Salton, Miolo e Stella Pietro, as dicas do sommelier

Apresentação:

O Brasil cresceu, ganhou prêmios e a Salton, a Miolo e a Stella Pietro são provas disso. Isso não passou desapercebido por nosso sommelier. Hoje, ele explora o vinho tinto nacional e traz uma lista que inclui vinhos dessas vinícolas num bom gosto que poucos do mundo podem competir.

Salton, Miolo e Stella Pietro, lista dos melhores:

1. Vinho tinto brasileiro – Salton Desejo Merlot. Harmonize este saboroso vinho com carnes vermelhas assadas, massas recheadas, queijos de média intensidade.

2. Vinho tinto brasileiro – Salton Campanha Tannat. Harmonize este saboroso vinho com carnes vermelhas assadas, massas recheadas, queijos maturados.

3. Vinho tinto brasileiro – Salton Campanha Marselan. Harmonize este saboroso vinho com carnes vermelhas grelhadas, risotos leve e queijos de maturação média.

4. Vinho tinto brasileiro – Miolo Reserva Merlot 2021. Harmonize este saboroso vinho com carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, arroz carreteiro, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodízio de massas, pizzas clássicas e queijos semiduros.

5. Vinho tinto brasileiro – Miolo Reserva Cabernet Sauvignon. Harmonize este saboroso vinho com carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, arroz carreteiro, baião de dois, rodízio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

6. Vinho tinto brasileiro – Stella Pietro Single Vineyard Merlot. Harmonize este saboroso vinho com carnes grelhadas, massas, queijos envelhecidos. Mas, aos veganos de plantão, é um vinho vegano.

Leia mais sobre estes vinhos

1. Salton Desejo Merlot

Salton Desejo Merlot – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Campanha Gaúcha. Este saboroso vinho é, na boca, macio e aveludado, com taninos suaves e bem integrados, acidez equilibrada, com notas de frutas vermelhas, notas suaves de especiarias e toque de baunilha. Ao nariz, temos aromas de frutas vermelhas maduras, como ameixas, cerejas e amoras, com notas sutis de especiarias, como baunilha e canela, provenientes do envelhecimento em carvalho. Produzido a partir da Merlot com teor alcoólico de 13,5% e serviço entre 16° a 18°C. Um belo vermelho rubi intenso e brilhante em que parte do vinho amadurece em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses e parte em tanques de inox. Um vinho seco.

2. Salton Campanha Tannat

Salton Campanha Tannat – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Campanha Gaúcha. Este saboroso vinho é, na boca, médio corpo, taninos macios, acidez equilibrada e um final de boca marcado por aromas frutados. Ao nariz, temos aromas de frutas frescas, como amora, cereja morango e mirtilo, junto com notas de mentoladas. Produzido a partir da Tannat com teor alcoólico de 13% e serviço entre 16° a 18°C. Um belo vermelho rubi com reflexos violáceos. Um vinho seco.

3. Salton Campanha Marselan

Salton Campanha Marselan – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Campanha Gaúcha. Este saboroso vinho, na boca, tem taninos macios, acidez equilibrada e um final de boca marcado por aromas frutados. Ao nariz, temos notas de frutos silvestres frescos, compota de framboesa e notas mentoladas. Produzido a partir da Marselan com teor alcoólico de 13% e serviço entre 15° a 18°C. Um belo vermelho rubi com reflexos violáceos. Um vinho seco.

4. Miolo Reserva Merlot 2021

Miolo Reserva Merlot 2021 – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Campanha Meridional. Este saboroso vinho é, na boca, encorpado, bem estruturado e com ótima persistência no retrogosto. Ao nariz, temos notas de fruta vermelha madura, que lembra morango e ameixa guardados em madeira. Produzido a partir da Merlot com teor alcoólico de 13,5% e serviço entre 15° a 18°C. Um belo vermelho rubi com tons púrpuras e 6 meses em barricas de carvalho. Um vinho seco.

5. Miolo Reserva Cabernet Sauvignon

Miolo Reserva Cabernet Sauvignon – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Campanha Meridional. Este saboroso vinho é, na boca, estruturado, taninos redondos, bom volume na boca. Ao nariz, traz intensos aromas que expressam o caráter da uva, com as notas da fruta que harmonizam perfeitamente com a madeira do carvalho. Produzido a partir da Merlot com teor alcoólico de 13,5% e serviço entre 15° a 18°C. Um belo vermelho púrpura e 6 meses em barricas de carvalho. Um vinho seco.

6. Stella Pietro Single Vineyard Merlot

Stella Pietro Single Vineyard Merlot – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Serra Gaúcha. Este saboroso vinho é, na boca, corpo médio com taninos macios e aveludados. Ao nariz, traz notas de frutas vermelhas maduras, como cerejas, morangos e ameixas. Produzido a partir da Merlot com teor alcoólico de 12,5% e serviço entre 16° a 18°C. Um belo vermelho vibrante. Um vinho seco.

Conclusão

O Brasil se especializou, se empenhou e produziu bons vinhos, bastante premiados. Essas são vinícolas nacionais muito interessantes. Produzem vinhos compatíveis com os melhores terroirs do mundo. Hoje é um dia em que vamos dar um brinde a todo esse processo e provar o melhor do vinho tinto nacional.

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile