Risoto de alho poró - Receitas e harmonização com vinhos

Publicado em:

RIsoto de alho poró

O prato italiano pode ser feito só com o alho poró ou com outros ingredientes. Descubra qual o seu preparo favorito.   

Se você já é um fã de risotos ou se está se aventurando nesse mundo gastronômico, o risoto de alho poró é o prato perfeito. Ou seja, vai te surpreender seja ele o seu primeiro ou centésimo prato de risoto da vida. Acontece que o alho poró é um ingrediente neutro. Na verdade, ele é sociável. Assim, fica fácil de combinar com outros ingredientes. Ao mesmo tempo, isso permite que você experimente o prato com diferentes vinhos. Além disso, o mais interessante é que você pode optar por preparar o seu risoto de alho poró sem proteína ou outros ingredientes. Mesmo assim, fica incrível.

No entanto, se você tem alguma dificuldade para deixar tudo amarradinho no prato, continue lendo. Pois, neste artigo você vai aprender 4 receitas maravilhosas e de dar água na boca e como harmonizar os pratos com vinhos. Para começar, temos o preparo com carnes e linguiças. Para terminar, uma receita com três texturas diferentes para um risoto de alho poró vegetariano. E tem mais! No final, descubra segredos de chef para que o preparo fique delicioso e na textura certa. Você não quer perder esse presente. Então, fique até o fim.

Receitas de risoto de alho poró + harmonias

Risoto de alho poró e vinho tinto

risoto de alho poró

Se engana quem pensa que risoto só vai bem com vinho branco. Experimente esta receita maravilhosa e comprove.

 

Ingredientes:

01 xícara (chá) de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui)

100ml (½  xícara chá) de vinho tinto seco

750ml de água fervente* (03 xícaras de chá)

01 tablete de caldo de galinha*

01 xícara (chá) de alho poró fatiado

170g  de atum (pode ser o atum defumado de lata)

02 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas

Azeite a gosto (você pode usar o óleo do atum)

Sal a gosto

*Se preferir o caldo caseiro, prepare usando legumes, carne ou frango e utilize no lugar da água e caldo de galinha industrializado. Mas, se for usar o tablete, é só dissolver na água quente antes do preparo. Também vai dar certo, mas o sabor do caldo caseiro é outro nível.

Modo de preparo:

Para começar, refogue o alho poró no azeite ou no óleo do atum até que ele dê uma murchada. Depois, adicione o arroz e refogue até ele ficar com aspecto de arroz torrado mesmo. Nesse ponto, acrescente o vinho tinto e tampe a panela para que o risoto cozinhe lentamente. Então, chegou o momento de ir adicionando o caldo de galinha ao arroz, uma ou duas conchas por vez. Aos poucos, vá mexendo para que o arroz libere o amido e absorva o caldo. Para concluir, assim que os grãos estiverem al dente, junte o atum e as azeitonas, misture e corrija o sal. Bom apetite!

Como saber o momento certo de acrescentar o caldo?

Para isso, sinta o aroma do preparo. Aliás, esse é o primeiro segredo para um bom risoto de alho poró. De início, o cheiro de álcool é forte. Então, assim que você sentir que esse álcool evaporou, o que resta do vinho é sua acidez, muito bem vinda ao prato. Nesse momento, é hora de acrescentar o caldo.

Harmonização

Normalmente, o ideal é que você sirva o mesmo vinho usado no preparo. Dessa forma, não corre risco de errar. Por isso, para casar bem com o atum e com as azeitonas, escolha um vinho de uva Pinot Noir. Assim, você terá a acidez necessária e um vinho com personalidade para equilibrar os sabores presentes no prato.

Risoto de alho poró e carne

risoto de alho poró

O risoto vai ficar delicioso com a carne que você preferir. Nossa dica é usar uma carne bem macia e suculenta, para acompanhar a textura aveludada do seu preparo.

Ingredientes:

01 e ½  xícara (chá) de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui) ou carnaroli

300g de filé mignon em tirinhas finas

½  xícara (chá) de vinho branco

01 talo de alho poró cortado em fatias finas

01 e ½ litro de caldo carne caseiro (ou 01 tablete dissolvido em água fervente)

½  cebola

02 colheres (sopa) de manteiga

Azeite

1 colher (sopa) de mostarda (de preferência Dijon)

½ xícara de Parmesão ralado na hora

Modo de preparo:

Inicialmente, doure bem a carne macia em uma colher de manteiga, o suficiente apenas para selar os cubos. Nesse ponto, desligue e retire a carne. Agora, na mesma panela, refogue a cebola no azeite e acrescente o arroz. Deixe dar uma leve fritada nos grãos, mexendo sempre, para não queimar. Então, chega a hora boa de acrescentar o vinho e deixar o álcool evaporar. Feito isso, vá acrescentando o caldo de carne quente, uma ou duas conchas por vez, e mexendo para soltar o amido do arroz. Uns 10 minutos depois de acrescentar o caldo, adicione o alho poró e o restante do caldo. Dessa forma, o arroz termina de cozinhar e pegar sabor. Assim que os grãos estiverem al dente, junte a carne (e algum suco que ela libera enquanto descansa), a manteiga e a mostarda. Para concluir, misture o queijo parmesão, que vai deixar tudo bem cremoso e saboroso. Delícia!

Harmonização

Novamente, um belo vinho Pinot Noir faria uma combinação perfeita com seu risoto de alho poró e carne. Mas, uma opção igualmente impecável é servir um vinho de uva Merlot. Assim, o vinho tem corpo, estrutura suficiente para acompanhar a carne. Ao mesmo tempo, são vinhos leves, que não vão dominar completamente o paladar.

Risoto de alho poró e linguiça

risoto de alho poró

Na hora de escolher a linguiça, evite as que têm muita pimenta em sua composição. Afinal, o sabor picante briga por atenção na boca e apaga completamente o vinho.

Ingredientes:

500g de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui)

01 linguiça calabresa, paio ou outra de sua preferência

Azeite

02 litros de caldo de legumes

03 talos de alho-poró em finas fatias

½ cebola

Suco de ½ limão siciliano

02 colheres de sopa de manteiga

200 ml de vinho branco

Sal e pimenta a gosto

Raspas de 01 limão siciliano

½ colher de sopa de açafrão

Salsinha picada para decorar

Modo de preparo:

Para começar, frite a linguiça no azeite. Em seguida, junte o alho poró para que ele refogue na gordura da linguiça. Depois, junte também as raspas de limão. Então, assim que ele der uma leve refogada, retire tudo da panela e reserve.

Agora, nessa panela, doure a cebola com azeite e uma colher de manteiga. Em seguida, acrescente o arroz e deixe que torre por cerca de 02 minutos, mexendo sempre. Logo depois, acrescente o vinho e deixe que o álcool evapore antes de começar a regar o arroz com o caldo de legumes. Mas, vá mexendo e não deixe que o caldo seque completamente antes de acrescentar a próxima concha. Afinal, ele precisa estar sempre molhadinho.

Por fim, assim que o arroz estiver al dente, é hora de juntar o açafrão, o suco de limão e o restante da manteiga, mexendo bem para incorporar ao preparo. Então, corrija o sal e acrescente a pimenta do reino.

Dica de chef:

Deixe descansar por uns 10 minutinhos antes de servir. Assim, o arroz vai absorver quase todo o caldo e ficar super suculento.

Harmonização

Nesse caso, um belo vinho feito de uva Cabernet Sauvignon casa deliciosamente. Na verdade, eles são vinhos cheios de aromas e sabores frutados que trazem frescor para o paladar. Desse modo, a gordura e cremosidade do seu risoto não vão pesar no paladar. Não tem erro.

Segredos para o risoto perfeito:

A chef Elisa Fernandes, fera na cozinha, dá dicas preciosas sobre como fazer um bom risoto. Então, confira a seguir e coloque em prática no seu próximo prato.

Escolha o arroz certo

5 3

Dá para fazer risoto com arroz comum? Até dá… Porém, arroz arbóreo e o carnaroli absorvem melhor os líquidos e atingem o ponto certo em cerca de 15 minutos. Além disso, levando em conta a quantidade de caldo que o prato leva, o arroz comum pode acabar virando papa, enquanto o arbóreo e o carnaroli são mais firmes e possuem mais amido. Ou seja, deixam o risoto cremosão.

Atente para o caldo

6 2

Às vezes, a praticidade dos industrializados não compensa. Nesse caso, um bom caldo de carne, legumes ou frango preparado por você vai fazer toda a diferença entre um prato ok e um risoto de alho poró inesquecível! Para isso, é só juntar todos os legumes ou até sobras, cascas, folhas e talos em uma panela. Aliás, nem precisa de muita cerimônia na hora de cortar. Então, cubra tudo com água SEM SAL e deixe cozinhando em fogo bem baixinho. Dessa forma, eles vão soltar todo o sabor sem que a água evapore. Assim, lembre-se: você pode usar TUDO para fazer caldos caseiros e congelar em potinhos para usar depois.

Saiba que vinho usar

7 1

Como sempre, não é preciso ser caro. Mas, tem que ser seco e não suave. Nesse caso, seu risoto de alho poró vai ficar doce. Quanto a ser vinho tinto ou branco, isso vai do seu gosto. Mas, para acertar melhor, confira em nosso blog as dicas de harmonização entre vinhos e um leque enorme de ingredientes. Aproveite e siga o Center Gourmet no Instagram.

E abaixo veja a nossa seleção de vinhos que melhor harmonizam com cada receita de risoto de alho-poró:

 

O tinto Merlot argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com filé mignon

Bodega Norton Merlot Reserva 2019:

Untuoso e concentrado, com taninos macios; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 14,4%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromático, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias e café; Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho, queijos maduros

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Vistamar Winemakers Selection D.O. Valle del Maipo Cab Sauvignon 2018:

Frutado, taninos aveludados e final longo; Produtor: Viña Vistamar; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, cereja, ameixa e notas de café; Harmonização: Cordeiro ao coulis de menta, assado de tira com arroz de amêndoas, pappardelle com ragu funghi porcini

Compre aqui

 


 

O tinto Merlot francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com filé mignon

Marie Louise Parisot IGP Pays dOc Merlot 2019:

Macio, taninos redondos, frutados e boa acidez; Produtor: Marie Louise Parisot; Teor alcoólico: 13%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, especiarias e um toque vegetal; Harmonização: Aves grelhadas ou com molho, carne vermelha com legumes mediterrâneos, pato ou caça, uma paleta de cordeiro assada, muito bom com churrasco.

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir sul africano, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Nederburg 56 Hundred Pinot Noir 2018:

Taninos macios, fresco, corpo de leve para médio, frutado, elegante; Produtor: Nederburg; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, tosta, especiarias; Harmonização: Risoto de alho poró, ratatouille, iscas de salmão grelhado com legumes, gratinado de batatas com atum, pizza marguerita, espaguete à bolonhesa

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Nieto Senetiner Fran Cabernet Sauvignon 2021:

Harmonioso e persistente, destacando a elegância dos taninos; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Baunilha, pimenta preta e pimenta branca; Harmonização: Queijos duros, carnes vermelhas, massas ao sugo

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Ropiteau Frères Nuits-St-Georges Rouge 2018:

Médio corpo, taninos macios, boa acidez; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, tosta, terroso, especiarias; Harmonização: Risoto de linguiça fresca, coq au vin, paella, salmão grelhado, espaguete com polpetone, codorna recheada

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Altos del Plata Cabernet Sauvignon 2020:

Médio corpo, frutas e madeira em equilíbrio, boa acidez, taninos presentes; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, toque amadeirado, especiarias, nuance vegetal; Harmonização: Filé à parmegiana, picanha recheada, carne de panela com batata, pernil suíno com legumes assados, lasanha de berinjela ao sugo, queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Los Caserones Winemaker Selection Pinot Noir Central Valley D.O. 2021:

Equilibrado, elegante e saboroso; Produtor: Bodegas y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de groselha com nuances de flores; Harmonização: Risoto de cogumelos, queijo Coalho empanado, legumes na brasa

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Bodega Norton Barrel Select Cabernet Sauvignon 2021:

Encorpado, harmonioso, redondo e persistente; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 14,1%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de amoras, pimentas vermelhas, cassis e tabaco; Harmonização: Provolone empanado, escalope de filé mignon ao molho funghi, espaguete com ragu de linguiça

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Templo Sur Limited Series Pinot Noir 2021:

Suculento, redondo e harmonioso, com taninos macios e final persistente; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa; Harmonização: Charcutaria, strogonoff de carne, berinjela à parmegiana

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Punta Negra Tradición Cabernet Sauvignon 2020:

Frutado, com taninos presentes, mas macios, e boa persistência; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras, como framboesa e ameixa, e leve nuance tostada; Harmonização: Queijos maduros, carnes assadas, ragu de carne

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Manos Negras Pinot Noir 2019:

Frutado, boa acidez, taninos macios; Produtor: Manos Negras; Teor alcoólico: 12,56%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas, floral; Harmonização: Galeto recheado com farofa de bacon, lombo suíno ao forno, filé à parmegiana, pizza marguerita, penne à carbonara, gratinado de batatas com atum

Compre aqui

 


 

O tinto Barbera italiano, para harmonizar com risoto de alho-poró com costelinha suína

Beni di Batasiolo Sovrana D.O.C. Barbera dAlba 2019:

Corpo de leve para médio, taninos macios, boa acidez, frutado, boa persistência; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Barbera (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, floral, especiarias, baunilha, tostado; Harmonização: Bife Ancho com batata sauté, polenta cremosa ao ragu de shitake, costelinha suína com risoto de alho poró, fettuccine all’Amatriciana, frango ao molho pardo, e queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O tinto Merlot francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com filé mignon

Comte Bivin Grande Cuvée Merlot 2020:

Redondo e encorpado, com taninos macios; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas, como cerejas, morangos e framboesas; Harmonização: Nhoque ao sugo, pimentão recheado, burrito

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir espanhol, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

La Couleur Pinot Noir:

Elegante, agradável e bem estruturado; Produtor: IPSA Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas silvestres; Harmonização: Queijo Brie empanado, risoto de cogumelos, strogonoff de carne

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Reyna Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Rapel D.O. 2020:

Redondo, frutado e com taninos marcantes; Produtor: Bodegas Tagua Tagua; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de cereja madura, café e tabaco; Harmonização: Lombo de cordeiro com Aligot, batata rosti com carne seca, fettuccine à bolonhesa

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Bouchard Pere & Fils Pommard 2018:

Estruturado e firme, apresenta personalidade marcante; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas maduras, com toques de couro e carvalho; Harmonização: Entrecôte com purê de mandioquinha, arroz de pato, risoto de tomate seco e Parmesão

Compre aqui

 


 

O tinto Dolcetto italiano, para harmonizar com risoto de alho-poró com costelinha suína

Beni di Batasiolo Vigna Bricco di Vergne D.O.C. Dolcetto dAlba 2019:

Fresco, boa presença, taninos macios; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Dolcetto (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e negras, floral, especiarias; Harmonização: Bife Ancho com batata sauté, costelinha suína com risoto de alho poró, fettuccine all’Amatriciana, frango ao molho pardo, polenta cremosa ao ragu de shitake, e queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Bodega Norton Barrel Select Pinot Noir 2021:

Intenso, com toques de frutas vermelhas maduras e final persistente; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas maduras e nuances de carvalho tostado; Harmonização: Batata recheada com mix de cogumelos, queijo Coalho assado, filé de frango à parmegiana

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Fauna Reserve Cabernet Sauvignon Central Valley D.O 2019:

Intenso, concentrado, e taninos maduros e elegantes; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13,3%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, e notas de avelã e chocolate; Harmonização: Carnes vermelhas assadas, massas, queijos fortes

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Bouchard Père & Fils Gevrey-Chambertin AOC 2017:

Estruturado, carnudo, frutado e aveludado; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas maduras com toques de couro; Harmonização: Pernil suíno com cebola roxa e pimentão grelhados, filé mignon ao molho madeira, Quiche Lorraine

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Comte Bivin Grande Cuvée Cabernet Sauvignon 2020:

Intenso, redondo e versátil, com taninos macios; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma intenso de frutas vermelhas; Harmonização: Polpetone, lasanha de berinjela, carne de panela

Compre aqui

 


 

O espumante rosé blend brasileiro, para harmonizar com risoto de alho-poró puro

Chandon Excellence Cuvée Prestige Rosé Brut:

Frutado, cremoso, volumoso e com boa acidez. Final persistente; Produtor: Chandon Brasil; Teor alcoólico: 12,3%; Uvas: Pinot Noir e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas como morango e framboesa, com delicadas notas de pão, de licor de frutas e trufas; Harmonização: Risoto alho poró, salmão ao molho de frutas vermelhas, moqueca, ceviche, tomates recheados, linguine ao molho de camarão

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Clément Bosquet Pinot Noir 2016:

Elegante, equilibrado, taninos leves e frutado; Produtor: Couleurs d’Aquitaine; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Expressivo aroma de frutos vermelhos e pretos; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, carnes brancas

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Rawen Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2020:

Equilibrado e redondo, com acidez agradável e taninos firmes; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, cassis e pimenta; Harmonização: Filé mignon suíno assado, carne de cordeiro com alecrim, queijo Grana Padano

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Domaine Bouchard Père & Fils Beaune du Château Beaune Premier Cru AOC 2016:

Harmonioso e profundo, com uma agradável maturidade, e taninos densos e finos; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de frutas vermelhas, figo, flores e chocolate; Harmonização: Carré de cordeiro com molho de ervas, Steak au Poivre, risoto ao funghi

Compre aqui

 


 

O tinto Merlot argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com filé mignon

Finca Martha Merlot 2020:

Equilibrado, com taninos suaves e fresco; Produtor: Andeluna; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Frutas pretas e especiarias; Harmonização: Caponata de berinjela com uva passa, bife acebolado, abobrinha recheada com arroz e carne moída, empanadas de carne, pizza portuguesa, filé de frango parmegiana, quesadilla de carne com queijo

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Peñalolen Cabernet Sauvignon 2018:

Encorpado, fresco, acidez equilibrada e taninos aveludados; Produtor: Jean-Pascal Lacaze; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Cereja, ameixa, cassis, menta e especiarias picantes; Harmonização: Carnes vermelhas, queijos amarelos, pizzas variadas

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Ropiteau Frères A.O.C. Pommard Rouge 2017:

Complexo, médio corpo, taninos macios, boa acidez, frutas vermelhas, especiarias, final persistente; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, especiarias, terroso, ervas finas; Harmonização: Boeuf bourguignon, cordeiro grelhado com batatas assadas, galinha d’angola com arroz negro, tagliatelle com lascas de salmão, cogumelos recheados com presunto, queijos semimoles

Compre aqui

 


 

O branco Sauvignon Blanc americano, para harmonizar com risoto de alho-poró puro

Dark Horse Sauvignon Blanc 2019:

Boa acidez, jovem, fresco; Produtor: Dark Horse; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, limão, toranja; Harmonização: Tilápia com molho de limão, risoto de alho poró, camarão, crepe de palmito, salada refrescante de folhas verdes, bruschetta de muçarela de búfala com tomate cereja

Compre aqui

 


 

O tinto Merlot espanhol, para harmonizar com risoto de alho-poró com filé mignon

La Couleur Merlot:

Agradável, com leves toques tostados, taninos macios e final delicado; Produtor: IPSA Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de amoras e ameixas; Harmonização: Queijo Gouda, guisado de carne, risoto ao funghi

Compre aqui

 


 

O tinto Merlot sul-africano, para harmonizar com risoto de alho-poró com filé mignon

Laborie Merlot 2019:

Macio, elegante, suculento, taninos marcantes, notas de carvalho de cedro doce, final fresco e persistente; Produtor: KWV; Teor alcoólico: 14%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Framboesa, azeitona preta, ervas trituradas e caixa de charuto; Harmonização: Risoto de carne-seca com molho de tomate, lagarto assado ao molho madeira com batatas, queijos maturados como Parmesão e Manchego

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Polo Lindo Colección Privada Cabernet Sauvignon 2021:

Encorpado, redondo e elegante, com taninos marcantes e nuances frutadas; Produtor: Mendoza Vineyards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas com toques de especiarias; Harmonização: Choripán, risoto de queijo Parmesão, pimentões vermelhos recheados

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Maison Foucher Le Mont A.O.C. Sancerre Rouge 2019:

Corpo de leve para médio, boa acidez, taninos presentes; Produtor: Maison Foucher; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, alcaçuz, especiarias; Harmonização: Risoto de tomate seco e champignon, pizza de pastrami, tender à brasileira, samosa de carne picada, frango assado ao molho de tomate, queijos semiduros

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon uruguaio, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

La Mirada Cabernet Sauvignon Canelones 2020:

Bom corpo, taninos presentes e aveludados, acidez média, final longo; Produtor: Aurora Uruguai; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras e toques de alcaçuz ao final; Harmonização: Churrasco, queijos maduros

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir francês, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2018:

Bom corpo, taninos macios, elegante, boa acidez, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Terroso, cereja, framboesa, especiarias, toque da madeira, ervas frescas; Harmonização: Salmão na brasa, mignon em redução balsâmica com purê e risoto de cogumelos, faisão ao perfume de rosas, arroz de pato, costeleta suína com couscous marroquino

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon uruguaio, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

El Taller Cabernet Sauvignon 2020:

Encorpado, taninos presentes e aveludados, acidez média e final longo; Produtor: Aurora Uruguai; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas maduras como morango, cereja e ameixa, com toques de alcaçuz ao final; Harmonização: Kafta de carne, pizza de pepperoni, carré de cordeiro com molho de ervas

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Fin Del Mundo Patagonia Single Vineyard Pinot Noir Limited Edition Finca los Hermanos 2019:

Equilibrado, com acidez refrescante e taninos delicados; Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango e framboesa; Harmonização: Posta de salmão e cogumelos ao molho teriyaki, magret de pato, risoto ao funghi

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Luigi Bosca Cabernet Sauvignon 2019:

Fresco, com bom corpo e caráter especiado. Final persistente, aparecendo os defumados pela maturação no carvalho; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, especiarias e cedro; Harmonização: Carnes vermelhas, carne suína, massas com molho vermelho, queijos

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Trama D.O. Valle de San Antonio Pinot Noir 2017:

Marcante, delicado e final longo; Produtor: Undurraga; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Delicados aromas de fruta vermelha fresca e uma profunda complexidade de notas de terra e minerais; Harmonização: Risoto de alho poró com iscas de mignon, atum em crosta de gergelim, penne ao sugo, bruschetta de salmão

Compre aqui

 


 

O branco português, para harmonizar com risoto de alho-poró puro

Gloria Reynolds Branco 2018:

Boa acidez, corpo de leve para médio, mineral, bom final; Produtor: Reynolds Wine Growers; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Antão Vaz (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas, frutas amarelas, mineral, cítrico; Harmonização: Caldeirada de mariscos, risoto de alho poró, posta de bacalhau ao forno, atum grelhado, canapés de salmão defumado, peixe assado com legumes

Compre aqui

 


 

O tinto Pinot Noir chileno, para harmonizar com risoto de alho-poró com atum ou filé mignon

Finca Patagonia Reserva Pinot Noir Central Valley D.O. 2019:

Equilibrado, refrescante, frutado e macio; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Cereja e groselha; Harmonização: Canapés e massas à caprese

Compre aqui

 


 

O branco espanhol, para harmonizar com risoto de alho-poró puro

Elia White Wine:

Frutado, saboroso e com boa acidez; Produtor: Bodegas Bastida; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Aroma refrescante de frutas brancas; Harmonização: Tapas, ratatouille, risoto de alho poró

Compre aqui

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino, para harmonizar com risoto de alho-poró com linguiça

Condor Peak Cabernet Sauvignon 2020:

Agradável, corpo médio e taninos macios; Produtor: Andean Vineyards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas, queijos amarelos

Compre aqui

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Tábua de frios e harmonias com vinhos
Introdução Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se...
Carpaccio, a receita veneziana e suas harmonias com vinhos
Carpaccio é uma das receitas mais famosas da cozinha veneziana. Ela consiste em carne crua, e seu nome...
Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta,...
5 batatas gourmet para harmonizar com vinho
Introdução Se você adora batatas, então sabe que elas podem ser cozidas de milhões de maneiras diferentes. Quer...
17 uvas tintas que você precisa conhecer 2
Difícil escolher algumas poucas uvas tintas viníferas. De fato, faltaria tempo de vida para descobrir todas! Você decidiu...
Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...