Pense num preparo simples com cara de prato difícil. Esse é o risoto de frango.
Risoto de frango é uma receita que guarda o melhor dos dois mundos. Por um lado, é uma receita prática, que fica pronta em menos de 30 minutos e fica super saborosa. Por outro lado, o preparo impressiona convidados e confere elegância a um jantar com amigos ou um encontro romântico. Seja como for, ninguém resiste a um bom prato de risoto quentinho. Aliás, se a receita for regada a vinho branco então… não há quem diga não a um prato desse.
Mas, se sua paixão por risoto e vinho não se tornou um relacionamento sério ainda, nós vamos te ajudar. A seguir, você vai encontrar algumas receitas perfeitas para todos os gostos. Para terminar, você vai descobrir como harmonizar seu risoto de frango com vinhos. Então, fique até o final!
Risoto de frango sem vinho
Para aumentar o sabor, o ideal é usar a coxa desossada ou a coxa da asa.
Para começar, aprenda uma receitas simples, porém nada básica, de risoto de frango. Nesse caso, o vinho fica de fora do preparo, mas pode ser a companhia ideal à mesa. Confira!
Ingredientes:
01 ½ kg de peito de frango
01 tablete de caldo de galinha ou 01 litro de caldo caseiro de galinha;
400 gramas de arroz arbóreo (próprio para risotos – veja uma oferta aqui);
01 folha de louro
02 colheres de sopa de azeite
02 colheres de sopa de manteiga
Creme:
01 colher de sopa de manteiga
01 lata de ervilha
100 gramas de queijo ralado
01 cebola grande
Salsinha picada a gosto
01 xícara de chá de molho de tomate
Pimenta-do-Reino Branca a gosto
01 tomate
Sal a gosto
Modo de preparo:
Inicialmente, prepare o caldo de frango caseiro ou dilua o tablete em 01 litro de água. Logo a seguir, comece o preparo do arroz, refogando os grãos na manteiga e no azeite. Agora, você deve acrescentar parte do caldo, cerca de um terço e seguir mexendo os grãos sem parar. Assim que o caldo secar, acrescente mais um terço do caldo e mexa novamente. Vá repetindo essa etapa até que o arroz esteja meio cozido. Ou seja, esteja no famoso ponto “al dente”. Nesse momento, pare de mexer, espalhe o risoto de frango em uma travessa para interromper o cozimento do arroz e reserve.
Modo de preparo do creme:
Em uma panela média, esquente o azeite e sele o frango, deixando que ele frite levemente, até que as bordas dos pedaços estejam douradas. Então, acrescente a cebola picada, o sal e a pimenta. Em seguida, adicione o molho de tomate e a salsinha picada. Agora, é hora de voltar ao arroz. Assim, retire a folha de louro usada no preparo inicial e quando o frango estiver bem cozido, acrescente o arroz.
Mais uma vez, junte 03 conchas de caldo e continue mexendo. Assim que o caldo secar, regue novamente e continue mexendo, até completar cerca de 08 minutos de preparo. Ou então, até quando o arroz estiver no ponto correto. No entanto, lembre-se de continuar mexendo sempre, para soltar o amido do arroz. Sendo assim, aproveite para acrescentar o queijo parmesão, a manteiga, a ervilha e o tomate picado. Para terminar, aproveite seu risoto de frango.
Receita de risoto de frango com vinho branco
Combinação perfeita, risoto de frango + vinho branco, não impede que você ceda aos encantos do vinho tinto.
Clássico dos clássicos, o risoto de frango com vinho branco agrada a gregos e troianos. Afinal, a carne branca e leve combina muito bem com vinhos brancos, menos densos que os tintos. No entanto, como você verá a seguir, não existem regras rígidas no mundo dos vinhos. Ou seja, você pode experimentar e testar seu paladar com diferentes rótulos. Agora, veja a receita ideal para que você sinta a combinação do risoto de frango com o vinho branco.
Ingredientes:
02 xícaras de chá de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui)
02 colheres de sopa de azeite
04 dentes de alho picados
01 cebola grande picada
500ml de vinho branco SECO (02 xícaras de chá)
1 ½ litro de água
600g de frango (dê preferência para a coxa desossada, que possui a carne mais saborosa)
01 colher de sopa generosa de manteiga
02 cubos de caldo de galinha
01 molho pronto de tomate
Azeitonas picadas a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
De início, corte as coxas de frango desossadas em cubos médios e tempere com sal (mais ou menos uma colherzinha de café). Em um refratário, você deve levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 40 minutos. Nesse meio tempo, vá conferindo para que o frango asse, mas não fique ressecado.
Enquanto isso, é hora de preparar o caldo do seu risoto de frango. Então, dissolva o caldo de galinha na água fervente. Mas, lembre de realizar esse processo em fogo baixo.
Ao mesmo tempo, esquente uma panela grande, onde você vai unir azeite, manteiga, alho e cebola para que os sabores se unam, criando a base do seu prato. Depois, deixe a panela em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo de tempos em tempos, para garantir que nada pegue no fundo. Agora, você pode juntar o arroz, levantar o fogo para médio e refogar até que os grãos comecem a ficar translúcidos. Por fim, o melhor da festa: o vinho. Acrescente a bebida e continue mexendo até que toda ela tenha evaporado. Nesse ponto, você já vai sentir que seu risoto de frango está super cremoso e molhadinho.
Continuando, acrescente uma concha do caldo por vez, mexa bem até que ele seque e repita o processo com todo o caldo. Assim, você vai aumentar a cremosidade e a textura sedosa do seu arroz.
Assim que o ponto de cozimento estiver quase certo, adicione a pimenta do reino junto com o molho de tomate e as azeitonas. Para concluir, junte o frango com o restante do caldo, deixando cozinhar por mais alguns minutos. Depois, é só dar o toque final com meia xícara de chá de parmesão ou muçarela ralada.
Dicas:
- Utilize um bom vinho, para garantir que o sabor do seu risoto de frango fique impecável. Aliás, vinho de qualidade nem sempre é sinônimo de vinho caro. Para conferir dicas sobre como comprar vinhos bons e baratos, clique aqui.
- Se quiser adicionar sabor ao seu preparo, decore com cubinhos de bacon fritos. Não tem como errar, concorda?
Receita de risoto com vinho tinto
Com o vinho tinto, o risoto fica assim, com essa cor linda!
Por fim, mas não menos importante, temos a opção de utilizar vinho tinto no risoto de frango. Na verdade, o vinho tinto tem um lugar especial no paladar e no coração dos brasileiros. Fato comprovado por um estudo citado na revista Globo Rural, que revelou uma preferência de 55% dos brasileiros pelas uvas tintas e pelos vinhos mais estruturados e complexos. Sendo assim, o risoto de frango não vai decepcionar nenhum paladar. Então, descubra como fazer o seu com vinho tinto.
Ingredientes:
500g de arroz arbóreo (veja uma oferta aqui)
250ml de vinho tinto SECO
1/2 kg de frango (dê preferência para a coxa desossada)
01 cebola
02 dentes de alho
Caldo de 01 limão
04 laranjas
Azeite
01 tomate
250ml de vinho tinto SECO
01 colher de sopa generosa de manteiga
Alecrim fresco
1 ½ litro de caldo de legumes
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Inicialmente, deixe marinando o frango em sal, pimenta, suco de uma laranja e de um limão e uma colher de azeite por uma hora. Enquanto isso, ferva o caldo de legumes. Em outra panela, aqueça o azeite e sele o frango até dourar. Em seguida, junte a cebola e refogue até que ela esteja transparente.
Nesse momento, você já pode acrescentar o arroz e fritar levemente antes de acrescentar o tomate, o vinho tinto e o suco das três laranjas restantes. Como sempre, mexa sem parar em todas as etapas para garantir a textura correta do seu risoto de frango.
Assim que o vinho evaporar, vá acrescentando o caldo de legumes, uma concha grande por vez, sempre mexendo até secar. Por fim, quando o arroz estiver al dente, é a hora de colocar a manteiga e o alecrim, mexer novamente.
Dica:
- Nesse último momento, não deixe secar o caldo completamente. Assim, seu risoto de frango com vinho tinto vai ficar cremoso e bem úmido.
Como harmonizar vinho e risoto de frango
Preferência dos brasileiros, um bom vinho tinto também harmoniza perfeitamente com o risoto.
Normalmente, quem já tem o hábito e experiência em harmonizar comes e bebes, ensina que o ideal é usar vinhos mais leves para risoto de frango. Acontece que o prato não oferece sabores muito complexos ou tempero muito forte. Assim, se você combinar o prato com vinhos muito complexos e estruturados, ele vai dominar completamente o seu paladar.
Por outro lado, se você servir o mesmo vinho que utilizou na receita, não tem como errar. Então, escolha um vinho coringa, de fácil harmonização. A seguir veja algumas sugestões.
Tintos:
Escolha um vinho jovem, sem aromas muito complexos. Na verdade, pode ser um vinho leve, feito para ser consumido em pouco tempo, fácil de encontrar em mercados e lojas online. Confira nossas opções de vinhos Pinot Noir e Gamay.
Brancos:
Nesse caso, os melhores vinhos brancos para harmonizar com risoto de frango são os produzidos com uvas Riesling, sempre muito aromáticos; Chardonnay, que vai bem com praticamente tudo; e Sauvignon Blanc, leve refrescante e muito elegante. Para conferir nossas opções de vinhos brancos aromáticos e frescos, é só clicar aqui.
Rosés:
Geralmente, os vinhos rosés são equilibrados e leves. Além disso, não existem regras rígidas na hora de harmonizar. Então, experimente! Teste seu paladar e descubra quais são suas combinações mais interessantes. Para conferir nossas opções de vinhos rosés delicados e cheios de sabor, é só clicar aqui.
E veja abaixo a nossa seleção de vinhos que combinam perfeitamente com um bom risoto de frango:
⇒ O branco Chardonnay argentino
Nieto Senetiner Chardonnay 2021:
Acidez refrescante, corpo cremoso e final prolongado; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, e notas de frutas cítricas e mel; Harmonização: Risotos, legumes grelhados, aperitivos, peixes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3anDTl3″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir francês
Domaine de La Motte Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2021:
Toques frutados, macios e equilibrados; Produtor: Vignobles Bonfils; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja; Harmonização: Lasanha de shitake e shimeji, ratatouille, queijo de cabra
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RVrExR”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Pinot Noir brasileiro
Chandon Blanc de Noir Extra Brut:
Leve, frutado, macio no paladar, acidez vibrante, refrescante, final longo e agradável; Produtor: Chandon Brasil; Teor alcoólico: 11,7%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas frescas como morango e amora, notas de frutas cítricas como nectarina, amêndoas, sutis notas de especiarias como pimenta rosa; Harmonização: risoto de frango com limão siciliano, peixe grelhado com salada de quinoa, nhoque ao molho branco, queijos cremosos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KDDB7x”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay chileno
Viña Carrasco DO Valle Central Chardonnay 2022:
Vinho jovem, leve, frutado, acidez agradável e refrescante; Produtor: Luis Felipe Edwards; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais como abacaxi e melão, frutas de caroço como pêssego; Harmonização: Risoto de frango, suflê de frango, camarão empanado, quiche de alho-poró
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3J4VPQB”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Tempranillo espanhol
Valdiberia Selección Especial Tempranillo Vino de la Tierra de Castilla:
Corpo médio, taninos macios, ótimo equilíbrio, e frutado; Produtor: Bodegas Los Tinos; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, como cereja e morango; Harmonização: Espaguete à bolonhesa, risoto de frango, sanduíche de pernil
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qCGjkJ”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir chileno
Templo Sur Limited Series Pinot Noir 2021:
Suculento, redondo e harmonioso, com taninos macios e final persistente; Produtor: Sur Valles; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa; Harmonização: Charcutaria, strogonoff de carne, berinjela à parmegiana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vfiqBE”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay argentino
Fran Chardonnay 2021:
Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Paella, creme de abóbora, frango assado com ervas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lJk0ar”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay chileno
Foresta Winemaker Selection Chardonnay Central Valley D.O. 2020:
Frutado, delicado e harmonioso, com corpo leve e versátil; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Banana, pêssego maduro e frutas tropicais; Harmonização: Tabule com coalhada seca e quibe cru, peixes, quiches e saladas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IJFZqX”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Gamay francês
Labouré-Roi Collection La Princesse Maudite A.O.C. Coteaux Bourguignons 2020:
Corpo leve, frutado, taninos macios, acidez média para alta que lhe confere um agradável frescor; Produtor: Labouré-Roi; Teor alcoólico: 13%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, floral; Harmonização: Maminha ao forno com legumes, talharim com ragu de carne, nhoque ao sugo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3a08Lbf”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir argentino
Bodega Norton Barrel Select Pinot Noir 2021:
Intenso, com toques de frutas vermelhas maduras e final persistente; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas maduras e nuances de carvalho tostado; Harmonização: Batata recheada com mix de cogumelos, queijo Coalho assado, filé de frango à parmegiana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3rtePyB”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay argentino
Nieto Senetiner Fran Chardonnay 2021:
Acidez delicada e final agradável; Produtor: Nieto Senetiner; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e toques de baunilha; Harmonização: Saladas, aperitivos, frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vFPS4d”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Gamay francês
Louis Chevallier A.O.C. Coteaux Bourguignons 2020:
Um vinho jovem, leve, frutado, taninos macios e final refrescante; Produtor: Louis Chevallier; Teor alcoólico: 13%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas e uma sutil nota de baunilha; Harmonização: Salmão grelhado, espaguete com almôndegas, salada caeser de frango, lasanha de berinjela, vegetais assados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3j5ZGig”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Riesling francês
Grand Cru Schlossberg Riesling 2018:
Elegante, complexo, profundo, seco, corpo médio, com uma boa tensão mineral e ótima acidez; Produtor: Domaine Albert Mann; Teor alcoólico: 13%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas cítricas e exóticas, e com boa mineralidade; Harmonização: Escalope de frango salteado com Limoncello, sushi, truta, aspargos quentes, risotos, salada de frutas exóticas, torta de ameixa Mirabelle, torta de mirtilo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Kvl249″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay argentino
Viña de Los Andes Chardonnay 2021:
Início doce, fresco, com final persistente; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 11,8%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Delicado, com notas cítricas e tropicais marcantes; Harmonização: Saladas e aperitivos, pratos com molhos leves, queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/36EqBib”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir francês
Bouchard Pere & Fils Pommard 2018:
Estruturado e firme, apresenta personalidade marcante; Produtor: Bouchard Père & Fils; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas maduras, com toques de couro e carvalho; Harmonização: Entrecôte com purê de mandioquinha, arroz de pato, risoto de tomate seco e Parmesão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/355BA3U”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay argentino
Guanaco West Chardonnay 2021:
Harmonioso, agradável e frutado; Produtor: Agrovit Rural; Teor alcoólico: 12,8%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de maçã-verde e pêssego; Harmonização: Empanadas de queijo, filé de peixe empanado, espaguete ao molho de camarão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DiQYGP”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc uruguaio
Pueblo del Sol Sauvignon Blanc 2021:
Um vinho jovem, leve, com acidez presente e agradável, muito refrescante e harmonioso; Produtor: Pueblo del Sol; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Frutado, notas de frutas cítricas como lima e maracujá. Sutis notas de ervas frescas; Harmonização: Entradas e aperitivos. Também ideal para pratos da culinária vegetariana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uiLJCC”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Riesling australiano
Heritage Road Riesling 2018:
Refrescante, equilibrado, levemente doce, com notas de limão; Produtor: McGuigan; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de frutas de caroço e toques florais; Harmonização: Legumes e vegetais assados, queijos frescos, peixes e frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AZsIIF”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay australiano
The Drover Chardonnay 2021:
Fresco, com toque amanteigado, e notas amadeiradas oriundas da passagem em carvalho; Produtor: Dee Vine Estate; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas cítricas; Harmonização: Tulipa de frango na brasa, lombo suíno, salada de folhas verdes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GcgZHI”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir francês
Ropiteau Frères A.O.C. Pommard Rouge 2017:
Complexo, médio corpo, taninos macios, boa acidez, frutas vermelhas, especiarias, final persistente; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, especiarias, terroso, ervas finas; Harmonização: Boeuf bourguignon, cordeiro grelhado com batatas assadas, galinha d’angola com arroz negro, tagliatelle com lascas de salmão, cogumelos recheados com presunto, queijos semimoles
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IdfL01″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Riesling brasileiro
Ballade Riesling 2021:
Vinho jovem e agradável, bom frescor devido à sua acidez equilibrada; Produtor: Miolo Wine Group; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos como lima, limão e pomelo; Harmonização: Peixe ao forno com legumes, camarão empanado, galeto recheado, salada de folhas com salmão, arroz de frutos do mar, bolinho de bacalhau
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qEJLMj”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc argentino
Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2020:
Frutado, leve, boa acidez; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá, pera, cítrico, aspargos, ervas; Harmonização: Sobrecoxa recheada com queijo, atum ao pesto, peixe frito, linguine com abobrinha e camarão, berinjela a role, salada de legumes grelhados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3taFPoq”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve francês
Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2018:
Bom corpo, taninos macios, elegante, boa acidez, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Terroso, cereja, framboesa, especiarias, toque da madeira, ervas frescas; Harmonização: Salmão na brasa, mignon em redução balsâmica com purê e risoto de cogumelos, faisão ao perfume de rosas, arroz de pato, costeleta suína com couscous marroquino
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3mUiLWO”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay francês
Ropiteau Frères A.O.C. Bourgogne Chardonnay 2019:
Bom corpo, boa acidez, untuoso, final longo; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi maduro, defumado, mineral; Harmonização: Truta com manteiga de ervas, lombo de porco ao champagne, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, ostras à portuguesa, espaguete com ouriço, queijos moles maturados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qqaUTf”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve chileno
Finca Patagonia Reserva Pinot Noir Central Valley D.O. 2019:
Equilibrado, refrescante, frutado e macio; Produtor: Bodegas Y Viñedos de Aguirre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Cereja e groselha; Harmonização: Canapés e massas à caprese
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3sGhYfQ”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay chileno
Miguel Torres Gran Reserva Chardonnay 2019:
Possui certa untuosidade, médio corpo, frutado, amadeirado, acidez agradável; Produtor: Miguel Torres; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abacaxi, pera, melão, baunilha, nuance defumada; Harmonização: Camarões flambados, risoto de bacalhau, filé de peixe recheado com mix de legumes, crepe de frango ao curry, quiche de alho poró, paella
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/333jvT6″]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé italiano
Rosa Reale Negroamaro Rosato 2020:
Saboroso, com notas intensas de frutos silvestres e maçã, agradável acidez; Produtor: Angelo Rocca & Figli SRL; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Negroamaro (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e toques sutis de especiarias; Harmonização: Saladas, risotos, frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FAXAk9″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay argentino
Terrazas de los Andes Altos del Plata Chardonnay 2020:
Corpo de leve para médio, frutado, macio no paladar, acidez agradável e refrescante; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Frutas amarelas, frutas cítricas, floral e sutis notas de baunilha; Harmonização: Isca de peixe frito, filé de peixe grelhado com legumes, bolinho de bacalhau, espaguete ao molho branco, quiche de queijo com alho poró
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pywKmY”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve argentino
Partridge Gran Reserva Pinot Noir 2017:
Frutado, taninos macios, acidez agradável; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, baunilha, defumado; Harmonização: Medalhão de filé-mignon ao molho roti, carré de cordeiro com batatas ao forno, risoto de frango, escondidinho de carne, tagliatelle ao sugo, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/30tC9lF”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve francês
Paul Lacroix Coteaux Bourguignons AOP 2020:
Elegante, aveludado e com taninos delicados; Produtor: Paquet Frères; Teor alcoólico: 12,8%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas, com nuances de especiarias; Harmonização: Queijo Camembert, Boeuf Bourguignon, filé au Poivre
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/33Sg2Xt”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve argentino
Fin Del Mundo Patagonia Single Vineyard Pinot Noir Limited Edition Finca los Hermanos 2019:
Equilibrado, com acidez refrescante e taninos delicados; Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, como morango e framboesa; Harmonização: Posta de salmão e cogumelos ao molho teriyaki, magret de pato, risoto ao funghi
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EH5GXe”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc australiano
The Drover Sauvignon Blanc 2021:
Fresco, corpo médio, final longo; Produtor: Dee Vine Estate; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Notas de pitaia e maracujá maduros; Harmonização: Filé de linguado grelhado, batata frita, massa ao pesto de manjericão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3oi4LaK”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve francês
Ropiteau Frères A.O.C. Coteaux Bourguignons 2019:
Frutado, boa acidez, taninos sedosos, leve; Produtor: Ropiteau Frères; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Gamay (vinho varietal); Nariz: Morango, groselha, floral; Harmonização: Risoto de parma, filé de frango à parmegiana, talharim ao sugo, legumes grelhados, lasanha de berinjela com queijo, ravióli de queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ChdNZ4″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay chileno
Santa Alícia Chardonnay 2020:
Refrescante, frutado e leve; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas cítricas e flores brancas; Harmonização: Peixes, carnes brancas, saladas, aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3reMyNb”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Riesling alemão
Rebgarten Riesling Qualitätswein Nahe 2020:
Redondo e refrescante, com toques adocicados, acidez agradável, mineralidade persistente e muita cremosidade; Produtor: Moselland; Teor alcoólico: 11%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Notas de mel, pêssego, maçã-verde e frutas brancas, com traços minerais; Harmonização: Salada de frutas, pratos da culinária indiana e asiática, peito de frango assado com ervas finas e batatas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/8lvcro”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto leve chileno
Santa Alícia Reserva Pinot Noir Valle del Bío Bío 2020:
Elegante, saboroso e taninos delicados; Produtor: Viña Santa Alicia; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas vermelhas frescas; Harmonização: Carnes vermelhas e brancas grelhadas, queijos moles, cogumelos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3o01EUC”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay chileno
Echeverria Reserva Unwooded Chardonnay 2020:
Refrescante, suculento, sedoso, vibrante e com final longo; Produtor: Viña Echeverría; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de abacaxi, melão maduro, pêssego e baunilha; Harmonização: Risoto ao funghi, frango xadrez, moqueca de camarão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/2YJkB49″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc chileno
Albaclara Sauvignon Blanc 2018:
Persistente, refrescante, saboroso e crocante, com toques de menta e frutas cítricas; Produtor: Haras de Pirque; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intenso, com notas de frutas cítricas e toques herbáceos; Harmonização: Caldeirada de mariscos, risoto de camarão, peixe assado com legumes, saladas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3kyXhxQ”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé blend francês
Domaine Tariquet Rosé de Pressé Côtes de Gascogne IGP 2020:
Cheio, carnudo, frutado e saboroso, com toques de especiarias no final; Produtor: Château du Tariquet; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Tannat (vinho blend); Nariz: Notas intensas de framboesas silvestres, com leves toques de especiarias e pétalas de flores; Harmonização: Tapas de camarão com pasta de abacate, peito de frango ao molho de pimenta-rosa, risoto de palmito
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Cegsmj”]Compre aqui[/button]