Uma carne tão especial pede uma bebida à altura para acompanhar.
Angus é uma raça de gado europeia que ganhou mesas e paladares por todo o mundo. Sua carne é super macia e apresenta um desenho lindo, conhecido como marmoreio. Ou seja, você consegue ver a gordura do corte em meio às fibras da carne. Assim, ao ser preparada, toda essa gordura derrete e banha a carne, trazendo um sabor todo especial. Mas, já que tem toda essa elegância e qualidade superior, como harmonizar a carne Angus com um espumante bem gelado e refrescante?
Até o final deste artigo, você vai saber tudo o que precisa para fazer essa combinação rica e infalível. De início, você já vai logo saber os segredos das harmonizações mais indicadas. Logo depois, vai encontrar uma receita simples e imperdível para fazer com a sua carne Angus. Em seguida, você vai entender como funciona a certificação dessa carne no Brasil. Por fim, vamos descobrir o que torna a carne Angus tão especial. Vamos lá?
Como harmonizar carne Angus com espumante
Antes de mais nada, na hora de escolher o vinho ou espumante para acompanhar sua carne, você precisa levar em conta dois fatores muito importantes: primeiro, a quantidade de gordura que o corte possui e depois, o tempero utilizado no preparo. A seguir, entenda como cada um deles influencia no sabor que a combinação vai deixar no seu paladar.
Gordura
Se o corte da carne Angus que você vai servir apresenta bastante gordura, como uma picanha, por exemplo, o ideal é escolher um vinho mais simples no sabor. Acontece que, se o vinho tem sabores muito complexos, ele irá dominar o paladar, ofuscando o principal atributo da carne: o seu inigualável sabor. Em contrapartida, se você optar por servir um espumante jovem, com acidez ainda evidente, o efeito será de total equilíbrio. Afinal, essa acidez “corta” o excesso de untuosidade da refeição, limpa o paladar. Como resultado, cada garfada será muito agradável na boca.
Tempero
Normalmente, quando a carne vermelha é temperada apenas com sal e pimenta, ela costuma ir bem com qualquer espumante tinto que você escolher. Se o tempero é mais complexo, porém, você precisa ter um pouco mais de atenção, para não tornar a experiência desagradável na boca.
Então, se a carne Angus leva algum ingrediente adocicado no preparo, como mel ou laranjas, não é uma boa ideia combinar com espumantes suaves. No final, todo o paladar fica dominado pelo dulçor, tanto do prato quanto da bebida. Agora, se a carne recebe um tempero muito forte, com muito alho ou com pimenta, é melhor evitar espumantes muito densos ou com notas picantes. Mais uma vez, a característica principal do prato e da bebida, vai acabar dominando completamente o paladar. Nesse caso, o ideal é servir um espumante doce e perfumado, para neutralizar a potência do tempero e equilibrar o paladar.
Gosto não se discute
No entanto, o mais importante na hora de harmonizar uma carne Angus e espumante, é o seu gosto pessoal. Afinal, você vai encontrar várias dicas de mestre à frente. Mas, pode ser que no seu paladar funcionem outras combinações. Sendo assim, experimente! Veja o que mais te agrada, sabores que se tornam inesquecíveis e o que te faz terminar a taça sorrindo, pedindo mais. Afinal, é para isso que você abre um vinho, certo? Dito isso, confira dicas preciosas para harmonizar um corte de carne Angus e espumantes maravilhosos.
Angus + espumantes
Em geral, carnes com bastante gordura e bem suculentas, pedem espumantes mais frescos e encorpados. Além disso, a acidez é vital para que o paladar não fique pesado e enjoativo. Ao mesmo tempo, essa acidez também engrandece o sabor da bebida na boca.
Um espumante rosé feito a partir de uvas Malbec, por exemplo, têm características mais doces, cremosas e refrescantes. Dessa forma, ele é capaz de destacar o tempero do corte, sem sumir na boca.
Agora, você pode escolher um brut Chardonnay, ou seja, com pouco açúcar. Nesse caso, ele também traz uma certa untuosidade ao paladar que harmoniza por semelhança com a sua carne.
Afinal, não existem regras rígidas quanto à harmonização. Mas, para cortes de carne vermelha, dê preferência para espumantes tintos ou rosés mais encorpados. Por outro lado, se o espumante escolhido é branco, ele vai equilibrar bem com carnes brancas e peixes. Mais uma vez, essas não são regras invioláveis da degustação de vinhos. Na verdade, são apenas sugestões que se mostraram deliciosas e que vão fazer da sua refeição um sucesso! Aliás, confira logo a seguir uma receita perfeita para fazer com um corte de carne Angus e vinho.
Receita de carne Angus com vinho tinto seco
Dentre os muitos cortes perfeitos de carne Angus, você pode usar o coxão duro para preparar um Boeuf Bourguignon de dar água na boca. Então, salve essa receita e mão à obra!
Boeuf Bourguignon
Ingredientes
01kg de coxão duro Angus
01 garrafa de vinho tinto seco (750ml)
06 colheres de azeite de oliva ou óleo vegetal
02 cebolas em cubos
150g de bacon em cubos
02 dentes de alho picados
01 cenoura cortada em cubos
02 colheres de sopa de alho poró picado
Cheiro verde a gosto
01 folha de louro
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Para começar, corte a carne Angus em cubos médios e tempere com sal e pimenta do reino. Depois, aqueça bem o óleo ou azeite em uma frigideira para selar a carne. Aliás, certifique-se de selar todos os lados dos cubos. Assim, você mantém a umidade do corte. Em seguida, adicione bacon e deixe que ele frite de leve. Após isso, acrescente a cenoura, a cebola, o alho e o alho poró, refogando até dourar. Para terminar, despeje todo o vinho tinto seco (se for suave, sua receita vai ficar adocicada), os temperos, cubra com água fervente e deixe cozinhar em fogo baixinho por cerca de 3 horas. Fechando em grande estilo, sirva com batatas rústicas ou com o clássico purê de batatas.
Agora você já sabe como preparar um prato incrível e como harmonizar a carne Angus com espumantes. Mas, já se perguntou por que a carne tem certificação e o que a torna tão especial? Confira as repostas!
Angus – Carne nobre e certificada
Para começar, a raça tem nome e sobrenome: Aberdeen angus. Originalmente, ela foi criada na Escócia e se adaptou muito bem ao clima frio da região. No Brasil, a raça passou a ser criada há mais de 100 anos. Na região sul do país, devido ao clima frio e semelhante à região de origem dos animais, é possível encontrar Angus puro. Mas, em outras regiões, é provável que o gado seja resultado do cruzamento entre Angus e nelore, raça indiana extremamente adaptável e bem ambientada ao clima tropical.
Mas, um detalhe importante a ser lembrado é que o cruzamento não significa baixa qualidade. De fato, para receber o status, o gado deve ser 50% Angus. O restante pode ser nelore ou Wagyu, por exemplo, sem afetar a qualidade e características da carne.
Atualmente, a Associação Brasileira de Angus, vistoria e certifica a qualidade da carne que leva a marca. Para isso, a associação inspeciona a forma de criação, instalações e o padrão racial dos animais. Dessa forma, ela garante o alto nível exigido pelos consumidores e pela auditoria internacional realizada pela empresa TÜV RHEINLAND, que confere às carnes brasileiras certificação de credibilidade internacional.
Por que a carne Angus é tão especial?
Carne rica em gordura, a Angus apresenta o marmoreio como principal característica.
Foi lá nos anos 1800 que Hugh Watson, criador de gado, decidiu fazer o cruzamento entre as raças Angus e Galloway. Claramente, seu objetivo era potencializar as características de cada uma delas. Dessa forma, ele uniu o melhor de dois mundos: a simetria dos Galloways e alta capacidade de engorda dos Angus. Aliás, além de reter bastante gordura, o Angus também cresce rápido, amadurece mais cedo. Ou seja, gera lucro mais rápido que outras raças de gado.
Além disso, ele produziu uma raça que apresenta uma grande quantidade de gordura intramuscular, também conhecida como marmoreio. Isso significa que aquele corte tende a ser mais macio, suculento e cheio de sabor. Mas, lembre-se que a garantia de qualidade vem da certificação, não somente do nome. Então, qual é a diferença entre outras carnes e a Angus? Basicamente, tudo se resume à maciez e sabor, resultados diretos do marmoreio.
Resumindo
Neste artigo, vimos como a carne Angus é o par perfeito para espumantes de quase todos os tipos. No entanto, destacamos a importância de observar as características de cada vinho antes de combinar com o corte. Ou seja, carnes com bastante gordura, pedem vinhos espumantes mais fresco e jovens, com bastante acidez para equilibrar os sabores na boca. Por outro lado, carnes com temperos fortes e apimentados, pedem espumantes mais adocicados, para harmonizar por contraponto. Dessa forma, não tem como errar. Agora, você já sabe tudo sobre as origens e características desse corte tão famoso e suculento.
Então, para fazer a harmonia perfeita, escolha abaixo o seu espumante ideal e bom apetite!
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Garibaldi Prosecco Brut:
Delicado, cremoso, com uma acidez equilibrada e refrescante; Produtor: Garibaldi; Teor alcoólico: 11%; Uva: Prosecco (vinho varietal); Nariz: Notas aromáticas de frutas cítricas e leve floral; Harmonização: Peixes leves, frutos do mar, canapés, saladas, sopas cremosas e queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3S532ES”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante doce brasileiro, ideal para um Angus com tempero muito forte:
Casa Perini Moscatel Aquarela:
Acidez e açúcar em perfeito equilíbrio, e um paladar que remete a frutas e a flores; Produtor: Casa Perini; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscato Branco, Moscato Giallo e Moscato de Hamburgo (vinho blend); Nariz: Aromas com notas cítricas que remetem à casca de laranja e flores como o jasmim; Harmonização: Canapés, entradas doces como frutas e geleias, sobremesas à base de cremes e tortas de frutas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3M9XcOC”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Orgulho Espumante Branco Brut 2023:
Refrescante, redondo e de acidez equilibrada; Produtor: Vinícola Giaretta; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Chardonnay e Riesling (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas de pomar e toques tropicais; Harmonização: Aperitivos, pratos à base de peixes e frutos do mar, massas, risotos, carnes brancas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3oNQxRW”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Ballade Brut 2022:
Vinho jovem, leve, equilibrado, frutado, bom volume em boca, acidez vibrante, agradável frescor; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo (vinho blend); Nariz: Frutas tropicais como manga e abacaxi, aromas florais; Harmonização: Bobó de camarão, bacalhoada, peixe frito, pastel de queijo, salada caprese, bolinho de aipim recheado com palmito
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VNiyUB”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante doce brasileiro, ideal para um Angus com tempero muito forte:
Ballade Moscatel 2022:
Vinho jovem, leve, frutado com nuances florais, agradável frescor e sabor adocicado; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscatel (vinho blend); Nariz: Frutas de caroço como pêssego, frutas cítricas, flores brancas, guaraná e mel; Harmonização: Merengues, tortas de limão, acarajé, geleias de laranja com queijos de massa mole, bolos de casamento recheados de frutas, ceviche de tilápia, moqueca de grão-de-bico apimentada, comidas indianas e tailandesas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3U3dXMD”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut italiano jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Il Silvestre Cuvee Ca Del Doge Brut:
Cremoso, com boa refrescância, saboroso, com perlage persistente; Produtor: Tombacco; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Pinot Bianco, Chardonnay e Glera (vinho blend); Nariz: Aromas frutados, especialmente de maçã, com notas florais, especialmente de acácia; Harmonização: Pipoca amanteigada, coxinha de frango com queijo, macarrão ao pesto com nozes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3XszZLH”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut chileno jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Tierra Sur Limited Edition DO Bío Bío Valley Brut:
Fresco e saboroso, com muito boa acidez, cremoso e de final longo; Produtor: Viña dos Andes; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Chardonnay e Pinot Noir (vinho blend); Nariz: Notas frutadas de toranja, maçã verde, pão fresco e pêssego branco; Harmonização: Espetinho de frango, coxinha, pastel de palmito com queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/41qQVE9″]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut francês jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Brummell Blanc de Blancs Brut:
Refrescante, cremoso e persistente; Produtor: Veuve Ambal; Teor alcoólico: 11,5%; Uvas: Airén e outras uvas nativas (vinho blend); Nariz: Aromas cítricos de limão, notas frescas de pêssego e damasco; Harmonização: Salgado folhado de bacon com abacaxi, arroz jasmim com camarões e coco fresco, salada tropical com manga
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Y6ORyy”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut italiano jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Gaetano Righi Pignoletto DOC Brut:
Fresco, frutado com longa persistência; Produtor: Fantinel; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Grechetto Gentile (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de flores e frutas; Harmonização: Como aperitivo, para coquetelaria, arroz de forno, frango assado com legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WndPJP”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut italiano jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Fantinel Cuvée Prestige Brut:
Leve, fresco, floral, frutado, acidez agradável; Produtor: Fantinel; Teor alcoólico: 11,5%; Uvas: Chardonnay, Glera e Pinot Bianco (vinho blend); Nariz: Maçã, flores brancas; Harmonização: Bruschettas, camarões salteados, arroz de polvo, bolinho de bacalhau, lasanha de peito de peru, penne à primavera
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jlbgJH”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut italiano jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Tenuta Sant Anna Prosecco DOC Brut:
Fresco, frutado, com deliciosa cremosidade e elegância; Produtor: Tenuta Sant´Anna; Teor alcoólico: 11%; Uva: Glera (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas e cítricas frescas, com notas de maçã-verde e nuance floral; Harmonização: Filé de robalo em crosta de quinoa, ravióli de ricota ao molho de alho poró, bacalhau gratinado, mix árabe de quibe cru e coalhada no pão sírio, salada de folhas com camarões grelhados e molho pesto, frango assado com mostarda Dijon
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3jqJyLK”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut espanhol jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Castell de Nit Vino Espumoso Brut:
Refrescante, equilibrado e cremoso; Produtor: Murviedro; Teor alcoólico: 11%; Uva: Viúra (vinho varietal); Nariz: Notas de pera, maçã e pêssego; Harmonização: Frutos do mar, carnes brancas e legumes grelhados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3W4elf4″]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Amitié Viognier Brut:
Fresco e tem ótima cremosidade, acidez e persistência gustativa marcante; Produtor: Amitié; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Viognier (vinho blend); Nariz: Notas frutadas, lembrando pêssego e tangerina e um delicado toque de pétalas de rosas brancas; Harmonização: Risoto cremoso de limão siciliano, almôndegas de peixe ao molho de limão, iscas de frango empanado
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3F8r6yw”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Família Geisse Cave Amadeu Brut 375mL:
Excelente frescor, boa estrutura, cremosidade e acidez; Produtor: Família Geisse; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Chardonnay e Pinot Noir (vinho blend); Nariz: Notas de frutas tropicais; Harmonização: Saladas, peixes e frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wyM4Cv”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante doce brasileiro, ideal para um Angus com tempero muito forte:
Courmayeur Vinho Espumante Moscatel 375mL:
Equilibrado, cremoso e fresco, com notas de frutas maduras; Produtor: Courmayeur; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscato Branco e Malvasia (vinho blend); Nariz: Aromas frutados e florais, com notas de lichia, pêssego, jasmim e maçã-verde; Harmonização: Torta de pêssego, salada de frutas, bolo de abacaxi
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FTugGz”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Solear Espumante Branco Brut Edição Especial 2023:
Intenso, fresco e com boa acidez; Produtor: Nova Aliança; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Chardonnay e Riesling Itálico (vinho blend); Nariz: Aromas intensos lembram maçã-verde com notas de pão tostado; Harmonização: Peru assado, peixe branco com molho de ervas, saladas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3h6uqlr”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut francês jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Domaine Jean-Marie Haag Crémant dAlsace Brut:
Redondo, fácil de beber com um final cheio de frescor e bom comprimento; Produtor: Domaine Jean Marie Haag; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Pinot Blanc, Auxerrois e Pinot Gris (vinho blend); Nariz: Aberto, com aromas de pêssego, baunilha, canela e flor de tília; Harmonização: Peixe com molho, caviar ou queijo camembert de leite cru e Comté
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://bit.ly/3UT7QMK”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Salton Reserva Ouro:
Seco, refrescante, persistente e cremoso; Produtor: Vinícola Salton; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling (vinho blend); Nariz: Abacaxi, baunilha, fermento, amêndoa e pão torrado; Harmonização: Camarão na moranga, onion rings, paella, arroz com frutos do mar, quibe cru, salada de macarrão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RGGQ0W”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Salton Brut:
Leve, fresco, cítrico e saboroso; Produtor: Vinícola Salton; Teor alcoólico: 11,5%; Uvas: Chardonnay, Glera e Trebbiano (vinho blend); Nariz: Flores brancas, frutas cítricas e leves notas de fermento; Harmonização: Salada caprese, camarão salteado, tomates recheados, torta salgada, isca de peixe, canapés
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BB3nH4″]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut espanhol jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Duet Mousseux Brut:
Equilibrado, saboroso e refrescante; Produtor: Félix Solís; Teor alcoólico: 10,5%; Uvas: Airén e Viúra (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas e toques florais; Harmonização: Frutos do mar, queijos brancos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BI9c3s”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Salton Évidence:
Seco, elegante, harmônico e cremoso; Produtor: Vinícola Salton; Teor alcoólico: 12%; Uvas: Chardonnay e Pinot Noir (vinho blend); Nariz: Pão torrado, frutas cítricas, flores do campo, baunilha e fermento; Harmonização: Bolinho de bacalhau, espetinho de camarão, comida japonesa, espaguete ao pesto, penne à puttanesca, panqueca de escarola
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OQxwVY”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Brut brasileiro jovem com boa acidez, ideal para uma picanha de Angus:
Salton Prosecco Brut:
Leve, boa acidez, fácil de beber; Produtor: Vinícola Salton; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Glera (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, floral; Harmonização: Suflê de frango, salgadinhos fritos, tortellini de ricota ao molho branco, espeto de legumes, saladas, queijos frescos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3kFR17o”]Compre aqui[/button]