Bobó de camarão e vinho – Descubra como harmonizar

Publicado em:

1 3

Descubra como harmonizar bobó de camarão e vinho.

O bobó de camarão é mais uma joia da gastronomia brasileira que vai do inverno ao verão, se adaptando às características regionais e maravilhando quem experimenta. De fato, é comum até quem não é fã de frutos do mar se apaixonar pelo prato. A seguir, descubra como o preparo ganhou as cozinhas e os corações Brasil afora. Em seguida, confira uma receita perfeita e que tipo de vinho harmoniza melhor com esse caldo incrível.

Bobó de camarão, prato típico nordestino

Assim como tantas outras referências da culinária brasileira, o bobó de camarão entrou no país pela Bahia. Durante o século XVII, foi trazido por corações africanos que refletiam na comida feita aqui a saudade que sentiam de casa. Mas, esse prato também passou por adaptações para se tornar a cara do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, é preparado sem azeite de dendê. Além disso, pode ser servido como prato principal ou acompanhamento, frio ou quente, com ou sem leite de coco.

Anteriormente, o bobó era preparado com purê de inhame. No entanto, devido ao tamanho e a toda a diversidade que o país abriga, a cultura brasileira sempre arranja uma forma de se fazer presente. Por isso, o prato foi tomando contornos brasileiros de acordo com cada curva de sua geografia. Por fim, chegou à receita cravada como oficial, com poucas mudanças em relação à receita original.

Com o tempo, só o inhame foi substituído pela brasileiríssima mandioca, que pode também ser chamada de aipim ou macaxeira, dependendo do estado onde é plantada. Mas, também pode ser utilizada a mandioquinha, ou batata baroa. Porém, como o preparo foi sendo “gourmetizado” com o tempo, você pode encontrar outras variações por aí. Mas, nada que descaracterize o bobó de camarão. Basicamente, o prato é feito com camarão cozido em caldo de mandioca, coentro, leite de coco e dendê.

Receita de bobó de camarão

Bobó de camarão

Em cada região do país, o preparo ganhou um toque regional, mas sem perder sua personalidade.

Para começar, é muito importante lembrar que o leite de coco caseiro tem um sabor completamente diferente do industrializado. Mas, caso você nunca tenha feito um bobó de camarão 100% caseiro, mas quer ter a experiência e o sabor únicos desse preparo, daqui a pouco você vai descobrir como transformar coco em leite em poucos passos. Porém, antes disso, aprenda esta receita maravilhosa.

Ingredientes:

01 kg de camarão fresco já limpo

02 vidros de leite de coco (400ml do leite caseiro)

06 colheres (sopa) de azeite de oliva

04 dentes de alho picados e amassados

suco de 01 limão

pimenta-do-reino a gosto

01 kg de mandioca (já é possível encontrar a raiz limpa e picada)

02 colheres (sopa) de azeite de dendê

03 cebolas (01 fatiada em rodelas e 02 raladas)

01 folha de louro

02 latas (ou sachês) de molho pronto de tomate

cheiro-verde picado a gosto

Sal a gosto

02 pimentões verdes bem picadinhos

Modo de preparo:

Logo de início, limpe os camarões e deixe marinando numa mistura de sal, alho, pimenta e suco de limão, enquanto prepara o restante. A seguir, cozinhe a mandioca picada em água com um pouco de sal, o louro e a cebola fatiada. Assim que a mandioca cozinhar bem, acrescente metade do leite de coco (200ml) e após deixar esfriar por um pouco, bata a mistura no liquidificador e reserve.

Enquanto isso, doure as cebolas raladas no azeite e junte o camarão já temperado para fritar. Porém, lembre-se da delicadeza do fruto do mar, por isso não deixe fritar por mais de 04 minutos, se forem grandes e 03 minutos se forem menores. Em seguida, adicione o molho de tomate, o pimentão bem picadinho e o cheiro verde, tampe e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos.

Para finalizar, junte a mandioca batida ao molho de camarão, adicione o restante do leite de coco e o azeite de dendê. Por fim, desligue o fogo assim que começar a ferver e pronto! Você terá um delicioso bobó de camarão.

Como fazer o leite de coco caseiro

Para quem quer experimentar o sabor típico do bobó de camarão preparado no norte e nordeste do Brasil, o ideal é preparar o leite de coco caseiro. Para isso, você vai precisar de um coco (já retirado da fibra) e de 700ml de água morna.

No entanto, se você já pensou na luta que é retirar a polpa do coco, calma que você vai aprender uma dica de ouro agora. Primeiro, retire toda água do coco. Depois, coloque a fruta no forno quente por cerca de 15 minutinhos. A seguir, retire e deixe esfriar. Por fim, com a ajuda de um martelinho (que pode ser o de carne), bata na casca para ir soltando a polpa completamente seca. Então, fim da primeira etapa.

Agora, pique a polpa do coco e bata no liquidificador com 700ml de água morna por cerca de 03 minutos. A seguir, coe passando por um pano de prato limpo ou uma peneira fina. Assim, você prepara seu próprio leite de coco, que pode ser armazenado em recipiente de vidro bem vedado por até 03 dias.

O melhor vinho para tomar com bobó de camarão

Bobó de camarão

Descubra quais os melhores vinhos para acompanhar o seu bobó.

Se você já leu sobre o caldo verde aqui no blog, pode ser que esteja pensando que os mesmo vinhos que casam bem com ele, também vão bem com um belo bobó de camarão, certo? Mas, existem algumas diferenças que é preciso levar em conta na hora de escolher vinhos para diferentes tipos de caldos.

Por exemplo, a textura do caldo verde é ligeiramente cremosa, devido ao amido presente na batata inglesa, principal ingrediente do preparo. Assim, um vinho branco Sauvignon Blanc combina muito bem com a leve cremosidade e frescor que o preparo traz.

Por outro lado, o bobó de camarão tem uma textura quase pastosa, já que a mandioca apresenta ainda mais amido. Sendo assim, o prato pede um vinho que também tenha uma textura, uma sensação de cremosidade na boca, que dê conta de toda essa untuosidade. Do contrário, pode ser que a experiência não seja muito agradável.

Para isso, o ideal é combiná-lo com um Chardonnay. Por quê? Acontece que o Chardonnay apresenta uma textura cremosa na boca. Ou seja, ele não vai brigar com a textura do prato. Mas, qual seria o melhor vinho para servir com o bobó?

Exemplo de vinhos para harmonizar com Bobó de camarão

Bobó de camarão

Que vinho combina melhor com bobó de camarão?

Para começar, podemos citar os chilenos. O vinho branco seco Lauca Reserva Chardonnay 2020, por exemplo, é um vinho que traz notas de frutas como manga e mamão. Assim, ao sentir no nariz essas notas, qual sensação virá à sua boca? De acidez ou de cremosidade? Com certeza, você sentirá a maciez das frutas na boca e é essa sensação que casa perfeitamente com a textura do bobó de camarão. Apresentando excelente qualidade já conhecida dos famosos vinhos chilenos e um preço acessível, vale muito a pena o investimento.

Com baixo teor alcoólico, o branco chileno Canepa Novísimo Chardonnay 2019 é um demi-sec leve, com aroma frutado e uma certa acidez. Sendo assim, ele acompanha bem pratos que têm uma certa gordura, ou untuosidade no paladar. Uma boa massa com um molho branco bem gostoso e bastante queijo, por exemplo, ou o nosso bobó de camarão, são alguns dos preparos que vão conferir a melhor experiência e maior prazer em aproveitar a refeição.

A seguir, podemos indicar o argentino Finca Martha Chardonnay 2020, que apresenta notas de pêssego. Da mesma forma, a cremosidade do vinho na boca se encaixa na textura cremosa do prato. Aliás, esse mesmo vinho pode ser servido com caldo de abóbora, mais encorpado e que leve queijo no preparo. De fato, o rótulo também não custa caro e vale cada centavo.

Para quem quer unir o melhor dos dois mundos…

Agora, se você quer experimentar vinhos com DNA do terroir europeu, podemos sugerir os franceses. Para começar, temos o Bouchard Père & Fils Chardonnay Réserve Bourgogne AOC 2019, que oferece uma experiência maravilhosa na boca ao trazer aromas de pêssego e pêra. Novamente, a textura cremosa das frutas se encaixa na textura do bobó de camarão.

Por fim, descubra o Ropiteau Frères A.O.C. Bourgogne Chardonnay 2016, que além de untuoso e encorpado, tem uma apresentação linda! Aliás, esse é um vinho que dá conta de acompanhar peixes preparados na manteiga, lombo de porco ao Champagne, ostras e queijos moles maturados. Sendo assim, ele também vai criar o equilíbrio perfeito no paladar, quando servido com o bobó de camarão.

Harmonia perfeita

Quer aprender mais sobre vinhos?

Descubra tudo que o maravilhoso mundo dos vinhos tem a oferecer!

Geralmente, harmonizar vinhos e pratos cremosos pode ser um desafio para quem está aprendendo a degustar a bebida. Mas, hoje você aprendeu como preparar um delicioso bobó de camarão e como escolher um vinho que te dê uma experiência prazerosa no paladar.

Você quer descobrir como tirar o máximo proveito de um vinho e ter acesso a dicas valiosas para degustar como um sommelier? Assine nossa newsletter e ganhe um e-book com tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do mundo dos vinhos.

Abaixo uma lista seleta de outros vinhos para uma boa harmonização com bobó de camarão:

 

O branco Chardonnay argentino

Nieto Senetiner Fran Chardonnay 2021:

Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Saladas, aperitivos, frutos do mar

Compre aqui

 


 

O rosé blend chileno

Hielo Sur Secret Blend Rosé D.O. Valle de Colchagua 2021:

Fresco, frutado e suculento; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Syrah e Sauvignon Blanc (vinho blend); Nariz: Intensidade aromática com notas de frutas vermelhas como morango e framboesa; Harmonização: Bobó de camarão, galinhada, chili vegetariano

Compre aqui

 


 

O branco blend do Vale do Curicó

Echeverria Reserva Unwooded Chardonnay 2021:

Refrescante, suculento, sedoso, vibrante e com final longo; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay e Viognier (vinho blend); Nariz: Notas intensas de abacaxi, melão maduro, pêssego e baunilha; Harmonização: Risoto ao funghi, frango xadrez, moqueca de camarão

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Ropiteau Frères Les Plants Nobles Chardonnay 2020:

Leve, frutados com traços amadeirados, elegante, suculento, acidez agradável que lhe confere bom frescor; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, pera, pêssego, leve amadeirado, baunilha; Harmonização: Espaguete com manteiga de ervas, arroz de camarão, quiche lorraine, moqueca de legumes, crepe de frango com queijo

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Ropiteau Frères A.O.C. Mâcon-Villages Blanc 2020:

Leve, frutado com nuances minerais, acidez média, boa persistência; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas como limão, frutas brancas como pera e melão, toques florais e herbáceos, sutis notas minerais; Harmonização: frango grelhado com legumes, arroz de mariscos, abobrinha recheada, saladas variadas e queijos moles

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

La Combe dOr I.G.P. Pays d’Oc Chardonnay 2020:

Um vinho jovem, frutado, leve, harmônico, com acidez agradável, refrescante e final persistente; Produtor: Vignobles & Compagnie; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, abacaxi, maracujá e cítricas; Harmonização: Saladas em geral, caeser salad, tilápia grelhada com arroz negro, peixes gralhados, frango grelhado ao molho bechamel

Compre aqui

 


 

O branco blend argentino

Bodega Privada Blend White Wine 2021:

Fresco e frutado; Produtor: RPB; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Ugni Blanc, Chenin Blanc e Pedro Gimenez (vinho blend); Nariz: Aromas que lembram frutas brancas; Harmonização: Saladas com queijo, bobó de camarão, dadinho de tapioca

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno

Isla Seca Winemaker Selection Chardonnay Central Valley D.O. 2021:

Refrescante, leve e harmônico; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, banana e pêssego maduro; Harmonização: Quibe de abóbora, macarrão cacio e pepe, ravióli de ricota

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino

Nieto Senetiner Chardonnay 2021:

Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Louis Chevallier Chardonnay 2020:

Sensação delicada em boca. Um vinho leve, fresco e frutado; Produtor: Louis Chevallier; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas complexos de frutas cítricas e exóticas, bem como nozes tostadas; Harmonização: Tilápia ao molho de alcaparras, moqueca de legumes, saladas, quiche espinafre com ricota

Compre aqui

 


 

O branco blend português

Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Branco 2019:

Frutado, sedoso e estruturado, acidez presente e agradável, final longo e refrescante leve; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Gouveio, Rabigato e Viosinho (vinho blend); Nariz: Notas de frutas tropicais, abacaxi maduro, toque amadeirado e ervas aromáticas; Harmonização: Espetinho de camarão, bobó de camarão, penne ao molho branco com parmesão, bacalhau ao forno com batatas, empadão de frango com catupiry (ou palmito)

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino

Altivo Classic Chardonnay 2020:

Leve, acidez agradável, frutado, jovem; Produtor: Finca Eugenio Bustos; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas frescas, frutas cítricas frescas, nuance de baunilha; Harmonização: Risoto caprese, camarão na manteiga, saladas, filé de frango com batatas, wrap de ricota e tomate, tabule

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno

Casas Del Bosque Winemakers Selection Chardonnay Valle de Casablanca D.O. 2020:

Redondo, com acidez linear e vibrante, final longo e delicado; Produtor: Viña Casas Del Bosque; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Poderoso, com notas cítricas, flores de pêssego e maçã amarela; Harmonização: Queijo Brie empanado, moqueca de camarão, salada de feijão fradinho com mariscos

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno

Playa Azul Winemaker Selection Sauvignon Blanc Central Valley D.O. 2021:

Frutado, harmonioso, refrescante, fácil de beber; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas brancas e cítricas, com toques florais; Harmonização: Carnes brancas, peixes e frutos do mar, aperitivos, queijos leves

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay argentino

Guanaco West Chardonnay 2021:

Harmonioso, agradável e frutado; Produtor: Agrovit Rural; Teor alcoólico: 12,8%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de maçã-verde e pêssego; Harmonização: Empanadas de queijo, filé de peixe empanado, espaguete ao molho de camarão

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay australiano

The Drover Chardonnay 2021:

Fresco, com toque amanteigado, e notas amadeiradas oriundas da passagem em carvalho; Produtor: Dee Vine Estate; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas cítricas; Harmonização: Tulipa de frango na brasa, lombo suíno, salada de folhas verdes

Compre aqui

 


 

O branco blend português

Flor de Sal III Silver Antão Vaz Chardonnay Vinho Regional Alentejano 2020:

Delicado, frutado, macio, elegante; Produtor: Ervideira; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Antão Vaz e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Aromas frutados, com destaque para notas tropicais; Harmonização: Queijo Coalho à milanesa, camarão na moranga, vinagrete de polvo

Compre aqui

 


 

O rosé Cabernet Sauvignon chileno

Paine Rosé 2021:

Um vinho jovem, leve, frutado, acidez agradável e refrescante; Produtor: VyF Wines; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas frescas; Harmonização: Risoto caprese, espetinho de camarão, isca de peixe empanado, bruschetta de queijo com tomate cereja, bolinho de bacalhau

Compre aqui

 


 

O rosé blend chileno

Calyptra Vivendo Reserve Rosé 2019:

Jovem, leve, frutado, acidez presente; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Syrah e Sauvignon Blanc (vinho blend); Nariz: Morango, cereja, framboesa, floral; Harmonização: Espetinho de camarão, sushi e sashimi, sanduíche de peito de peru, moqueca, torta de frango, quiche de legumes

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno

Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2017:

Médio corpo, boa acidez, final longo, amadeirado; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá maduro, melão, pera, baunilha, amadeirado; Harmonização: Risoto de lula, sashimi de peixe branco, moqueca de robalo com pirão, frango à cordon bleu, lasanha de alcachofra e gorgonzola, queijos frescos

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno

Miguel Torres Gran Reserva Chardonnay 2019:

Possui certa untuosidade, médio corpo, frutado, amadeirado, acidez agradável; Produtor: Miguel Torres; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, pera, melão, baunilha, nuance defumada; Harmonização: Camarões flambados, risoto de bacalhau, filé de peixe recheado com mix de legumes, crepe de frango ao curry, quiche de alho poró, paella

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc americano

Dark Horse Sauvignon Blanc 2019:

Boa acidez, jovem, fresco; Produtor: Dark Horse; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, limão, toranja; Harmonização: Tilápia com molho de limão, risoto de alho poró, camarão, crepe de palmito, salada refrescante de folhas verdes, bruschetta de muçarela de búfala com tomate cereja

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc argentino

Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2020:

Frutado, leve, boa acidez; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá, pera, cítrico, aspargos, ervas; Harmonização: Sobrecoxa recheada com queijo, atum ao pesto, peixe frito, linguine com abobrinha e camarão, berinjela a role, salada de legumes grelhados

Compre aqui

 


 

O rosé Tempranillo espanhol

Bianai D.O.Ca. Rioja Rosado 2020:

Estruturado, sedoso e equilibrado; Produtor: Bodegas Príncipe de Viana; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Complexo, composto de aromas intensos de frutas vermelhas e caramelo; Harmonização: Um rosé estruturado, com boa acidez, então pede pratos com boa intensidade. Moqueca de camarão, fettuccine aos quatro queijos, bruschetta de jamon serrano

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay brasileiro

Solear Chardonnay 2021:

Envolvente, equilibrado, persistente e frutado, com ótimo volume e frescor; Produtor: Nova Aliança; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Elegante, com notas de flores, maçã, pera e abacaxi; Harmonização: Salada de camarão, frango assado com batatas, queijo Brie

Compre aqui

 


 

O rosé Garnacha espanhol

The Wine System Rosenium D.O. Navarra 2020:

Frutado, fresco e final agradável; Produtor: Bodegas Príncipe de Viana; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Garnacha (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, morango e flores; Harmonização: Pizza marguerita, camarão alho e óleo, coxinha de frango, moqueca baiana, mix de cogumelos, quiche de espinafre e presunto, tomates recheados

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Gris alemão

Ernst Loosen Pfalz Edition Pinot Gris 2019:

Leve, boa acidez, cítrico; Produtor: Ernst Loosen; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Gris (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas frescas, cítrico; Harmonização: Bobó de camarão na moranga, risoto de brócolis com parmesão, espetinho de legumes grelhados, espaguete de pupunha ao pesto, empada de alho-poró, tomate confit, queijo empanado

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno

Finca Patagonia Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley D.O. 2021:

Refrescante, macio e levemente cítrico; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Flores brancas, toques cítrico e herbáceo; Harmonização: Aperitivos leves, saladas, peixes

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Paul Lacroix Chardonnay 2020:

Agradável, elegante, generoso, equilibrado, refrescante e frutado; Produtor: Paquet Frères; Teor alcoólico: 12,4%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas e flores brancas, e toques amanteigados e de torradas; Harmonização: Salada de camarão, queijo Coalho, estrogonofe de brócolis

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Bouchard Père & Fils Grand Vin de Bourgogne Meursault Les Clous AOC 2017:

Rico, agradável, com acidez marcante e toques amanteigados; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas brancas e flores, com toques minerais e de brioche; Harmonização: Paella, salada Caesar, peixes assados com legumes

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno

Santa Alícia Chardonnay 2020:

Refrescante, frutado e leve; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas cítricas e flores brancas; Harmonização: Peixes, carnes brancas, saladas, aperitivos

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês

Domaine Tariquet Sauvignon Blanc Côtes de Gascogne IGP 2020:

Elegante, agradável, refrescante, saboroso e frutado; Produtor: Château du Tariquet; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas maduras e flores, com toques minerais; Harmonização: Peixe empanado com molho tártaro, salada de garra de caranguejo, filé de salmão defumado

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Baron Philippe de Rothschild I.G.P Pays dOc Chardonnay 2019:

Untuoso, fresco e com final saboroso; Produtor: Baron Philippe de Rothschild; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas florais, de pêssego, baunilha; Harmonização: Peixe grelhado, frutos do mar, espaguete ao molho Alfredo, lasanha de abobrinha, e queijos como brie

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês

Le Haut Païs Sauvignon Blanc Périgord IGP 2018:

Refrescante, frutado, saboroso; Produtor: Couleurs d’Aquitaine; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de toranja e limão; Harmonização: Carnes brancas, peixes e frutos do mar, aperitivos, queijos leves

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Ropiteau Frères A.O.C. Pouilly-Fuissé Blanc 2019:

Elegante, delicado, corpo de leve para médio, acidez agradável, boa persistência; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 9%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, herbáceo, mineral, floral; Harmonização: Risoto de camarão, ostras frescas, camarão na manteiga, peixes grelhados, casquinha de siri, arroz de polvo

Compre aqui

 


 

O branco Pinot Gris alemão

J. Meyer Pinot Gris Pfalz 2020:

Equilibrado, frutado e refrescante, com nuances de damascos maduros; Produtor: Moselland; Teor alcoólico: 12.5%; Uva: Pinot Gris (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de peras maduras, com toques florais; Harmonização: Risoto de brócolis com Parmesão, bobó de camarão na moranga, espaguete de pupunha ao pesto de manjericão

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne IGP 2020:

Rico, redondo, refrescante e frutado, com caráter floral e amanteigado; Produtor: Château du Tariquet; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas brancas e manteiga fresca, com leve toque de flores e baunilha; Harmonização: Peixes grelhados com legumes, risoto funghi com alho poró, queijos leves

Compre aqui

 


 

O branco Viognier uruguaio

Alto De La Ballena Viognier 2020:

Frutado, com boa textura e acidez equilibrada; Produtor: Alto De La Ballena; Teor alcoólico: 14%; Uva: Viognier (vinho varietal); Nariz: Pêssego, damasco, abacaxi e flores brancas; Harmonização: Comida indiana, peixe assado com ervas, moqueca baiana

Compre aqui

 


 

O rosé blend português

Artefacto Rosé 2020:

Um vinho jovem, leve, frutado, com acidez agradável e refrescante; Produtor: Luís Duarte Vinhos; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, herbal e sutis notas minerais; Harmonização: Pizza marguerita, camarão na moranga, comida japonesa, croquete de frango, quiche de tomate seco, tomates recheados

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc francês

Domaine de Cibadiès Pegasus I.G.P. Pays dOc Sauvignon Blanc 2019:

Frutado, leve e acidez agradável; Produtor: Domaine de Cibadiès; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Pêssego, pera, abacaxi e toque cítrico; Harmonização: Espetinho de camarão, frango grelhado com legumes, salada com lascas de bacalhau, tabule, quiche de alho poró, espaguete ao molho branco

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay chileno

Echeverria Reserva Unwooded Chardonnay 2020:

Refrescante, suculento, sedoso, vibrante e com final longo; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de abacaxi, melão maduro, pêssego e baunilha; Harmonização: Risoto ao funghi, frango xadrez, moqueca de camarão

Compre aqui

 


 

O branco Chardonnay francês

Ropiteau Frères 1er Cru Sous Le Puits A.O.C. Puligny-Montrachet 2018:

Médio corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas, floral, mineral; Harmonização: Risoto de camarão, lagosta gratinada, bacalhoada, fettuccine com frutos do mar, moqueca de badejo, bruschetta de queijo brie e tomate cereja

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno

Albaclara Sauvignon Blanc 2018:

Persistente, refrescante, saboroso e crocante, com toques de menta e frutas cítricas; Produtor: Haras de Pirque; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas cítricas e toques herbáceos; Harmonização: Caldeirada de mariscos, risoto de camarão, peixe assado com legumes, saladas

Compre aqui

 


 

O rosé Pinot Noir alemão

Ernst Loosen Pfalz Edition Pinot Noir Rosé 2019:

Frutado, leve, boa acidez, final agradável; Produtor: Ernst Loosen; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas; Harmonização: Salada com lascas de salmão grelhado, filé de peixe ao molho mediterrâneo, anéis de lula na manteiga, moqueca capixaba, pizza caprese, torta folhada de frango

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno

Ímpetu D.O. Valle Central Sauvignon Blanc 2020:

Leve, boa acidez; Produtor: Viña San Pedro; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, herbáceo; Harmonização: Sashimi de salmão, sardinha frita, ceviche, espaguete ao molho branco, bolinho de bacalhau, legumes grelhados

Compre aqui

 


 

O rosé blend italiano

Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2020:

Fácil de beber, boa acidez, frutado e gastronômico; Produtor: Carpineto; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Canaiolo e Sangiovese (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas, como morango e groselha, associadas aos toques florais; Harmonização: Ceviche de camarão, bobó de frango, pernil grelhado, peixe com fritas, penne ao alho e óleo, legumes na manteiga

Compre aqui

 


 

O branco blend europeu

Baron de Taste Édition Spéciale White Dry:

Fresco, frutado, delicado; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 11,5%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas cítricas e florais; Harmonização: Peixe com molho de camarão, sashimi, talharim ao molho branco

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Ideias de harmonização de vinho e molho de tomate
Introdução Se você é um entusiasta do vinho, é provável que você tenha harmonizado seu vinho favorito com...
5 Vinhos franceses premiados que você precisa experimentar
Introdução Pouco depois de chegar à França, eu tinha certeza de uma coisa: os vinhos franceses eram incríveis....
Os 10 melhores vinhos Malbec que você pode comprar na Internet
Introdução O Malbec é uma das uvas mais populares do mundo, e é fácil ver o porquê. Ele...
Tábua de frios e harmonias com vinhos
Introdução Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se...
Carpaccio, a receita veneziana e suas harmonias com vinhos
Carpaccio é uma das receitas mais famosas da cozinha veneziana. Ela consiste em carne crua, e seu nome...
Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta,...