Vinho Lambrusco, a jóia de Emilia-Romagna
Introdução
O Lambrusco é um vinho único que é difícil de categorizar. Apesar de ser uma uva tinta, a uva Lambrusco normalmente é vinificada em forma de frisantes brancos. Mas podem também aparecer como borbulhantes rosés e tintos.
O sabor costuma ser suave, ou seja, são vinhos doces.
Você encontrará muitos Lambruscos na Emilia-Romagna (a região onde as melhores uvas Lambrusco são cultivadas), mas você também poderá vê-los em outros lugares no norte da Itália e até no mundo inteiro.
A história do vinho Lambrusco
Lambrusco é uma família de uvas tintas do norte da Itália. Lambrusco di Sorbara e Lambrusco Salamino são duas variedades que são utilizadas na elaboração de vinhos secos e espumantes. A primeira variedade cresce principalmente na Emilia Romagna e a segunda principalmente na Lombardia; ambas as regiões produzem deliciosos Lambruscos.
A Lambrusco tornou-se popular fora da Itália porque é mais baixa em álcool do que a maioria dos outros vinhos espumantes e, portanto, mais fácil de beber com a comida, embora ainda mantenha sua mordida característica graças à maior acidez do que outros vinhos brancos.
Variedades Lambrusco
Lambrusco Grasparossa é uma variedade de uva de vinho tinto que, ao lado do Lambrusco Salamino, é considerada uma das duas principais uvas utilizadas na elaboração dos vinhos Lambrusco. O nome “Grasparossa” significa “de pele grossa” ou “suíno gordo”. A maioria das variedades são cultivadas em torno de Modena e Reggio Emilia, mas também podem ser encontradas em outros lugares.
Lambrusco Salamino é outra variedade que compõe a maioria das misturas para os vinhos Lambrusco. Seu nome significa “salamandra pequena”, que se refere à sua semelhança superficial com as salamandras com sua cor verde e manchas pretas no corpo (embora não no rosto). Ambas as variedades são nativas da Emilia-Romagna, mas também são cultivadas no Piemonte e na Ligúria devido à polinização cruzada de regiões vizinhas.
Como servir o Lambrusco
Quer você esteja servindo Lambrusco com alimentos ou não, é importante ter em mente o seguinte:
- Se você estiver servindo Lambrusco com alimentos, sirva a uma temperatura mais fria.
- Se você não estiver servindo diretamente com alimentos, sirva a uma temperatura mais quente.
Harmonizando Lambrusco
Como o Lambrusco, a pizza é um clássico. A combinação dos dois juntos traz uma explosão de sabor a seu paladar. O vinho ácido corta através da massa gordurosa, facilitando o prazer de cada mordida. A melhor parte? Você pode pular todo aquele queijo chique e ainda ter uma deliciosa refeição!
O queijo não é ótimo apenas com vinho e pizza – ele também é perfeito para qualquer tipo de evento que tenha harmonização com queijos! Quer você esteja olhando para queijos secos ou macios, harmonize-os com Lambrusco para uma experiência saborosa que certamente impressionará até mesmo os paladares mais críticos.
Se você quer algo doce, mas não quer muita doçura, experimente harmonizar sua barra de chocolate favorita com um Lambrusco gelado em vez de leite ou água. O chocolate irá realçar a doçura enquanto adiciona profundidade e complexidade a cada gole deste amado vinho tinto italiano da região Emilia-Romagna (Emilio Romagna).
O Lambrusco combina bem com o sorbet de limão, pois ambos são azedos e refrescantes quando consumidos juntos – mas e quanto a outros tipos de sobremesas? Por que não tentar servir biscoitos recém-assados ao lado de um copo? Ou talvez até mesmo tostar algumas lascas de chocolate preto por cima? Seus convidados vão adorar como é fácil!
Conclusão
Se você adora vinhos espumantes e está procurando experimentar algo novo, Lambrusco é uma ótima opção. Você pode usá-lo como um substituto para Champagne ou Prosecco sem nenhum problema; seu perfil de sabor é muito semelhante aos dois vinhos, mas tem um ponto de preço consideravelmente mais baixo do que qualquer um deles. Lambrusco também faz um excelente ingrediente para coquetéis quando misturado com outros ingredientes como Campari e água com gás!
E veja abaixo uma seleta lista com os melhores vinhos Lambrusco da internet:
⇒ O frisante branco italiano de Emilia-Romagna
Fantasia Bianco Amabile Lambrusco Dell’Emilia IGT:
Fresco e levemente adocicado, com acidez marcante e borbulhas delicadas; Produtor: Vinicola Decordi; Teor alcoólico: 7,8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Aroma frutado, com notas cítricas, de maçã e florais; Harmonização: Carnes brancas com molho agridoce, queijos leves, sobremesas de fruta
Compre aqui
⇒ O frisante tinto italiano de Emilia-Romagna
Frisante Pontebello Lambrusco IGT dellEmilia Rosso Amabile:
Frutado, leve, acidez agradável e refrescante, suave no paladar, adocicado; Produtor: Medici Ermete Wines; Teor alcoólico: 8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas; Harmonização: Tacos picantes, rolinho primavera, nachos, burritos, lombo agridoce, pizzas variadas
Compre aqui
⇒ O frisante branco italiano de Emilia-Romagna
Damina Lambrusco Dell’emilia Frizzante Amabile:
Fresco, saboroso, redondo e persistente; Produtor: Casa Vinícola Caldirola; Teor alcoólico: 8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Frutas cítricas, maçã, pêssego e com sutis toques florais; Harmonização: Pratos condimentados, sobremesas, petiscos leves
Compre aqui
⇒ O frisante branco italiano de Emilia-Romagna
Maestri Cantinieri Lambrusco Dell’Emilia Bianco Amabile:
Refrescante, macio, delicado e frutado; Produtor: Casa Vinícola Caldirola; Teor alcoólico: 8%; Uva: Lambrusco (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de maçãs com toques florais; Harmonização: Merengue de morango com suspiro, salada de frutas cremosa, torta de frutas vermelhas
Compre aqui
Um comentário
Adoro os vinho Lambrusco, são refrescantes e descontraídos, excelente para uma boa conversa com.os amigos e tbm para degustar sozinho assistindo um bom filme. Gosto de todos – tinto, branco e rose, seco ou amabile.