Introdução
Quer você esteja organizando ou participando de um jantar, combine seus conhecimentos com vinhos que trarão à tona o melhor da comida e do vinho.
Emparelhamento do vinho para seu próximo corte de cordeiro ou de porco.
Se você estiver procurando um vinho para harmonizar com seu próximo corte de cordeiro ou carne de porco, não procure mais. Aqui estão nossas melhores escolhas:
● Pinot Noir: O frutado e a acidez deste vermelho arrojado cortarão a riqueza do cordeiro.
● Cabernet Sauvignon: Este vermelho clássico tem taninos suficientes para resistir à carne de porco sem dominá-la.
● Chardonnay: Não é comum recomendarmos vinhos brancos com carnes assadas, mas o caráter amanteigado desta casta é exatamente o que você precisa ao servir um cabaz de cordeiro. Também não se esqueça do rosé – ele faz um emparelhamento refrescante!
Emparelhamento do vinho para seu próximo corte de cordeiro ou de porco: carré francês de cordeiro e um vinho robusto
Os melhores vinhos a serem emparelhados com coroas de cordeiro são aqueles que têm muitos taninos e especiarias, assim como acidez. Os vinhos Syrah e Grenache do Líbano são excelentes escolhas para este prato. Se você está procurando uma opção menos cara, experimente Shiraz da Austrália ou o vinho Cabernet Sauvignon da Califórnia.
Um corte ricamente aromatizado de cordeiro precisa de um vinho com muitos taninos, especiarias e acidez para combinar. Vinhos como Syrah e Grenache são excelentes opções, mas talvez o melhor seja o Cabernet Sauvignon. O cordeiro, sendo uma carne de sabor mais forte, pode realmente lidar com um tinto mais ousado, então tome isto como uma oportunidade para abrir o bom material.
Se você tiver a sorte de ter um belo corte de cordeiro marmorizado à sua frente, é hora de comemorar. Carré e vinho, uma combinação perfeita? Bem…sim. Um corte de cordeiro com sabor rico precisa de um vinho com muitos taninos, especiarias e acidez para combinar. Cordeiro, sendo uma carne de sabor mais forte pode realmente lidar com um vermelho mais ousado, então aproveite como uma oportunidade para abrir as coisas boas!
O Cabernet Sauvignon se tornou um dos vinhos tintos mais consumidos no mundo devido a sua riqueza e versatilidade quando emparelhado com muitos alimentos diferentes incluindo bife ou veado – até mesmo queijo! Vale definitivamente a pena tentar se você ainda não o fez.
Carré francês de carne de porco e rosé
O Rosé é uma ótima escolha para harmonizar com carne de porco. Tem sabor e textura similares à própria carne, o que significa que complementa o prato sem dominá-lo. Além de ser excelente com carne de porco, algumas variedades de rosé podem ser emparelhadas com outras carnes e peixes para criar refeições diversas que não têm o mesmo sabor que as provenientes do mesmo livro de receitas.
Talvez você queira pensar duas vezes antes de harmonizar seu rosé com pratos mais pesados como carne bovina ou de cordeiro – mas não há razão para não poder experimentá-lo em outras receitas que utilizam estas carnes como ingrediente. Se você estiver cozinhando algo como stir-fry (carne de porco + frango + vegetais), então experimente trocar um de seus vinhos tintos normais por esta opção de rosa claro!
Stir-fry, uma ótima combinação com vinho rosé
Quer você esteja cozinhando uma grelha de porco marinado no churrasco ou assando-o no forno, o rosé é uma escolha fantástica para a harmonização de vinhos com uma carne tão versátil. Para uma grelha marinada, vá para um rosé seco; para carne de porco assada, experimente uma que esteja ligeiramente seca a doce. Rosés do Oregon ou de outras regiões de clima mais frio como o Vale do Loire, na França, complementarão perfeitamente sua refeição.
O Rosé é um vinho versátil que combina bem com muitos tipos diferentes de alimentos – especialmente as carnes grelhadas mais populares no verão, como carne bovina, cordeiro e frango. No entanto, a carne de porco também é uma ótima combinação para o rosé, pois é uma carne tão fácil de acompanhar que pode ser emparelhada com muitos sabores. Quer você esteja cozinhando uma grelha de porco marinado no churrasco ou assando no forno, o rosé é uma escolha fantástica para a combinação de vinho com uma carne tão versátil. Para uma grelha marinada, opte por um rosé seco; para carne de porco assada, experimente uma que seja ligeiramente seca a doce. Rosés do Oregon ou de outras regiões de clima mais frio como o Vale do Loire, na França, complementarão perfeitamente sua refeição.
A combinação de comida e vinho é uma forma de arte. Embora você possa ter um vinho preferido, é importante emparelhar seus conhecimentos com vinhos que tragam o melhor tanto na comida quanto no vinho.
Ao organizar ou participar de um jantar, emparelhe os vinhos que trarão o melhor tanto na comida quanto no vinho.
Aqui estão algumas dicas para escolher o vinho certo para o seu jantar: Se você estiver servindo frutos do mar, procure um elegante rosé branco ou crocante. Para pratos de aves, selecione um branco encorpado de climas mais frios ou um tinto médio de regiões mais quentes (pense em Borgonha). Para entremesas carnudo como bife ou costeletas de cordeiro, opte por um tinto terroso das regiões de Bordeaux ou Rioja – e não se esqueça da sobremesa! Um doce brut espumante se emparelha lindamente com sobremesas de chocolate como tiramisu ou crème brûlée.
Bom, um bom Bordeaux sempre combina bem com este corte, você pode perceber. Todavia, não abuse da pimenta ou do alho se você gosta de Bordeaux envelhecido. Use a guarnição de arroz com amêndoas laminadas e tostadas. Bom, a regra vale para os supertoscanos, são vinhos com passagem por barrica. Não hesite, a pedida é boa, supertoscanos e French Rack.
Conclusão
Esperamos que esta lista lhe dê algumas idéias para seu próximo jantar, e lembre-se: a chave para um emparelhamento bem sucedido é confiar em seus instintos. Se você gosta de alguma coisa, as chances são boas que outros também gostarão!
E veja abaixo uma lista seleta de vinhos para harmonizar com o seu carré:
⇒ O Malbec de Patagônia, perfeito para acompanhar um carré de porco:
Familia Schroeder Malbec Bariloche 2021:
Médio corpo, fresco e sedoso, com frutado vibrante e taninos macios; Produtor: Schroeder; Teor alcoólico: 13,8%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Aroma muito convidativo, repleto de cerejas vermelhas, ameixas, violeta, toques de frutos secos; Harmonização: Muito versátil com carnes, como churrasco brasileiro, maminha, fraldinha e picanha, como também linguiça toscana na brasa e pernil de porco assado
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3s8nWZi”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend de Mendoza, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Nicolas Catena Zapata 2019:
Encorpado, com uma bela textura e equilíbrio e com taninos muito finos e toques calcários; Produtor: Catena Zapata; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Malbec e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas de frutas escuras, florais, picantes e herbáceas, com toques de fumaça e torradas; Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, carnes de caça, pratos condimentados, queijos maduros, alta gastronomia
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3tziTBk”]Compre aqui[/button]
⇒ O Barolo de Piemonte, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Beni Di Batasiolo DOCG Barolo:
Equilibrado, boa acidez, encorpado, taninos presentes, final persistente; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Característico aroma de frutas secas; Harmonização: Bisteca bovina grelhada, medalhão de javali ao molho de funghi porcini, paleta de cordeiro ao forno, costelette di vitello alla valdostana, penne ao molho de cotechino, queijos semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3ZI5IKv”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend de Agrelo, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Susana Balbo Signature Brioso:
Volumoso e de sabores intensos, em um equilíbrio perfeito. Os taninos sedosos, junto com uma salivante acidez, encontram fruta carnuda com notas amadeiradas, com álcool perfeitamente integrado; Produtor: Susana Balbo Wines; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Cabernet Franc e Petit Verdot (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas e negras maduras, como ameixa e cassis, e um profundo defumado com notas de caramelo, violeta, iogurte, pimenta-do-reino e ervas culinárias; Harmonização: Carnes vermelhas, cordeiro, carnes de caça, embutidos, massas, risotos, mix de cogumelos e queijos duros e semiduros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3PUCyV4″]Compre aqui[/button]
⇒ O Malbec de Mendoza, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Goulart M The Marshall Malbec Reserva Single Vineyard Old Vines 2021:
Taninos elegantes e robustos, com um final redondo, fresco e longo; Produtor: Bodega Goulart; Teor alcoólico: 14,3%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas maduras, geléia de cassis e amora, especiarias com notas de café e baunilha; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KD0Lw9″]Compre aqui[/button]
⇒ O Malbec de Mendoza, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Angelica Zapata Malbec Alta:
Encorpado, bem complexo, exuberante, com excelente e marcante presença em boca, e longo final; Produtor: Catena Zapata; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, como amora e framboesa, além de notas minerais e de madeira; Harmonização: Carnes grelhadas, caças e queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/44NdIeG”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto chileno do Vale de Cachapoal, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Vik Mia Millahue:
Bem estruturado, mas fresco e sedoso, com taninos elegantes e redondos; Produtor: Vik; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutos secos, com notas de especiarias frescas e um leve toque de baunilha; Harmonização: Cordeiro, filé ao molho madeira com risoto de cogumelos e carnes assadas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/44SbDyd”]Compre aqui[/button]
⇒ O Malbec de Mendoza, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Goulart W Winemaker Malbec 100th Edition Don Pedro Vineyard DOC 2022:
Taninos elegantes e robustos com um final redondo, fresco e longo; Produtor: Bodega Goulart; Teor alcoólico: 14,2%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas frescas e especiarias com toques de pimenta e baunilha; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Qy6eYS”]Compre aqui[/button]
⇒ O Cabernet Sauvignon de Mendoza, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta:
Complexo, potente, concentrado e bem estruturado, com taninos macios e um longo final; Produtor: Catena Zapata; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Notas de frutas vermelhas, como cerejas e ameixas, groselha, além de notas picantes de cravo e tomilho; Harmonização: Carnes elaboradas, cordeiro e queijos duros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Qgc5ln”]Compre aqui[/button]
⇒ Malbec de Mendoza, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Luigi Bosca Malbec 2021:
Encorpado, intenso, com taninos muito finos. Longo final de boca, elegante e mineral; Produtor: Luigi Bosca; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Camadas de aromas, de frutos vermelhos maduros, notas de alcaçuz e violeta; Harmonização: Parrillada, carnes vermelhas assadas na brasa, paleta de cordeiro ao forno, risoto de cogumelos; ‘ojo de bife’ servido com batatas ao alecrim
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Bw8mYn”]Compre aqui[/button]
⇒ O Alentejano, perfeito para acompanhar um carré de porco:
Monte da Vigia Escolha Vinho Regional Alentejano 2020:
Estruturalmente intenso e com uma profundidade bem marcada, agradável e persistente; Produtor: Parras Wines; Teor alcoólico: 14%; Uva: Petit Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas florais de lavanda e esteva, ameixas pretas e um toque de pimenta; Harmonização: Entrecosto de porco (costelinha de porco) frito com migas à alentejana, feijoada à alentejana, tomatada à alentejana
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/41Uabtc”]Compre aqui[/button]
⇒ O supertoscano, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Stardust Edição Limitada Sagittarius Rosso Toscana IGT 2020:
Equilibrado, estruturado, encorpado e fresco, com taninos macios; Produtor: Mondo del Vino; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Sangiovese e Merlot (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas pretas maduras; Harmonização: Bistecca alla Fiorentina, queijos maduros, massas à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JrlpOu”]Compre aqui[/button]
⇒ O tinto Brunello di Montalcino italiano, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
San Polo Brunello di Montalcino DOCG Montalcino 2015:
Encorpado e quente no palato, com uma textura de tecido denso e corpo robusto, enquanto o final é persistente com taninos redondos; Produtor: San Polo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Aromas típicos de violetas e pequenas bagas vermelhas. Há um aroma distinto de vegetação rasteira, madeira aromática e uma leve nota de baunilha e frutas em conserva, seguidas por sutis nuances de café; Harmonização: Talharim finalizado com trufa branca, carré de cordeiro ou tábua com parmigiano reggiano com pecorino maturado
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3CrNjqE”]Compre aqui[/button]
⇒ Cabernet Sauvignon americano, perfeito para acompanhar um carré de porco:
Dark Horse Cabernet Sauvignon 2018:
Corpo médio para encorpado, frutado com notas de frutas em compota, intenso, bem estruturado, taninos aveludados, acidez média; Produtor: Dark Horse; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Cabernet Sauvingon (vinho varietal); Nariz: Frutas pretas maduras como amora e groselha, cacau, toques de especiarias e carvalho tostado; Harmonização: Bife ancho com dry rub, costela suína ao molho barbecue, batata recheada com shimeji e queijo
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Frdajq”]Compre aqui[/button]
⇒ O blend do Vale do Rhône, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Domaine de L’Arnesque Rouge Côtes Du Rhône AOP 2018:
Carnudo, vivaz e potente, com notas intensas de frutas vermelhas, toques picantes e taninos delicados; Produtor: Domaine de L’Arnesque; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Grenache e Syrah (vinho blend); Nariz: Notas de frutas vermelhas e pretas, com toques de especiarias; Harmonização: Kebab de cordeiro, polpetone ao sugo, costela bovina ao molho de laranja
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FIPHvs”]Compre aqui[/button]
⇒ Bordeaux, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
BriO de Cantenac Brown Margaux AOC 2018:
Encorpado, potente, complexo, com taninos marcantes que se equilibram a acidez; Produtor: Château Cantenac Brown; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Notas de ameixa madura, especiarias, couro e alcaçuz no final de prova; Harmonização: Cordeiro assado, queijos amarelos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uFtE2p”]Compre aqui[/button]
⇒ Cabernet Sauvignon sul africano, perfeito para acompanhar um carré de porco:
Bonnievale The River Collection Cabernet Sauvignon 2020:
Bom corpo, acidez equilibrada, frutado e final longo; Produtor: Bonnievale Wines; Teor alcoólico: 14%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Aromas de frutas negras, cereja preta e notas de tostado; Harmonização: Bife ancho ao molho de ervas, macarrão com almôndegas de lentilha, ensopado de carne com legumes
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Fn9ot5″]Compre aqui[/button]
⇒ Bordeaux, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Famille J-M Cazes AOC Pauillac 2017:
Corpo médio para encorpado, volumoso, bem estruturado, frutado com toques de especiarias, taninos presentes e macios, acidez média; Produtor: Jean-Michel Cazes; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Frutas pretas como groselha e cereja, cedro, cacau, tabaco, toques de especiarias; Harmonização: Fondue de carne, risoto de funghi, medalhão de filé mignon ao molho madeira acompanhado por aligot de mandioquinha
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GL4ff3″]Compre aqui[/button]
⇒ Bordeaux, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Château Terres des Granges Grand Vin de Bordeaux Médoc 2020:
Seco, com alta acidez e taninos médios; Produtor: Maison Ginestet; Teor alcoólico: 13,2%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas pretas, cassis, alcaçuz, especiarias e madeira; Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, queijos duros
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Vl9h5R”]Compre aqui[/button]
⇒ Châteauneuf-du-Pape, perfeito para acompanhar um carré de cordeiro:
Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Rouge 2017:
Encorpado, frutado com em harmonia com o amadeirado, bem integrado, aveludado, elegante, taninos presentes, boa acidez e frescor, final longo e complexo; Produtor: Domaine des Sénéchaux; Teor alcoólico: 15,5%; Uvas: Grenache Noir, Syrah, Mourvèdre, Cinsault, Vaccarèse (vinho blend); Nariz: Expressivo e intenso exalando um buquê jovem dominado por fruta fresca (framboesa e cereja), ligeiramente picante e realçado por uma nota amadeirada; Harmonização: Risoto de cordeiro, boeuf borguignon, ossobuco com polenta trufada, risoto de funghi
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DsE8aw”]Compre aqui[/button]