O jantar romântico perfeito pode ser em um restaurante super caro, numa lanchonete ou em casa. O que conta são os detalhes pensados para tornar a ocasião inesquecível.
Escolher vinho ideal para um jantar romântico pode parecer uma missão impossível. Afinal, são milhares de uvas, rótulos e estilos. Sem falar na infinidade de combinações entre a bebida, os pratos salgados e as sobremesas. No entanto, o principal em um jantar romântico é que você e seu amor tenham lembranças incríveis do momento. E nisso, o vinho pode ajudar! Você quer impressionar seu amor e ter uma noite inesquecível? Pois, o Center Gourmet preparou um pequeno guia para que você possa escolher o vinho perfeito para a sua noite especial. A partir de agora você vai entender o que faz do vinho a bebida perfeita para o seu jantar romântico. Mas, além disso, vai descobrir dicas certeiras para escolher o vinho certo para arrancar suspiros do seu par.
Vinhos e Harmonias para o seu date perfeito
Acima de tudo, escolher o vinho ideal para um jantar romântico depende do clima que você quer criar. Aliás, o prato servido é parte importante desse ambiente intimista e aconchegante. Para noites frias, fondues, caldos, massas e carnes vermelhas regadas a molhos cheios de sabor dão o tom perfeito. Por outro lado, noites quentes e leves pedem peixes, vegetais grelhados, saladas ricas, massas leves e comida japonesa. Na verdade, para cada um deles, existe um vinho incrível para transformar a noite em um evento inesquecível. Por isso, confira as dicas que separamos a dedo para você.
Jantar romântico e pizza combinam?
Escolha a pizza preferida e combine com um vinho para fechar com chave de ouro.
Combinam demais! Na verdade, tudo depende da história do casal. Se pedir uma pizza é o programa preferido quando querem relaxar juntos, nada melhor do que transformar essa delícia em algo super especial. Para isso, invista em velas para deixar o jantar romântico aconchegante, flores para decorar a mesa e uma bela taça para o vinho escolhido.
- Vinho ideal
Nossa dica é abrir um vinho de uvas Pinot Noir. De fato, esse tipo de vinho é super versátil e vai combinar com diversos sabores de pizza. O vinho argentino La Poderosa é uma excelente opção.
Churrasco e vinho tinto
Agora, se a sua praia é um bom churrasco, use uma churrasqueira menorzinha e asse os cortes preferidos de cada um. Assim, você não faz uma grande bagunça e pode manter o clima de romance da noite.
Vinho ideal
O vinho espanhol El Madero cumpre bem a missão de acompanhar carnes vermelhas e trazer sabores bem frutados à boca. Se o objetivo é envolver, não tem como errar!
Comida japonesa e vinho rosé
Para acompanhar sushi, nada mais apropriado que um vinho rosé. Sabor e charme na medida certa.
Nesse caso, se vocês dois adoram ficar em casa, monte uma “mesinha” no tapete da sala e ofereça um vinho rosé perfeito para a ocasião. Afinal, meio-termo ideal entre a força dos tintos e a leveza dos brancos, o rosé é delicado e se faz presente ao mesmo tempo. Além da combinação de sabores, os vinhos rosés são simplesmente lindos e atraentes.
- Vinho ideal
O chileno Playa Azul é tudo isso e vem em uma garrafa que é uma verdadeira obra de arte. Se é para impressionar, missão cumprida!
Risoto e vinho para aquecer um jantar romântico
Essa dica é clássica, concorda? Afinal, um risoto bem feito é perfeito para um momento a dois delicioso. Nesse caso, para escolher o vinho certo, você precisa levar em conta o ingrediente principal do prato. Ou seja, se o risoto for de queijo, pede um tipo de vinho com mais acidez para equilibrar com a gordura. Por outro lado, se for de camarão e frutos do mar, pede um branco ou um rosé. Então, nossa dica é um bom risoto de filé. Aqui você encontra receitas e dicas de harmonização perfeitas!
- Vinho ideal
Mais uma vez, um vinho chileno oferece a companhia perfeita. Nesse caso, o Manos Negras equilibra divinamente na boca com a carne e o risoto.
Massas e vinhos
Para diferentes tipos de massa, existem diferentes tipos de vinhos.
Continuando, as deliciosas massas não podem faltar. Afinal, qualquer prato italiano tem o poder de unir pessoas, não é mesmo? Então, para o seu jantar romântico, faça uma bela massa com o molho de sua preferência, seja vermelho, branco ou até um alho e óleo muito bem feito.
- Vinho ideal
Para molhos brancos e bastante queijo, o ideal é o vinho branco Finca Dorada, que tem a acidez necessária para limpar e refrescar o paladar. Por outro lado, se optar por um molho vermelho, bem encorpado, prefira um vinho como o argentino Viña de Los Andes. Esse vinho possui teor alcoólico na medida e preenche a boca a cada gole.
Tábua de frios e vinho
Mas, se você e seu par são fãs de porções e comidinhas para comer com as mãos, nada impede que o seu jantar romântico seja acompanhado por uma tábua de frios. Então, escolha os aperitivos preferidos do casal e monte tudo, juntando patês, geleias e molhos.
- Vinho ideal
Espumante! Sem sombra de dúvida. Aliás, o lado chic do espumante equilibra a aparente simplicidade da tábua, que parece não dar trabalho para ser preparada (Só parede mesmo…). Nossa dica? O brasileiríssimo Chandon Rosé que além de lindo traz para o paladar frutas vermelhas que combinam demais com o clima de romance que você e sua companhia merecem.
Jantar romântico orgânico? Temos!
Para casais que têm um estilo de vida saudável e sustentável, a dica é um belo espaguete de abobrinha e molho vermelho. Aliás, apesar de leve, o prato não deixa nada a desejar e fica delicioso.
- Vinho ideal
O vinho orgânico ZioBaffa, feito de uvas Pinot Grigio, é leve, fresco, frutado e perfeito para noites quentes. Afinal, tem aromas e sabores de abacaxi e frutas cítricas, e deve ser servido geladinho.
Pernil assado e molhadinho
Para alguns casais jantar é jantar! Ou seja, tem que ter mesa farta. Sendo assim, você pode servir um belo pernil assado, marinado com gengibre e espetado com cravos. O cheiro e o sabor são de delirar. Para acompanhar, um arroz branco e salada fresca e simples.
- Vinho ideal
O vinho português Portada é premiadíssimo e combina super bem com a carne assada. De fato, é um vinho encorpado e com um bom teor alcoólico. Mas, mesmo assim, ainda tem um leve adocicado que encaixa perfeitamente com o sabor da carne.
Peixe assado e salada
Por outro lado, se você e seu amor preferem uma refeição leve, nada melhor que peixe assado, acompanhado de batatas e uma salada. Aliás, esse também um cardápio perfeito para noites quentes.
- Vinho ideal
Um espumante é perfeito para qualquer noite. Mas, para um jantar romântico, esse Carpineto Rosé é impecável. Para começar, a garrafa é delicada e charmosa. Na boca, o vinho italiano é redondinho e delicioso. Por isso, fique à vontade para servi-lo antes do jantar também, acompanhando uma boa conversa ao pé do ouvido.
Fondue
Na verdade, fondue já tem cara de jantar romântico, certo? Nesse caso, são muitas as opções, desde o tradicional fondue de queijo até o delicioso fondue de chocolate. Aliás, temos um post dedicado só a essa maravilha do inverno. Lá você confere receitas, dicas e harmonizações de vinhos e fondues.
- Vinho ideal
Assim como o Pinot Noir é o curinga dos tintos, os vinhos de uvas Chardonnay são os curingas dos brancos. Pois, são leves, aromáticos, frescos e combinam com quase tudo. Sendo assim, escolha um Chardonnay sem medo de errar.
Vinho é afrodisíaco?
Além de delicioso, o vinho faz bem para a mente e para o corpo. Sem contar que ainda torna sua noite romântica ainda mais especial.
De fato, o vinho é sempre ligado à sedução e aos jantares românticos. Mas, será que ele realmente faz jus à fama? Sim, ele faz. Na verdade, quando tomamos vinho todos os componentes vindos da uva trazem para o corpo muitos benefícios. Entre eles, estão a capacidade de relaxar os músculos, o que leva a uma sensação deliciosa de bem estar. Ao mesmo tempo, a bebida estimula o cérebro e bombeia sangue para todo o corpo. Por isso, é normal sentir a sensação de calor logo depois de uma ou duas taças. Além disso, é comum que o rosto fique corado e você sinta o coração acelerar.
Como resultado, um dos muitos benefícios da bebida é a melhora da saúde sexual. Afinal, relaxando o corpo, melhorando a circulação e dilatando os vasos sanguíneos, aumentam a libido e potencializa o prazer. No entanto, lembre-se que o vinho também relaxa a musculatura. Então, não é bom para os homens exagerar na dose. Mas, esses são apenas alguns dos muitos benefícios do vinho para a saúde. Mais detalhes, você encontra clicando aqui.
Então, prepare um jantar romântico incrível para quem é especial para você! Decida qual a melhor combinação, escolha o seu vinho e aproveite!