Risoto de funghi – Receitas e harmonização com vinho

risoto de funghi e vinho

Se você procura receitas para fazer um lindo risoto de funghi e harmonizá-lo com vinho, já dá para ver que você tem bom gosto. Para começar, o risoto é um prato para quem ama a boa mesa. Afinal, não é um daqueles preparos que podem ser deixados no fogo e aguardar ficar pronto. Pelo contrário, preparar um bom risoto não é algo demorado, mas exige que você esteja ali, concentrado no cozimento e no ponto do arroz.

Ao mesmo tempo, harmonizar risoto ao funghi e vinho é algo que pede atenção. Mas, não se intimide, de jeito nenhum! Na verdade, o vinho certo vai ganhar vida acompanhando o seu prato. Pois, o risoto tem a capacidade de elevar os sabores de certos vinhos, sem perder o brilho próprio. Dizem até que ele é capaz de fazer vinhos simples parecerem mais refinados. Mas, qual é o vinho certo para acompanhar o seu risoto? A seguir, você vai encontrar receitas maravilhosas de risoto de funghi. Em seguida, vai descobrir como harmonizar o prato com vinhos. Porém, você também vai entender o que é funghi. Afinal, não é um ingrediente muito usado no cotidiano, certo? Então, comece escolhendo sua receita preferida e para saber mais detalhes sobre como harmonizar vinho com outros tipos de risoto, é só clicar aqui.

Receitas de risoto de funghi

Para começar, você vai aprender a fazer um risoto regado ao vinho tinto. Normalmente, o preparo pede um caldo de legumes ou vinho branco. Porém, essa combinação funciona perfeitamente e vai te dar água na boca. Logo abaixo, confira os ingredientes e modo de preparo, que está rico em detalhes, para que você consiga preparar o melhor risoto da sua vida! Então, já sirva uma taça de vinho para ir entrando no clima enquanto prepara seu risoto de funghi. Lembrando que, no final do artigo, você vai encontrar dicas do vinho perfeito para acompanhar cada uma dessas receitas perfeitas.

Risoto de funghi ao vinho tinto

risoto de funghi

Tradicional prato italiano, o risoto ganhou diferentes versões pelo mundo

Ingredientes

02 xícaras de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui)

02 xícaras de vinho tinto seco

01 cebola picada

02 colheres de sopa de manteiga

02 xícara de funghi seco

100 gramas de queijo parmesão picado

Cheiro verde, sal e pimenta do reino

Modo de fazer

Normalmente, a primeira coisa a se fazer é lavar os legumes. Mas, com o funghi, essa etapa é desnecessária. Na verdade, você deve apenas passar um paninho limpo em todos os tipos de funghi que tiver à sua disposição. Em seguida, coloque o funghi no vinho tinto para hidratar por cerca de uma hora. Aliás, além de hidratar, o vinho vai pegar o gosto e seu risoto ao funghi terá uma explosão de sabores. Depois disso, retire-o e reserve o vinho. Enquanto isso, ferva 1L de água com o cheiro verde (salsinha e cebolinha picadas), a cebola, o sal e a pimenta.

A seguir, derreta a manteiga e doure o funghi na panela quente, tomando o cuidado de não deixar queimar. Depois, retire e reserve. Pois, nessa mesma panela, você deve colocar o arroz e refogar para selar os grãos, que possuem bem mais amido que o arroz comum. Dessa forma, ele vai manter a textura e não vai cozinhar demais.

Nesse momento, é hora de regar com metade do vinho tinto. Aos poucos, vá mexendo e acrescendo o vinho, em fogo baixo. De fato, a paciência é a alma desse preparo que não deve secar totalmente, mas também não deve ser coberto com o caldo. A partir de agora, NÃO PARE DE MEXER. Além disso, não deixe secar totalmente. Assim, após utilizar todo o vinho, é hora de acrescentar o caldo quente. Por isso, vá adicionando de concha em concha, até que o arroz fique al dente e a mistura esteja cremosa.

Finalização é tudo!

Agora, coloque um pouquinho mais de caldo e acrescente duas colheres de manteiga gelada, que vai baixar um pouco a temperatura do seu risoto e dar uma encorpada incrível no seu risoto e preparar o terreno para o próximo ingrediente.

Para concluir, adicione aquele parmesão ralado e um pouquinho mais de caldo. Confira o sal e a cremosidade, junte o funghi que já estava pronto, misture bem e aproveite essa delícia cremosa!

A seguir, separamos uma receita para você, que não dispensa um bom prato e um bom vinho, mas que prefere preparos mais leves e com ingredientes integrais. Aliás, essa próxima receita é prova de que é possível comer muito bem, sem exagerar.

Risoto de funghi light

risoto de funghi

O risoto de arroz integral é perfeito para quem leva a sério uma alimentação saudável e não quer sair da linha

Ingredientes

01 xícara e 1/3 de arroz 7 grãos

1/2 xícara de chá de vinho branco seco

01 litro de caldo de legumes bem quente

01 xícara de chá de funghi seco

02 colheres de sopa de azeite

01 cebola picada

02 colheres de sopa de queijo parmesão

01 dente de alho amassado

sal e pimenta do reino

Modo de preparo

Para começar, prepare um caldo de legumes de sua preferência ou utilize um caldo pronto. Em seguida, você deve colocar o funghi no caldo, para infusionar e para hidratá-lo. Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue a cebola até que ela fique murchinha, mas sem queimar. Nesse momento, acrescente o arroz e dê uma leve fritada nos grãos. Então, é chegado o momento de acrescentar o bom vinho branco e ouvir aquele chiado delicioso.

Mas, é agora que a ação começa. Afinal, você não deve parar de mexer. Por isso, baixe o fogo e mantenha o ritmo, adicionando caldo toda vez que começar a secar o preparo. Dessa forma, dentro de uns 15 minutos, o arroz deve estar al dente. Assim, você pode adicionar o funghi hidratado e conferir o sal e a pimenta. Para terminar, junte o queijo, mexa novamente e coloque um pouco mais do caldo, se você gosta do risoto bem molhadinho. Novamente, desligue o fogo, tampe, exercite a paciência por 05 minutos e aproveite!

Agora, se você quer uma extravagância para o fim de semana, esse é seu momento. A partir de agora, você vai descobrir como incorporar creme de leite ao risoto de funghi. Aprecie sem culpa.

Risoto de funghi e creme de leite

risoto de funghi

Mas, tudo bem se deliciar com um prato mais encorpado como o risoto de funghi com creme de leite e um bom vinho!

02 xícaras de chá de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui)

20g de funghi secchi

1,5 litro de caldo de legumes

01 xícara de chá de vinho branco seco

1/2 cebola picada

04 colheres de manteiga gelada

04 colheres sopa de parmesão ralado

01 xícara de chá de creme de leite fresco

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Inicialmente, hidrate o funghi no vinho branco por cerca de uma hora. Enquanto isso, prepare seu caldo de legumes, sem deixar ferver. Ao mesmo tempo, derreta metade na manteiga em outra panela e doure a cebola, acrescentando o arroz em seguida. Baixe o fogo e refogue os grãos por cerca de 04 minutos.

Nesse ponto, retire o funghi e adicione o vinho branco ao arroz, mexendo bem até que comece a evaporar. A partir desse momento, vá acrescentando cerca de uma xícara do caldo por vez e mexendo até começar a secar. Por fim, quando o arroz estiver com uma textura cremosa e al dente, acrescente o funghi e o creme de leite, mexendo bem. Então, desligue o fogo, adicione o restante da manteiga gelada e misture novamente. Para finalizar, coloque o queijo e prove o sal e a pimenta.

Afinal, o que é funghi e o que significa funghi secchi?

funghi

Da esq. para a dir.: cogumelo portobello; shimeji escuro; cogumelo paris. Todos podem ser chamados de funghi

Na verdade, funghi é uma forma de se referir a vários tipos de cogumelos. Geralmente, os mais conhecidos no Brasil são: cogumelo portobello, cogumelo paris, shitake, shimeli branco e shimeji escuro. Ou seja, se você tiver à sua disposição qualquer um desses, seu risoto de funghi está garantido. Aliás, funghi secchi, nada mais é do que qualquer uma dessas variedades desidratada.

Como harmonizar risoto de funghi e vinho

Inicialmente, caso você decida por preparar o risoto de funghi ao vinho tinto, o ideal é harmonizar com vinhos que lembrem fruta no seu paladar e que não tenham alto teor alcoólico. Assim, você pode escolher entre um vinho tinto feito à base da uva Pinot Noir ou um vinho Chianti, que é um italiano da região da Toscana e que possui como uma de suas principais características o aroma frutado acentuado.

Em seguida, temos o risoto de funghi light, que pede um vinho tinto com aromas que lembram cheiros e gostos mais terrosos, como um vinho de uvas Nebbiolo. Mas, ele também combina com um vinho branco Chardonnay que tenha ficado algum tempo em toneis de madeira.

Por outro lado, harmonizar um risoto de funghi com creme de leite e vinho já pede por um vinho branco fresco. Dessa forma, vai haver um equilíbrio de sabores na sua boca depois de cada garfada. Para isso, escolha um vinho de uvas Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Pois, elas possuem personalidade, uma estrutura mais densa, para não sumir diante de toda untuosidade do prato.

Fechando com chave de ouro

Agora você já tem todo o conhecimento que precisa para fazer um risoto de funghi digno de 5 estrelas. Assim, escolha um bom vinho e aproveite para testar seu paladar e descobrir se você prefere vinhos brancos ou tintos para acompanhar seu preparo. Aliás, para descobrir como harmonizar também a sobremesa com vinhos, é só clicar aqui.

E abaixo uma lista seleta de vinhos para se harmonizado de acordo com cada tipo de risoto de funghi:

 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Luca Bosio Vineyards Barolo DOCG 2019:

Harmonioso, potente, estruturado e rico; Produtor: Bosio; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas maduras, especiarias, alcaçuz, violeta e rosa; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos, risoto e massas de molho branco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rKPaov”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

The Original Pinot Noir 2019:

Paladar frutado, de corpo médio e elegante; Produtor: Couleurs d’Aquitaine; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas e couro; Harmonização: Risoto de cogumelos, queijo Camembert, tilápia assada com legumes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LKwuws”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Bonarda, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Nicola Catena Bonarda 2019:

Corpo médio, taninos altos e macios, acidez mediana e com grande volume e persistência; Produtor: Catena Zapata; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Bonarda (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de alcaçuz, especiarias verdes como orégano e tomilho; Harmonização: Carnes grelhadas, risoto ao funghi e queijos curados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/45TPgsS”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o espanhol…

Baron de Gurpegui Gran Reserva DOCa Rioja 2008:

Boa estrutura, acidez viva, taninos sedosos e longa persistência; Produtor: Bodegas Luis Gurpegui Muga; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo, Garnacha e Graciano (vinho blend); Nariz: Aromas de alcaçuz, passas, torrefação e cacau; Harmonização: Paleta suína assada, risoto de funghi, rabada com polenta mole e agrião

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/46bTigJ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Finca La Daniela Reserva Malbec 2018:

Equilibrado, encorpado, frutado, complexo, com taninos presentes e redondos, final persistente e agradável; Produtor: Bodega Barberis; Teor alcoólico: 13,9%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, toques de baunilha, chocolate e toffee, sutil violeta; Harmonização: Picanha wagyu assada, chouriço com molho chimichurri, risoto de funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Xblqwc”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Almaviva 2020 1,5L:

Encorpado, frutas maduras com nuances do tempo em barrica, opulento, suculento, volumoso, equilibrado, taninos polidos e firmes, acidez refrescante, final persistente e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras, com destaque para amora, cassis e morangos silvestres, nuances de especiarias, violeta, baunilha e chocolate amargo, ervas e mineral; Harmonização: Picanha ao molho balsâmico, filé mignon com manteiga de ervas e batatas ao murro, risoto de funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3otfkug”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o português…

Sagrado Vinhas Velhas Tinto 2016:

Encorpado, intenso, estruturado, complexo, volumoso, frutado com nuances da barrica, taninos presentes e polidos, acidez média, final longo; Produtor: Quinta do Sagrado; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Vinhas Velhas (Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Tinta Miúda) (vinho blend); Nariz: Frutas pretas e vermelhas maduras, frutas secas, cassis, chocolate, tabaco, especiarias, toque de couro; Harmonização: Ossobuco com polenta mole, costela defumada, risoto de funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IyJGT9″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o português…

Herdade de São Miguel Reserva Regional Alentejano 2019:

Encorpado, bem integrado, intenso, frutado com notas provenientes da barrica, taninos presentes e redondos, acidez média, final longo e complexo; Produtor: Casa Relvas; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Alicante Bouschet, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Frutas pretas como ameixa, amora e cassis, baunilha, notas de tabaco, sutil mentol, toque mineral, de couro e terroso; Harmonização: Bife ancho ao molho de ervas, risoto de funghi, carne seca com abóbora

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZfQj2h”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Zahir DO Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2014:

Encorpado, potente, frutado com nuances de especiarias, bem integrado, taninos presentes e macios, textura sedosa, boa acidez, final longo e persistente; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 14,9%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas e vermelhas maduras como cereja, ameixa, cassis e framboesa, frutas secas, especiarias como pimenta preta, noz moscada e canela, notas herbáceas e amadeiradas; Harmonização: Bife ancho, lombo de cordeiro ao molho rotie de amora, risoto de funghi, cogumelos salteados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3nBButZ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Almaviva EPU 2019:

Encorpado, redondo, equilibrado, frutado, suculento, textura macia, taninos maduros, acidez média que lhe confere um frescor agradável, final longo e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas e negras maduras como morangos silvestres, cassis e amoras, toques herbáceos, especiarias, alcaçuz e notas de café; Harmonização: Bife angus na parrilla, risoto de funghi, talharim com ragu de costela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3n15DT8″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Refosco dal Peduncolo Rosso, também para ser harmonizado com um risoto de funghi secchi, o italiano…

Fantinel Borgo Tesis DOC Friuli Refosco dal Peduncolo Rosso 2019:

Encorpado, potente e final marcante; Produtor: Fantinel; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Refosco dal Peduncolo Rosso (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas vermelhas, ligeiramente herbáceo; Harmonização: Ossobuco com polenta, risoto de funghi secchi, macarrão com almôndegas, embutidos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KTjbJI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Tannat, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Chac Chac Reserva Tannat 2020:

O paladar mostra grande robustez e corpo, os taninos em equilíbrio com a acidez proporcionam estrutura e volume na boca. Os aromas se confirmam em boca com boa persistência e um toque de cacau; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tannat (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas negras em compota com destaque para ameixa, além de aromas de violeta, tabaco e baunilha; Harmonização: Bife ancho na parrilha, mignon com crosta de mostarda, costeleta de cordeiro com risoto de parmesão, risoto de funghi, polenta mole com ragu de ossobuco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3MVOVze”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Barbera, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Stardust Edição Limitada Taurus Rosso Piemonte DOC 2020:

Equilibrado, frutado, fresco, agradável e macio; Produtor: Mondo del Vino; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Barbera (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de cereja, e frutas silvestres em compota; Harmonização: Risoto al funghi, pancetta assada, massas ao molho bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lx6N83″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Fauna Cellar Selection Malbec 2019:

Densidade e equilíbrio impressionantes no paladar, com boa persistência; Produtor: Casarena Bodegas y Viñedos S.A.; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de violetas, frutas vermelhas e negras, com notas de tabaco e especiarias; Harmonização: Costelinha suína ao barbecue, picanha assada, risoto de funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RBvSKY”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Maison Bouachon Duc de Montefort AOC Gigondas 2018:

Corpo médio para encorpado, elegante, frutado com nuances de tosta e especiarias, taninos macios, acidez agradável, final longo; Produtor: Maison Bouachon; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas negras como cassis e groselha, toques de defumado, tosta, especiarias e chocolate; Harmonização: Risoto de funghi, costela de cordeiro com molho de hortelã, massa all’amatriciana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QX1M3W”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o português…

Pinhal da Torre Protagonista 2017:

Encorpado, bem estruturado, complexo, frutado com nuances da barrica, taninos finos e picantes, boa acidez, final longo, muito completo e elegante; Produtor: Pinhal da Torre; Teor alcoólico: 13,9%; Uvas: Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Franca (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, frutas pretas como cassis, frutas silvestres maduras, notas de cacau e especiarias, toque mineral; Harmonização: Bisteca bovina com legumes, risoto de funghi, picanha assada com crosta de manteiga de ervas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3W2SOnx”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Ricossa Barolo Riserva DOCG 2015:

Paladar intenso, com ótima estrutura e suavidade, final longo; Produtor: Ricossa; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos de chão da floresta, couro, cânfora e rosas vermelhas com um pequeno toque de madeira; Harmonização: Risoto finalizado com trufa, queijos maturados ou massa ao molho de cogumelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VVzJmi”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o português…

Casa Burmester Reserva DOC Douro Tinto 2020:

Corpo de médio para encorpado, frutado, textura sedosa e expressiva, taninos macios, acidez vibrante que proporciona agradável frescor, final longo e complexo; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas maduras, ameixa, framboesa, notas florais, toques minerais e de tosta; Harmonização: T-bone steak com batatas rústicas, risoto de funghi, alcatra ao forno, polenta mole com ragu de costela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PFwfmo”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o americano…

Dark Horse Pinot Noir 2019:

Vinho jovem, corpo leve para médio, frutado, elegante, aveludado, taninos macios, acidez média para alta, final longo e agradável; Produtor: Dark Horse; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, morango e cereja, toques de lavanda; Harmonização: Risoto de cogumelos, sanduíche de rosbife, atum selado com crosta de gergelim

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Hs6HY4″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend francês, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Famille J-M Cazes AOC Pauillac 2017:

Corpo médio para encorpado, volumoso, bem estruturado, frutado com toques de especiarias, taninos presentes e macios, acidez média; Produtor: Jean-Michel Cazes; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas pretas como groselha e cereja, cedro, cacau, tabaco, toques de especiarias; Harmonização: Fondue de carne, risoto de funghi, medalhão de filé mignon ao molho madeira acompanhado por aligot de mandioquinha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Vq4YX3″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend francês, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Rouge 2017:

Encorpado, frutado com em harmonia com o amadeirado, bem integrado, aveludado, elegante, taninos presentes, boa acidez e frescor, final longo e complexo; Produtor: Domaine des Sénéchaux; Teor alcoólico: 15,5%; Uvas: Grenache Noir, Syrah, Mourvèdre, Cinsault, Vaccarèse (vinho blend); Nariz: Expressivo e intenso exalando um buquê jovem dominado por fruta fresca (framboesa e cereja), ligeiramente picante e realçado por uma nota amadeirada; Harmonização: Risoto de cordeiro, boeuf borguignon, ossobuco com polenta trufada, risoto de funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VWOMxv”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Terre da Vino Barolo Riserva DOCG 2015:

Potente e elegante, com taninos e acidez intensos e agradáveis; Produtor: Terre da Vino; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas pretas em compota, com notas de rosas, violetas secas e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça preparados em cocção lenta, pratos com trufas e cogumelos, queijos curados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3V0RT6k”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Carpineto Riserva DOCG Vino Nobile di Montepulciano 2017:

Corpo médio para encorpado, bem integrado e estruturado, frutado com nuances da barrica e toques balsâmicos, complexo taninos presentes, aveludado, acidez vibrante, final longo; Produtor: Carpineto; Teor alcoólico: 14%; Uva: Sangiovese, Canaiolo, Merlot e outras castas autorizadas (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja e groselha, especiarias, sutil violeta. Toque balsâmico, folhas secas, terroso, couro, carvalho e tabaco; Harmonização: Bife ancho na brasa, risoto de funghi, nhoque com ragu de ossobuco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Gwkaxw”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay amadeirado, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o chileno…

Echeverria Reserva Unwooded Chardonnay 2021:

Refrescante, suculento, sedoso, vibrante e com final longo; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay e Viognier (vinho blend); Nariz: Notas intensas de abacaxi, melão maduro, pêssego e baunilha; Harmonização: Risoto ao funghi, frango xadrez, moqueca de camarão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3bXrmpv”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Madame Veuve Point Pinot Noir Bourgogne AOP 2017:

Fresco, delicado e macio; Produtor: Madame Veuve Point; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras; Harmonização: Risoto de funghi e batata recheada

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/eWps3d”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o português…

Casa Burmester Reserva DOC Douro Tinto 2019:

Corpo de médio para encorpado, frutado, textura sedosa e expressiva, taninos macios, acidez vibrante que proporciona agradável frescor, final longo e complexo; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas maduras, ameixa, framboesa, notas florais, toques minerais e de tosta; Harmonização: T-bone steak com batatas rústicas, alcatra ao forno, risoto de funghi, polenta mole com ragu de costela, queijos maturados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dVAxb5″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend de Bordeaux, para ser harmonizado com um risoto de funghi porcini, o francês…

Château Le Vieux Fort AOP Médoc Cru Bourgeois 2019:

Macio, estruturado, com taninos presentes e redondos, e longa persistência; Produtor: Château Le Vieux Fort; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de frutas vermelhas e negras maduras, com toque balsâmico; Harmonização: Carré de cordeiro com aligot de batata, fondue de carne com queijo, risoto de funghi porcini

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BVhq95″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Ventisquero Enclave Valle del Maipo 2015:

Encorpado, redondo, frutado, amadeirado, estruturado, taninos maduros, macios e elegantes, acidez equilibrada, fresco, final longe e agradável; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Petit Verdot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas negras e frutas vermelhas como ameixas, cereja e cassis, notas de baunilha, especiarias, madeira, terra úmida; Harmonização: Carré de cordeiro com aligot, bife ancho com manteiga composta, risoto de funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3c70ROq”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Almaviva 2019:

Encorpado, frutas maduras com nuances do tempo em barrica, opulento, suculento, volumoso, equilibrado, taninos polidos e firmes, acidez refrescante, final persistente e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc, Petit Verdot e Merlot (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, com destaque para framboesa, cassis, mirtilo e morango, delicados toques de café, terra, nuances de especiarias, ervas e mineral; Harmonização: Risoto de funghi, picanha ao molho balsâmico, filé mignon com manteiga de ervas e batatas ao murro

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dCEIYW”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

1922 Syrah Malbec 2020:

Elegante, redondo, acidez equilibrada e taninos macios; Produtor: Bodega Barberis; Teor alcoólico: 13,7%; Uvas: Malbec e Syrah (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, violeta e especiarias doces; Harmonização: Costelinha barbecue, risoto de funghi, churrasco, fettuccine com calabresa, berinjela assada recheada com carne moída, polenta com rabada

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Lsy4Bg”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Almaviva 2019 1,5L:

Encorpado, frutas maduras com nuances do tempo em barrica, opulento, suculento, volumoso, equilibrado, taninos polidos e firmes, acidez refrescante, final persistente e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc, Petit Verdot e Merlot (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, com destaque para framboesa, cassis, mirtilo e morango, delicados toques de café, terra, nuances de especiarias, ervas e mineral; Harmonização: Picanha ao molho balsâmico, filé mignon com manteiga de ervas e batatas ao murro, risoto de funghi, queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3A5J57s”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Ventisquero Herú Valle de Casablanca Pinot Noir 2017:

Médio corpo, frutado, elegante, redondo, taninos aveludados, acidez presente que proporciona um excelente frescor, final longo e agradável; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas silvestres como morangos e framboesas, notas de baunilha e especiarias estão sutilmente entrelaçadas com uma mineralidade tão delicada que juntas criam um vinho charmoso e complexo; Harmonização: Risoto de cogumelos, atum grelhado com purê de mandioquinha, frango assado com batatas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dpoSRv”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Giulia Negri La Tartufaia Barolo 2018:

Linda tensão, com taninos redondos, leve toque de sapidez, terroso e num final longo de incrível complexidade; Produtor: Giulia Negri; Teor alcoólico: 13,86%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Nariz elegante de groselhas, rosas, cerejas, anis e leve toque de especiarias e terra molhada; Harmonização: Queijos intensos, cortes de porco com molho cremoso de cogumelos, vitelo e massas trufadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3aBiLrP”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Don Melchor Cabernet Sauvignon 2019:

Encorpado, estruturado, frutado com nuances da madeira, taninos refinados e delicados, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: Concha y Toro; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Fruta vermelha fresca em abundância, notas florais, groselha, toques herbáceos e de especiarias, nuances de tosta; Harmonização: picanha assada com manteiga de ervas, risoto de funghi, guisado de carne com legumes e batatas, carnes de caça, queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dkTgw9″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon, também para ser harmonizado com um risoto de funghi ao vinho tinto, o argentino…

Terrazas de Los Andes Reserva Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo médio para encorpado, frutado, redondo, taninos firmes, acidez média para alta que lhe confere um bom frescor, final longo, complexo e agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras maduras, cassis, mirtilo, especiarias, tosta e sutis notas herbáceas; Harmonização: Picanha na manteiga de ervas, risoto de funghi ao vinho tinto, polenta mole com ragu de costela, legumes na brasa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3J7I8hV”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Luigi Bosca Malbec 2020:

Encorpado, intenso, frutado, com taninos muito finos. Final longo, elegante e mineral; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutos vermelhos maduros, aromas, notas de alcaçuz e violeta; Harmonização: Parrillada, risoto de cogumelos, paleta de suína ao forno e queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OIzXtP”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay amadeirado, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o argentino…

Nieto Senetiner Chardonnay 2021:

Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/39WgQxh”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Tinta de Toro, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o espanhol…

Terra dUro Selección DO Toro 2016:

Encorpado, com taninos macios e delicado frescor, além de um final frutado com boa persistência; Produtor: Terra d’Uro; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tinta de Toro (vinho varietal); Nariz: Frutado, com notas de framboesas e groselhas, sobre nuances de violetas, tostado e tabaco; Harmonização: Risoto de presunto cru e parmesão, kafta de cordeiro ao forno, risoto de funghi, nhoque com ragu de costela, quibe de berinjela defumada com queijo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vl5NWu”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Syrah, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o australiano…

John Duval Entity Barossa Valley Shiraz 2019:

Encorpado, bem estruturado, opulento, complexo, frutado com nuances de especiarias e toques terrosos, taninos presentes, acidez média, final longo; Produtor: John Duval Wines; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Shiraz (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, ameixa e amora, frutas secas, especiarias doces, anis, cravo, tabaco, chocolate amargo e toques terrosos; Harmonização: Bife ancho na manteiga de ervas, costela suína ao molho barbecue, risoto de funghi, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3yB4moE”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Mataro, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o australiano…

John Duval Annexus Barossa Valley Mataro 2018:

Corpo médio para encorpado, equilibrado, generosos sabores de frutas maduras com nuances minerais, taninos maduros, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: John Duval Wines; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Mataro (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras maduras, floral como rosas e violetas, especiarias, defumado e um toque de carvalho; Harmonização: Filé mignon ao molho madeira, costela no bafo, risoto de funghi, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3I9Z5HP”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Syrah, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Ventisquero Pangea Valle de Colchagua Syrah 2016:

Encorpado, redondo, taninos maduros e firmes, acidez alta, fresco, um vinho bem estruturado, harmonioso equilíbrio entre fruta e madeira, com notas de especiarias e chocolate, final longo, complexo e agradável; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas ricos e complexos, intensos aromas de frutas negras, especiarias, cedro, caramelo e sutis toques minerais especiarias, condimentos e mineralidade proveniente de distintos tipos de solo do Syrah; Harmonização: Carré de cordeiro ao molho de ervas, risoto de funghi, bife ancho ao molho de especiarias

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3a4vIu1″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Almaviva EPU 2018:

Encorpado, redondo, equilibrado, frutado, suculento, textura macia, taninos maduros, acidez média que lhe confere agradável frescor, final longo e complexo; Produtor: Almaviva; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas e negras maduras como morangos silvestres, cassis e amoras, toques herbáceos, alcaçuz, especiarias e notas de café; Harmonização: Bife angus na parrilla, risoto de funghi, talharim com ragu de costela e queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3HVR6xZ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Terre des Anges Pinot Noir 2020:

Delicado, vibrante, com taninos macios e bom equilíbrio; Produtor: Domaines Montariol Degroote; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas como cereja e framboesa; Harmonização: Queijos leves, pizzas de sabores variados, receitas com cogumelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Oyv46x”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Chianti, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Rocca Chianti DOCG 2020:

Equilibrado e harmonioso, com taninos macios; Produtor: Angelo Rocca & Figli SRL; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sangiovese, Canaiolo e Trebbiano Toscano (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e notas mentoladas; Harmonização: Massas, carnes vermelhas assadas, risotos, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3z4nqMR”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês

Maison Bouachon Duc de Montfort A.O.C. Gigondas 2019:

Corpo médio para encorpado, elegante, frutado com nuances de tosta e especiarias, taninos macios, acidez agradável, final longo; Produtor: Maison Bouachon; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas negras como cassis e groselha, toques de defumado, tosta, especiarias e chocolate; Harmonização: Costela de cordeiro com molho de hortelã, risoto de funghi, massa all’amatriciana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3xuGJMY”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Manos Negras Selección de Suelo Pinot Noir 2019:

Frutado, boa acidez, taninos macios; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 11,7%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e mineralidade; Harmonização: Filé mignon ao molho de cogumelos, risoto de funghi, carré de porco assado com batatas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://bit.ly/ManNegrasSelPinNoir19_VTinArg”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Cruz Andina Reserva Pinot Noir Orgânico 2019:

Um vinho bem integrado com taninos suaves e redondos. Delicado, com paladar sedoso, acidez agradável e refrescante; Produtor: Veramonte; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Expressiva notas de frutas vermelhas frescas e sutis notas de especiarias; Harmonização: Risoto de cogumelos, carpaccio de carne, queijo brie com geleia de frutas vermelhas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3y9PIVa”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Antiche Cantine Dei Marchesi Di Barolo Barolo DOCG 2017:

Rico, elegante, taninos macios e envolventes, toques picantes e amadeirados; Produtor: Marchesi Di Barolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Complexo e duradouro, com notas de frutas maduras, especiarias, absinto, tabaco e rosas; Harmonização: Risoto de trufas, Brasato al Barolo, pato assado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3K9KXyv”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Partridge Gran Reserva Pinot Noir 2018:

Em boca é um vinho frutado, delicado e bem estruturado. Taninos macios, suaves e equilibrados, acidez agradável e final elegante; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, baunilha, defumado; Harmonização: Filé mignon ao molho de cogumelos, risoto de funghi, carré de porco assado com batatas, mix de cogumelos na manteiga

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NTkhUw”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Chianti, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2020:

Sua marca é a acidez viva e agradável, amparada por taninos presentes, bom equilíbrio e final frutado; Produtor: Cecchi; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Frutado, traz morangos e cerejas, junto a nuances florais e uma nota que lembra serragem; Harmonização: Filé à parmigiana, pizza de bacon e muçarela, risoto de rabada, lasanha de berinjela, espaguete à bolonhesa, e queijos semiduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LOqm3C”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Ropiteau Bourgogne A.O.C. Hautes-Côtes de Nuits 2019:

Um vinho leve, elegante, delicado, frutado, taninos macios, acidez presente que lhe confere agradável frescor, bom final; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas, especiarias, amadeirado; Harmonização: Risoto de funghi, medalhão de filé mignon, costela suína com cuscuz marroquino, massa folhada com brie e geleia de frutas vermelhas, queijos semi-moles

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NIan8f”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon, para ser harmonizado com um risoto de funghi ao vinho tinto, o argentino…

Terrazas de Los Andes Reserva Cabernet Sauvignon 2019:

Corpo médio para encorpado, frutado, redondo, taninos firmes, acidez média para alta que lhe confere um bom frescor, final longo, complexo e agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras maduras, cassis, mirtilo, especiarias, tosta e sutis notas herbáceas; Harmonização: Picanha na manteiga de ervas, risoto de funghi ao vinho tinto, polenta mole com ragu de costela, legumes na brasa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vzyONk”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Chianti, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Villa Gracchio Chianti DOCG 2020:

Cheio, equilibrado e harmonioso; Produtor: Angelo Rocca & Figli; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras com nuances mentoladas; Harmonização: Carne grelhada, gnocchi ao sugo, queijo Pecorino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3x9R6Xu”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2018:

Bom corpo, taninos macios, elegante, boa acidez, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Terroso, cereja, framboesa, especiarias, toque da madeira, ervas frescas; Harmonização: Salmão na brasa, mignon em redução balsâmica com purê e risoto de cogumelos, faisão ao perfume de rosas, arroz de pato, costeleta suína com couscous marroquino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qGfYBT”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Chianti, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Antica Cantina Brotello Chianti Superiore DOCG 2019:

Frutado, macio e equilibrado; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sangiovese e Canaiolo (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, com sutis notas de baunilha e chocolate; Harmonização: Talharim com molho pesto e tomate confit, alcatra assada com mostarda, moussaka

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wsZNLd”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend encorpado, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum (principalmente se for a versão porcini), o português…

Vinha da Serra Brava Regional Alentejano 2018:

Complexo, encorpado, taninos firmes e macios; Produtor: Ravasqueira; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Aragonez, Touriga Nacional e Viognier (vinho blend); Nariz: Aromas de frutos do bosque, mentol, tosta e cedro; Harmonização: Filé mignon ao molho de gorgonzola, bombom de alcatra ao molho madeira, frango guisado, risoto de funghi porcini

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EFfvq3″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Barolo Riva Leone DOCG 2017:

Encorpado, robusto e equilibrado; Produtor: MGM; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, especiarias, alcaçuz e caramelo; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça assadas, queijos maduros, pratos com cogumelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3tao4oM”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay amadeirado, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o francês…

Ropiteau Frères A.O.C. Bourgogne Chardonnay 2019:

Bom corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi maduro, defumado, mineral; Harmonização: Truta com manteiga de ervas, lombo de porco ao champagne, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, ostras à portuguesa, espaguete com ouriço, queijos moles maturados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Kai1qx”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o espanhol…

La Couleur Pinot Noir:

Elegante, agradável e bem estruturado; Produtor: IPSA Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas silvestres; Harmonização: Queijo Brie empanado, risoto de cogumelos, strogonoff de carne

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3fQptJs”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Chianti, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Fattoria Selvapiana Chianti Rufina DOCG 2014:

Sutilmente frutado, acidez equilibrada, final longo e taninos redondos; Produtor: Fattoria Selvapiana; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Sangiovese, Canaiolo, Colorino e Malvasia Nera (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas com notas herbáceas; Harmonização: Tábua de queijos amarelos, pratos italianos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/Czhay6″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o espanhol…

Ego de Bacco Pinot Noir 2020:

Agradável, com leves toques tostados, taninos macios e final delicado; Produtor: Ipsa Trading; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de aromas e ameixas; Harmonização: Queijo Brie empanado, risoto de cogumelos, strogonoff de carne

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DFQUju”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Giordano Barolo DOCG 2017:

Estruturado, com taninos intensos, acidez alta e bom equilíbrio de frutas; Produtor: Provinco; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos de cerejas, flores, cogumelos, terra e trufas; Harmonização: Risoto de Trufas, Brasato al Barolo, pato assado e queijo Grana Padano

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GyhPiv”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir sem alto teor alcoólico, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Paul Lacroix Pinot Noir 2020:

Elegante, redondo e estruturado, com taninos macios; Produtor: Paquet Frères; Teor alcoólico: 12,2%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Intenso e concentrado, com notas de morango, framboesa e cereja, e notas de marmelo; Harmonização: Queijo Brie empanado, risoto de cogumelos, atum grelhado em crosta de pistache

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3mqqMmg”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Amarone della Valpolicella, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o italiano…

Tenuta SantAntonio Campo dei Gigli D.O.C.G. Amarone della Valpolicella:

Encorpado, boa acidez, taninos aveludados, complexo, intenso, final longo; Produtor: Tenuta Sant’Antonio; Teor alcoólico: 15%; Uvas: Rondinella, Oseleta, Croatina, Corvina Veronese e Corvina (vinho blend); Nariz: Frutas negras maduras, mineral, alcaçuz, pimenta preta, tabaco, especiarias, chocolate; Harmonização: Para ser apreciado sozinho, ou com paleta de cordeiro ao molho de vinho, risoto de funghi com tomate seco, pernil de javali assado, coxa de pato confitada, e queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3w0Bm7f”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Patas Cabernet Sauvignon 2021:

Equilibrado, com taninos adocicados e persistentes; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e especiarias como pimenta; Harmonização: Queijo Parmesão, risoto de cogumelos e nhoque ao sugo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JDReCC”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Fin Del Mundo Patagonia Single Vineyard Pinot Noir Limited Edition Finca los Hermanos 2019:

Equilibrado, com acidez refrescante e taninos delicados; Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango e framboesa; Harmonização: Posta de salmão e cogumelos ao molho teriyaki, magret de pato, risoto ao funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ewCN5g”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Terre da Vino Barolo Riserva DOCG 2013:

Encorpado, com taninos potentes, acidez alta e final persistente; Produtor: Terre da Vino; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Morango, cereja, tabaco, um toque de flores e leve nota terrosa; Harmonização: Ossobuco, pato com especiarias, risoto de trufas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/CuzttZ”]Compre aqui[/button]

 


 

⇒ O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o francês…

Domaine Bouchard Père & Fils Beaune du Château Beaune Premier Cru AOC 2016:

Harmonioso e profundo, com uma agradável maturidade, e taninos densos e finos; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de frutas vermelhas, figo, flores e chocolate; Harmonização: Carré de cordeiro com molho de ervas, Steak au Poivre, risoto ao funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IvyJ2y”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay sem passagem por madeira, para ser harmonizado com um risoto de funghi com creme de leite, o chileno…

Echeverria Reserva Unwooded Chardonnay 2020:

Refrescante, suculento, sedoso, vibrante e com final longo; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de abacaxi, melão maduro, pêssego e baunilha; Harmonização: Risoto ao funghi, frango xadrez, moqueca de camarão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/6qmTn4″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Nebbiolo, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o italiano…

Elvio Cogno Cascina Nuova Barolo DOCG 2017:

Macio, profundo, com taninos intensos e sabor frutado; Produtor: Elvio Cogno; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Rosas, cerejas, especiarias e notas de menta; Harmonização: Massas, carnes vermelhas, queijos saborosos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/BhLHtq”]Compre aqui[/button]

 


 

⇒ O branco Chardonnay, para ser harmonizado com um risoto de funghi com creme de leite, o espanhol…

Marques de La Cruz Chardonnay 2019:

Boa acidez e final longo; Produtor: Bodegas Fernando Castro; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Manga, abacaxi, maça verde e limão; Harmonização: Risoto de camarão, penne ao pesto, peixe ao forno com legumes, salada de bacalhau com grão de bico, escondidinho de atum

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/PY0EC5″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Sauvignon Blanc, para ser harmonizado com um risoto de funghi com creme de leite, o chileno…

Albaclara Sauvignon Blanc 2018:

Persistente, refrescante, saboroso e crocante, com toques de menta e frutas cítricas; Produtor: Haras de Pirque; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas cítricas e toques herbáceos; Harmonização: Caldeirada de mariscos, risoto de camarão, peixe assado com legumes, saladas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/wVVFKl”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Sauvignon Blanc, para ser harmonizado com um risoto de funghi com creme de leite, o chileno…

Vinchante Vin 266 Sauvignon Blanc Central Valley 2020:

Harmonioso, refrescante e frutado; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas intensas de frutas tropicais e cítricas; Harmonização: Estrogonofe de brócolis, salada de camarão, espaguete ao pesto

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/Zs7gCc”]Compre aqui[/button]

 


 

⇒ O tinto Merlot, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o espanhol…

La Couleur Merlot:

Agradável, com leves toques tostados, taninos macios e final delicado; Produtor: IPSA Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de amoras e ameixas; Harmonização: Queijo Gouda, guisado de carne, risoto ao funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KzIFti”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Malbec, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o argentino…

Quimay Selección Especial de Viñedos Malbec 2020:

Macio, equilibrado e final persistente; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 13,8%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas delicadas de flores e frutas como ameixa, mirtilo; Harmonização: Carré de cordeiro, risoto de funghi, assado de tira, frango apimentado e massas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/15U8Gf”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Merlot, também para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o espanhol…

Ego de Bacco Merlot 2020:

Expressivo, fresco e bem estruturado; Produtor: Ipsa Trading; Teor alcoólico: 12%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutos silvestres; Harmonização: Queijo Gouda, guisado de carne, risoto ao funghi

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3yPgp0j”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Finca Patagonia Reserva Pinot Noir Central Valley D.O. 2019:

Equilibrado, refrescante, frutado e macio; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Cereja e groselha; Harmonização: Canapés e massas à caprese

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/32s3mX3″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay amadeirado, para ser harmonizado com um risoto de funghi light, o chileno…

Marques de Casa Concha Chardonnay 2019:

Robusto, intenso e corpo macio. Um vinho com acidez presente e equilibrada que proporciona um final marcante e prolongado; Produtor: Concha y Toro; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, como pera e pêssego. A barrica agrega generosas notas de baunilha e avelãs tostadas; Harmonização: Pratos leves à base de legumes ou grãos, frutos do mar, filezinho de frango frito, ravióli de pera com brie, lasanha com molhos brancos, salada caesar

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/TGMD8Z”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Sauvignon Blanc, para ser harmonizado com um risoto de funghi com creme de leite, o romeno…

La Crama Sauvignon Blanc:

Fresco e frutado; Produtor: The Iconic Estate; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Toranja, abacaxi, maçã, e equilibrado com delicadas notas minerais; Harmonização: Mariscos, peru com molho de pêssegos, salada de folhas verdes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/9mGmct”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Refosco dal Peduncolo Rosso, para ser harmonizado com um risoto de funghi secchi, ou seja, mais intenso, o italiano…

Fantinel Borgo Tesis Friuli DOC Refosco 2017:

Encorpado, potente e final marcante; Produtor: Fantinel; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Refosco dal Peduncolo Rosso (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas vermelhas, ligeiramente herbáceo; Harmonização: Ossobuco com polenta, risoto de funghi secchi, macarrão com almôndegas, embutidos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/8wpFW6″]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend, para ser harmonizado com um risoto de funghi comum, o chileno…

Vik 2014:

Sedoso, fino, com excelente corpo e complexidade, taninos maduros e final elegante; Produtor: Vik; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Cabernet Franc, Carménère, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e negras maduras, com aporte de especiarias, notas de tabaco e tosta; Harmonização: Stinco de cordeiro em redução do próprio molho, risoto de cogumelos, bife ancho com legumes, mignon ao molho madeira com purê de mandioquinha, plateado chileno, carne vermelha na brasa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LmkWfc”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Garnacha, para ser harmonizado com um risoto de funghi secchi e tomate seco, o espanhol…

Cistum D.O. Navarra Garnacha 2018:

Fresco, com boa presença em boca e taninos macios; Produtor: Crianzas y Viñedos Rafael Reverte; Teor alcoólico: 14%; Uva: Garnacha (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e negras, com notas de especiarias doces e pimenta; Harmonização: Cordeiro marroquino, risoto de funghi secchi e tomate seco, linguini com ragu de pato, cabrito à portuguesa, maminha grelhada, queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3J3MAwW”]Compre aqui[/button]

 

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile