Vinho Cabernet Sauvignon chileno - Versatilidade e história

Publicado em:

Vinho Cabernet Sauvignon chileno

O vinho Cabernet Sauvignon chileno tem uma história que começa na região de Bordeaux, na França. Afinal, é de lá que vem a famosa uva que dá nome ao vinho, igualmente conhecido e aclamado. 

Center Gourmet te convida para uma breve viagem ao Chile, para conhecer as regiões de cultivo e a história da uva Cabernet Sauvignon. Além disso, veremos as melhores harmonizações para ter uma experiência completa na hora de degustar a bebida.  

Onde tudo começou 

Para começar, conta a história que o vinho foi apresentado aos chilenos no século XVI, época em que o Chile foi colonizado pelos espanhóis. De início, o cultivo da uva Cabernet Sauvignon foi iniciado em pelo menos duas regiões do país: no Norte, por Francisco de Aguirre e na capital, por Diego Garcia de Cáceres, ambos conquistadores espanhóis.

Porém, o processo de aprimoramento da produção e qualidade levou bastante tempo, apesar do clima do país ser bem propício para o cultivo de uvas. Sendo assim, por volta do fim dos anos 1700, o Chile ganhava notoriedade no mundo dos vinhos, exportando parte de sua produção e atraindo investimento para seus vinhedos. 

A história da Cabernet Sauvignon no Chile

Vinho Cabernet Sauvignon chileno 

Na verdade, foi só após o Movimento de Independência do Chile, no ano de 1817, que as coisas mudaram drasticamente no cenário vínico. Como resultado, o país passou a criar uma identidade própria, mais distante da grande influência europeia anterior. 

Somado a isso, por volta de 1850, o Chile começou a importar frutas que, com o tempo, foram cultivadas no país. Isso incluía as uvas vindas da região de Bordeaux, como a Cabernet Sauvignon. 

Além disso, uma desgraça para as maiores vinícolas do mundo, acabou trazendo luz sobre os vinhos chilenos. Paralelamente à ascensão chilena, houve uma grande epidemia de filoxera, praga que acomete as raízes dos vinhedos, na Europa. 

No entanto, pelo seu clima único, a Cordilheira dos Andes de um lado e o Oceano Pacífico do outro, o Chile foi poupado da tragédia que arruinou vinhedos inteiros. Como resultado, o vinho Cabernet Sauvignon chileno entrou no século XX com o pé direito! 

Reflexo da Guerra nos vinhos chilenos 

Infelizmente, a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945, conseguiu ofuscar todo o progresso que as vinícolas e vinhos chilenos levaram séculos para alcançar. Desse modo, os prêmios e o reconhecimento no mercado mundial, deram lugar a um hiato de décadas na produção de vinhos. 

Com o tempo, a situação conseguiu ficar pior. Com a queda gritante do preço das uvas e da procura pela bebida, os lucros com a produção se tornaram quase inexistentes. Por fim, muitas vinícolas fecharam as portas e suas videiras foram destruídas. 

A volta por cima 

Gradualmente, os conflitos internos na política do país foram sendo solucionados. Em seguida, o governo passou a oferecer incentivos para alavancar a produção dos vinhos. Aliado a isso, temos a vasta experiência do país na produção de vinhos e o clima perfeito para o cultivo de uvas. 

Foi assim que o vinho Cabernet Sauvignon chileno e tantos outros voltaram a ganhar espaço nas prateleiras, mesas e paladares em todo o mundo. De fato, eles ocupam uma parte do mercado no Brasil e não dá sinais de que vai se acomodar.  

As regiões que produzem a Cabernet Sauvignon 

Vinho Cabernet Sauvignon chileno

Anteriormente, já destacamos o solo chileno como um dos principais fatores para a adaptação da Cabernet Sauvignon no país. De fato, várias regiões do Chile guardam características próprias que dão às uvas suas nuances e sabores. 

A partir de agora, veremos algumas das regiões produtoras e de que forma elas contribuem para o produto final. 

  • Vale de Colchagua 

Seja bem-vindo ao metro quadrado mais caro do país! Aliás, toda a região está ocupada por vinícolas e com razão. O solo da região é visto pelos especialistas como o melhor terroir para cultivo de uvas tintas de todo o país. Sendo assim, a uva Cabernet Sauvignon é uma das mais adaptadas à região. 

É nessa região que está localizada uma pequena faixa de terra conhecida como Apalta, que exibe um solo peculiar, unindo calcário, areia e cascalho. Como resultado, as uvas ali produzidas apresentam uma elegância acima da média, contrastando com as uvas mais concentradas das regiões vizinhas. 

O Vale de Colchagua está mais ao sul do país e tem um clima predominantemente quente e seco, com alguma variação ao longo de sua extensão. Adicionalmente, por estar próxima ao mar, a brisa dá às uvas o refrigério suficiente para equilibrar com o calor diurno, que pode passar dos 30°C no verão. O vinho Cabernet Sauvignon da região é um dos melhores. 

  • Maipo

A uva Cabernet Sauvignon é a estrela da região de Maipo. Afinal, ela se adaptou perfeitamente ao clima e ao terroir do Maipo. Mais próxima de Santiago, a região é o destino ideal para turistas e apreciadores de um bom vinho chileno. Os colonizadores espanhóis que citamos no início, começaram aqui a produção de uvas no Chile. 

  • Vale Rapel

O clima e solo do Chile são simplesmente impecáveis quando se trata de produzir uvas tintas. Todavia, isso não quer dizer que o país também não saiba cultivar variedades brancas. Afinal, é dessa região que sai cerca de 25% de toda a produção vinícola do país. 

Prova disso, é que o Vale Rapel, além de ser conhecido por entregar excelentes safras de Cabernet Sauvignon e outras uvas tintas, exibe também uvas brancas. Por exemplo, Chardonnay e Sauvignon Blanc são algumas das cepas que você vai encontrar na região. Além disso, os produtores da região também têm tido bastante sucesso com a Malbec. 

  • Aconcágua

O vinho Cabernet Sauvignon chileno da região de Aconcágua costuma ser mais equilibrado e com um potencial de guarda maior que os de outras regiões. Isso porque, contrastando com o clima quente do país, a região apresenta noites mais frias. Consequentemente, as uvas resultam em vinhos com maior concentração de compostos fenólicos ou taninos. 

Além disso, a região de Aconcágua ocupa uma grande extensão de terra ensolarada. Mas, as principais áreas de cultivo estão nas que têm maior altitude. Dessa forma, as uvas que saem dali têm aromas mais maduros, como frutas secas e especiarias. 

  • Cachapoal

Novamente, o clima quente é o grande destaque da região. Sendo assim, a Cabernet Sauvignon se adaptou muito bem ao local e é parte importante de toda produção vinícola de Cachapoal. 

De dia, as temperaturas podem chegar aos 34°C. Por outro lado, devido à proximidade da Cordilheira dos Andes, as noites mais frias da região são um detalhe importante. Na verdade, as uvas amadurecem com o calor e descansam durante a noite, voltando ao processo de maturação no dia seguinte. 

Além disso, é durante a noite que a região recebe uma névoa muito bem-vinda, para que as frutas absorvam água e amadureçam de forma perfeita. Por fim, podemos citar a drenagem do solo como um último fator para os excelentes resultados obtidos no cultivo de uvas tintas na região e produção de vinhos como o Cabernet Sauvignon chileno. 

O que comer com vinho Cabernet Sauvignon 

Vinho Cabernet Sauvignon chileno

A versatilidade do Cabernet Sauvignon chileno é digna de nota. De fato, ele vai fácil de um jantarzinho até um senhor jantar, com pratos variados. Mais do que isso, é possível combinar a bebida com aperitivos também. 

No entanto, existem algumas exceções. Como bem se sabe, a alquimia dos ingredientes no paladar é que faz com que o vinho se complete a um prato. Sendo assim, cuidado com frutos do mar, já que tendem a destacar aquela sensação de gosto metálico do vinho Cabernet Sauvignon chileno. 

Adicionalmente, é bom evitar alimentos com muitos conservantes, como alimentos industrializados e muito processados. Pois, também acabam modificando os aromas presentes no vinho. 

Pratos para um vinho Cabernet Sauvignon chileno 

Vinho Cabernet Sauvignon chileno

  • Frios e petiscos 

No mundo dos vinhos, a passagem por barrica de carvalho é um divisor de águas no processo de produção da bebida. De fato, esse estágio dá ao vinho a capacidade de equilibrar sabores mais salgados, ácidos e picantes presentes nos pratos. 

Dessa forma, você pode combinar um Cabernet Sauvignon com queijos duros, salame ou copa e castanhas temperadas, que ele vai dar a sofisticação necessária ao encontro. Como resultado, ele traz ao paladar uma presença sem dominar tudo.  

  • Entradas leves 

De fato, se o seu vinho Cabernet Sauvignon chileno é um pouco mais leve na boca, equilibrando acidez e taninos, sirva acompanhado de bruschettas com tomates frescos ou até mesmo espetinhos de tomate cereja, mussarela e manjericão. 

  • Carnes vermelhas 

Porém, se o seu rótulo escolhido é um vinho com taninos mais fortes e que trazem aquela secura ao paladar, escolha cortes de carne com mais gordura. Assim, você pode pensar em um churrasco requintado, com picanha temperada com sal e alecrim.  Por outro lado, você também pode servir uma boa costela assada, vitela ou contrafilé bem temperados e vai ser final feliz na certa! 

Por fim, é bem difícil errar com um Cabernet Sauvignon chileno. E hoje você viu aqui, no Center Gourmet, como a Cabernet Sauvignon se tornou uma das uvas mais importantes do Chile, onde é cultivada e como fazer o casamento perfeito entre o vinho e um bom prato na sua boca. 

Gostou? Compartilhe com os amigos que vão querer ir visitar as vinícolas chilenas com você.

Aproveite para conhecer outras curiosidades e maravilhas do mundo dos vinhos e escolher seu vinho Cabernet Sauvignon chileno no nosso site. 

 

O exemplar do Vale de Rapel

Reyna Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Rapel D.O. 2020:

Redondo, frutado e com taninos marcantes; Produtor: Bodegas Tagua Tagua; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de cereja madura, café e tabaco; Harmonização: Lombo de cordeiro com Aligot, batata rosti com carne seca, fettuccine à bolonhesa

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

La Conquista Single Vineyard Cabernet Sauvignon Valle Central DO 2021:

Elegante, com taninos macios e maduros, e bom equilíbrio; Produtor: Bodegas De Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de groselha preta e cereja preta; Harmonização: Carnes vermelhas, queijos maduros, receitas com ervas

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Cachapoal

Calyptra Zahir D.O. Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2012:

Um vinho com complexidade em sabores, encorpado, taninos presentes e macios, textura sedosa e suave, boa acidez, frutado, amadeirado, final longo e persistente; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras e vermelhas maduras como cereja, ameixa, cassis e framboesa. Especiarias, notas herbáceas e amadeirada; Harmonização: Bife ancho, risoto de gorgonzola com nozes, lombo de cordeiro ao molho rotie de amora, cogumelos salteados

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Viña Carrasco DO Valle Central Cabernet Sauvignon 2021:

Corpo leve para médio, taninos macios, acidez agradável; Produtor: Luis Felipe Edwards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Ameixa negra madura, cereja negra, floral; Harmonização: Risoto de mignon, talharim com ragu de carne, pizza de panceta com queijo, lasanha de berinjela

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Paine Cabernet Sauvignon 2021:

Um vinho jovem, leve, frutado com sutis notas herbáceas, taninos macios, acidez agradável; Produtor: VyF Wines; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras e vermelhas, pimenta-do-reino, herbáceo; Harmonização: Hambúrguer com bacon, iscas de contrafilé aceboladas, espaguete ao sugo, queijos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Urmeneta Reserva Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo de leve para médio, acidez agradável, taninos macios; Produtor: Urmeneta; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas negras, especiarias; Harmonização: Bife acebolado com batatas, hambúrguer com bacon, escondidinho de carne, frango ao molho pardo, lasanha à bolonhesa, massas ao molho vermelho, queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Cabernet Sauvignon 2019:

Médio corpo, taninos presentes, boa acidez, especiarias; Produtor: Baron Philippe de Rothschild; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, herbáceo, pimenta-do-reino; Harmonização: Bife à milanesa, fraldinha com farofa, copa lombo, berinjela à parmegiana, queijo Gouda, torta de calabresa

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maule

Undurraga Sibaris Gran Reserva D.O Valle del Maule Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo médio para encorpado, frutado com sutis toques herbáceos e madeira, complexo, taninos expressivos, acidez equilibrada, final longo e agradável; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas como framboesa, groselha, cereja, sutis notas de especiarias, herbáceo e chocolate; Harmonização: Polenta mole com ragu de cordeiro, costela no bafo, lasanha de cogumelos, queijos duros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Valle Do Atacama Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2019:

Elegante e com bom equilíbrio, taninos macios e maduros; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras como groselha e cerejas pretas; Harmonização: Carnes vermelhas, pratos de ervas ou queijos maduros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

V9 Gran Reserva D.O. Valle del Maipo Cabernet Sauvignon 2019:

Corpo médio para encorpado, frutado em harmonia com notas herbáceas e de especiarias, taninos presentes, acidez média que lhe confere frescor, aveludado, agradável; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas negras maduras, ameixa, cereja negra, especiarias, herbáceo, sutis notas amadeiradas e de baunilha; Harmonização: Fraldinha assada com molho de vinho tinto, nhoque na manteiga de ervas, picanha suína grelhada, queijos duros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

Vistamar Winemakers Selection D.O. Valle del Maipo Cab Sauvignon 2018:

Frutado, taninos aveludados e final longo; Produtor: Viña Vistamar; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, cereja, ameixa e notas de café; Harmonização: Cordeiro ao coulis de menta, assado de tira com arroz de amêndoas, pappardelle com ragu funghi porcini

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Paine Cabernet Sauvignon 2020 375 mL:

Leve, boa acidez, taninos macios; Produtor: VyF Wines; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, pimenta-do-reino, herbáceo; Harmonização: Iscas de contra-filé aceboladas, pizza de calabresa, hambúrguer com bacon, torresmo de pancetta, espaguete ao sugo, queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Miguel Torres Hemisferio Sur Reserva Cabernet Sauvignon 2019:

Corpo entre leve e médio, frutado com nuances herbáceas e de especiarias, taninos macios, acidez agradável; Produtor: Miguel Torres; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, especiarias, vegetal, tostado, alcaçuz; Harmonização: Costela com aipim na manteiga, polenta mole com ragu de linguiça toscana, lasanha de berinjela, arroz carreteiro, caldo verde, e queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

Undurraga Founder’s Collection D.O. Valle del Maipo Cabernet Sauvignon 2018:

Encorpado, equilíbrio entre frutado e notas provenientes da barrica, textura macia e aveludada, taninos firmes e bem integrados, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras como amoras, frutas vermelhas como cerejas, notas de tosta, tabaco, toque herbáceo e de especiarias; Harmonização: Bife ancho na parrilla, berinjela à parmegiana, polenta mole com ragu de costela, queijos duros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Isla Seca Winemaker Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Elegante, com bom equilíbrio e taninos maduros; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de groselhas e cerejas pretas; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molhos vermelhos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Kuyën Reserve Cabernet Sauvignon 2019:

Poderoso, concentrado, com taninos maduros e elegantes; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas maduras, e notas de avelã e chocolate; Harmonização: Lascas de Parmesão, picanha assada com batatas, carré de cordeiro na brasa

Compre aqui

 


 

O exemplar blend do Vale do Maipo

Undurraga Altazor D.O. Valle del Maipo 2016:

Encorpado, bom boa densidade em boca, suculento, frutado em equilíbrio com as características da barrica, intenso, complexo, com taninos maduros, acidez alta que lhe confere ótimo frescor, final longo e agradável; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 13,6%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carignan e Carménère (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas como cassis, morango e framboesa combinada com toques de frutos negros, sutis notas terrosas, mineral e de especiarias e nuances de tabaco e chocolate amargo; Harmonização: Bife angus na parrilla, talharim com ragu de lentilha, alcatra na manteiga de ervas e queijos duros

Compre aqui

 


 

O exemplar blend do Vale do Maipo

Perez Cruz Reserva D.O Maipo Andes Cabernet Sauvignon 2019:

Corpo médio para encorpado, frutado, taninos presentes, acidez média com bom frescor, final longo e agradável; Produtor: Pérez Cruz; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Carménère e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, herbáceo, especiarias, amadeirado; Harmonização: Risoto de filé-mignon, lasanha de berinjela com queijo, contrafilé na brasa

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Los Caserones Winemaker Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Concentrado, elegante, equilibrado, com taninos macios e maduros; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas pretas maduras; Harmonização: Costela com molho barbecue, fondue de carne, queijo Parmesão

Compre aqui

 


 

 O exemplar do Vale Central

Expedicion Single Vineyard Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Textura elegante, com taninos firmes, acidez agradável e notas de frutas doces; Produtor: Finca Patagonia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de creme de cassis, frutas vermelhas, café e baunilha; Harmonização: Fondue de carne, pizza de calabresa, espaguete com almôndegas, tábua de queijos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale de Colchagua

Mr. Deer Cabernet Sauvignon Colchagua Valley D.O. 2021:

Encorpado com taninos maduros; Produtor: Bodegas Marchigüe; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas pretas e vermelhas maduras; Harmonização: Carré de cordeiro na brasa, lasanha à bolonhesa, queijo Pecorino

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Aros Cabernet Sauvignon 2021:

Vigoroso, harmonioso, taninos redondos; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e pretas maduras, como amora e ameixa; Harmonização: Fondue de carne, hambúrguer com cebola caramelizada, nhoque ao sugo

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Templo Sur Limited Series Cabernet Sauvignon 2021:

Agradável, vivaz, corpo médio, taninos redondos; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de amora, cassis e cereja preta, e nuances de mentol e eucalipto; Harmonização: Hambúrguer com Cheddar, maminha assada com ervas finas, queijo Pecorino

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale de Rapel

Casas Del Bosque Winemakers Selection Cabernet Sauvignon Valle de Rapel D.O. 2019:

Macio e fresco, com taninos equilibrados e final agradável; Produtor: Viña Casas Del Bosque; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com toques de cerejas pretas, menta, chocolate amargo e tabaco; Harmonização: Lombo assado com crosta de ervas, espaguete com ragu de linguiça, queijo Pecorino

Compre aqui

 


 

O tinto do Vale Central

Concha y Toro Exportacion Selecto Cabernet Sauvignon 2021:

Complexo, encorpado, taninos redondos e final longo; Produtor: Concha Y Toro; Teor alcoólico: 12%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras como ameixa, groselha e toques de especiarias; Harmonização: Churrasco, queijos maduros, massas encorpadas

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale de Colchagua

Viñedos Marchigüe Santa Marta Cabernet Sauvignon Valle de Colchagua D.O. 2021:

Taninos macios, acidez média e final de boca frutado; Produtor: Marchigue; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cereja, amora preta e cassis; Harmonização: Carne de panela, queijo Parmesão, pimentão recheado

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

Santa Alicia Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maipo 2019:

Encorpado, frutado e taninos maduros; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutos vermelhos maduros e nuances de especiarias; Harmonização: Carnes vermelhas, carnes de caça, massas à bolonhesa, queijos maduros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Colchagua

Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2020:

Taninos redondos, corpo médio e final persistente; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de geleia de frutas vermelhas, baunilha e nuances tostadas; Harmonização: Polpetone recheado, picanha na manteiga e alho, carré de cordeiro na brasa

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Colchagua

Viñedos Marchigüe Santa Marta Gran Reserva Cabernet Sauvignon Valle de Colchagua D.O. 2019:

Equilibrado, com acidez média, taninos potentes e final longo; Produtor: Marchigue; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Ameixa, amora silvestre, baunilha, e notas defumadas; Harmonização: Cordeiro assado, lasanha, risoto de Parmesão

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

De Martino Organic Reserve Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2020:

Encorpado, textura macia, taninos maduros, acidez fresca e final longo; Produtor: De Martino; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Amora fresca, cassis, cereja madura, violetas e um toque de cacau e especiarias; Harmonização: Bife Ancho, queijo Parmesão, ossobuco com polenta

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Cabernet Sauvignon 2020:

Corpo médio, frutado com toques de especiarias e herbáceo, taninos presentes e redondos, acidez médio que lhe confere um agradável frescor; Produtor: Baron Philippe de Rothschild; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa, herbáceo, especiarias como pimenta-do-reino; Harmonização: Bife à milanesa, fraldinha com farofa e berinjela à parmegiana

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale de Cachapoal

Court Rollan Genus D.O. C. V. Cabernet Sauvignon 2017:

Firme, taninos maduros, elegante e com um longo e gosto final; Produtor: Casas del Toqui; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cassis, cereja, pimenta preta, grão de café torrado, chocolate amargo; Harmonização: Filé ao molho madeira, hambúrguer de fraldinha com ketchup de frutas silvestres, rabada, cogumelo recheado

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Descendientes Cabernet Sauvignon 2020:

Redondo, fresco com boa concentração e persistência de sabor; Produtor: Siegel; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, cassis e um toque de baunilha; Harmonização: Bife à rolê com purê de batatas, grão de bico ensopado, queijo Parmesão

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

Peñalolen Cabernet Sauvignon 2018:

Encorpado, fresco, acidez equilibrada e taninos aveludados; Produtor: Jean-Pascal Lacaze; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cereja, ameixa, cassis, menta e especiarias picantes; Harmonização: Carnes vermelhas, queijos amarelos, pizzas variadas

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Rawen Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2020:

Equilibrado e redondo, com acidez agradável e taninos firmes; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, cassis e pimenta; Harmonização: Filé mignon suíno assado, carne de cordeiro com alecrim, queijo Grana Padano

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale de Curicó

Echeverria Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2019:

Corpo médio, com notas de eucalipto, e taninos frescos, suaves e persistentes; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de cerejas vermelhas, pimenta preta com fundo defumado e terroso; Harmonização: Carré de cordeiro com molho de ervas, baby beef com molho picante, tábua de queijos curados

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Fauna Reserve Cabernet Sauvignon Central Valley D.O 2019:

Intenso, concentrado, e taninos maduros e elegantes; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13,3%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, e notas de avelã e chocolate; Harmonização: Carnes vermelhas assadas, massas, queijos fortes

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Colchagua

Paisajes de Los Andes Cabernet Sauvignon 2017:

Redondo, equilibrado e saboroso, com acidez agradável e taninos macios; Produtor: Paisajes de Los Andes; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas pretas maduras, especiarias e chocolate; Harmonização: Carnes vermelhas ou de caça, queijos variados, pizza de calabresa

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Santa Alicia Cabernet Sauvignon Valle Central 2020:

Agradável, corpo médio e taninos macios; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas, queijos amarelos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

Nuevo Mundo Cabernet Sauvignon 2016:

Corpo médio, macio e fresco; Produtor: De Martino; Teor alcoólico: 12%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, tabaco e mentol; Harmonização: Carnes vermelhas assadas, spaghetti alla putanesca

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Casa Pastene Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Elegante, equilibrado, com taninos macios e maduros; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de groselha e cereja madura; Harmonização: Carnes vermelhas, queijos maduros, massas recheadas

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Reyna Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2020:

Encorpado, macio e elegante; Produtor: Bodegas Tagua Tagua; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de figos pretos e azeitonas, com toques de pimenta; Harmonização: Churrasco, pizza de pepperoni, massas à bolonhesa, chili com carne

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maipo

De Martino Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2019:

Frutado, bom corpo, acidez agradável e taninos firmes; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, cassis e cedro; Harmonização: Tábua de queijos, carne vermelha grelhada, risotos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

La Perla Single Vineyard Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Corpo médio, com taninos redondos; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de morango e framboesa com uma pitada de cacau; Harmonização: Carne assada, tábua de queijos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Vinchante Vin 266 Cabernet Sauvignon Central Valley 2020:

Intenso, encorpado e persistente, com taninos suaves e toques de cassis; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas pretas; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, polpetone recheado, queijo Grana Padano

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Cachapoal

Calyptra Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2016:

Encorpado, taninos presentes, acidez agradável, maduro; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 15%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras, especiarias, tosta, tabaco, cacau; Harmonização: Medalhão de mignon, picanha na brasa, risoto de bacon, penne ao pomodoro, cogumelos recheado, lasanha de berinjela com queijo

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Fauna Single Vineyard Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2020:

Corpo médio e taninos redondos; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas vermelhas, como morango e framboesa, e um toque de cacau; Harmonização: Risoto de cogumelos, costela com molho barbecue, queijo Parmesão

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale do Maule

Las Mercedes Singular Cabernet Sauvignon 2019:

Frutado, taninos presentes, médio corpo; Produtor: Bouchon Family Wines; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Ameixa madura, cereja negra, especiarias, tabaco, café; Harmonização: Picanha na brasa, risoto de queijo, maminha com crosta de especiarias, tagliatelle com ragu de cordeiro, costela suína ao barbecue, mix de queijos e embutidos

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Miguel Torres Hemisferio Sur Reserva Cabernet Sauvignon 2017:

Frutado, corpo entre leve e médio, boa acidez, taninos macios; Produtor: Miguel Torres; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, pimenta, vegetal, tostado, alcaçuz; Harmonização: Costela com aipim na manteiga, polenta mole com ragu de linguiça toscana, arroz carreteiro, lasanha verde quatro queijos, caldo verde, e queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O exemplar blend de Puente Alto

Don Melchor Cabernet Sauvignon 2019:

Encorpado, estruturado, frutado com nuances da madeira, taninos refinados e delicados, acidez agradável, final longo e complexo; Produtor: Concha y Toro; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Fruta vermelha fresca em abundância, notas florais, groselha, toques herbáceos e de especiarias, nuances de tosta; Harmonização: picanha assada com manteiga de ervas, risoto de funghi, guisado de carne com legumes e batatas, carnes de caça, queijos duros

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale de Curicó

GO UP Red Blend Reserva 2018:

Fácil de beber, notas frutadas e final longo e agradável; Produtor: TDP Wines; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Carménère (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas, com toques de framboesas e ameixas; Harmonização: Carne de panela braseada com vinho, penne à bolonhesa

Compre aqui

 


 

O exemplar do Vale Central

Finca Patagonia Single Vineyard Selection Cabernet Sauvignon Central Valley D.O. 2021:

Elegante, bem equilibrado, taninos macios e maduros; Produtor: Finca Patagonia; Teor alcoólico: 13,1%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de groselha e cereja madura; Harmonização: Carnes vermelhas, legumes grelhados e assados, queijos maduros

Compre aqui

 


 

O exemplar rosé do Vale Central

Its Wine OClock Rosé 2020:

Fresco, boa acidez, suculento; Produtor: VyF Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressa notas de frutas vermelhas e silvestres de boa intensidade aromática; Harmonização: Frutos do mar, massas, moqueca de banana da terra, saladas, mix de queijos

Compre aqui

 


 

O exemplar rosé do Vale Central

Sobrevuelo Rosé Cabernet Sauvignon Valle Central D.O. 2020:

Corpo médio, taninos finos e refrescância agradável; Produtor: Pewen Wines; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de amoras e framboesas; Harmonização: Aperitivos, frutos do mar e mariscos, peixes grelhados, vegetais

Compre aqui

 


 

O exemplar rosé do Vale Central

Ímpetu D.O. Valle Central Rosé 2021:

Um vinho jovem, leve, frutado, equilibrado, acidez agradável e refrescante; Produtor: Viña San Pedro; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas frescas, morango; Harmonização: Um vinho leve, aposte em pratos com a mesma estrutura. Dicas: filé de frango grelhado com molho, peixe frito, quiche de tomate seco

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Tábua de frios e harmonias com vinhos
Introdução Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se...
Carpaccio, a receita veneziana e suas harmonias com vinhos
Carpaccio é uma das receitas mais famosas da cozinha veneziana. Ela consiste em carne crua, e seu nome...
Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta,...
5 batatas gourmet para harmonizar com vinho
Introdução Se você adora batatas, então sabe que elas podem ser cozidas de milhões de maneiras diferentes. Quer...
17 uvas tintas que você precisa conhecer 2
Difícil escolher algumas poucas uvas tintas viníferas. De fato, faltaria tempo de vida para descobrir todas! Você decidiu...
Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...