Jantar romântico - Como escolher o vinho ideal

Publicado em:

JANTAR ROMÂNTICO

O jantar romântico perfeito pode ser em um restaurante super caro, numa lanchonete ou em casa. O que conta são os detalhes pensados para tornar a ocasião inesquecível. 

Escolher vinho ideal para um jantar romântico pode parecer uma missão impossível. Afinal, são milhares de uvas, rótulos e estilos. Sem falar na infinidade de combinações entre a bebida, os pratos salgados e as sobremesas. No entanto, o principal em um jantar romântico é que você e seu amor tenham lembranças incríveis do momento. E nisso, o vinho pode ajudar! Você quer impressionar seu amor e ter uma noite inesquecível? Pois, o Center Gourmet preparou um pequeno guia para que você possa escolher o vinho perfeito para a sua noite especial. A partir de agora você vai entender o que faz do vinho a bebida perfeita para o seu jantar romântico. Mas, além disso, vai descobrir dicas certeiras para escolher o vinho certo para arrancar suspiros do seu par.

Vinhos e Harmonias para o seu date perfeito

Acima de tudo, escolher o vinho ideal para um jantar romântico depende do clima que você quer criar. Aliás, o prato servido é parte importante desse ambiente intimista e aconchegante. Para noites frias, fondues, caldos, massas e carnes vermelhas regadas a molhos cheios de sabor dão o tom perfeito. Por outro lado, noites quentes e leves pedem peixes, vegetais grelhados, saladas ricas, massas leves e comida japonesa. Na verdade, para cada um deles, existe um vinho incrível para transformar a noite em um evento inesquecível. Por isso, confira as dicas que separamos a dedo para você.

Jantar romântico e pizza combinam?

2

Escolha a pizza preferida e combine com um vinho para fechar com chave de ouro.

Combinam demais! Na verdade, tudo depende da história do casal. Se pedir uma pizza é o programa preferido quando querem relaxar juntos, nada melhor do que transformar essa delícia em algo super especial. Para isso, invista em velas para deixar o jantar romântico aconchegante, flores para decorar a mesa e uma bela taça para o vinho escolhido.

  • Vinho ideal

Nossa dica é abrir um vinho de uvas Pinot Noir. De fato, esse tipo de vinho é super versátil e vai combinar com diversos sabores de pizza. O vinho argentino La Poderosa é uma excelente opção.

Churrasco e vinho tinto

Agora, se a sua praia é um bom churrasco, use uma churrasqueira menorzinha e asse os cortes preferidos de cada um. Assim, você não faz uma grande bagunça e pode manter o clima de romance da noite.

Vinho ideal

O vinho espanhol El Madero cumpre bem a missão de acompanhar carnes vermelhas e trazer sabores bem frutados à boca. Se o objetivo é envolver, não tem como errar!

Comida japonesa e vinho rosé

Jantar romântico vinho comida japonesa

Para acompanhar sushi, nada mais apropriado que um vinho rosé. Sabor e charme na medida certa. 

Nesse caso, se vocês dois adoram ficar em casa, monte uma “mesinha” no tapete da sala e ofereça um vinho rosé perfeito para a ocasião. Afinal, meio-termo ideal entre a força dos tintos e a leveza dos brancos, o rosé é delicado e se faz presente ao mesmo tempo. Além da combinação de sabores, os vinhos rosés são simplesmente lindos e atraentes.

  • Vinho ideal

O chileno Playa Azul é tudo isso e vem em uma garrafa que é uma verdadeira obra de arte. Se é para impressionar, missão cumprida!

Risoto e vinho para aquecer um jantar romântico

Essa dica é clássica, concorda? Afinal, um risoto bem feito é perfeito para um momento a dois delicioso. Nesse caso, para escolher o vinho certo, você precisa levar em conta o ingrediente principal do prato. Ou seja, se o risoto for de queijo, pede um tipo de vinho com mais acidez para equilibrar com a gordura. Por outro lado, se for de camarão e frutos do mar, pede um branco ou um rosé. Então, nossa dica é um bom risoto de filé. Aqui você encontra receitas e dicas de harmonização perfeitas!

  • Vinho ideal

Mais uma vez, um vinho chileno oferece a companhia perfeita. Nesse caso, o Manos Negras equilibra divinamente na boca com a carne e o risoto.

Massas e vinhos

jantar romântico e vinhos

Para diferentes tipos de massa, existem diferentes tipos de vinhos.

Continuando, as deliciosas massas não podem faltar. Afinal, qualquer prato italiano tem o poder de unir pessoas, não é mesmo? Então, para o seu jantar romântico, faça uma bela massa com o molho de sua preferência, seja vermelho, branco ou até um alho e óleo muito bem feito.

  • Vinho ideal

Para molhos brancos e bastante queijo, o ideal é o vinho branco Finca Dorada, que tem a acidez necessária para limpar e refrescar o paladar. Por outro lado, se optar por um molho vermelho, bem encorpado, prefira um vinho como o argentino Viña de Los Andes. Esse vinho possui teor alcoólico na medida e preenche a boca a cada gole.

Tábua de frios e vinho

Mas, se você e seu par são fãs de porções e comidinhas para comer com as mãos, nada impede que o seu jantar romântico seja acompanhado por uma tábua de frios. Então, escolha os aperitivos preferidos do casal e monte tudo, juntando patês, geleias e molhos.

  • Vinho ideal

Espumante! Sem sombra de dúvida. Aliás, o lado chic do espumante equilibra a aparente simplicidade da tábua, que parece não dar trabalho para ser preparada (Só parede mesmo…). Nossa dica? O brasileiríssimo Chandon Rosé que além de lindo traz para o paladar frutas vermelhas que combinam demais com o clima de romance que você e sua companhia merecem.

Jantar romântico orgânico? Temos!

3

Para casais que têm um estilo de vida saudável e sustentável, a dica é um belo espaguete de abobrinha e molho vermelho. Aliás, apesar de leve, o prato não deixa  nada a desejar e fica delicioso.

  • Vinho ideal

O vinho orgânico ZioBaffa, feito de uvas Pinot Grigio, é leve, fresco, frutado e perfeito para noites quentes. Afinal, tem aromas e sabores de abacaxi e frutas cítricas, e deve ser servido geladinho.

Pernil assado e molhadinho

Para alguns casais jantar é jantar! Ou seja, tem que ter mesa farta. Sendo assim, você pode servir um belo pernil assado, marinado com gengibre e espetado com cravos. O cheiro e o sabor são de delirar. Para acompanhar, um arroz branco e salada fresca e simples.

  • Vinho ideal

O vinho português Portada é premiadíssimo e combina super bem com a carne assada. De fato, é um vinho encorpado e com um bom teor alcoólico. Mas, mesmo assim, ainda tem um leve adocicado que encaixa perfeitamente com o sabor da carne.

Peixe assado e salada

Por outro lado, se você e seu amor preferem uma refeição leve, nada melhor que peixe assado, acompanhado de batatas e uma salada. Aliás, esse também um cardápio perfeito para noites quentes.

  • Vinho ideal

Um espumante é perfeito para qualquer noite. Mas, para um jantar romântico, esse Carpineto Rosé é impecável. Para começar, a garrafa é delicada e charmosa. Na boca, o vinho italiano é redondinho e delicioso. Por isso, fique à vontade para servi-lo antes do jantar também, acompanhando uma boa conversa ao pé do ouvido.

Fondue

Na verdade, fondue já tem cara de jantar romântico, certo? Nesse caso, são muitas as opções, desde o tradicional fondue de queijo até o delicioso fondue de chocolate. Aliás, temos um post dedicado só a essa maravilha do inverno. Lá você confere receitas, dicas e harmonizações de vinhos e fondues.

  • Vinho ideal

Assim como o Pinot Noir é o curinga dos tintos, os vinhos de uvas Chardonnay são os curingas dos brancos. Pois, são leves, aromáticos, frescos e combinam com quase tudo. Sendo assim, escolha um Chardonnay sem medo de errar.

Vinho é afrodisíaco?

jantar romântico e vinho

Além de delicioso, o vinho faz bem para a mente e para o corpo. Sem contar que ainda torna sua noite romântica ainda mais especial.

De fato, o vinho é sempre ligado à sedução e aos jantares românticos. Mas, será que ele realmente faz jus à fama? Sim, ele faz. Na verdade, quando tomamos vinho todos os componentes vindos da uva trazem para o corpo muitos benefícios. Entre eles, estão a capacidade de relaxar os músculos, o que leva a uma sensação deliciosa de bem estar. Ao mesmo tempo, a bebida estimula o cérebro e bombeia sangue para todo o corpo. Por isso, é normal sentir a sensação de calor logo depois de uma ou duas taças. Além disso, é comum que o rosto fique corado e você sinta o coração acelerar.

Como resultado, um dos muitos benefícios da bebida é a melhora da saúde sexual. Afinal, relaxando o corpo, melhorando a circulação e dilatando os vasos sanguíneos, aumentam a libido e potencializa o prazer. No entanto, lembre-se que o vinho também relaxa a musculatura. Então, não é bom para os homens exagerar na dose.  Mas, esses são apenas alguns dos muitos benefícios do vinho para a saúde. Mais detalhes, você encontra clicando aqui.

Então, prepare um jantar romântico incrível para quem é especial para você! Decida qual a melhor combinação, escolha o seu vinho e aproveite!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Tábua de frios e harmonias com vinhos
Introdução Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se...
Carpaccio, a receita veneziana e suas harmonias com vinhos
Carpaccio é uma das receitas mais famosas da cozinha veneziana. Ela consiste em carne crua, e seu nome...
Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta,...
5 batatas gourmet para harmonizar com vinho
Introdução Se você adora batatas, então sabe que elas podem ser cozidas de milhões de maneiras diferentes. Quer...
17 uvas tintas que você precisa conhecer 2
Difícil escolher algumas poucas uvas tintas viníferas. De fato, faltaria tempo de vida para descobrir todas! Você decidiu...
Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...