Fondue e vinho – O casamento perfeito

Fondue

Fondue – O preparo suíço que ganhou o mundo!

Fale a verdade! Fondue é uma daquelas delícias que te dão água na boca assim que a temperatura começa a cair, certo? Aliás, é só chegar o inverno que a gente só pensa em comer e tomar um bom vinho rodeado de amigos ou com o xodó. E tem coisa melhor?

Como sempre, o Center Gourmet pensou em tudo para que você possa se aquecer nessas noites em que você quer se fantasiar de casulo. Por isso, vamos te contar de onde vem esse preparo. Depois, você vai encontrar várias receitas maravilhosas. No final, vamos te dar algumas sugestões de vinhos para fazer da sua noite do fondue um sucesso.

A história por trás do preparo

Bom, não existe dúvida do local de origem do fondue, ele é suíço. Ponto. Porém, existem algumas histórias sobre sua criação. Por um lado, dizem que foi criado séculos atrás, pelos ricos e abastados que inventaram o preparo com queijos caros.

Por outro lado, dizem que foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando os produtores de queijo isolados pelas batalhas, não tinham opção além de juntar todos os restos de queijos e fundi-los (daí o nome) para se alimentar. Na verdade, não dá para garantir qual foi sua origem certa.

O que podemos afirmar, de fato, é que o fondue passou a ser parte da cultura suíça nos anos 1930. Afinal, os invernos rigorosos pedem noites regadas a queijo e vinho. Então, por que não unir o útil ao agradável? Aliás, a bebida também é incorporada ao preparo.

Desse modo, você tem um agente anticoagulante do leite que tempera e acrescenta acidez, trazendo leveza ao prato. Mas, ele não interfere na cremosidade tão atraente, envolvente e aconchegante do fondue. Com o passar do tempo, levado para outros países, o fondue passou a receber interferências de cada lugar. No entanto, talvez as mais conhecidas sejam as criadas nos Estados Unidos: fondue de carne com fondue de chocolate como sobremesa.

Como fazer fondue em casa

Normalmente, é necessário usar uma panela conhecida como Caquelon, feita de pedra, cerâmica ou ferro esmaltado. Mas, por que usar uma panela especial? Porque ela é colocada num apoio e mantida aquecida por uma chama pequenininha ou réchaud, que fica embaixo, impedindo que o queijo esfrie e endureça.

Porém, já imaginou seu preparo grudando no fundo da panela e deixando um gosto amargo de queimado? Nada agradável, não é mesmo? Por isso, os materiais da Caquelon são especiais, mantêm o calor, mas impedem que o queijo grude e queime. Além disso, para mergulhar os ingredientes, usam-se longos garfos especiais.

Mas, pode acontecer de você querer preparar um fondue e não ter uma panela própria. E agora? Não se desespere, existem várias dicas online para você improvisar e manter sua panela aquecida durante o jantar. Agora, se você é fã e quer fazer uma apresentação legal e aconchegante, invista numa panela própria para fondue, você não vai se arrepender.

Receitas incríveis de fondue

A partir de agora, vamos falar sobre o tradicional fondue de queijo, sim. Mas, você também pode experimentar outros tipos de preparo e que dão a mesma satisfação. Para isso, vamos te apresentar receitas incríveis.

Fondue de queijo

Fondue

Receita original, o fondue de queijo pede um bom vinho branco para ter equilíbrio no paladar.

No início, os queijos mais usado nessa receita eram Emmental, Gruyère, ou Gouda também. Mas, não é pecado fazer fondue com outros tipos de queijo na mistura, como Cammembert, Brie ou Taleggio, por exemplo, ou até com muçarela e queijo prato. Hoje em dia, você já encontra preparos prontos para aquecer e comer. Porém, nunca é igual ao fondue fresquinho, preparado por você, concorda? Então, confira essa receita!

Ingredientes

350g de queijo emmental ralado

250g de queijo gruyère ralado

01 dente de alho

250ml de vinho branco seco (01 xícara de chá)

Amido de milho (cerca de uma colher de chá)

Modo de preparo

Para começar, esfregue um dente de alho no fundo da sua panela, que não precisa ser a que vai à mesa. Depois, despeje o vinho branco seco. No entanto, lembre-se de que se o vinho não for bom, o gosto pode deixar a desejar. Então, escolha um vinho à altura da receita (nesse artigo explicamos como escolher um vinho branco para cozinhar).

Aqueça o vinho e em seguida, adicione os queijos e o amido de milho. Mantenha em fogo baixo e mexa sem parar, até ficar bem homogêneo. Por fim, acrescente um copo de requeijão e pimenta-do-reino. Transfira para sua Caquelon ou para a panela que vai à mesa.

Para acompanhar, inove! Além do pão italiano, sirva pedaços pequenos de legumes e vegetais levemente cozidos, como cenoura, couve-flor, tomate cereja, batata, Champignons, por exemplo. Como opção doce, sirva cubinhos de goiabada para fazer uma versão bem moderna de Romeu e Julieta.

Fondue de chocolate

Fondue

Para acompanhar o a receita que leva chocolate, sirva frutas, biscoitos ou marshmallows, com um delicioso Moscato ou até com um Pinot Noir.

Versão americana, essa receita também pode ser usada como sobremesa em outras ocasiões. Afinal, é prática e agrada todo mundo. Geralmente, pode-se misturar chocolate amargo e ao leite, não existe uma regra.

Ingredientes

400g de chocolate ao leite picado

100g de chocolate meio amargo picado

1 lata de creme de leite

1 cálice de licor de Amarula (opcional)

Modo de preparo

Faça uma ganache, aquecendo o chocolate em banho maria e acrescentando o creme de leite. Em seguida, coloque um cálice de amarula ou de licor de café, se quiser aquecer o estômago e o coração. Simples assim!

Para acompanhar, sirva frutas frescas, como banana, morango, uva, kiwi, etc. Ou então, experimente com frutas secas, marshmallows, casquinhas de sorvete ou biscoito Wafer.

Fondue de carne

Fondue

Fondue de carne aceita bem vinhos tintos e brancos.

Na verdade, o fondue de carne tradicional é feito da seguinte forma. Ao invés de queijo ou chocolate, você coloca óleo quente na panela. Por quê? Para que você e sua companhia, usando os longos garfinhos, possam dar uma leve selada nos cubinhos de carne, antes de mergulhá-los em algum molho frio à base de maionese, para não queimar a boca, claro!

Porém, o mais legal dessa versão do fondue, é que você pode viajar nos molhos e dar o seu toque pessoal, acrescentando ingredientes que agradam o seu paladar. Sendo assim, vamos te dar algumas sugestões de molhos para sua carne.

Molho Tártaro

Em um pote charmoso, coloque 01 colher de sopa de cebolinha e a mesma quantidade de salsinha bem picadinhas. Em seguida, acrescente um pepino em conserva em cubinhos bem pequenos e um dente de alho socado. Por fim, adicione cerca de 04 colheres de maionese, sal e pimenta e misture bem.

Molho Oriental

Nesse caso, junte 01 colher de chá de wasabi (pode ser de bisnaga ou o pó hidratado), 02 colheres de sopa de molho Shoyu e 04 colheres de sopa de maionese. Para completar, você pode adicionar um pouco de alho picadinho e misturar bem.

Molho americano

Para esse molho, misture 01 colher de sopa de Ketchup, molho de pimenta a gosto e 03 colheres de maionese. Mas, para dar o toque de mestre, acrescente 01 colher de sopa de conhaque. Aliás, você vai dosando e provando para ver quando está no ponto ideal.

Para acompanhar, você pode servir carnes como filé mignon em cubos, bacon, presunto, linguiça calabresa e até salsicha, todos selados na chapa ou para serem mergulhados no óleo quente.

Molho espanhol

Outra opção, é o molho inspirado na culinária espanhola. Para isso, asse um pimentão vermelho no azeite (ou compre pronto, se você encontrar) e o amasse. Adicione 04 colheres de maionese e uma pitada de açafrão. Para terminar, sal e pimenta. Agora é só se deliciar.

O vinho ideal para degustar com fondue

A princípio, para fondues de queijo, dê preferência para os vinhos brancos servidos bem gelados, em torno de 5ºC. Assim, a acidez e os aromas frescos dos vinhos brancos vão equilibrar a untuosidade do queijo e limpar o paladar. Por exemplo, uvas mais delicadas como Chardonnay e Riesling, ou até mais cítricas como Sauvignon Blanc, vão encaixar muito bem no paladar.

No entanto, nada impede que você se esbalde com um tinto encorpado e de sabor persistente também. Vai do que satisfaz o seu paladar. Mas, cuidado com a mistura tintos – queijos, já que ela é famosa pelas dores de cabeça.

Por outro lado, para o fondue de carne, o ideal é harmonizar com vinhos tintos, com taninos bem presentes, para potencializar o sabor das carnes na boca. No entanto, se você servir carnes brancas, como frutos do mar ou frango, ele também vai combinar com algum vinho branco amadeirado.

Para terminar, para a sobremesa, harmonize o fondue de chocolate com um vinho do porto, que traz um bom teor alcóolico, perfeito para aquecer noites frias. Mas, também dão a doçura que a sobremesa pede.

Fondue e vinhos combinam sim!

Fondue

Escolha sua versão preferida e harmonize com um bom vinho.

Hoje você viu aqui, no Center Gourmet, sobre as origens do fondue. Também encontrou receitas dos tradicionais fondues de queijo, fondue de carne e fondue de chocolate. Mas, lembre-se que você pode dar seu toque pessoal às receitas e tentar novas combinações de acompanhamentos. Agora, você já sabe como fazer um bom fondue e também já sabe como harmonizar o preparo com um bom vinho. Assim, mãos à obra! Prepare a sua versão preferida de fondue e escolha um rótulo para te aquecer no inverno.

Gostou? Compartilhe! Clique aqui para visitar nosso Instagram.

E não se esqueça de conferir abaixo a nossa lista dos melhores vinhos para degustar com um saboroso fondue:

 

Um Cabernet Sauvignon chileno, ideal para fondues de carne,

o Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021:

Redondo, vibrante, de corpo médio e equilibrado, com notas intensas de frutas vermelhas; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de ameixa, morango, pimenta vermelha e especiarias; Harmonização: Fondue de carne, picanha de javali no alho, costela bovina com molho agridoce

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/42wvkJZ”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Punta Negra Block 7 Gran Corte Malbec 2020:

Encorpado, complexo e bastante frutado, com taninos presentes e agradáveis, e boa persistência; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos de frutas negras, como cassis e cerejas pretas, com notas defumadas, de café, e especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molhos vermelhos, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FFYEpK”]Compre aqui[/button]

 


 

Um blend italiano, ideal para fondues de queijo,

o Parelli Rosso Puglia IGT 2021:

Saboroso, redondo, com taninos macios, leve dulçor e final rico em fruta; Produtor: Angelo Rocca e Figli Srl; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Uvas variadas (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras, como cereja, morango e framboesa, e toques de canela; Harmonização: Penne com ragu de linguiça, fondue de queijo, escondidinho de carne seca

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3N4ghBA”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Alae Malbec 2016:

Encorpado, na boca mantém seu caráter frutado, um vinho carnudo, longo, profundo, bem equilibrado, com taninos maduros e macios, acidez média, final longo e complexo; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: No nariz sobressaem aromas a ameixas e frutos vermelhos em geral, acompanhados por notas de violetas, chocolate e baunilha; Harmonização: Risoto de ossobuco, bife ancho com molho chimichurri, cogumelos na brasa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OW9Pgu”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Tempranillo espanhol, ideal para fondues de queijo,

o Castilla Real Tempranillo Crianza La Mancha DO 2019:

Corpo médio, equilibrado, frutado e macio, com taninos sedosos e final longo; Produtor: Vinícola de Castilla; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas vermelhas frescas como cereja, framboesa e morango, e nuances de alcaçuz, ervas frescas, coco e baunilha; Harmonização: Paella Valenciana, costela suína ao molho barbecue, fondue de queijo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3O2SDWo”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto Carménère chileno, também ideal para fondues de carne,

o Sibaris Gran Reserva DO Valle de Colchagua Carménère 2020:

Corpo médio, complexo e intenso, frutado com notas de especiarias, taninos sedosos, acidez média que lhe confere bom frescor, final persistente e delicado; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Carménère (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas pretas como cereja, ameixa madura e mirtilo, notas de especiarias como pimenta negra, notas herbáceas; Harmonização: Fondue de carne, pimentão recheado com carne de soja, pernil assado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3UObBmG”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto Merlot brasileiro, também ideal para fondues de carne,

o Ermínia Perini Merlot 2020:

Caráter fresco, equilibrado e frutado, com final macio e elegante; Produtor: Casa Perini; Teor alcoólico: 13%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Notas de cerejas e morangos, com toques de canela e noz-moscada; Harmonização: Fondue de carne, filé mignon ao molho madeira, queijo Parmesão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IU2BXL”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto blend francês, ideal para fondues de carne,

o Famille J-M Cazes AOC Pauillac 2017:

Corpo médio para encorpado, volumoso, bem estruturado, frutado com toques de especiarias, taninos presentes e macios, acidez média; Produtor: Jean-Michel Cazes; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas pretas como groselha e cereja, cedro, cacau, tabaco, toques de especiarias; Harmonização: Fondue de carne, risoto de funghi, medalhão de filé mignon ao molho madeira acompanhado por aligot de mandioquinha

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3V18tDt”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Bodega Pulenta Wines La Flor Malbec 2020:

Redondo, macio, encorpado, de boa estrutura, taninos agradáveis; Produtor: Pulenta Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas, com toques florais e nuances de baunilha; Harmonização: Parrillada argentina, pizza de quatro queijos, empanadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NPVwcR”]Compre aqui[/button]

 


 

Um branco Sauvignon Blanc neozelandês, ideal para fondues de queijo,

o Cloudy Bay Sauvignon Blanc 2021:

Corpo leve para médio, frutado que remete a frutas tropicais e frutas de caroço com nuances minerais, boa estrutura, acidez vibrante, agradável frescor; Produtor: Cloudy Bay; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas como limão, frutas de caroço como pêssego, frutas tropicais como maracujá, toque herbáceo e floral; Harmonização: Anchova grelhada com molho de maracujá, fondue de queijo, risoto de frutos do mar, ravióli de bacalhau à marinara, ceviche de peixe branco, penne ao molho de camarão, queijos cremosos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BUugV7″]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Fuego Blanco Grand Selección del Viñedo Valle del Silex Malbec 2020:

Bom corpo, acidez vibrante, taninos macios e longa persistência; Produtor: Fuego Blanco; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras e vermelhas, violeta e especiarias doces; Harmonização: Risoto de filé mignon e parmesão, fondue de carne, canjiquinha com cogumelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VcxFrg”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto blend espanhol, ideal para fondues de queijo,

o Enterizo Bobal-Tempranillo Utiel-Requena DOP 2021:

Agradável, redondo, com boa estrutura, e nuances de morango; Produtor: Bodegas Coviñas; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Bobal e Tempranillo (vinho blend); Nariz: Expressivo, com notas de framboesa e amora; Harmonização: Fondue de queijo, pizza de calabresa, costela assada com molho barbecue

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3t0pXU7″]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Escorihuela Familia Gascón Malbec 2021:

Intenso, estruturado, encorpado, macio, frutado e persistente; Produtor: Escorihuela; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromático e frutado, com notas de violeta e nuances de baunilha, coco queimado e caramelo; Harmonização: Costela de boi na brasa, espetinho de vegetais assados, bife à parmegiana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WI5OzX”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto Cabernet Sauvignon chileno, ideal para fondues de carne,

o Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2020:

Redondo, vibrante, de corpo médio e equilibrado, com notas intensas de frutas vermelhas; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de ameixa, morango, pimenta vermelha e especiarias; Harmonização: Fondue de carne, picanha de javali no alho, costela bovina com molho agridoce

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3fxroWp”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto espanhol blend de Rioja, ideal para fondues de queijo,

o Faustino Edición Especial DOCa Rioja 2016:

Macio, redondo, frutado, bem equilibrado; Produtor: Bodegas Faustino S.L.; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo e Mazuelo (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de frutas maduras, especiarias como cravo e canela e um toque de alcaçuz preto; Harmonização: Risoto de grana padano com medalhão grelhado, risoto de ossobuco, fondue de queijo acompanhado com legumes grelhados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CupI9t”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Tempranillo espanhol, ideal para fondues de carne,

o Portia Edición Limitada Crianza DO Ribera del Duero 2019:

Macio, envolvente, redondo, harmonioso, com taninos amigáveis; Produtor: Bodegas Portia; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas como framboesas, morangos, groselhas maduras, aromas de baunilha, amêndoa e cravo; Harmonização: Picanha assada no forno com manteiga e alho, fondue de carne, cogumelo eryngui grelhado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CCbNOI”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto Bordeaux, ideal para fondues de carne com queijo,

o Château Le Vieux Fort AOP Médoc Cru Bourgeois 2019:

Macio, estruturado, com taninos presentes e redondos, e longa persistência; Produtor: Château Le Vieux Fort; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de frutas vermelhas e negras maduras, com toque balsâmico; Harmonização: Carré de cordeiro com aligot de batata, fondue de carne com queijo, risoto de funghi porcini

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dOFWAz”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Riesling alemão, ideal para fondues de queijo,

o Piesport Falkenberg Mosel Riesling 2018:

O foco é mineral, ácido, cheio de emoção e frescor, tensão para evoluir ainda mais e um volume perfeito, do seu amadurecimento; Produtor: Fio Wines; Teor alcoólico: 12,31%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aroma de flores, frutas amarelas, notas cítricas, marmelo e as notas de ardósia quente; Harmonização: Culinária picante, sushi, ostras, schnitzel de porco e tempura de camarão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BzecaY”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Chateau Garbin Malbec 2021:

Boa acidez, taninos macios e redondos, longo final; Produtor: Bodegas Garbin Estate; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes grelhadas, pizzas quatro queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qrh04K”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Riesling alemão, ideal para fondues de queijo,

o Domaine Jean Marie Haag Riesling 2019:

Uma estrutura onde predomina o frescor, com um bom comprimento; Produtor: Domaine Jean Marie Haag; Teor alcoólico: 12,4%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Fino e potente com um belo frescor. Leves notas almiscaradas, cítricos e flores brancas; Harmonização: Preferencialmente com ostras e frutos do mar, salmão defumado, peixe grelhado, frango, chucrute ou queijos de cabra frescos. Peixe cru ou marinado, peixe grelhado ou peixe ou molho de ervas (manjericão, estragão, endro)

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://bit.ly/DomJeanHRiesling19_Fondue”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Chardonnay argentino, ideal para fondues de queijo,

o Nieto Senetiner Chardonnay 2021:

Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GmmCEx”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o BenMarco Valle de Uco Malbec 2020:

Encorpado, intenso, equilibrado, frutado, acidez marcada, taninos firmes e um final longo; Produtor: Susana Balbo Wines; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras, violeta, toques de chocolate e carvalho; Harmonização: Bife ancho parrilla, caponata de berinjela com nozes, costela suína ao molho barbecue, queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BQwEgB”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Laborum Limited Single Block Valle de Cafayate Malbec 2019:

Entrada doce e harmônica, taninos firmes, boa estrutura e longa persistência; Produtor: Bodega El Porvenir de Cafayate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e negras frescas como cereja e amora, notas florais de rosas e violetas, toque especiado de pimenta preta e um leve esfumaçado da barrica; Harmonização: Bife ancho com chimichurri, parrillada, empanada de shimeji

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CE4ZAt”]Compre aqui[/button]

 


 

Um tinto blend italiano demi-sec, também ideal para fondues de queijo,

o Biscardo Valpolicella Ripasso Classico Superiore DOC 2017:

Encorpado, com taninos aveludados e final persistente; Produtor: Biscardo; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Corvina, Molinara e Rondinella (vinho blend); Nariz: Ameixa e groselha maduras, toques defumados, de amêndoas, madeira e uva passa; Harmonização: Costela assada no bafo, fondue de queijo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Ldra2D”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Chardonnay chileno, ideal para fondues de queijo,

o Viña Carrasco DO Valle Central Chardonnay 2021:

Vinho jovem, leve, frutado, acidez agradável e refrescante; Produtor: Luis Felipe Edwards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais amarelas, abacaxi, melão, pêssego; Harmonização: Risoto de frango, camarão empanado, suflê de frango, torta salgada, quiche de queijo, salada com legumes grelhados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wX09KV”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Merlot argentino, também ideal para fondues de carne,

o Wine Festival San Javier Merlot Valle Central DO 2021:

Equilibrado, com sabor de ameixas maduras, taninos macios e final longo; Produtor: Cremaschi Furlotti; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas e toques florais suaves; Harmonização: Fondue de carne, filé mignon ao molho madeira, espaguete à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Atkxpb”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Chardonnay francês, ideal para fondues de queijo,

o Ropiteau Frères AOC Coteaux Bourguignons Chardonnay 2018:

Leve, boa acidez, frutado; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, maçã verde, pêssego, pera, floral, baunilha; Harmonização: Peixes grelhados, frango assado com ervas e legumes, penne ao molho branco, moqueca com pirão, salada de bacalhau, queijos brancos frescos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Qpcr5u”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Luigi Bosca Malbec 2020:

Encorpado, intenso, frutado, com taninos muito finos. Final longo, elegante e mineral; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutos vermelhos maduros, aromas, notas de alcaçuz e violeta; Harmonização: Parrillada, risoto de cogumelos, paleta de suína ao forno e queijos duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3xY786b”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Cabernet Sauvignon argentino, ideal para fondues de carne,

o Dadá Nº 391 Art Cabernet 2020:

Corpo médio com taninos suaves e maduros; Produtor: Finca Las Moras; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas negras, pimenta preta, canela e coco; Harmonização: Fondue de carne, presunto cru, tábua de embutidos, polenta com ragu de linguiça e queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3mXUcYF”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Bodega Norton Barrel Select Malbec 2021:

Elegante, redondo, consistente e de bom corpo; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 14,2%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas maduros de ameixa e figo; Harmonização: Parrillada argentina, risoto de queijo Parmesão, cordeiro assado na manteiga de ervas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EmCKoH”]Compre aqui[/button]

 


 

⇒ Um Chardonnay argentino, ideal para fondues de queijo,

o Nieto Senetiner Fran Chardonnay 2021:

Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Saladas, aperitivos, frutos do mar

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/39e2Crq”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Cabernet Sauvignon chileno, ideal para fondues de carne,

o Los Caserones Winemaker Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Concentrado, elegante, equilibrado, com taninos macios e maduros; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas pretas maduras; Harmonização: Costela com molho barbecue, fondue de carne, queijo Parmesão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vnBgrA”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Fauna Single Vineyard Malbec 2018:

Expressivo, complexo, com taninos macios e um frescor destacado; Produtor: Casarena Bodegas y Viñedos S.A.; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e negras, com componentes herbáceos e mineral ressaltados; Harmonização: Bife de chorizo ao molho de manteiga e ervas, polenta com ragu de cogumelos, massa à matriciana

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lpa1qO”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Cabernet Sauvignon chileno, também ideal para fondues de carne,

o Aros Cabernet Sauvignon 2021:

Vigoroso, harmonioso, taninos redondos; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras, como amora e ameixa; Harmonização: Fondue de carne, hambúrguer com cebola caramelizada, nhoque ao sugo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jXGkfB”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir francês, ideal para fondues de chocolate,

o Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2018:

Bom corpo, taninos macios, elegante, boa acidez, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Terroso, cereja, framboesa, especiarias, toque da madeira, ervas frescas; Harmonização: Salmão na brasa, mignon em redução balsâmica com purê e risoto de cogumelos, faisão ao perfume de rosas, arroz de pato, costeleta suína com couscous marroquino

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JFXsSD”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Nieto Senetiner Fran Malbec 2021:

Harmonioso, elegante e de bom corpo; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,6%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas expressivas de frutas vermelhas, com destaque para ameixa, e nuances de baunilha; Harmonização: Parrillada Argentina, ravióli de queijo com ragu de linguiça, lasanha de berinjela

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wH0h1m”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Merlot argentino, também ideal para fondues de carne,

o Bodega Norton Barrel Select Merlot 2021:

Aveludado, taninos macios e final sedoso; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 13,7%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de cerejas silvestres e framboesas, toques de baunilha e coco; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, fondue de carne, queijo Gouda

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uOU6Yg”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Bodega Norton Elegido Malbec 2021:

Agradável, com taninos macios, e final longo e harmônico; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma fresco, com notas de frutas vermelhas e ameixas; Harmonização: Parrillada argentina, galeto na brasa, empanadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jGz4Va”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Riesling alemão, ideal para fondues de queijo,

o Georg Breuer Charm Riesling 2020:

Perfeita harmonia entre vibrante acidez, notas minerais e leve teor de açúcar; Produtor: Georg Breuer; Teor alcoólico: 11,02%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas frescos de lima, limão, algo de maracujá e pêssego; Harmonização: Aperitivos, salmão gravlax, queijos frescos e cozinhas orientais picantes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3hK4hFY”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Cabernet Sauvignon chileno, também ideal para fondues de carne,

o Expedicion Single Vineyard Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Textura elegante, com taninos firmes, acidez agradável e notas de frutas doces; Produtor: Finca Patagonia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de creme de cassis, frutas vermelhas, café e baunilha; Harmonização: Fondue de carne, pizza de calabresa, espaguete com almôndegas, tábua de queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rGz9g4″]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Punta Negra Reserva Tradición Malbec 2019:

Bom corpo, ótima persistência, toques refrescantes; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras com nuances florais; Harmonização: Parrillada argentina, pizza fugazzeta, queijos como Emmental ou Gruyère

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wvSDrd”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Velvet Collection Single Vineyard Malbec 2020:

Boa acidez, taninos macios e redondos, longo final; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes grelhadas, pizzas quatro queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pehqvb”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Punta Negra Reserva Malbec Single Vineyard 2019:

Taninos macios, acidez equilibrada, encorpado e final frutado; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras e especiarias; Harmonização: Massa com molho bolonhesa, cordeiro assado e queijo Parmesão

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CVwJ1C”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Belhara Estate Epic Wines Malbec Old Vine Selection 2020:

Aveludado, elegante, intenso, taninos macios, final persistente; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, notas suaves de pimenta e baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas e legumes grelhados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ynUIUF”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Caoba Oaked Malbec 2020:

Harmonioso, com taninos maduros e final persistente; Produtor: Los Haroldos; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e pretas, como cerejas, ameixas e amoras, e notas de baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas, massas, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KFCTG7″]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Manos Negras Malbec 2020:

Um vinho bem estruturado, frutado, com frescor de uma acidez equilibra, médio corpo, taninos macios; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 13,7%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas negras, violeta e sutis notas amadeiradas; Harmonização: Risoto de queijo, estrogonofe de carne, talharim com ragu de carne, filé à parmegiana, arroz carreteiro, empanadas de carne

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/30t6hxh”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Punta Negra Tradición Malbec 2020:

Redondo, equilibrado e persistente, com nuances de mirtilo, amora preta, café torrado e canela; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de framboesa, cerejas pretas e cassis; Harmonização: Churrasco, tábua de frios, cozido à portuguesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/34BSXZS”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Tannat uruguaio, ideal para fondues de carne,

o Viñedo Valle de Los Manantiales Gran Bodegón Tannat 2020:

Intenso, fresco, elegante e com um toque mineral; Produtor: Familia Deicas; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tannat (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e negras maduras, florais de rosas e violetas, e um toque de ervas frescas; Harmonização: Picanha assada, costela bovina no bafo, arroz de pato, polenta mole com ragú de ossobuco, sobremesas à base de chocolate amargo

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vu1nLz”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Cabernet Sauvignon chileno, também ideal para fondues de carne,

o Amaryllis Cabernet Sauvignon 2019:

Agradável e vivo, com corpo médio e taninos estruturados; Produtor: Sur Valles Wine Group; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de morango e framboesa, com toques de cacau; Harmonização: Fondue de carne, polenta gratinada com Gorgonzola, picanha recheada com legumes e ervas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ni6I5h”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Finca Piedra Caliza Malbec 2020:

Encorpado, taninos marcados e final longo com notas de carvalho; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras e compota de framboesa e ameixa; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho e queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vd6KRg”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Finca La Escuela Malbec 2018:

Frutas vermelhas, com toques do carvalho; Produtor: Tinto Negro; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas únicos do terroir; Harmonização: Cordeiro assado, pratos com molhos picantes

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3xoD0SG”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Patas Malbec 2021:

Boa estrutura, personalidade marcante, taninos redondos, final longo e equilibrado; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 12,6%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas frutados, com destaque para cereja e ameixa; Harmonização: Queijo Gruyère, batatas assadas com alecrim, churrasco

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/37VZ7Ft”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Chateau Garbin Malbec Reserva 2018:

Estruturado, redondo, com taninos macios e agradáveis; Produtor: Garbin Estate; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma de ameixa, baunilha e tostado; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho, queijo amarelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/mTYm0O”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o La Grupa Gran Seleccion Malbec 2021:

Marcante, taninos aveludados e toques de especiarias; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras como ameixa e toques de pimenta; Harmonização: Churrasco, queijos maduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/Xvz7I0″]Compre aqui[/button]

 


 

Um blend francês, ideal para fondues de carne,

o Chais du Batard Côtes du Rhône Villages Plan de Dieu 2019:

Encorpado, com taninos maduros, boa acidez e final de boca longo; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Amora, mirtilo, pimenta preta e alcaçuz; Harmonização: Filet au poivre, carne de caça e pratos com temperos de ervas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/qPVkGj”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Chateau Garbin Malbec Gran Reserva 2018:

Intenso, redondo e com taninos aveludados; Produtor: Garbin Estate; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas, coco torrado e especiarias doces; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho, queijo amarelos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/f6sTgM”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Fin Del Mundo Patagonia Single Vineyard Malbec Limited Edition Finca Don Eduardo 2018:

Taninos suaves, paladar suculento, final longo; Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aromas de violetas, cerejas pretas, com notas de alcaçuz e erva-doce; Harmonização: Churrasco, queijos maturados, lasanha à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/tZ96wg”]Compre aqui[/button]

 


 

⇒ Um Chardonnay espanhol, ideal para fondues de queijo,

o Bodegas Alcardet Correcto Chardonnay 2020:

Aromas frescos e tropicais, com notas de flores brancas e vegetais; Produtor: Bodegas Alcardet; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Equilibrado, fresco, e com estrutura devido ao seu envelhecimento em borras; Harmonização: Risoto de funghi, salmão grelhado, mariscos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/T3xVRG”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Partridge Gran Reserva Malbec 2018:

Estruturado, amadeirado, taninos presentes, fresco; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras, tosta, especiarias, chocolate; Harmonização: Risoto de funghi, bife de chorizo, filé à Wellington, nhoque com ragu de cordeiro, estrogonofe de mignon, queijos semiduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/q3V7v5″]Compre aqui[/button]

 


 

Um Tannat uruguaio, ideal para fondues de carne,

o Pueblo del Sol Reserva Tannat 2020:

Taninos doces, grande volume e intenso; Produtor: Pueblo del Sol; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tannat (vinho varietal); Nariz: Figo doce, vegetação rasteira, alcaçuz preta e tinta; Harmonização: Churrasco, cordeiro, carne assada, estufadas, animais de caça e queijos curados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/N8yu8I”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Luigi Bosca Terroir Los Miradores Malbec 2018:

Encorpado, excitante pelo frescor de altitude, textura perfeita, sedutora; longo final a frutas secas tostadas; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14,6%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Incontestável riqueza olfativa de amora fresca, incenso, terra úmida, especiarias doces, violeta e ornatos balsâmicos; Harmonização: Risotto de ossobuco, churrasco, carnes de caça como javali e cervo, cassoulet, queijos duros curados

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/NL3Z1H”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Chardonnay francês, ideal para fondues de queijo,

o Bouchard Père & Fils Chardonnay Réserve Bourgogne AOC 2019:

Sabores frutados com textura cremosa e estruturada; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas de polpa branca, como pêssego e pêra; Harmonização: Escargot, Paella, peixes brancos fritos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/kgHPLz”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Manos Negras Stone Soil Malbec 2018:

Concentrado, intenso, taninos macios; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 14,3%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, leve amadeirado, mineral; Harmonização: Picanha ao forno, risoto de parmesão, cordeiro assado, batatas recheadas, fettuccine ao molho de mignon e gorgonzola, queijos semiduros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/2ZYbXiP”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Riesling brasileiro, ideal para fondues de queijo,

Ballade Riesling 2020:

Vinho jovem e agradável, bom frescor devido à sua acidez equilibrada; Produtor: Miolo Wine Group; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos como lima, limão e pomelo; Harmonização: Peixe ao forno com legumes, camarão empanado, salada de folhas com salmão, galeto recheado, arroz de frutos do mar, bolinho de bacalhau

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/86OBdb”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o El Molino Malbec 2021:

Macio, taninos redondos, final longo; Produtor: Grupo Peñaflor; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras como ameixa e cereja; Harmonização: Churrasco, lasanha à bolonhesa

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/rg2CZR”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Chardonnay americano, ideal para fondues de queijo,

o Frei Brothers Reserve Chardonnay 2017:

Bom corpo, boa acidez, final agradável; Produtor: Frei Brothers; Teor alcoólico: 13,9%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Lima, maçã-verde, baunilha; Harmonização: Risoto de bacalhau, ceviche de linguado, camarão cremoso na moranga, bruschetta de atum defumado, palmito gratinado com parmesão e queijos frescos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/K2DhTM”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Malbec argentino, ideal para fondues de carne,

o Viña de Los Andes Malbec 2021:

Encorpado, rico, saboroso e frutado; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 13,9%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas negras maduras e especiarias; Harmonização: Churrasco, aperitivos, pizzas variadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FQX6G2″]Compre aqui[/button]

 


 

Um Tannat uruguaio, ideal para fondues de carne,

o El Taller Tannat Reserva 2019:

Taninos macios e agradáveis, toques tostados e de especiarias; Produtor: Aurora Uruguai; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tannat (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras, com toques de baunilha; Harmonização: Feijoada, massas com molhos condimentados, tábua de queijos, como Parmesão e Gouda

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/xt3VFq”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Sauvignon Blanc francês, ideal para fondues de queijo,

o Roche Mazet Sauvignon Blanc 2019:

Equilibrado, macio e refrescante; Produtor: Grupo Castel; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de flores brancas e frutas cítricas; Harmonização: Salada de abobrinha, queijos suaves, peixes e frutos do mar

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/FRcq6p”]Compre aqui[/button]

 


 

Um Chardonnay argentino amadeirado, ideal para fondues de carne branca,

o Partridge Flying Chardonnay 2020:

Frutado, leve, acidez agradável, amadeirado; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 14%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas maduras, leve amadeirado; Harmonização: Moqueca de cação, risoto de pera com brie, canelone de berinjela com ricota, salada tropical, iscas de peixe com molho tártaro, queijos frescos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/VnjMdu”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco alemão de Pfalz

o Ernst Loosen Private Reserve Riesling 2020:

Um vinho leve, com acidez presente, agradável e equilibrada. Notas cítricas e mineral; Produtor: Ernst Loosen; Teor alcoólico: 12%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Um vinho bem aromático com notas de frutas cítricas amarelas e presença mineral; Harmonização: Peixe ao forno com legumes, camarão empanado, salada de folhas com salmão, arroz de frutos do mar, bolinho de bacalhau, galeto recheado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/wk4yNg”]Compre aqui[/button]

 

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile