errar de jeito nenhum, combine a bacalhoada com um delicioso vinho português, que pode ser um vinho verde, e bom apetite!
E veja abaixo uma seleta lista de vinhos ideais, em promoção, para cada tipo de bacalhoada
⇒ Um tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o português Grand’Arte Pinot Noir Vinho Regional Lisboa 2017:
Elegante, agradável, aveludado, persistente e frutado, com notas de compota de amoras silvestres e nuances de cedro e chocolate; Produtor: DFJ Vinhos; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Rico e expressivo, com aromas de frutas vermelhas e chá, e toques tostados; Harmonização: Queijo Serra da Estrela, cozido à portuguesa, bolinhos de bacalhau
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/36pJfKn”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco blend, para harmonizar com Bacalhau à Brás
o português Portada Reserva Branco Vinho Regional Lisboa 2021:
Encorpado, macio, saboroso, frutado, refrescante e com final longo; Produtor: DFJ Vinhos; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Fernão Pires, Arinto, Chardonnay e Verdelho (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de frutas brancas e nuances minerais; Harmonização: Caldeirada de peixe, bacalhau à Brás, polvo à Lagareiro
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JDgwSh”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Albariño, para harmonizar com bacalhoada
o espanhol Pionero DO Rías Baixas Albariño 2020:
Corpo de leve para médio, frutado com toques mineral, acidez vibrante que lhe confere bom frescor, final longo; Produtor: Viña Almirante; Teor alcoólico: 13%; Uva: Albariño (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas como pera, pêssego, frutas cítricas, vegetal, toques mineral; Harmonização: Salmão com molho de maracujá, peru recheado com farofa de abacaxi, bacalhoada, empadão de palmito
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3XKu2sX”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut, para harmonizar com bacalhoada
o brasileiro Ballade Brut 2022:
Vinho jovem, leve, equilibrado, frutado, bom volume em boca, acidez vibrante, agradável frescor; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo (vinho blend); Nariz: Frutas tropicais como manga e abacaxi, aromas florais; Harmonização: Bobó de camarão, bacalhoada, peixe frito, pastel de queijo, salada caprese, bolinho de aipim recheado com palmito
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3B2HKhJ”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
O chileno Viña Carrasco DO Valle Central Chardonnay 2022:
Vinho jovem, leve, frutado, acidez agradável e refrescante; Produtor: Luis Felipe Edwards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais como abacaxi e melão, frutas de caroço como pêssego; Harmonização: Risoto de frango, suflê de frango, camarão empanado, quiche de alho-poró
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Wqrbo0″]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Extra Brut, para harmonizar com bacalhoada
O italiano Batasiolo Metodo Classico Extra Brut:
Intenso, cítrico, equilibrado, bom corpo e apresenta acidez marcante; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Pinot Noir e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Notas de frutas brancas, como maçã verde, limão, ervas, acácia, pão torrado e mel; Harmonização: Pato ao molho de laranja, bacalhoada com batatas, risoto de paio, saltimbocca, camarão na moranga com catupiry, espaguete no azeite com vôngole
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3itZdJU”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco blend, para harmonizar com Bacalhau ao forno com batatas (bacalhoada)
o português Casa Burmester Reserva DOC Douro Branco 2021:
Corpo médio, bem estruturado, intenso, frutado com toque mineral, cremoso, acidez vibrante, agradável frescor, final longo; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Gouveio, Rabigato e Viosinho (vinho blend); Nariz: Notas de frutas tropicais maduras como abacaxi, frutas de caroço como pêssego e damasco, frutas verdes como maçã, toques de ervas aromáticas e fumo, mineral; Harmonização: Bacalhau ao forno com batatas, lombo com abacaxi, empadão de palmito com queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AZWa29″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco de Vinho Verde, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o português Piranha DOC Vinho Verde 2021:
Vinho jovem, leve, frutado, acidez vibrante, refrescante; Produtor: Quinta da Lixa; Teor alcoólico: 9%; Uvas: Loureiro e Trajadura (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas, lima, limão; Harmonização: Peixe frito, frango com curry, acarajé, bolinho aipim com queijo, quiche de palmito
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NA2Id0″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chenin Blanc, para harmonizar com Bacalhau ao forno com batatas (bacalhoada)
o sul-africano Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2021:
Vinho jovem, leve, muito frutado, cremoso, acidez vibrante, agradável frescor; Produtor: Nederburg; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chenin Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas de caroço como pêssego e damasco, frutas tropicais como abacaxi e goiaba branca, frutas verdes como maçã e pera, frutas cítricas como lima, toque floral; Harmonização: Bacalhau ao forno com batatas, ceviche de tilápia, lombo com abacaxi, nhoque ao pesto
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3G7hTXE”]Compre aqui[/button]
⇒ Um espumante Nature, também para harmonizar com bacalhau com batata e brócolis
o português JP Reserva Bruto Blanc de Noir 2016:
Frutado, nuance de biscoito, acidez equilibrada e final cremoso; Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Baga (vinho varietal); Nariz: Chá branco, flores amarelas, mel; Harmonização: Bacalhau com batata e brócolis, pizza de presunto parma, ceviche, tábua de frios, filé com mandioca frita, comida asiática condimentada, peixe grelhado
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Kw68f7″]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco blend, também para harmonizar com bacalhoada
o português Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Branco 2020:
Um vinho branco com boa estrutura e peso em boca, textura cremosa, fina acidez com bom frescor, final longo e agradável; Produtor: Casa Relvas; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier (vinho blend); Nariz: Frutas tropicais cítricas amarelas, abacaxi, flores brancas e sutis notas de coco e mel; Harmonização: Bacalhoada, arroz de lula, bisteca suína ao limão, falafel, quiche de palmito com alho poró
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DCOnYv”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o francês Ropiteau Frères AOC Coteaux Bourguignons Chardonnay 2018:
Leve, boa acidez, frutado; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, maçã verde, pêssego, pera, floral, baunilha; Harmonização: Peixes grelhados, frango assado com ervas e legumes, penne ao molho branco, moqueca com pirão, salada de bacalhau, queijos brancos frescos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Ddxp4m”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Las Perdices Malbec 2019:
Bom corpo, taninos macios, frutado, acidez agradável; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, leve toque amadeirado; Harmonização: Ideal para acompanhar carnes vermelhas ou brancas com molhos de especiarias, massas ou peixes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3ulvRjB”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o argentino Terrazas Reserva Chardonnay 2020:
Médio corpo, com bom volume em boca, cremoso no paladar, frutado, acidez média que lhe confere bom frescor, final longo e agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Expressivos aromas de frutas amarelas, pera, toques de baunilha, sutis notas de castanhas torradas, mel e flores de laranjeiras; Harmonização: Lombo suíno ao molho de abacaxi, cação assado com batata e brócolis, peru recheado com farofa de abacaxi, empadão de palmito.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/380koOe”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Gewürztraminer, para harmonizar com Bacalhau com nata
o francês Paul Mas Gewürztraminer 2020:
Corpo médio. Fresco em acidez. Explosão de fruta madura e longo final mineral; Produtor: Domaines Paul Mas; Teor alcoólico: 13%; Uva: Gewürztraminer (vinho varietal); Nariz: Aromas de lichia, pêssegos, especiarias doces e minerais; Harmonização: Cozinha asiática de pescados, bacalhau com natas, gnocchi di patate com burro e salvia, queijos frescos de cabra
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3bpSvRN”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Patas Malbec 2021:
Boa estrutura, personalidade marcante, taninos redondos, final longo e equilibrado; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 12,6%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas frutados, com destaque para cereja e ameixa; Harmonização: Queijo Gruyère, batatas assadas com alecrim, churrasco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wzYueT”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o argentino Manos Negras Pinot Noir 2019:
Frutado, boa acidez, taninos macios; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 12,56%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas, floral; Harmonização: Galeto recheado com farofa de bacon, lombo suíno ao forno, filé à parmegiana, pizza marguerita, penne à carbonara, gratinado de batatas com atum
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JjPeOJ”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o argentino Fran Chardonnay 2021:
Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Paella, creme de abóbora, frango assado com ervas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GmNxAg”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o francês Marie Louise Parisot I.G.P. Pays dOc Malbec 2019:
Robusto, frutado e bom final; Produtor: Marie Louise Parisot; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de ameixa, violeta e especiarias doces (pimenta); Harmonização: Cordeiro, peru, porco assado, pratos com molhos apimentados, de sálvia, molhos cremosos de cogumelos, queijo derretido e, principalmente, queijo azul
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3M3dgzr”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o chileno Templo Sur Limited Series Pinot Noir 2021:
Suculento, redondo e harmonioso, com taninos macios e final persistente; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa; Harmonização: Charcutaria, strogonoff de carne, berinjela à parmegiana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OcNiLx”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Caoba Oaked Malbec 2020:
Harmonioso, com taninos maduros e final persistente; Produtor: Los Haroldos; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e pretas, como cerejas, ameixas e amoras, e notas de baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas, massas, queijos maduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KzYpfz”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o chileno Foresta Winemaker Selection Chardonnay Central Valley D.O. 2020:
Frutado, delicado e harmonioso, com corpo leve e versátil; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Banana, pêssego maduro e frutas tropicais; Harmonização: Tabule com coalhada seca e quibe cru, peixes, quiches e saladas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3II0YdH”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Sauvignon Blanc, para harmonizar com uma Bacalhoada
o uruguaio Pueblo del Sol Sauvignon Blanc 2021:
Um vinho jovem, leve, com acidez presente e agradável, muito refrescante e harmonioso; Produtor: Pueblo del Sol; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutado, notas de frutas cítricas como lima e maracujá. Sutis notas de ervas frescas; Harmonização: Entradas e aperitivos. Também ideal para pratos da culinária vegetariana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ujT8S6″]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Punta Negra Reserva Tradición Malbec 2019:
Bom corpo, ótima persistência, toques refrescantes; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras com nuances florais; Harmonização: Parrillada argentina, pizza fugazzeta, queijos como Emmental ou Gruyère
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qca37W”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto blend, para harmonizar com bacalhau ao forno
o português Portada Reserva Vinho Regional Lisboa 2020:
Complexo, estruturado, saboroso e frutado; Produtor: DFJ; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah/Shiraz, Caladoc e Tannat (vinho blend); Nariz: Aromático, com notas intensas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Cozido à portuguesa, bacalhau ao forno, queijo Emmental
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3xOoqUv”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o francês Ropiteau Frères A.O.C. Bourgogne Chardonnay 2019:
Bom corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi maduro, defumado, mineral; Harmonização: Truta com manteiga de ervas, lombo de porco ao champagne, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, ostras à portuguesa, espaguete com ouriço, queijos moles maturados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qp9bNS”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Velvet Collection Single Vineyard Malbec 2020:
Boa acidez, taninos macios e redondos, longo final; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes grelhadas, pizzas quatro queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BQttnx”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o francês Bouchard Pere & Fils Pommard 2018:
Estruturado e firme, apresenta personalidade marcante; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas maduras, com toques de couro e carvalho; Harmonização: Entrecôte com purê de mandioquinha, arroz de pato, risoto de tomate seco e Parmesão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/33SxjQH”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Punta Negra Reserva Malbec Single Vineyard 2019:
Taninos macios, acidez equilibrada, encorpado e final frutado; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras e especiarias; Harmonização: Massa com molho bolonhesa, cordeiro assado e queijo Parmesão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IsvLef”]Compre aqui[/button]
⇒ Um espumante Brut, para harmonizar com Bacalhau à Gomez de Sá, ou Bacalhau com nata
o espanhol Duet Mousseux Brut:
Equilibrado, saboroso e refrescante; Produtor: Félix Solís; Teor alcoólico: 10,5%; Uvas: Airén e Viúra (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas e toques florais; Harmonização: Frutos do mar, queijos brancos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Ie4xZr”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o francês Cahors Haute Côt(e) de Fruit Malbec 2020:
Refrescante, frutado, com taninos sedosos e textura mineral; Produtor: Fabien Jouves – Domaine Mas del Périé; Teor alcoólico: 12,4%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Muita fruta fresca, ameixas vermelhas, framboesas e notas florais, com ervas e flores; Harmonização: Churrasco, pizzas, hambúrguer
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rp5urZ”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Riesling, para harmonizar com uma Bacalhoada
o australiano Heritage Road Riesling 2018:
Refrescante, equilibrado, levemente doce, com notas de limão; Produtor: McGuigan; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de frutas de caroço e toques florais; Harmonização: Legumes e vegetais assados, queijos frescos, peixes e frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AMNESX”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o espanhol La Couleur Pinot Noir:
Elegante, agradável e bem estruturado; Produtor: IPSA Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas silvestres; Harmonização: Queijo Brie empanado, risoto de cogumelos, strogonoff de carne
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ICFejT”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Belhara Estate Epic Wines Malbec Old Vine Selection 2020:
Aveludado, elegante, intenso, taninos macios, final persistente; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, notas suaves de pimenta e baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas e legumes grelhados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pKqYh2″]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o espanhol Ego de Bacco Pinot Noir 2020:
Agradável, com leves toques tostados, taninos macios e final delicado; Produtor: Ipsa Trading; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de aromas e ameixas; Harmonização: Queijo Brie empanado, risoto de cogumelos, strogonoff de carne
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/30HtPyz”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Sauvignon Blanc, para harmonizar com uma Bacalhoada
o argentino Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2020:
Frutado, leve, boa acidez; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá, pera, cítrico, aspargos, ervas; Harmonização: Sobrecoxa recheada com queijo, atum ao pesto, peixe frito, linguine com abobrinha e camarão, berinjela a role, salada de legumes grelhados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3f6tidb”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o argentino Terrazas de los Andes Altos del Plata Chardonnay 2020:
Corpo de leve para médio, frutado, macio no paladar, acidez agradável e refrescante; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas, frutas cítricas, floral e sutis notas de baunilha; Harmonização: Isca de peixe frito, filé de peixe grelhado com legumes, bolinho de bacalhau, espaguete ao molho branco, quiche de queijo com alho poró
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FDFzRZ”]Compre aqui[/button]
⇒ Um rosé, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o francês Maison Foucher Le Point du Jour A.O.C. Rosé dAnjou 2019:
Frutado, leve, boa acidez, doçura discreta; Produtor: Maison Foucher; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Grolleau Gris e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Floral, framboesa, cereja, morango, amora; Harmonização: Risoto de tomate seco, camarão grelhado com legumes, carpaccio de salmão, beirute de rosbife, salada de bacalhau, tomate recheado
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Emutzu”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o chileno Miguel Torres Gran Reserva Chardonnay 2019:
Possui certa untuosidade, médio corpo, frutado, amadeirado, acidez agradável; Produtor: Miguel Torres; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, pera, melão, baunilha, nuance defumada; Harmonização: Camarões flambados, risoto de bacalhau, filé de peixe recheado com mix de legumes, crepe de frango ao curry, quiche de alho poró, paella
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FqfiWI”]Compre aqui[/button]
⇒ Um espumante Brut, para harmonizar com Bacalhau à Gomez de Sá, ou Bacalhau com nata
o brasileiro Solear Espumante Branco Brut – Edição Especial:
Intenso, fresco e com boa acidez; Produtor: Nova Aliança; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Chardonnay e Riesling Itálico (vinho blend); Nariz: Aromas intensos lembram maçã-verde com notas de pão tostado; Harmonização: Peru assado, peixe branco com molho de ervas, saladas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3nzFMza”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Polo Lindo Colección Privada Malbec 2021:
Equilibrado, boa acidez, taninos macios e redondos, toques frutados e final longo; Produtor: Mendoza Vineyards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Parrillada argentina, espaguete com almôndegas, picanha assada com alecrim
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pV3EhV”]Compre aqui[/button]
⇒ Um branco Sauvignon Blanc, para harmonizar com uma Bacalhoada
o chileno Ímpetu D.O. Valle Central Sauvignon Blanc 2020:
Leve, boa acidez; Produtor: Viña San Pedro; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, herbáceo; Harmonização: Sashimi de salmão, sardinha frita, ceviche, espaguete ao molho branco, bolinho de bacalhau, legumes grelhados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3HHzQfD”]Compre aqui[/button]
⇒ Um espumante Brut, para harmonizar com Bacalhau à Gomez de Sá, ou Bacalhau com nata
o chileno Undurraga Brut:
Leve, frutado, delicada cremosidade, boa acidez; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Chardonnay e Pinot Noir (vinho blend); Nariz: Frutas brancas, frutas amarelas, cítrico, floral; Harmonização: Gravlax de salmão, canapés variados, casquinha de siri, bruschetta de tomate seco com queijo, bolinho de bacalhau, queijos e frutas secas variadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3It6ylg”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino 1907 Malbec 2021:
Equilibrado, boa acidez, taninos macios e redondos, toques frutados e final longo; Produtor: Mendoza Vineyards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Parrillada argentina, espaguete com almôndegas, picanha assada com alecrim
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3eYOxgX”]Compre aqui[/button]
⇒ Um tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o alemão Ernst Loosen Pfalz Edition Winemakers Select Pinot Noir 2020:
Leve, acidez presente, taninos sedosos; Produtor: Ernst Loosen; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Framboesa, cereja, amora, terroso, leve amadeirado; Harmonização: Risoto de tomate seco com brie, lombo suíno, temaki de atum, quiche de Gruyère e Parma, escondidinho de carne seca, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ya57Uc”]Compre aqui[/button]
⇒ Um espumante Brut, para harmonizar com Bacalhau à Gomez de Sá, ou Bacalhau com nata
o australiano Enchanted Tree Brut:
Fresco, boa acidez e cremosidade; Produtor: Quarisa Wines; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sémillon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas cítricas como lima, limão e notas florais; Harmonização: Bacalhoada, burrata com tomate fresco, chester com erva-cidreira e hortelã
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lYNPEm”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco de Vinho Verde, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o português Adega do Marquês Branco Vinho Verde DOC:
Leve, jovem, refrescante e persistente; Produtor: Caves Campelo; Teor alcoólico: 10,5%; Uvas: Loureiro, Trajadura e Arinto (vinho blend); Nariz: Aroma fresco de maçã, limão e pêssego; Harmonização: Peixes, frutos do mar, carnes brancas, aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pNQAcP”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Tinto Negro Malbec Uco Valley 2020:
Um vinho encorpado com rica textura em boca, taninos presentes e macios, boa acidez e refrescante; Produtor: Tinto Negro; Teor alcoólico: 13,7%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Intenso aroma floral e de frutas negras maduras; Harmonização: Carnes vermelhas, pratos com molhos de especiarias, vegetais grelhados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IpwXjI”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o chileno Santa Alícia Chardonnay 2020:
Refrescante, frutado e leve; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas cítricas e flores brancas; Harmonização: Peixes, carnes brancas, saladas, aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3xowSbd”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o chileno Santa Alícia Reserva Pinot Noir Valle del Bío Bío 2020:
Elegante, saboroso e taninos delicados; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas frescas; Harmonização: Carnes vermelhas e brancas grelhadas, queijos moles, cogumelos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3o22ZtT”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino Terrazas de los Andes Reserva Malbec 2018:
Frutado, médio corpo, taninos sedosos, fresco, amadeirado; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Ameixa, cereja negra, especiarias, notas de madeira; Harmonização: Risoto de mignon, picanha suína, bife de tira com chimichurri, cogumelos recheados, talharim com ragu de cordeiro, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3llMNSF”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé blend, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o europeu Comte Bivin Grande Cuvée Rosé 2020:
Fresco, leve, frutado; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas; Harmonização: Frutos do mar, salada de folhas verdes, queijos de pasta mole
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dAVyEh”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco blend, também para harmonizar com Bacalhau à Gomez de Sá
o português Portada Reserva Branco 2019:
Encorpado, macio, saboroso, frutado, refrescante e com final longo; Produtor: DFJ Vinhos; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Fernão Pires, Arinto, Chardonnay e Verdelho (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de frutas brancas e nuances minerais; Harmonização: Caldeirada de peixe, bacalhau à Brás, polvo à Lagareiro
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rbjiGS”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc, para harmonizar com uma Bacalhoada
o australiano The Drover Sauvignon Blanc 2021:
Fresco, corpo médio, final longo; Produtor: Dee Vine Estate; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas de pitaia e maracujá maduros; Harmonização: Filé de linguado grelhado, batata frita, massa ao pesto de manjericão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lvCNWZ”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o francês Ropiteau Frères A.O.C. Pommard Rouge 2017:
Complexo, médio corpo, taninos macios, boa acidez, frutas vermelhas, especiarias, final persistente; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, especiarias, terroso, ervas finas; Harmonização: Boeuf bourguignon, cordeiro grelhado com batatas assadas, galinha d’angola com arroz negro, tagliatelle com lascas de salmão, cogumelos recheados com presunto, queijos semimoles
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rwYTea”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Malbec seco, para harmonizar com Bacalhau com nata
o argentino La Poderosa Malbec 2021:
Frutado, equilibrado, com acidez e corpo agradáveis, taninos macios e final persistente; Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo; Teor alcoólico: 14,4%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de compotas de frutas maduras, com destaque para ameixas; Harmonização: Costelas de porco com molho chilli, roast beef com alecrim e sal grosso, lasanha à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3HbkRt0″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir, para harmonizar com Bacalhau de consoada
o argentino Fin Del Mundo Patagonia Single Vineyard Pinot Noir Limited Edition Finca los Hermanos 2019:
Equilibrado, com acidez refrescante e taninos delicados; Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango e framboesa; Harmonização: Posta de salmão e cogumelos ao molho teriyaki, magret de pato, risoto ao funghi
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3mDqSaa”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco/laranja blend, também para harmonizar com Bacalhau com nata
o português FitaPreta A Laranja Mecânica by António Maçanita 2020:
Cheio, com textura robusta e caráter refrescante; Produtor: António Maçanita; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Arinto, Roupeiro, Verdelho, Antão Vaz, Alicante Branco, Trincadeira-das-Pratas e Fernão Pires (vinho blend); Nariz: Exuberante e intenso, com notas de laranja cristalizada e toques de marmelo; Harmonização: Foie gras, bacalhau com natas, sardinha frita, peixes grelhados e sashimis
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3I1Mhmt”]Compre aqui[/button]