Vinho de sobremesa: o sabor ideal para acompanhar seus doces prediletos

photo of wine bottle and food on table 1579253

Para muitos de nós, a sobremesa é tão importante quanto toda a refeição que a antecede. Logo, nada mais justo do que conhecer formas de torná-la ainda melhor. E uma excelente forma de fazer essa escolha ainda mais saborosa é combinando-a com um bom vinho de sobremesa.

Quem acha que os vinhos são personagens exclusivos das principais refeições, está completamente enganado. Os vinhos para acompanhar sobremesa são pouco conhecidos, mas são tão bons que, muitas vezes, também combinam com diversas outras etapas e refeições.

Ficou curioso? Veja a seguir quais são esses vinhos de sobremesa e como podem ser harmonizados com cada tipo de doce.

Tudo o que você precisa saber para escolher um bom vinho de sobremesa

Quais são os vinhos de sobremesa?

vinho de sobremesa

Os vinhos para sobremesa são, de uma forma geral, mais adocicados do que os demais vinhos. Mas, isso não quer dizer que são bebidas com adição de açúcar. O que traz o sabor mais adocicado à bebida são vestígios do açúcar da própria uva que o produziu.

O que acontece, na verdade, é que nesses vinhos de sobremesa, nem todo o açúcar das uvas, também conhecido como frutose, é transformado em álcool. O processo de produção termina antes que toda essa fermentação aconteça. Dessa forma, o sabor da bebida não sofre alterações e não é necessária a adição de nenhuma substância que possa comprometer a qualidade do vinho.

De acordo com os processos produtivos teremos alguns diferentes tipos de vinhos de sobremesa. Listamos, a seguir, os cinco principais explicando como funciona o processo produtivo de cada um.

Vinhos Fortificados

Esse tipo de vinho é um dos vinhos mais conhecidos para acompanhar as sobremesas. Recebe esse nome pois seu processo produtivo recebe uma pequena “ajuda” durante a sua produção. Normalmente, esse método é utilizado na produção de vinhos do Porto.

Para garantir o sabor adocicado do vinho, é adicionada um destilado à bebida. Isso faz com que o processo de fermentação da bebida seja interrompido, preservando então o açúcar natural das frutas.

As leveduras, que promovem a fermentação da bebida, naturalmente, interrompem o processo quando a bebida atinge uma concentração um pouco acima de 15% de álcool. Por isso, quando é detectada uma concentração de 6% o produtor adiciona mais álcool, em forma de destilado, interrompendo, propositalmente o processo e, consequentemente, garantindo o sabor desejado.

Vinhos de podridão

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de vinho de sobremesa é oriundo de um processo que utiliza uvas que eram consideradas “podres” até pouco tempo atrás.

Antes de se desenvolver o conhecimento necessário para a produção de vinhos de sobremesa, muitas safras de uva eram descartadas por serem consideradas podres. Contudo, algumas delas, quando contaminadas com um determinado tipo de fungo, deram origem a um excelente vinho de sabor adocicado.

Quando contaminadas com um tipo específico de fungo, o suco da uva é consumido pelo fungo. Isso faz com a fruta fique com aparência e sabor que lembra uma uva passa.

O mundo dos jogos de cassino on-line continua a evoluir, oferecendo aos jogadores experiências inovadoras e emocionantes. Um desses jogos que tomou de assalto a comunidade de jogos de azar on-line é o jogo online Lucky Jet. Esse cativante jogo de colisão combina sorte, estratégia e antecipação, proporcionando aos jogadores uma aventura cheia de adrenalina no conforto de suas próprias casas.

A grande dificuldade desse tipo de vinho de sobremesa é que só é possível ser produzido por alguns determinados tipos de uvas e em algumas regiões. Afinal, algumas uvas rejeitam o fungo, obtendo uma característica de podridão imprópria para produção. Além disso, em algumas regiões, as condições de solo e clima não são favoráveis ao desenvolvimento do fungo.

Vinhos de colheita tardia

Uma das variáveis mais importante para garantir o sabor ideal dos vinhos é o momento da colheita. Algumas uvas, quando passam do tempo de maturação, se tornam impróprias para a produção da bebida e perdem o sabor.

Contudo, para os vinhos de sobremesa de colheita tardia, esse “atraso” da colheita pode garantir o sabor desejado. Preservar as uvas nas videiras por algumas semanas após o período ideal de maturação, faz com que fiquem mais “maduras”. Ou seja, reduzem a concentração de água e aumentam a concentração de frutose, que é o seu açúcar natural.

Da mesma forma que os vinhos de podridão, não são todas as regiões e nem todas as uvas que aceitam essa espera. Por isso, o vinho de sobremesa de colheita tardia são comuns para os plantios em regiões quentes e mais secas.

Vinhos de uvas congeladas

Em algumas regiões é possível promover o congelamento das frutas ainda nas videiras. Dessa forma, as frutas continuam o seu processo de amadurecimento natural, aumentando os índices de açúcar em sua composição sem entrar no processo de apodrecimento.

Mais uma vez, esse processo só é possível em algumas regiões de produção e, principalmente, naquelas em que as temperaturas são naturalmente mais baixas, como no Canadá e Alemanha.

Vinhos Espumantes

Talvez seja o tipo de vinho para sobremesa mais conhecido no mundo, os vinhos espumantes não são exclusivos para os doces, mas são excelentes opções.

Ao contrário dos demais vinhos citados, os espumantes recebem a adição de licores em seu processo produtivo. Logo, o nível de açúcar e doçura da bebida variará de acordo com o nível de açúcar do licor que lhe é adicionado.

Relação de uvas e regiões

nature countryside grapes vineyard 110822 scaled

Conforme dito anteriormente, a relação de uvas utilizadas na produção dos vinhos de sobremesa dependerá de uma serie de fatores e variáveis. As condições climáticas e as características do solo são fatores muito importantes para garantir os sabores e o nível de açúcar desejado das bebidas.

As três uvas mais utilizadas para a produção desses vinhos são:

Sémillon

Especialmente cultivada na França, na região de Bordeaux, e na Austrália. É uma das uvas mais suscetíveis ao processo de podridão. De cor branca e sabor leve, é a principal uva da região de Sauternes.

Furmint

Apesar de não se saber ao certo sua origem, essa uva é tradicionalmente de cultivo húngaro. E é utilizada na produção dos famosos vinhos de sobremesa da região Tokaj-Hegyalja. Sua pele é bastante grossa e vai ficando cada vez mais fina, conforme o processo de maturação avança, favorecendo o processo de colheita tardia.

Chardonnay

As uvas Chardonnay possuem pele verde e são tradicionalmente utilizadas na produção de vinhos de sobremesa brancos e vinhos espumantes. É uma das uvas mais cultivadas para a produção de vinhos ao redor do mundo. Isso porque responde bem à diversas condições climáticas, sendo possível ser utilizada na produção de diferentes tipos de vinhos. Por isso, podem ser encontradas nos climas tropicais da América do Sul, Austrália e Africa e também nos climas frios da Borgonha, na França.

Harmonização

vinho de sobremesa

Assim como em todas as outras etapas da refeição, os vinhos harmonizarão melhor com alguns determinados tipos de sobremesas. Listamos a seguir os três principais – e mais pedidos – ingredientes que merecem atenção para a escolha adequada do vinho de sobremesa.

Chocolate

Sobremesas a base de chocolate são as preferidas da grande maioria das pessoas e, por isso, pedem vinhos que enfatizem o sabor do chocolate ou, ainda, realce-o.

O cacau, a gordura e a alta concentração de açúcar do chocolate permitem uma harmonização com vinhos mais fortes e marcantes. Logo, dê preferência para os vinhos tintos e deixe os brancos e rosé de lado, pois  desaparecerão com o chocolate.

Sugestões: Banyuls, Jerez de Pedro Ximénez, vinho do Porto LBV.

Frutas

Para quem prefere sobremesas mais leves e com menor concentração de açúcares refinados, os vinhos mais leves, suaves e com baixo teor alcoólico são os mais indicados. Aromas cítricos da bebida também ajudam a ressaltar o sabor do vinho e da sobremesa. Nesse caso, prefira os vinhos com sabor frutado e que tenham tais características. Normalmente, os brancos e rosés corresponderão às descrições.

O mesmo vale para quem prefere as frutas em suas versões secas, como em alguns doces árabes e tortas. O vinho de sobremesa branco, nesse caso, é uma ótima sugestão.

Sugestões: Moscato d’Asti, vinho tipo Sauternes.

Café

Já para quem aprecia encerrar a refeição com um bom café ou com sobremesas com o sabor amargo do ingrediente, como o tiramisù, o ideal são os vinhos mais licorosos. Nesse caso, os vinhos espumantes certamente, corresponderão às expectativas, deixando o destaque para o café e sem perder o sabor do vinho.

Sugestões: vinho Marsala, Vin Santo, Jerez de Pedro Ximénez.

Conclusão

Bons vinhos são capazes de companhar todas as nossas refeiçoes, e em todas as suas etapas. Desde o prato de entrada até a sobremesa, a bebida tem tudo para tornar esse momento ainda mais prazeroso.

A bebida não só harmoniza bem com doces como pode deixar tudo ainda melhor. Contudo, é preciso estar atento aos principais ingredientes, tanto das sobremesas quanto dos vinhos. Afinal, o tipo de uva e o processo produtivo ao qual é submetido faz toda a diferença no seu sabor.

Os vinhos de sobremesa possuem muitas variedades e são, geralmente, mais adocicados do que os demais vinhos. O que não quer dizer que a bebida é adoçado. Seu sabor adocicado é proveniente da própria fruta e, no caso dos espumantes, da adição de licores específicos.

O processo produtivo dos vinhos de sobremesa depende de uma série de fatores e variáveis. Alguns tipos, portanto, só podem ser produzidos em regiões especificas, devido às condições climáticas e às características do processo aplicado.

Escolher o melhor vinho para acompanhar a sobremesa não é uma tarefa tao difícil. Porém, é preciso conhecer quais características devem ser consideradas para não haver nenhuma “briga” entre o vinho e a sobremesa escolhida. Afinal, a ideia é aproveitar o que cada um tem de melhor, juntos.

Veja ofertas abaixo e desfrute de bons acompanhamentos para a sua sobremesa

Espumante brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de cremes ou frutas

o Casa Perini Moscatel Aquarela:

Acidez e açúcar em perfeito equilíbrio, e um paladar que remete a frutas e a flores; Produtor: Casa Perini; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscato Branco, Moscato Giallo e Moscato de Hamburgo (vinho blend); Nariz: Aromas com notas cítricas que remetem à casca de laranja e flores como o jasmim; Harmonização: Canapés, entradas doces como frutas e geleias, sobremesas à base de cremes e tortas de frutas

Compre aqui

Espumante argentino, para harmonizar com sobremesas à base de frutas ou chocolate branco

o Novecento Extra Dulce:

Fino, fresco, equilibrado e com elegante borbulha; Produtor: Bodega Dante Robino; Teor alcoólico: 11%; Uva: Chardonnay e Chenin (vinho blend); Nariz: Ampla e complexa gama de aromas frutados; Harmonização: Sobremesas, como torta doce de morango ou mousse de chocolate branco. Ideal também para aperitivo

Compre aqui

Branco italiano, para harmonizar com sobremesas em geral

o Luca Bosio Vineyards Moscato d’Asti DOCG 2022:

Refrescante, frutado, harmonioso, com dulçor agradável; Produtor: Bosio; Teor alcoólico: 5,5%; Uvas: Moscato (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de abacaxi, maçã verde, pera, e toques marcantes de acácia e mel; Harmonização: Queijos e sobremesas

Compre aqui

Tinto brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de chocolate, frutas, frutas secas e castanhas

o Aurora Colheita Tardia Tinto Suave:

Gosto doce, encorpado, persistente, um vinho com muito equilíbrio entre álcool, acidez e doçura; Produtor: Aurora; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet (vinho blend); Nariz: Aroma com tipicidade pronunciada, notas de cacau, menta, uvas passas, frutas vermelhas como mirtilo e jabuticaba; Harmonização: Sobremesas como torta de chocolate, como cheesecake de frutas vermelhas, mil folhas e crème Brúlèe. Muito bom também com castanhas e frutas secas

Compre aqui

Frisante rosé brasileiro, para harmonizar com sobremesas em geral

o Almaden Moscatel Frisante Rosé:

Vinho jovem e de ótimo equilíbrio entre acidez e doçura; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 7%; Uva: Moscato (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas florais e de frutas tropicais como manga e goiaba; Harmonização: Antepastos, sobremesas e drinks

Compre aqui

Licoroso português, para harmonizar com sobremesas com frutas e muito doces

o Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos:

Soberbo equilíbrio em boca, com textura aveludada e grande persistência; Produtor: Vieira de Sousa; Teor alcoólico: 19,7%; Uvas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e outras uvas típicas (vinho blend); Nariz: Intrigante complexidade de nozes, amêndoas, damasco seco, caramelo, tostado; Harmonização: Torta de damascos, travesseiros de Sintra (massa folhada recheada com creme de ovos e amêndoas) e pudim de leite

Compre aqui

Espumante francês, para harmonizar com sobremesas em geral

o Champagne Moët & Chandon Ice Impérial Demi-Sec:

Frutado, elegante, bom corpo, cremoso, boa acidez, adocicado; Produtor: Moët & Chandon; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas tropicais e de caroço, como manga, goiaba e nectarina; Harmonização: Carnes brancas, queijos, sobremesas

Compre aqui

Branco francês, para harmonizar com sobremesas com frutas

o Château Ramon Monbazillac 2018:

Notas de dulçor equilibradas por uma acidez picante que deixa um final elegante; Produtor: Château Ramon; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sémillon, Muscadelle e Sauvignon Blanc (vinho blend); Nariz: Aromas de laranja cristalizada, mel, açafrão, abacaxi, manga e damascos secos; Harmonização: Escalopes de foie gras grelhados servidos com mangas flambadas e redução de aceto balsâmico, queijos azuis, tarte aux bananes caramélisées (torta assada de bananas caramelizadas e finalizadas com pó de amêndoas) e pomme au caramel de noix (maças recheadas com creme de nozes e assadas ao forno)

Compre aqui

Branco argentino, para harmonizar com sobremesas em geral

o Las Perdices Late Harvest Viognier Tardío 2018 500 mL:

Doçura discreta, frutas maduras; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Viognier (vinho varietal); Nariz: Pêssego e damasco com notas de mel e especiarias; Harmonização: Ideal para beber só, como sobremesa, assim como acompanhar patês, queijos maduros e sobremesas

Compre aqui

Branco português, para harmonizar com sobremesas em geral, principalmente à base de chocolate

o José Maria da Fonseca Moscatel Roxo 5 Anos Alambre:

Doce, com textura cremosa, acidez equilibrada e leve impressão tânica; Produtor: José Maria da Fonseca; Teor alcoólico: 17,5%; Uva: Moscatel Roxo (vinho varietal); Nariz: Muito aromático, com notas de tangerina, damasco, ameixa seca, mel e caramelo; Harmonização: Doçaria portuguesa, tartelete de chocolate amargo com zest de laranja confitada, excelente companhia para charuto

Compre aqui

Espumante italiano, para harmonizar com sobremesas à base de frutas e sobremesas mais doces

o Batasiolo DOCG Asti:

Frutado, mostra a doçura bem equilibrada com a acidez e boa persistência; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 7%; Uva: Moscato Bianco (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de maçã, pêssego, lichia e flores brancas; Harmonização: Torta de limão, salada de frutas, bolos recheados, panetone, apfelstrudel, cheesecake

Compre aqui

Espumante rosé francês, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o Champagne Veuve A. Devaux Cuvée Rosée:

Fresco, delicado, elegante e encorpado; Produtor: Devaux; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Pinot Noir e Chardonnay (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas e brancas, com nuances florais; Harmonização: Peixes, frutos do mar, sobremesas com frutas e cremes brancos

Compre aqui

Branco brasileiro, para harmonizar com chocolate e sobremesas à base de frutas

o Aurora Colheita Tardia:

Paladar suave e aveludado; Produtor: Aurora; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Moscato e Malvasia (vinho blend); Nariz: Aromas de nozes, castanhas, flores brancas e mel; Harmonização: Sobremesas como fondue de chocolate, mousse de maracujá, torta de limão, Tiramisú, suflê de baunilha e queijos azuis

Compre aqui

Licoroso espanhol, para harmonizar com pães e bolos doces, e sobremesas à base de frutas

o Doña Dolça Moscatel 2018:

Paladar doce com boa estrutura. É sedoso e persistente, com um equilíbrio adequado entre acidez e doçura; Produtor: Baronía de Turis; Teor alcoólico: 15%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de mel, frutas cítricas, frutas secas, flores e traços de nozes; Harmonização: Queijos azuis, chocolate branco, pães e bolos doces, e sobremesas à base de frutas tropicais. Perfeito para finalizar uma refeição, como um licor

Compre aqui

Branco português, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Casal Garcia Sweet Vinho Verde:

Leve, frutado, levemente efervescente e adocicado; Produtor: Bodegas Casal Garcia; Teor alcoólico: 9%; Uvas: Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal (vinho blend); Nariz: Notas de frutas cítricas, maçã verde e toques florais; Harmonização: Sobremesas à base de frutas, bolos com frutas cristalizadas, aves e peixes

Compre aqui

Frisante brasileiro, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Ballade Moscatel 2022:

Vinho jovem, leve, frutado com nuances florais, agradável frescor e sabor adocicado; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscatel (vinho blend); Nariz: Frutas de caroço como pêssego, frutas cítricas, flores brancas, guaraná e mel; Harmonização: Merengues, tortas de limão, acarajé, geleias de laranja com queijos de massa mole, bolos de casamento recheados de frutas, ceviche de tilápia, moqueca de grão-de-bico apimentada, comidas indianas e tailandesas

Compre aqui

Espumante espanhol, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Cava Vilarnau Ice-Sec:

Fresco, acidez marcante e final levemente doce; Produtor: Vilarnau; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Malvasia (vinho varietal); Nariz: Flores, pétalas de rosas, lichia; Harmonização: Coquetelaria, tábua de frios, queijos, canapés, velvet cake, torta de damasco

Compre aqui

Espumante brasileiro, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Maison Castel Cuvée Blanche Brut Kaleidoscope:

Frutado, com frescor agradável e deliciosa harmonia; Produtor: Castel; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas de flores brancas e frutas cítricas, com nuances de pera; Harmonização: Arroz de mariscos, peixe assado com molho de camarão e Tarte Tatin com peras e tomilho

Compre aqui

Frisante italiano, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Botticello Lambrusco IGT dellEmilia Bianco Amabile:

Leve, frutado, acidez sutil, doçura discreta, refrescante; Produtor: Medici Ermete Wines; Teor alcoólico: 8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas frescas; Harmonização: Peixe ao molho curry, peixe frito, espetinho de frango com tempero indiano, quiche de tomate seco e alho poró, tomates recheados, torta de limão

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas em geral

o Burmester LBV Porto 2016:

Na boca é um vinho frutado, aveludado, macio mas cheio de corpo, com taninos macios e boa acidez mantendo a impetuosidade da fruta silvestre e terminando com um longo e harmonioso final; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 20%; Uvas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e outras castas tradicionais do Douro (vinho blend); Nariz: Frutas pretas maduras como amora e cassis, frutas secas, alcaçuz, notas balsâmicas, chocolate, tosta, toques herbáceos e florais; Harmonização: Torta de nozes, petit gateau, crepe de creme de avelã, rocambole doce, crème brûlée, queijos azuis

Compre aqui

Frisante rosé brasileiro, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Frisante Ballade Rosé 2021:

Leve, refrescante, adocicado e muito frutado; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 7%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas, como morango, cereja e amora; Harmonização: Comida mexicana, camarão alho e óleo, quiche de tomate seco, merengue de morango

Compre aqui

Frisante brasileiro, para harmonizar com frutas e sobremesas

o Frisante Monte Paschoal Moscato:

Leve e fácil de beber, refrescante, paladar adocicado e extremamente frutado; Produtor: Monte Paschoal; Teor alcoólico: 7%; Uva: Moscato (vinho varietal); Nariz: Possui aromas intensos de frutas como pêssego, pera e maçã, e florais como jasmim e rosas; Harmonização: Frutas, frutos do mar, peixes, sobremesas, bolos, salgadinhos fritos

Compre aqui

Frisante italiano, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Frisante Pontebello Lambrusco IGT dellEmilia Bianco Amabile:

Frutado, leve, acidez sutil e agradável, doçura discreta, refrescante; Produtor: Medici Ermete Wines; Teor alcoólico: 8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas frescas; Harmonização: Peixe ao molho curry, espetinho de frango com molho picante, dadinhos de tapioca com geleia de pimenta, quiche de tomate seco e alho poró, torta de limão

Compre aqui

Vinho branco francês, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o Carmes de Rieussec Sauternes AOC 2012:

Redondo, cremoso, com notas frutadas e final expressivo e mineral; Produtor: Eleanor; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle (vinho blend); Nariz: Notas florais, de acácia, pêra e damasco cristalizado; Harmonização: Queijos azuis, sobremesas com abacaxi ou creme brulée, quiche, foie gras

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas à base de frutas secas

o Porto Burmester Tordiz 40 Years Old Tawny:

Encorpado, untuoso, aveludado, complexo, saboroso, final longo; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 20%; Uvas: Castas tradicionais no Douro (vinho blend); Nariz: Intenso, frutas secas, especiarias, mel; Harmonização: Queijos azuis como o roquefort, o stilton e o gorgonzola, sobremesas à base de frutas secas, castanhas diversas ou com especiarias

Compre aqui

Vinho rosé brasileiro, para harmonizar com sobremesas e frutas

o Casa Valduga Naturelle Rosé Suave:

Leve e de agradável frescor, com paladar adocicado; Produtor: Casa Valduga; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Malvasia, Moscato e Merlot (vinho blend); Nariz: Aromas primários, com notas de frutas frescas como morango, goiaba, pêssego, cereja e leve nuance floral; Harmonização: Queijos azuis, doces, frutas, sobremesas, pratos leves

Compre aqui

Vinho tinto brasileiro, para harmonizar com sobremesas cítricas

o Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave:

Paladar equilibrado, doce e harmonizado; Produtor: Vinícola Campestre; Teor alcoólico: 10,2%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas vermelhas e frescos; Harmonização: Pratos leves, massas pouco condimentadas, frangos, peixes e sobremesas cítricas

Compre aqui

Vinho branco francês, para harmonizar com sobremesas bem doces

o Château Jean Galan Sauternes AOC 2019:

Refrescante, redondo, delicado, equilibrado, e com notas de abacaxi; Produtor: Sarl Jean Galan; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sémillon (vinho varietal); Nariz: Expressivo e frutado, com nuances amanteigadas, tostadas e de flores brancas; Harmonização: Pudim, Crème Brûlée, queijo Roquefort

Compre aqui

Frisante rosé brasileiro, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Frisante Monte Paschoal Moscato Rosé:

Leve e fácil de beber, refrescante, paladar adocicado e extremamente frutado; Produtor: Monte Paschoal; Teor alcoólico: 7,5%; Uva: Moscato (vinho varietal); Nariz: Possui aromas intensos de frutas como morangos, amoras e lichia, mesclados com notas florais de gerânios e rosas; Harmonização: Ideal para ser servido com canapés, e devido ao seu sabor adocicado combina muito bem com sobremesas como mousse de maracujá, bolo e salada de frutas

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas à base de frutas e de chocolate

o Monge Porto Fine Ruby:

Encorpado, doce e equilibrado, com notas de cerejas, álcool bem integrado, e final longo e intenso; Produtor: Adega Cooperativa de Favaios; Teor alcoólico: 19,5%; Uvas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela, Touriga Nacional, Tinto Cão (vinho blend); Nariz: Aroma intenso de frutos vermelhos e pretos; Harmonização: Tábua de queijos, sobremesas de chocolates, sobremesas de frutas vermelhas

Compre aqui

Vinho rosé argentino, para harmonizar com sobremesas de frutas

o Nieto Senetiner Benjamin Suave & Refrescante Rosado 2021:

Refrescante, com bom equilíbrio entre doçura e acidez; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Malbec, Syrah e Merlot (vinho blend); Nariz: Aromas de uvas frescas e flores; Harmonização: Frutos do mar, queijos suaves, aperitivos, sobremesas de frutas

Compre aqui

Espumante doce brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o Courmayeur Vinho Espumante Moscatel 375mL:

Equilibrado, cremoso e fresco, com notas de frutas maduras; Produtor: Courmayeur; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscato Branco e Malvasia (vinho blend); Nariz: Aromas frutados e florais, com notas de lichia, pêssego, jasmim e maçã-verde; Harmonização: Torta de pêssego, salada de frutas, bolo de abacaxi

Compre aqui

Vinho branco argentino, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o El Bautismo Blend De Blancas Dulces 2020:

Frutado, doce, leve, boa acidez; Produtor: La Liga de Enólogos; Teor alcoólico: 10%; Uvas: Torrontés, Moscatel e Pedro Giménez (vinho blend); Nariz: Frutas maduras, lichia, floral, mel; Harmonização: Canapés com toque adocicado, brie com mel, abacaxi em calda, salada de frutas, bolo de massa branca, gorgonzola e roquefort

Compre aqui

Vinho licoroso italiano, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o Cantine Pellegrino D.O.C. Pantelleria Passito Liquoroso 2020 500 mL:

Médio corpo, sedutora doçura, bem equilibrado, frutado, boa acidez; Produtor: Cantine Pellegrino; Teor alcoólico: 15%; Uva: Zibibbo (vinho varietal); Nariz: Frutas cristalizadas, mel; Harmonização: Risoto de gorgonzola com pera e nozes, torta de maçã, panetone gratinado com creme inglês, pães com geleias, frango tandoori

Compre aqui

Vinho tinto francês, para harmonizar com sobremesas à base de chocolate

o Cour de Mandelotte Red Medium-Sweet:

Redondo, cheio, com dulçor marcante; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas intensas de amoras e groselhas maduras; Harmonização: Mousse de chocolate, queijo Gorgonzola, espaguete à bolonhesa

Compre aqui

Frisante italiano, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o Fantasia Bianco Amabile Lambrusco Dell’Emilia IGT:

Fresco e levemente adocicado, com acidez marcante e borbulhas delicadas; Produtor: Vinicola Decordi; Teor alcoólico: 7,8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Aroma frutado, com notas cítricas, de maçã e florais; Harmonização: Carnes brancas com molho agridoce, queijos leves, sobremesas de fruta

Compre aqui

Vinho licoroso italiano, para harmonizar com chocolate amargo e sobremesas à base de chocolate

o Barolo Chinato Marchesi di Barolo:

Caráter intenso, concentrado, e com final doce e persistente; Produtor: Marchesi Di Barolo; Teor alcoólico: 16,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Perfume intenso e aromático, destacando especiarias, flores e casca de laranja; Harmonização: Chocolate amargo, Tiramisú, torta de chocolate com caramelo salgado

Compre aqui

O espumante rosé Demi-Sec espanhol, para harmonizar com sobremesas à base de frutas

o Comte de Chamberi Mousseux Rosé Demi Sec:

Fresco, saboroso e persistente; Produtor: Félix Solís; Teor alcoólico: 10%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de groselha madura; Harmonização: Merengue de morango, tapas espanholas, queijo Brie com geleia de frutas vermelhas

Compre aqui

Vinho tinto argentino, para harmonizar com sobremesas à base de chocolate e de frutas,

o Condor Peak Sweet Red Wine 2020:

Frutado, leve e adocicado; Produtor: Andean Vineyards; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Bonarda, Sangiovese e Tempranillo (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas vermelhas; Harmonização: Mousse de chocolate, queijos azuis, cheesecake de frutas vermelhas

Compre aqui

Vinho branco francês, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Carmes de Rieussec Sauternes AOC 2014:

Redondo, cremoso, com notas frutadas e final expressivo e mineral; Produtor: Eleanor; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle (vinho blend); Nariz: Notas florais, de acácia, pêra e damasco cristalizado; Harmonização: Queijo gorgonzola, pudim, creme de papaia

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas com boa concentração de açúcar,

o Sanders Vinho do Porto Tawny Reserva:

Encorpado, com intensidade de fruta e doce na medida certa; Produtor: Campelo; Teor alcoólico: 19,5%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Damasco, marmelo, frutas secas e casca de laranja; Harmonização: Frango com cebolas caramelizadas, torta de amêndoas, banoffee e bolo de churros

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com chocolate e sobremesas à base de frutas,

o Sanders Vinho do Porto Ruby Reserva:

Encorpado, macio e frutado; Produtor: Campelo; Teor alcoólico: 19,5%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Cereja madura, geleia de amora e ameixa cozida; Harmonização: Queijos azuis, torta de ameixa, trufas de chocolate, bolo de frutas vermelhas

Compre aqui

Vinho tinto europeu, para harmonizar com doce de chocolate,

o Baron de Taste Édition Spéciale Red Medium-Sweet Suave:

Macio, redondo, doçura marcante; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Mousse de chocolate, queijo Gorgonzola, espaguete à bolonhesa

Compre aqui

Vinho tinto italiano, para harmonizar com chocolate meio amargo e panetones,

o Cesari Recioto della Valpolicella Classico DOCG 2018:

Intenso, saboroso e sedoso; Produtor: Cesari; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Corvina, Rondinella e Rossignola-Negrara (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas caramelizadas, especiarias, chocolate e tostado; Harmonização: Bolo de chocolate meio amargo, panetones

Compre aqui

O espumante doce brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Faces do Brasil Moscatel:

Paladar envolvente, boa acidez e doçura agradável; Produtor: Lidio Carraro; Teor alcoólico: 7,5%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Notas florais de rosas, jasmim e tilia, além de um elegante toque cítrico de maçã verde, limão e casca de laranja; Harmonização: Embutidos, tábua de frios, pavê de limão, torta de morango, panetone, salada de frutas, queijos

Compre aqui

Espumante doce brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Lidio Carraro Dádivas Moscatel:

Leve, acidez agradável, adocicado; Produtor: Lidio Carraro; Teor alcoólico: 8%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Rosa, jasmim, pêssego, lichia, melão, mel; Harmonização: Panetone, panna cotta, salada de frutas, mousse de maracujá, torta de maçã, cheesecake

Compre aqui

Espumante doce argentino, para harmonizar com sobremesas à base de frutas secas,

o Dadá Nº 7 White Sweet:

Delicadas borbulhas, vibrante, jovem e muito agradável; Produtor: Finca Las Moras; Teor alcoólico: 5,5%; Uva: Torrontés (vinho varietal); Nariz: Notas florais e frutadas; Harmonização: Perfeito para harmonizar refeições exóticas com sabor picante e molhos agridoces. Bem como é excelente para sobremesas, frutas secas e queijos moles

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Dalva Ruby Porto:

Denso, encorpado, adocicado e harmonioso; Produtor: C da Silva; Teor alcoólico: 19%; Uvas: Tinta Amarela, Tinta Cão, Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Souzão (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas; Harmonização: Queijo Gorgonzola, tiramisù, cheesecake de frutas vermelhas

Compre aqui

Espumante doce argentino, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Dadá Nº 7 Pink Sweet:

Cremoso, delicado e refrescante; Produtor: Finca Las Moras; Teor alcoólico: 5,5%; Uvas: Torrontés e Malbec (vinho blend); Nariz: Notas florais como de rosa, limão, casca de laranja, canela; Harmonização: Perfeito para acompanhar para sushi e frutos do mar. Assim como é ideal para servir ao lado de sobremesas à base de massa folhada, cremes, maçãs ou frutas de caroço

Compre aqui

Espumante doce brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

Casa Perini Moscatel:

Leve, doce, boa acidez; Produtor: Casa Perini; Teor alcoólico: 7,5%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Lichia, pêssego, floral; Harmonização: Panetone, frutas secas, mousse de maracujá, mousse de limão, lombo suíno com geleia de laranja, vegetais caramelados

Compre aqui

Frisante italiano, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Maestri Cantinieri Lambrusco Dell’Emilia Bianco Amabile:

Refrescante, macio, delicado e frutado; Produtor: Casa Vinícola Caldirola; Teor alcoólico: 8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de maçãs com toques florais; Harmonização: Merengue de morango com suspiro, salada de frutas cremosa, torta de frutas vermelhas

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sorvete,

o Dalva White Porto:

Encorpado, licoroso, adocicado; Produtor: C da Silva; Teor alcoólico: 19%; Uvas: Codega Rabigato, Malvasia Rei, Malvasia Fina, Viozinho e Donzelinho (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas em calda; Harmonização: Melão com presunto parma, amêndoas assadas com azeite e sal, sorvete de baunilha

Compre aqui

Vinho doce francês, para harmonizar com sobremesas à base de frutas e chocolate,

o Grande Cuvée Réserve Red Medium Sweet:

Macio, suave, rico em sabores frutados e com dulçor marcante; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 12%; Várias uvas; Nariz: Aroma de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Mousse de chocolate ao leite, bolo de frutas vermelhas, tábua de queijos

Compre aqui

⇒ Vinho seco francês, para harmonizar com sobremesas à base de chocolate,

o Château Saint Brice Saint-Émilion AOC 2018:

Redondo, macio e de bom comprimento, com taninos sedosos; Produtor: CGM; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras, com toques de cassis, especiarias e madeira; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, tábuas de queijos maduros, sobremesas à base de chocolate

Compre aqui

Vinho licoroso italiano, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Cantine Pellegrino D.O.C. Pantelleria Passito Liquoroso 2019 500 mL:

Doce, boa acidez, médio corpo; Produtor: Cantine Pellegrino; Teor alcoólico: 15%; Uva: Zibibbo (vinho varietal); Nariz: Frutas cristalizadas, mel; Harmonização: Pudim de leite, panetone, torta de maçã, pães com geleias, torta de laranja com amêndoas, queijos azuis como gorgonzola

Compre aqui

Vinho licoroso italiano, para harmonizar com chocolate ou sobremesas com geleia de frutas vermelhas,

o Uncle Joseph Marsala Superiore Rubino Dolce Doc 2015:

Doce, com toques evidentes de frutas vermelhas, cerejas e romãs; Produtor: Cantine Pellegrino; Teor alcoólico: 18%; Uva: Nero d’Avola (vinho varietal); Nariz: Frutado com notas de cerejas, romãs e ameixas; Harmonização: Chocolate amargo, brie com geleia de frutas vermelhas, pão com geleia de amora, queijos fortes

Compre aqui

Vinho branco doce francês, para harmonizar com sobremesas variadas,

o Vieux Papes Blanc Medium Sweet:

Frutado, saboroso e refrescante, com acidez equilibrada e doçura marcante; Produtor: Grupo Castel; Teor alcoólico: 11%; Uva: Várias uvas (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas cítricas e tropicais, com toques de flores brancas; Harmonização: Queijo Gorgonzola, pudim, creme de papaia

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas variadas,

o Vallado Porto LBV 2016:

Saboroso, com notas intensas de cereja, taninos macios, final intenso e longo; Produtor: Quinta do Vallado; Teor alcoólico: 19,5%; Uvas: Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Franca, Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Elegante, com notas de frutas pretas frescas e especiarias; Harmonização: Nozes, queijos, sobremesas

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas variadas,

o Porto Burmester Ruby:

Jovem, robusto, de grande vivacidade e persistência; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 19,5%; Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Frutas negras maduras como mirtilo, ameixa seca e nuance de amêndoas; Harmonização: Mousse de morango e iogurte, brownie de chocolate com nozes, clafouti de frutas vermelhas, folhado de camembert com framboesas, frutas secas, queijos de média cura

Compre aqui

Vinho licoroso francês, para harmonizar com chocolate,

o Domaine de La Rectorie Banyuls Rimage Therese Reig 2017 50cl:

Rico, com taninos redondos com final longo e frutado; Produtor: Domaine de La Rectorie; Teor alcoólico: 17%; Uvas: Grenache e Carignan (vinho blend); Nariz: Cereja, ameixa, amora em compota e toques de cacau; Harmonização: Queijo azul, queijo de cabra, doce de figo e sobremesas a base de chocolate

Compre aqui

Vinho licoroso francês, para harmonizar com chocolate,

o Domaine de La Rectorie Banyuls Rimage Léon Parcé 2016 50cl:

Encorpado, com taninos macios e final longo; Produtor: Domaine de La Rectorie; Teor alcoólico: 16,5%; Uvas: Grenache e Carignan (vinho blend); Nariz: Frutas negras maduras, frutas cristalizadas e especiarias como canela e noz moscada; Harmonização: Chocolates, bolo de frutas e foie-gras

Compre aqui

Vinho licoroso italiano, para harmonizar com um bom café,

o Marsala Vergine Soleras Dop:

Seco, maduro e harmonioso; Produtor: Cantine Pellegrino; Teor alcoólico: 19%; Uvas: Grillo e Catarratto (vinho blend); Nariz: Frutas secas, madeira, mel, especiarias; Harmonização: Frutas secas, nozes, cheesecake e queijos fortes

Compre aqui

Vinho licoroso português, para harmonizar com sobremesas à base de frutas secas,

o Porto Burmester Extra Dry White:

Bom corpo, fresco, frutado, untuoso, notas da madeira, doce; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 20%; Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz (vinho blend); Nariz: Melão, limão, pêssego, mel, baunilha; Harmonização: Sobremesas a base de frutas secas ou cristalizadas, panetone, bolo de nozes e queijos como brie, camembert, boursin e limburger

Compre aqui

Espumante doce espanhol, para harmonizar com sobremesas à base de frutas e sorvete,

o Dancing Flame Moscatel:

Jovem, refrescante e bom equilíbrio entre acidez e açúcar; Produtor: LFE Wines – Luis Felipe Edwards; Teor alcoólico: 8%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Maça verde, damasco e flores brancas; Harmonização: Tarte tatin, apfelstrudel, abacaxi flambado ao rum com sorvete de coco, panetone, papaya com cassis, torta de pera, bolo de banana, queijos azuis

Compre aqui

Espumante demi-sec brasileiro, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Chandon Passion On Ice Demi-Sec:

Leve, frutado, macio, acidez agradável, delicada doçura; Produtor: Chandon Brasil; Teor alcoólico: 11,7%; Uva: Malvasia de Cândia, Malvasia Bianca, Moscatel Graúdo e Pinot Noir (vinho blend); Nariz: Pêssego, maracujá, lichia, jambo, flor de laranjeira; Harmonização: Salmão ao forno, lagosta, aperitivos, salada de folhas verdes com frutas tropicais, torta de frutas vermelhas, mix de queijos

Compre aqui

Espumante doce espanhol, para harmonizar com sobremesas à base de frutas,

o Castillo Santa Barbara Moscato:

Cremoso e bom equilíbrio entre acidez e açúcares; Produtor: Bodegas Fernando Castro; Teor alcoólico: 10%; Uva: Moscatel (vinho varietal); Nariz: Uva verde, flores brancas e pêssego; Harmonização: Tarte tatin, apfelstrudel, torta de pera, bolo de banana, panetone, papaya com cassis, abacaxi flambado ao rum com sorvete de coco

Compre aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima