*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Carpineto Riserva DOCG Vino Nobile di Montepulciano 2017
Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Montepulciano
Safra: 2017
Boca: Corpo médio para encorpado, bem integrado e estruturado, frutado com nuances da barrica e toques balsâmicos, complexo taninos presentes, aveludado, acidez vibrante, final longo
Produtor: Carpineto
Uvas: Sangiovese (mínimo 70%), Canaiolo, Merlot e outras castas autorizadas (máximo 30%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja e groselha, especiarias, sutil violeta. Toque balsâmico, folhas secas, terroso, couro, carvalho e tabaco
Visual: Rubi com reflexos granada
Amadurecimento: 2 anos em foudres ovais de carvalho eslavo e também em barricas de carvalho francês de 225 L. Depois, fica entre 6 a 8 meses em garrafa em ambiente com temperatura e umidade controladas antes de ser comercializado
Decantação: 45 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Opte por pratos mais estruturados, como carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho na brasa, risoto de funghi, nhoque com ragu de ossobuco
Breve descrição:
Um vinho centenário cheio de detalhes especiais, há menções históricas que datam de mais de dois mil anos!
Em 1685, Francesco Redi (biólogo italiano) declarou que “de todos os vinhos, Montepulciano é rei”, em 1759, Voltaire elogiou-o em “Candido, ou o Otimismo”, e no século XVIII começou a ser chamado de Nobile, porque era considerado o vinho preferido dos nobres daquela região naquela época.
Intenso e complexo, este rótulo Riserva permanece 2 anos em foudres de carvalho eslavo, barricas de maior capacidade de litros com o propósito de amaciar a bebida sem trazer notas de madeira, a fim de amaciar a bebida sem trazer notas de madeira.
O amadurecimento ocorre também em barris de carvalho francês, dessa vez em barris menores que aumentam a superfície de contato com o vinho e acrescentam corpo, aromas e sabores.
Em seguida, permanece na garrafa por 6 a 8 meses antes da comercialização. Um vinho complexo, intenso e nobre!
Sobre a vinícola:
Fundada em 1967, a Carpineto é uma parceria entre Giovanni Sacchet e Antonio Zaccheo, cuja missão a princípio era produzir um vinho tinto de classe mundial a partir da denominação Chianti Classico.
Foi assim uma partida radical do mercado dos tempos em que a maioria dos Chianti ainda era produzida no estilo tradicional de vinificação.
Dessa forma, os fundadores visionários de Carpineto reconheceram o potencial inexplorado da paisagem toscana. Ao aplicar técnicas modernas de viticultura e vinificação, eles, enfim, excederam drasticamente os padrões de qualidade do momento.
Sob sua liderança, a Carpineto desenvolveu uma premiada reputação internacional por vinhos elegantes de intensidade e extrato acessíveis, além de consistência lançamento após lançamento.
Do mesmo modo, a Carpineto reforçou essas características, mantendo um estilo de vinho acessível devido em parte a um extenso programa de envelhecimento em garrafas.
De fato, os vinhos “Riserva” são envelhecidos em garrafa seis a doze meses a mais do que o tempo mínimo exigido pelas regras de denominação DOCG. Hoje, portanto, a experimentação anda de mãos dadas com o espírito de inovação dos fundadores, junto com o respeito aos valores históricos da Toscana.
A linha de produtos inclui vinhos das mais prestigiadas denominações da Toscana DOCG a vinhos específicos de variedade de grande estrutura, bem como misturas proprietárias inovadoras.
A Carpineto exporta a maior parte de sua produção de vinho para mais de 70 países em todo o mundo. Cerca de 95% da produção de vinho da Carpineto, por fim, é vinho tinto, sendo a maioria vinhos com idade igual ou superior a três anos antes da data de lançamento.
Referências: www.southwestbeverage.com, www.wayne.bottleking.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Carpineto
Para comprar no site parceiro, clique aqui