O Tempranillo é um vinho fácil de encontrar e harmoniza bem com diversos tipos de pratos. O trempanillo também possui um excelente perfil custo/benefício no que se refere a sabor e preço.
Se você nunca teve contato com o Tempranillo, ou apenas o experimentou em circunstâncias isoladas, este artigo revelará algumas dicas importantíssimas sobre esse varietal que ainda não costuma estar muito sob os holofotes.
Em primeiro lugar, o nome Tempranillo vem do diminutivo de “temprano”, cedo em espanhol. Essa palavra faz alusão ao fato de que essa variedade de uva amadurece mais cedo que as demais. A diferença do tempo de amadurecimento chega a ser de algumas semanas.
Cacho de uvas da variedade Tempranillo – Fonte: VinoVidi
Características do Tempranillo
FRUTA: cereja, ameixa, tomate e figo seco
OUTROS: cedro, couro, tabaco, baunilha, endro e cravo
CARVALHO: sim; geralmente com idades entre 6 e 18 meses em carvalho americano ou francês
TANINO: tanino médio a mais
ACIDEZ: acidez média menos
ABV: 13-14,5%
REGIÕES PRINCIPAIS: Espanha (mais de 80% das vinhas em todo o mundo), Portugal, Argentina, Austrália, EUA
TAMBÉM CONHECIDA POR: Tinto del Toro, Tinta Fina e Tinto del Pais (Espanha); Tinta Roriz e Aragonez (Portugal)
Uma Breve História de Tempranillo
Os espanhóis bebem apaixonadamente vinho desde há mais de 2000 anos atrás.
A prova de vinho na Espanha antiga foi descoberta em 1972, quando os arqueólogos descobriram um mosaico do deus do vinho Baco em Baños de Valdearados, no centro-norte da Espanha. Tempranillo pode muito bem ter sido o vinho mostrado no mosaico, porque está na Espanha desde 800 aC.
Segundos os arqueólogos, foram os fenícios que trouxeram o vinho para o sul da Espanha. O Tempranillo se originou nessa área, por isso é bem possível que essa variedade de uva esteja relacionada às antigas variedades que os fenícios cultivavam no Líbano. Hoje em dia, o Tempranillo cresce mais comumente nas regiões de Navarra e Rioja, que são cerca de 480 quilômetros a oeste de Barcelona, na Espanha.
Região de Rioja – Fonte: Lonely Planet
Qual é o sabor do vinho Tempranillo?
Tempranillo espanhol oferece sabores contrastantes de couro e cerejas. Quanto melhor o vinho, maior o equilíbrio entre a terra e os frutos. O acabamento é tipicamente suave e permanece com o sabor do tanino nos dois lados da boca. Os vinhos Tempranillo das regiões do Novo Mundo, incluindo Argentina, México e Estados Unidos, geralmente oferecem mais sabores de frutas como molho de cereja e tomate, seguidos por taninos grossos e notas menos terrosas. Tempranillo pode ser caracterizado como um corpo médio a encorpado, com características de frutas vermelhas, mais ou menos um meio termo entre uvas encorpadas como Syrah e Cabernet Sauvignon e uvas leves como o Pinot Noir. Se você nunca experimentou o Tempranillo antes, pode achar que ele tem um perfil de sabor semelhante ao Sangiovese e ao Cabernet Sauvignon.
Fonte: Wine Folly
E deve se considerar que um vinho Tempranillo acaba ficando bem menos complexo do que um vinho vindo de variedades francesas como Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.
Uma observação sobre o corpo do vinho: Com a adição do envelhecimento em carvalho novo o vinho Tempranillo adquire um sabor encorpado. No entanto, possui peles mais finas e uvas maiores que a Syrah; portanto, quando você a olha em um copo, ela parece mais translúcida. Devido ao estilo do envelhecimento tradicional do carvalho na Espanha, Tempranillo geralmente possui um tom laranja avermelhado. Embora o sabor seja forte, a textura geralmente não é oleosa ou grossa.
Adaptabilidade climática da variedade
O Tempranillo não é tão adaptável e resistente às intempéries climáticas e às pragas quanto a variedades mais bem difundidas pelo mundo, principalmente em relação a Cabernet Sauvignon. Mesmo assim o seu cultivo é razoavelmente difundido pelo mundo.
Vinícola de Tempranillo em Umpqua Valley, nos EUA – Fonte: Brehm Vineyards
Com uma adaptabilidade moderada ao calor, os melhores vinhos Tempranillo, no entanto, provém de regiões frias e de maior altitude. Porém, se verifica que quanto mais quente for o clima (até a uma certa temperatura) durante o amadurecimento dos cachos, o que vale para todas as uvas, maior é o teor de açúcar e mais grossa e mais escura fica a casca. Portanto, a conclusão que se chega é que o clima continental é o mais ideal para o cultivo dessa variedade.
Existem várias regiões da Espanha, como Rioja, Valdepeñas e Castilla La Mancha, que reúne bem essas características de alta amplitude térmica mesmo dentro de um dia, podendo fazer 40°C durante o dia e apenas 15°C no meio da noite num dia típico de verão. Junto com a alta altitude da maioria dessas regiões, é esse tipo de variação térmica a condição ideal para o cultivo de uvas que vão resultar em excelentes vinhos Tempranillo
Harmonização
Tempranillo combina bem com todos os tipos de alimentos por causa de suas qualidades salgadas. A culinária regional espanhola, que inclui legumes assados e carnes curadas, como o vigoroso Jamón Iberico de Bellota, cria um emparelhamento excepcional. No entanto, o vinho é diverso e não apenas combina com comida espanhola local, mas também funciona bem com alimentos de todo o mundo.
Fonte: Magazine SAQ
Alguns dos pratos que formam um bom par com um Tempranillo:
- – Lasanha, pizza e pratos com molhos à base de tomate
- – Carnes grelhadas, pratos defumados
- – Grãos, polenta e pratos com milho como ingrediente principal
- – Comida mexicana, como tacos, nachos, burritos e chile rellenos
O que procurar ao comprar Tempranillo
Se você está comprando Tempranillo espanhol, é útil entender os requisitos de rotulagem e como eles afetam o sabor. Existem 4 termos legais de envelhecimento listados na maioria das garrafas de vinho espanhol.
Vin Joven: Raramente envelhecido em carvalho, o Vin Jovens é lançado jovem e deve ser consumido imediatamente. Isso é incomum fora da Espanha.
Crianza: Estes tintos requerem 2 anos de envelhecimento, com 6 meses em carvalho. Tradicionalmente, os produtores usam carvalho americano, que é muito mais forte do que outros tipos de carvalho (como o carvalho francês).
Reserva: São tintos que são envelhecidos com 3 anos, sendo 1 ano em carvalho. Estes vinhos são um grande passo em qualidade e têm sabores ricos e redondos devido ao requisito mínimo de carvalho.
Gran Reserva: Reservada para vinhos de safras fenomenais e com idade mínima de 5 anos antes do lançamento, com 18 meses de envelhecimento em carvalho, a maioria dos produtores faz de 20 a 30 meses em barril para criar um sabor marcante.
Vinhos tempranillo, experimente esse sabor. Melhores ofertas abaixo:
⇒ O espanhol
Marqués de Ardoza Tempranillo:
Frutado, com equilíbrio entre taninos macios e acidez agradável; Produtor: Vinigalicia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas; Harmonização: Pizzas e massas de molho vermelho, queijos, risoto e massas de molho branco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45I60CA”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Palacio de Invierno Crianza Rioja DOCa 2016:
Complexo, robusto e sedutor; Produtor: Burgo Viejo; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas; Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, vitela, carnes de ave
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/44Qv6ij”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Perseverance Crianza by Gorka Etxebarria Winemaker Rioja DOCa 2017:
Encorpado, frutado e aveludado; Produtor: Burgo Viejo; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras, com toque de pimenta preta; Harmonização: Carnes brancas, pizzas e massas de molho vermelho, carnes de caça, queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3XK9ba8″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Conchego Tempranillo Bag in Box 3L 2022 Vinho na Caixa:
Envolvente, equilibrado e macio; Produtor: Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Costela assada, pizza de calabresa, lasanha à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3P0qPV6″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Miros de Ribera Crianza Ribera del Duero DO 2017:
Bem estruturado, com taninos firmes, acidez equilibrada e final longo; Produtor: Peñafiel; Teor alcoólico: 15,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Amora, ameixa, framboesa com toques de cacau, pimenta e um leve balsâmico; Harmonização: Faisão com legumes, maminha com redução de balsâmico, rabada com polenta mole e agrião
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3J5CX3v”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Valderivero Roble Ribera del Duero DO:
Bem estruturado, frutado, potente e com taninos maduros; Produtor: Hacienda y Viñedos Marqués del Atrio; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas, como amora e mirtilo, e notas de madeira; Harmonização: Carnes brancas e vermelhas, queijos amarelos, massas recheadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JnGlaD”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Valderivero Joven Ribera del Duero DO:
Agradável, macio, equilibrado e frutado; Produtor: Hacienda y Viñedos Marqués del Atrio; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aroma intenso de cereja e groselha; Harmonização: Carnes vermelhas e brancas, queijos azuis e de massa mole
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jfHYwo”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Conchego Tempranillo Rosé Bag in Box 3L 2022 Vinho na Caixa:
Saboroso, redondo e frutado; Produtor: Altosa Wines/Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Comida japonesa, frango assado com batatas, tábua de frios e aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/42rR9u3″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Recital Tempranillo Red Dry Wine 2020:
Refrescante e persistente, com taninos macios e acidez equilibrada; Produtor: Vinos Y Bodegas; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de framboesa, cassis e alcaçuz preto; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, pizza de calabresa, caponata de berinjela
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PggT85″]Compre aqui[/button]
⇒ O blend espanhol
Baron de Gurpegui Reserva DOCa Rioja 2018:
Carnudo, sedutor, taninos maduros, com longa persistência; Produtor: Bodegas Luis Gurpegui Muga; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo e Garnacha (vinho blend); Nariz: Aromas de frutos vermelhos maduros, ameixa seca, alcaçuz, e notas de couro; Harmonização: Costela ao bafo com molho de ervas, berinjela à parmegiana, polenta com ragu de pato
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/46ebgiw”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend europeu
Noble Duc Romain Vin Rouge 2021:
Equilibrado e frutado, com toques de frutas vermelhas e pretas frescas; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Tempranillo, Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Framboesa, amoras, geleia de morango e violetas; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas com molho vermelho, queijo Parmesão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45vxNaj”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend espanhol
Gran Delmio Gran Reserva DO La Mancha 2014:
Bem estruturado, com taninos macios e final persistente; Produtor: Bodegas Lozano; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Tempranillo e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas, com nuances tostadas e defumadas; Harmonização: Talharim ao ragu de cordeiro, costela no bafo, cogumelo eryngui na manteiga de ervas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3HE0QOx”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Etéreo DO Valencia Tempranillo Tinto 2021:
Vinho jovem, corpo médio, frutado, equilibrado, taninos macios, boa acidez; Produtor: Bodegas Arráez; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, ameixa, cereja, toques de especiarias; Harmonização: Ensopado de carne com batatas, carne seca com abóbora, hambúrguer de lentilha
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3kvDaTG”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Castilla Real Tempranillo Crianza La Mancha DO 2019:
Corpo médio, equilibrado, frutado e macio, com taninos sedosos e final longo; Produtor: Vinícola de Castilla; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas vermelhas frescas como cereja, framboesa e morango, e nuances de alcaçuz, ervas frescas, coco e baunilha; Harmonização: Paella Valenciana, costela suína ao molho barbecue, fondue de queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3USk4nF”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Castilla Real Tempranillo Joven La Mancha DO 2021:
Agradável, elegante, frutado, fácil de beber, com taninos macios, acidez equilibrada, corpo médio; Produtor: Vinícola de Castilla; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Expressivo e frutado, com notas de frutas vermelhas frescas e nuances herbáceas; Harmonização: Torta de carne seca com pimenta biquinho, pizza de pepperoni, caponata de berinjela
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ErBqmd”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Castilla Real Tempranillo Rosé Joven La Mancha DO 2021:
Refrescante, agradável, fácil de beber, com acidez vibrante, corpo médio e frutado; Produtor: Vinícola de Castilla; Teor alcoólico: 11%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de geleia de morango, framboesa, e nuances herbáceas; Harmonização: Anéis de cebola empanados, caldo verde, salada Caprese
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3hFklMN”]Compre aqui[/button]
⇒ O francês blend
Cuvée de Cesar:
Equilibrado, redondo e frutado, com taninos macios, acidez harmoniosa, e final longo; Produtor: FSP; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Grenache, Tempranillo e Syrah (vinho blend); Nariz: Notas de morango e framboesa, com toques de baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, tábua de queijos, pizzas variadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AWQOVh”]Compre aqui[/button]
⇒ O francês blend
L’Amour de Venus Vin Rouge Tradition de Vigneron:
Corpo médio, refrescante, frutado, com taninos marcantes, final longo e persistente; Produtor: FSP; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Grenache, Tempranillo e Syrah (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, tábua de queijos, pizzas variadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3UozI9G”]Compre aqui[/button]
⇒ O francês blend
Dufoulier Selection du Vigneron:
Redondo, estruturado, macio, com toques de frutas vermelhas, e final longo; Produtor: FSP; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Grenache, Tempranillo e Syrah (vinho blend); Nariz: Rico, intenso e frutado, com notas amadeiradas e de baunilha; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, tábua de queijos e frios, pizzas variadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3gRkaOi”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Indigenous Family Winery Vino Tinto 2020:
Redondo, aveludado, bem estruturado, equilibrado e taninos macios; Produtor: Bodegas Santerra; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aroma intenso de frutas vermelhas maduras e notas de erva-doce; Harmonização: Carnes vermelhas, risotos, queijos e tapas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Rc8tOw”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Conchego Tempranillo Bag in Box 3L 2020 Vinho na Caixa:
Envolvente, equilibrado e macio; Produtor: Altosa Wines/Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Costela assada, lasanha à bolonhesa, pizza de calabresa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3f0jGnX”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Valdiberia Selección Especial Tempranillo Vino de la Tierra de Castilla:
Corpo médio, taninos macios, ótimo equilíbrio, e frutado; Produtor: Bodegas Los Tinos; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, como cereja e morango; Harmonização: Espaguete à bolonhesa, risoto de frango, sanduíche de pernil
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QIt5NL”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Los Tinos De Tradicion Selección Especial Tempranillo Vino de la Tierra de Castilla:
Macio, redondo, equilibrado; Produtor: Bodegas Los Tinos; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Tábua com frios, pizzas de sabores variados, massas com molho ao sugo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Cy81pR”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Convento Oreja Memoria Reserva DO Ribera del Duero 2016:
Encorpado, equilibrado, frutado, taninos presentes e maduros, acidez agradável, de final longo e grande persistência; Produtor: Convento Oreja; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, especiarias, café, couro e minerais; Harmonização: Talharim ao ragu de cordeiro, costela no bafo, quibe de berinjela com especiarias, queijos duros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PHwEmN”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Viña Labrada DOP Cariñena Tempranillo 2020:
Um vinho jovem, frutado, corpo leve para médio, elegante, acidez equilibrada; Produtor: Covinca; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas; Harmonização: Hambúrguer, escondidinho de carne seca, abobrinha à parmegiana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AhdJK4″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Terra dUro Uro DO Toro 2016:
Estruturado, elegante, frutado, equilibrado, com taninos macios, acidez agradável e frescor; Produtor: Terra d’Uro; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de framboesas, groselhas, cerejas sobre toques de violetas e lavanda, além de traços de especiarias e eucalipto; Harmonização: Risoto aos quatro queijos com tomate seco, picanha invertida, sanduíche de jamón ibérico
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PS1TfD”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Terra dUro Selección DO Toro 2016:
Encorpado, com taninos macios e delicado frescor, além de um final frutado com boa persistência; Produtor: Terra d’Uro; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tinta de Toro (vinho varietal); Nariz: Frutado, com notas de framboesas e groselhas, sobre nuances de violetas, tostado e tabaco; Harmonização: Risoto de presunto cru e parmesão, kafta de cordeiro ao forno, risoto de funghi, nhoque com ragu de costela, quibe de berinjela defumada com queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3cMR403″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Finca Constancia Parcela 23 Single Vineyard Tempranillo 2016:
Frutado, médio corpo, taninos macios, fresco; Produtor: Finca Constancia; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas negras, tosta, vegetal; Harmonização: Risoto de embutidos, batata hasselback com queijo e bacon, puchero, tortellini ao ragu de carne, rosbife de filé-mignon, tagliatelle à carbonara
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RztwvG”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Protos Roble D.O. Ribera del Duero 2019:
Médio corpo, taninos macios, acidez agradável, frutado; Produtor: Protos; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, vegetal, tosta; Harmonização: Churrasco, maminha grelhada com molho chimichurri, joelho de porco à pururuca, paella caipira, quibe de carne de soja assado, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3M4jcZ9″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Finca Constancia Parcela 23 Single Vineyard Tempranillo 2019:
Médio corpo, frutado, taninos macios, acidez agradável, bom final; Produtor: Finca Constancia; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, chocolate, tosta, herbal; Harmonização: Risoto de embutidos, rosbife de filé-mignon, batata hasselback com queijo e bacon, puchero, tortellini ao ragu de carne, tagliatelle à carbonara
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vCl5Xg”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Las Pisadas D.O.C Rioja 2016:
Saboroso, envolvente, taninos macios; Produtor: Miguel Torres; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Geléia de framboesas, com finas notas de frutos secos e um fundo de especiarias; Harmonização: Risoto de presunto Parma, lombo recheado com figos e manjericão, caldinho de mandioca com pernil
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LEdTzJ”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend francês
Marquis de Courtilloles:
Paladar amadeirado, com toques de vegetais e frutas pretas; Produtor: FSP; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Grenache, Tempranillo e Syrah (vinho blend); Nariz: Nuances de ameixa madura, canela e notas de baunilha; Harmonização: Queijos maduros, carnes vermelhas cozidas e macarrão à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DLFQDS”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend francês
Giove Leggenda del Viticoltore Speciale Classico:
Framboesa, cerejas vermelha e preta, e geleia de morango; Produtor: Conditionnement Vins Services; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Grenache, Tempranillo e Syrah (vinho blend); Nariz: Aromas de violeta e frutas vermelhas; Harmonização: Macarrão à bolonhesa, carnes vermelhas grelhadas e queijos maduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RYuJvm”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend europeu
Baron de Lusson Vin Rouge:
Um vinho redondo, com taninos suaves e macios e acidez equilibrada; Produtor: Les Grands Chais de France; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Tempranillo e Grenache (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas e sutis notas florais; Harmonização: Jamón ibérico, pizza de calabresa, galeto com legumes assados, ravióli de carne com parmesão, vegetais assados, costelinha suína com legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3crFs2m”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Sentero Tinta de Toro Toro D.O. 2020:
Paladar frutado, com taninos macios e agradáveis; Produtor: Pagos del Rey; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, como morango, e alcaçuz; Harmonização: Cozido Madrileño, Morcilla, queijo Torta del Casar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LtNnbK”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Jolaseta D.O. Navarra Tempranillo 2020:
Taninos redondos e final persistente; Produtor: Bodegas Príncipe de Viana; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas e negras; Harmonização: Hambúrguer, polenta com ragu de linguiça, empadão goiano, panqueca de carne, pimentão recheado, legumes na churrasqueira
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uTHuiH”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Sentero Roble Tinta de Toro Toro D.O. 2020:
Poderoso e expressivo, com taninos maduros; Produtor: Pagos del Rey; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras, com notas defumadas e baunilha; Harmonização: Pernil de carneiro, linguiça de Chorizo, queijo Zamorano
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JjY1Ry”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Anciano Crianza 3 Years Tempranillo Valencia DOP 2018:
Encorpado, taninos redondos e presentes, final longo; Produtor: Bodegas Navalón; Teor alcoólico: 13,6%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Toques tostados e de baunilha, frutas em geleia; Harmonização: Churrasco, massas ao molho bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CfLRqb”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Viñapeña Tempranillo:
Frutado, equilibrado e fácil de beber; Produtor: J. García Carrión; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas negras como ameixa e amora; Harmonização: Pizzas variadas, tábua de embutidos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/lOKqy4″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
El Madero Tempranillo:
Frutado e equilibrado, com corpo médio e taninos macios; Produtor: J. García Carrión; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas, com toques de alcaçuz; Harmonização: Costela assada, lasanha à bolonhesa, pizza de calabresa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rQrwTy”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Don Simón Selección Tempranillo:
Corpo médio, taninos macios, ótimo equilíbrio e fruta; Produtor: J. García Carrión; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas como cereja e morango com toques de alcaçuz; Harmonização: Embutidos, espaguete à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/DUNO2k”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
La Couleur Tempranillo:
Concentrado, com taninos bem integrados e notas de frutas pretas; Produtor: IPSA Wines; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas expressivos de frutas vermelhas e pretas, com nuances de violetas; Harmonização: Queijo Gruyère, espaguete à bolonhesa, pimentão recheado com carne moída
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rNJEgG”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
8th Street Tempranillo Red Dry Wine:
Fresco e longo em boca, com taninos macios; Produtor: Vinos & Bodegas; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Expressivo e frutado, com notas de framboesa, cassis e alcaçuz preto; Harmonização: Charcutaria, espaguete à bolonhesa, filé mignon assado com legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pSnw53″]Compre aqui[/button]
⇒ O blend argentino
Altos del Condor Tinto 2021:
Vinho jovem, corpo de leve para médio, frutado, taninos macios, fresco; Produtor: Grupo Peñaflor; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Malbec e Tempranillo (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas frescas, sutis notas de especiarias e violeta; Harmonização: Empanadas de carne, iscas de filé acebolado, espaguete ao sugo, arroz carreteiro, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vyzqDG”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Don Simon Nature Tempranillo:
Suculento, taninos suaves, acidez harmoniosa, sabor de groselha e frutos vermelhos maduros, final intenso e picante; Produtor: J. García Carrión; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Rico, com notas intensas de frutas maduras, especiarias e toques picantes; Harmonização: Pizza de calabresa ou pepperoni, carnes de porco com molho barbecue, tábua de queijos maduros e embutidos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3szec8c”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Ego de Bacco Tempranillo 2020:
Concentrado e rico, com taninos bem integrados e notas de frutas pretas; Produtor: Ipsa Trading; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas vermelhas e pretas, com nuances de violetas; Harmonização: Queijo Gruyère, espaguete à bolonhesa, pimentão recheado com carne moída
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/32dfjz5″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Brecking Valley Tempranillo:
Suculento e frutado com taninos redondos e final longo; Produtor: Marqués del Atrio; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Morango e framboesa com toques de especiarias; Harmonização: Pizza de calabresa, massas recheadas e carnes vermelhas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3yJ0Kzz”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Carodorum Vino de Autor Crianza Toro D.O. 2016:
Encorpado, vivaz, frutado e estruturado, com taninos marcados, acidez equilibrada e final longo; Produtor: Bodegas Carmen Rodriguez Mendez; Teor alcoólico: 15%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Perfumado, com notas intensas de frutas maduras e tabaco, e toques delicados de chocolate e café; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, tortilla de setas e pan tumaca, pizza de pepperoni, queijos maduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GOgHIy”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Protos Crianza D.O. Ribera del Duero 2016:
Corpo de médio para encorpado, acidez agradável, taninos presentes, amadeirado, especiarias; Produtor: Protos; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas negras maduras, amadeirado, cacau, especiarias, chocolate amargo; Harmonização: Picanha na brasa, costeleta de cordeiro com lentilhas, risoto de paio, massa à matriciana, paella valenciana, queijos maduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/w5txSV”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend francês
La Cittadella Rispetto delle Tradizioni Classico:
Frutado, encorpado e agradável, com taninos macios; Produtor: Conditionnement Vins Services; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Grenache, Tempranillo e Syrah (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas pretas frescas, como ameixa; Harmonização: Carnes vermelhas, massas ao sugo, queijos maduros, pizzas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rYy0Aj”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend europeu
Vigne & Tradition Force de France Rouge 2020:
Frutado, equilibrado e delicado; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Tempranillo, Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja e morango; Harmonização: Pizzas e queijos suaves
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/36Q7FNp”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2009:
Revela taninos macios, ótima acidez e longo final; Produtor: Guy Anderson Wines; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de café, pimenta, chocolate e ervas; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, queijos curados e pratos à base de carne de porco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/wnAnjP”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Petit Verum Tempranillo 2020:
Estruturado e encorpado, frutado, toque picante; Produtor: Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, com toque picante e sutis aromas florais; Harmonização: Embutidos, massas com molho escuro e carnes vermelhas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/Xw77u3″]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Valduero Tierra Alta de 2 Cotas Reserva Ribera del Duero DO 2014:
Intenso, carnudo e com taninos potentes; Produtor: Valduero; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de café, tabaco e carvalho; Harmonização: Carnes fortes, como cordeiro, e queijos bem curados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/igKuGK”]Compre aqui[/button]
⇒ O espanhol
Valduero Tierra Alta En 2 Maderas Ribera del Duero DO 2017:
Bem estruturado e aveludado, deixando um final longo; Produtor: Valduero; Teor alcoólico: 14%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas negras, ameixa e amora com toque de cravo e noz moscada; Harmonização: Carnes bovinas, jamón serrano, chorizo e queijos semi curados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/cyot64″]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Etéreo DO Valencia Tempranillo Rosé 2021:
Fresco, frutado e final longo; Produtor: Bodegas Arráez; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Flores, morango e cereja; Harmonização: Risoto de camarão, iscas de peixe empanado, bolinho de arroz, saladas caprese, pizza marguerita, yakisoba de legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wa3hSR”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Montado Rosé 2021:
Vinho jovem, leve, frutado, acidez média, refrescante; Produtor: Finca Constancia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas como cereja e morango; Harmonização: Iscas de peixe frito, filé de frango grelhado com legumes, bolinho de queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZwJWc1″]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Monte Palacio Vino Rosado:
Macio, leve, delicado e com acidez agradável; Produtor: Bodegas López Morenas; Teor alcoólico: 11%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas; Harmonização: Aves, peixes, risotos, aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AQhQht”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Fuenteviña Tempranillo Vino Rosado:
Paladar fresco e estruturado, com acidez e final agradáveis; Produtor: Bodegas López Morenas; Teor alcoólico: 11%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, como morango e framboesa; Harmonização: Carne brancas, queijos de massa mole, peixes, aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uVsgce”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Etéreo Tempranillo Rosé 2019:
Fresco, frutado e final longo; Produtor: Bodegas Arráez; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Flores, morango e cereja; Harmonização: Risoto de camarão, bolinho de arroz, iscas de peixe empanado, pizza marguerita, yakisoba de legumes, saladas caprese
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vssx6F”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Conchego Tempranillo Rosé Bag in Box 3L Vinho na Caixa:
Saboroso, redondo e frutado; Produtor: Altosa Wines/Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Comida japonesa, tábua de frios e aperitivos, frango assado com batatas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3TwxZzI”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Etéreo Tempranillo Rosé 2020:
Fresco, frutado e final longo; Produtor: Bodegas Arráez; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Flores, morango e cereja; Harmonização: Risoto de camarão, bolinho de arroz, iscas de peixe empanado, saladas caprese, pizza marguerita, yakisoba de legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BPdhFf”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Señorio de los Llanos Tempranillo Rosado Valdepeñas D.O.:
Equilibrado, leve e refrescante; Produtor: J. García Carrión; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de cereja e morango; Harmonização: Canapés, saladas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3hMrXd0″]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Bianai D.O.Ca. Rioja Rosado 2020:
Estruturado, sedoso e equilibrado; Produtor: Bodegas Príncipe de Viana; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Complexo, composto de aromas intensos de frutas vermelhas e caramelo; Harmonização: Um rosé estruturado, com boa acidez, então pede pratos com boa intensidade. Moqueca de camarão, fettuccine aos quatro queijos, bruschetta de jamon serrano
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3myb8VN”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé espanhol
Protos Clarete D.O. Ribera del Duero 2019:
Frutado, corpo de leve para médio, acidez agradável; Produtor: Protos; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas, floral; Harmonização: Escalope de filé ao sugo, paella, posta de atum grelhada com crosta de gergelim, pizzas com embutidos, fusilli ao molho de camarão, queijos semimoles
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/kOf5NF”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend francês
Noble Duc Romain Vin Rouge 2020:
Equilibrado e frutado, com toques de frutas vermelhas e pretas frescas; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Tempranillo, Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Framboesa, amoras, geleia de morango e violetas; Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, massas com molho vermelho, queijo Parmesão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VEo4ca”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend francês
Baron Guillot Classique Esprit de Vigneron Édition Spéciale:
Frutado, agradável e fácil de beber; Produtor: Domaine du Père Guillot; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Tempranillo, Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas, como morango e cereja, e um toque de pimenta-do-reino; Harmonização: Tábua de queijos, picadinho de carne e cassoulet
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3HeldQx”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend espanhol
Agarena Cabernet Sauvignon-Tempranillo Utiel-Requena DOP 2019:
Encorpado, intenso e redondo; Produtor: Murviedro; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Tempranillo (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Carnes, queijos maturados, massas com molho ao sugo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/lk3OEH”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend espanhol
Valtier Reserva Utiel-Requena DOP 2015:
Encorpado, equilibrado, taninos macios e redondos; Produtor: Marqués del Atrio; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Tempranillo e Bobal (vinho blend); Nariz: Ameixa madura, pimenta, tostado e especiarias; Harmonização: Filé mignon em crosta de pimenta, churrasco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/Aw2zW4″]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante rosé espanhol
Comte de Chamberi Mousseux Rosé Sec:
Bolhas finas e constantes, textura macia, acidez moderada; Produtor: Félix Solís; Teor alcoólico: 10,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de morangos e frutas cítricas; Harmonização: Tortilla espanhola, carpaccio de salmão defumado, arroz de mariscos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3q9bAvD”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante rosé espanhol
Comte de Chamberi Mousseux Rosé Demi Sec:
Fresco, saboroso e persistente; Produtor: Félix Solís; Teor alcoólico: 10%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de groselha madura; Harmonização: Merengue de morango, tapas espanholas, queijo Brie com geleia de frutas vermelhas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3J6wMtC”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante rosé blend espanhol
Mirablau Rosé Brut:
Jovem, frutado, leve, macio, acidez vibrante, refrescante, delicada cremosidade; Produtor: Bodegas Lozano; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Tempranillo e Bobal (vinho blend); Nariz: Aromas frutas vermelhas frescas como morango, cereja, sutis notas de maça; Harmonização: Salmão defumado, carpaccio de carne, espaguete ao pesto com tomate seco, arroz de mariscos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3bvMiDN”]Compre aqui[/button]