Introdução
Os cortes frios são uma ótima maneira de acrescentar um elemento extra especial à sua festa. Se você está planejando hospedar alguém, há muitas maneiras de combiná-lo com vinho. Por exemplo, se você decidiu fazer salsicha como aperitivo, experimente harmonizá-la com um vinho tinto porque ambos tendem a ser de corpo médio e contêm sabores como alho e cebola. No entanto, se você não tiver tempo para fazer sua próprio charcutaria – ou apenas quiser algo que saiba bem sem ter que esfriar – então considere comprar algumas opções já feitas na mercearia ou lojas especializadas. Aqui estão algumas dicas para harmonizar frios com vinhos:
Os cortes frios tendem a ser mais macios, mais salgados e com alguma gordura.
Os cortes frios são geralmente feitos de carne de porco, vaca ou cordeiro, mas também podem ser feitos de frango ou peru.
As peças frias tendem a ser mais macias, mais salgadas e têm alguma gordura. O teor de gordura varia muito dependendo do tipo de corte frio que você está comendo (pense em salame vs prosciutto). Muitas vezes são feitos com uma mistura de carne e gordura adicionada durante o processamento, a fim de acrescentar sabor e mantê-los macios por mais tempo sem secar demais.
Você deve saber que existe algo como “presunto curado a seco” (como o prosciutto), porém muitas pessoas não percebem quantos tipos diferentes de carne podem ser usados para fazer cortes frios! Por exemplo: salame é normalmente feito usando carne de porco moída junto com especiarias como páprica; pepperoni usa carne moída junto com sementes de funcho; mortadela contém carne bovina e suína, mas não precisa de nenhuma especiaria porque é fermentada antes de ser consumida, então não há necessidade de temperos adicionais!
Vá para os vinhos tintos de corpo médio.
Se você estiver com disposição para um vinho tinto de corpo médio, procure um com um pouco de doçura para ele. Os cortes frios não são muito doces, por isso tendem a contrastar bem com vinhos mais doces do que eles são. É por isso que os tintos de corpo médio são a melhor escolha de vinho para esta ocasião – são suficientemente doces para equilibrar a salinidade e cortar toda aquela gordura.
Se você estiver procurando algo mais leve, mas ainda rico em sabor, experimente combinar vinhos tintos de corpo médio (como o Pinot Noir ou Merlot) com seus frios. Os tintos de corpo médio tendem a ser mais macios do que as opções mais ousadas como Cabernet Sauvignon ou Syrah; como tal, eles irão combinar com sua refeição com quaisquer outros sabores mais fortes ou picantes. Além disso: você receberá pontos de bônus de qualquer pessoa que conheça as notas de degustação!
Para vinhos tintos de corpo médio: É melhor experimentar vinhos um pouco mais doces que a carne.
Se você preferir apreciar sua carne com um vinho tinto de corpo médio, é melhor experimentar vinhos mais doces do que a carne. Seu paladar poderá apreciar mais pontos de sabor do vinho se ele não for muito seco ou ácido.
Por exemplo, se você estivesse harmonizando veado com um Beaujolais Nouveau – uma mistura frutada (e de baixo teor alcoólico) tinto – você gostaria de evitar vinhos tânicos como Cabernet Sauvignon ou Malbec que podem dominar alimentos mais leves. Todavia, se na sua mesa você tiver um bom corte de carne vermelha, Cabernet Sauvignon ou Malbec são a sua pedida.
É melhor experimentar vinhos um pouco mais doces que a carne: É bom optar por frios com sabores como alho e cebola.
Os cortes frios e os emparelhamentos de vinho são uma ótima maneira de começar a jornada de harmonização de vinho. Eles têm suas próprias características especiais que podem ser facilmente combinadas com certos vinhos. Entretanto, há algumas regras gerais que você deve seguir ao escolher seus frios e combinação com vinho.
Primeiro, é melhor experimentar vinhos um pouco mais doces que a carne: é bom optar por frios com sabores como o alho e a cebola. A doçura do vinho equilibrará a salinidade da carne e a tornará muito mais agradável! Além disso, se você quiser uma experiência de degustação mais sofisticada, opte por tintos sobre brancos.
Como esperamos que você tenha aprendido hoje – os frios podem ser uma excelente adição a qualquer hora de refeição! Felizmente, há muitas maneiras de se encaixar em qualquer plano de dieta, quer você esteja procurando algo novo ou apenas tentando não gastar muito dinheiro em restaurantes durante toda a semana 🙂
É bom para carnes frias com sabores como alho e cebola: Também é útil para combinar sabores doces e salgados ao montar um prato de charcutaria.
Além de escolher seu vinho com base no tipo de carne, também é importante considerar que tipo de perfil de sabor você está procurando. Você quer um vinho que complemente ou contraste os sabores de seu charcutério? Em geral, os vinhos secos combinam bem com carnes doces como prosciutto e patê. Os vinhos tintos combinam bem com qualquer coisa defumada ou curada, como peito de pato ou patê de fígado de coelho. Os vinhos brancos são mais adequados para seleções salgadas como presunto e queijo. Se usar sal e açúcar em seu prato de charcutaria (uma prática comum entre chefs gourmet), um vinho doce é recomendado, uma vez que ele equilibrará os dois elementos sem sobrecarregá-los demais; no entanto, se adicionar ervas frescas ao invés de sal ou açúcar, tente harmonizar com um vinho branco aromático como Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio para que essas notas cítricas permaneçam na frente e no centro de cada mordida!
Se combinar ingredientes doces e salgados parece intimidante à primeira vista, então não se preocupe – esses pares são fáceis o suficiente até mesmo os iniciantes podem fazê-los! Basta lembrar destas três dicas: 1) Use tintos ou brancos, dependendo se há mais gordura; 2) Certifique-se de que não sobra açúcar residual ao cortar a carne de antemão, pois os adoçantes tendem a não funcionar bem contra os sabores azedos; 3) Certifique-se sempre de que sejam texturas compatíveis antes de misturar
É bom para carnes frias com sabores como alho e cebola: Se você for harmonizar o vinho com queijo, é melhor optar por queijos duros ou semi-rígidos.
- O queijo é um bom acompanhamento para o vinho, e há inúmeras opções. Os queijos duros ou semi-duros têm os sabores mais complexos, que combinam com uma grande variedade de vinho tintos (inclusive os mais encorpados), mas os queijos macios também podem ser uma ótima opção.
- Por exemplo, o Gouda é um queijo semiduro que combina bem com vinhos como o Riesling e o Sauvignon Blanc.
Estes frios e harmonização de vinho serão certamente sucesso em sua próxima festa!
O advento da Internet tornou mais fácil do que nunca harmonizar seu vinho com o queijo e a carne perfeitos. Enquanto deixamos você experimentar por conta própria (e confie em nós, você vai querer), aqui estão algumas ideias para começar:
- Os cortes frios são uma maneira fácil de impressionar os convidados em sua próxima festa
- Se você não sabe que tipo de harmonização de corte a frio funciona melhor para sua festa, basta perguntar a um de nossos especialistas!
Conclusão
Se você estiver procurando algo para servir em sua próxima festa, que irá derrubar todos de seus pés, então não procure mais do que estes frios cortes e pares de vinhos. Esta é uma maneira fácil e deliciosa de tratar a si mesmo e a seus convidados com uma deliciosa refeição que vão muito bem juntos.
E veja abaixo a nossa seleta lista de vinhos para harmonizar com a sua tábua de frios:
⇒ O tinto Pinot Noir francês
Domaine de La Motte Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2021:
Toques frutados, macios e equilibrados; Produtor: Vignobles Bonfils; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja; Harmonização: Lasanha de shitake e shimeji, ratatouille, queijo de cabra
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3YuEkhA”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé Tempranillo espanhol
Conchego Tempranillo Rosé Bag in Box 3L 2022 Vinho na Caixa:
Saboroso, redondo e frutado; Produtor: Altosa Wines/Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Comida japonesa, frango assado com batatas, tábua de frios e aperitivos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3MUpJHM”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto blend francês
Château Saint Pons de Mauchiens Neratius Languedoc AOP 2018:
Amplo, generoso, frutado e complexo; Produtor: Les Vignerons de la Vicomté; Teor alcoólico: 13,8%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Expressivo, com notas de frutas pretas e alcaçuz, e nuances apimentadas; Harmonização: Steak au Poivre, espaguete à bolonhesa, charcutaria, queijos semi-duros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WP7wQf”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Syrah chileno
Colossus Syrah Gran Reserva 2016:
Redondo e equilibrado, com taninos macios, final longo e apimentado; Produtor: Viña Ravanal; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas maduras, pimenta preta e menta; Harmonização: Carnes grelhadas ou marinadas, tábua de queijos, embutidos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3zg0R6L”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Merlot italiano
Stardust Edição Limitada Leo Merlot Terre Siciliane IGT 2020:
Encorpado, frutado, macio, e com final persistente; Produtor: Mondo del Vino; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromas maduros de ameixa e amora, com nuances de especiarias; Harmonização: Massas ao molho vermelho, pizza de pepperoni, carnes vermelhas assadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Fn1oHx”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon chileno
Santa Marta Gran Reserva Cabernet Sauvignon Colchagua Valley DO 2019:
Equilibrado, com acidez média, taninos poderosos, final longo e persistente; Produtor: Marchigue; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Expressivo e frutado, com notas de frutas maduras e especiarias; Harmonização: Carne vermelha, carnes de caça e massas ao molho vermelho
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OxZ18c”]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Cava espanhol
Cava Vilarnau Ice-Sec:
Fresco, acidez marcante e final levemente doce; Produtor: Vilarnau; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Malvasia (vinho varietal); Nariz: Flores, pétalas de rosas, lichia; Harmonização: Coquetelaria, tábua de frios, queijos, canapés, velvet cake, torta de damasco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PMX5cu”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Malbec argentino
Punta Negra Wines of Belhara Malbec 2022:
Bom corpo, ótima persistência, toques refrescantes; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras com nuances florais; Harmonização: Parrillada argentina, pizza fugazzeta, queijos como Emmental ou Gruyère
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3gv6d80″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon argentino
Huarpe Taymente Cabernet Sauvignon 2016:
Elegante, com acidez equilibrada, taninos persistentes e um final adocicado; Produtor: Bodegas y Viñedos Huarpe; Teor alcoólico: 14,1%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas negras com notas de pimenta, toques florais e minerais; Harmonização: Carnes vermelhas, peru assado, talharim, embutidos e frios
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3RW7DXc”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon argentino
Punta Negra Reserva Cabernet Sauvignon Single Vineyard 2020:
Encorpado, bastante frutado e complexo, com taninos marcantes e envolventes, e notas amadeiradas; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14,2%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas intensos de frutas pretas maduras, e notas baunilha e alcaçuz; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, massas com molhos vermelhos, queijos maduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3zF7AHY”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc argentino
Passion de Los Andes Sauvignon Blanc 2020:
Fresco, acidez equilibrada e final suculento; Produtor: Vignes Des Andes; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas tropicais como maracujá, frutas de caroço como pêssego e notas herbáceas; Harmonização: Tilápia ao molho de alcaparras, isca de frango, chips de abobrinha
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3elSTlF”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon sul africano
Bonnievale The River Collection Cabernet Sauvignon 2020:
Bom corpo, acidez equilibrada, frutado e final longo; Produtor: Bonnievale Wines; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras, cereja preta e notas de tostado; Harmonização: Bife ancho ao molho de ervas, macarrão com almôndegas de lentilha, ensopado de carne com legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3TpzfEx”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Merlot chileno
Wine Festival San Javier Merlot Valle Central DO 2021:
Equilibrado, com sabor de ameixas maduras, taninos macios e final longo; Produtor: Cremaschi Furlotti; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas e toques florais suaves; Harmonização: Fondue de carne, filé mignon ao molho madeira, espaguete à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3PAqLI6″]Compre aqui[/button]
⇒ O espumante Baga português
JP Reserva Bruto Blanc de Noir 2016:
Frutado, nuance de biscoito, acidez equilibrada e final cremoso; Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Baga (vinho varietal); Nariz: Chá branco, flores amarelas, mel; Harmonização: Bacalhau com batata e brócolis, pizza de presunto parma, ceviche, tábua de frios, filé com mandioca frita, comida asiática condimentada, peixe grelhado
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Tn8qBr”]Compre aqui[/button]
⇒ O rosé Tempranillo espanhol
Conchego Tempranillo Rosé Bag in Box 3L Vinho na Caixa:
Saboroso, redondo e frutado; Produtor: Altosa Wines/Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 12%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Comida japonesa, tábua de frios e aperitivos, frango assado com batatas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3eYs0EH”]Compre aqui[/button]
⇒ O frisante Baga português
Pedro Teixeira Rosé:
Frutado e macio e elegante; Produtor: Adega de Cantanhede; Teor alcoólico: 11%; Uva: Baga (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhos frescos, como morango e cereja; Harmonização: Charcutaria leve, peixes assados e mariscos, carnes brancas grelhadas, guisados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CCXdoZ”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Merlot francês
Fortant de France Terroir Littoral IGP Pays dOc Merlot 2019:
Vinho jovem, corpo leve para médio, frutado, taninos sedosos, boa acidez; Produtor: Fortant; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Frutas pretas como cereja, amora e ameixa, toques de especiarias doces; Harmonização: Risoto de linguiça calabresa, fettuccine com iscas de filé-mignon, nhoque de batata ao sugo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EzHp8T”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc chileno
Paine Sauvignon Blanc 2021:
Leve, fresco, frutado e com acidez equilibrada; Produtor: VyF Wines; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Aroma de frutas cítricas e tropicais; Harmonização: Bolinho de arroz com queijo, camarão empanado, torta fria de frango, espetinho de frango com legumes, couve flor gratinada, lasanha de peito de peru e queijo branco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AW4Dmg”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Merlot uruguaio
Finca Traversa Merlot 2020:
Jovem, frutado, corpo leve para médio, delicado, taninos suaves, acidez equilibrada e refrescante; Produtor: Familia Traversa; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas negras, flores e couro; Harmonização: Lagarto ao molho madeira, lasanha de abobrinha, quibe de carne moída frito
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3wOGWex”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon argentino
La Grupa Reserva Cabernet Sauvignon 2020:
Harmonioso, sedoso e complexo, com taninos macios e final persistente; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas frutados, como cereja e cassis, e notas de ervas, especiarias, e chocolate; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, massas com molho vermelho, queijos maduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3AHBKLG”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir português
Grand’Arte Pinot Noir Vinho Regional Lisboa 2017:
Elegante, agradável, aveludado, persistente e frutado, com notas de compota de amoras silvestres e nuances de cedro e chocolate; Produtor: DFJ Vinhos; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Rico e expressivo, com aromas de frutas vermelhas e chá, e toques tostados; Harmonização: Queijo Serra da Estrela, cozido à portuguesa, bolinhos de bacalhau
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3BSXcyf”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Tempranillo espanhol
Los Tinos De Tradicion Selección Especial Tempranillo Vino de la Tierra de Castilla:
Macio, redondo, equilibrado; Produtor: Bodegas Los Tinos; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras; Harmonização: Tábua com frios, pizzas de sabores variados, massas com molho ao sugo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pImcB1″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon chileno
Wine Festival San Javier Cabernet Sauvignon Valle Central DO 2021:
Saboroso, equilibrado, taninos macios e final longo; Produtor: Cremaschi Furlotti; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Agradável, com notas de frutas pretas, e toques de cassis e ervas; Harmonização: Costela com molho barbecue, polpetone recheado, queijo Parmesão
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dDykk3″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Merlot brasileiro
Ballade Merlot 2021:
Vinho jovem e equilibrado, de sabor aveludado e médio; Produtor: Miolo Wine Group; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Aromas frutados, cereja e ameixa preta; Harmonização: Caponata de berinjela com uva passa, pizza portuguesa, bife acebolado, abobrinha recheada com arroz e carne moída, empanadas de carne, filé de frango parmegiana, quesadilla de carne com queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3w7qeGS”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon chileno
Concha Y Toro Terrunyo Cabernet Sauvignon 2018:
Encorpado, estruturado, taninos firmes e maduros, frutado com nuances de baunilha e toques minerais, fresca acidez, final persistente e complexo; Produtor: Concha Y Toro; Teor alcoólico: 15%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, groselha preta e mirtilo, notas minerais como grafite, especiarias; Harmonização: Costela no bafo, bife de chorizo, legumes grelhados com molho de azeite de ervas, queijos duros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3R67PlB”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc chileno
Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2019:
Médio corpo, equilibrado, frutado com notas de baunilha e toques amadeirados, boa acidez, vibrante, final longo e complexo; Produtor: Calyptra; Teor alcoólico: 14%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Maracujá maduro, melão, pera, baunilha, amadeirado, toques de amêndoas laminadas torradas, caramelo; Harmonização: Badejo grelhado com crosta de amêndoas e purê de mandioquinha, risoto de queijo brie e pera, peru ao molho de maracujá
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QAGxUM”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Pinot Grigio argentino
Esquinas de Argento Pinot Grigio 2019:
Fresco, vivo e rica acidez; Produtor: Bodega Argento S.A.; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Flores brancas, frutas cítricas e um toque mineral; Harmonização: Carpaccio de abobrinha, ceviche de linguado, spaghetti al limone, lascas de bacalhau à provençal, sopa de capeletti, salada caprese, queijos frescos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QJaGRy”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc argentino
Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2021:
Frutado, leve, com boa acidez e elegante frescor; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Intensos aromas de frutas tropicais como manga, maracujá e pomelo, com tênues toques minerais, notas de aspargos e ervas; Harmonização: Peixe frito, atum ao pesto, linguine com abobrinha e camarão, sobrecoxa recheada com queijo, berinjela a role, salada de legumes grelhados, salada grega, queijo brie
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3dv05vf”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Malbec argentino
Altivo Vineyard Selection Malbec 2020:
Médio corpo, frutado, elegante, expressivo, taninos macios, acidez agradável, refrescante; Produtor: Finca Eugenio Bustos; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, especiarias, violeta, cacau; Harmonização: Empanadas de carne, arroz carreteiro, lasanha à bolonhesa, estrogonofe de cogumelos, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3P7ZKvq”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Pinot Noir chileno
Santa Alicia Reserva Pinot Noir 2019:
Harmonioso, frutado e amadeirado, com taninos macios e redondos; Produtor: Santa Alicia; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas frescas como morangos e cerejas, e nuances de canela e tostado; Harmonização: Queijos moles, risoto de cogumelos, massas ao molho branco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3c2bL89″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Merlot argentino
Bodega Norton Barrel Select Merlot 2021:
Aveludado, taninos macios e final sedoso; Produtor: Bodega Norton; Teor alcoólico: 13,7%; Uva: Merlot (vinho varietal); Nariz: Complexo, com notas de cerejas silvestres e framboesas, toques de baunilha e coco; Harmonização: Lasanha à bolonhesa, fondue de carne, queijo Gouda
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3di5Oo1″]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Cabernet Sauvignon argentino
Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021:
Vinho jovem, corpo médio, frutado, boa estrutura, taninos sedosos; Produtor: Bodegas Salentein; Teor alcoólico: 13,9%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, especiarias, um toque de baunilha; Harmonização: Ensopado de carne, nhoque de batata doce ao sugo, sanduíche de pernil, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3P76N7y”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Malbec argentino
Punta Negra Reserva Tradición Malbec 2019:
Bom corpo, ótima persistência, toques refrescantes; Produtor: Belhara Estate; Teor alcoólico: 14%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras com nuances florais; Harmonização: Parrillada argentina, pizza fugazzeta, queijos como Emmental ou Gruyère
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3SzhOl5″]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Sauvignon Blanc chileno
Ventisquero Grey Single Block Valle de Atacama Sauvignon Blanc 2020:
Na boca é um vinho muito estruturado, frutado com nuances minerais, volumoso, acidez vibrante, refrescante, final limpo e persistente; Produtor: Viña Ventisquero; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, especiarias como pimenta verde, toques herbáceos e notas salinas; Harmonização: Peixe assado com limão e ervas frescas, risoto de limão siciliano, arroz de mariscos, queijos cremosos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3SBhIcw”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Pinot Grigio italiano
Antica Marca Villagio Dal 1818 Pinot Grigio Terre Siciliane IGT 2020:
Refrescante, frutado e vivaz; Produtor: Castellani; Teor alcoólico: 12%; Uva: Pinot Grigio (vinho varietal); Nariz: Complexo, com aromas de maçã-verde, pera e toques de frutas cítricas; Harmonização: Espaguete ao molho pesto, legumes na brasa, salada de frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3def38y”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Riesling australiano
Heritage Road Riesling 2018:
Refrescante, equilibrado, levemente doce, com notas de limão; Produtor: McGuigan; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos, com notas de frutas de caroço e toques florais; Harmonização: Legumes e vegetais assados, queijos frescos, peixes e frutos do mar
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3A6tKnb”]Compre aqui[/button]
⇒ O frisante blend português
Frisante Pedro Teixeira Branco:
Frutado, fresco e harmonioso; Produtor: Adega de Cantanhede; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Maria Gomes, Bical e Cerceal (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas e flores brancas; Harmonização: Peixe frito, tábua de frios, coxinha, quiche de palmito, pastel de queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3pclSKs”]Compre aqui[/button]