Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos

Introdução

O local de origem do Brie é uma região francesa chamada Brie, de onde surgiu este queijo. O sabor do queijo Brie é frequentemente descrito como amanteigado e doce, com notas sutis de cogumelos, mas também há diferentes tipos que podem ser afiados ou mais suaves no sabor, dependendo de quanto tempo ele foi envelhecido antes de ser vendido. A cor também é bastante única porque pode variar de branco pálido a amarelo escuro ou verde acinzentado, dependendo de quanto tempo passou desde que o queijo foi feito. Embora os queijos brie tenham muitas variações e sabores diferentes em todo o mundo até hoje, todos eles compartilham uma coisa em comum: eles se emparelham perfeitamente com o vinho!

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 2

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 3

O lugar de origem do Brie é uma região francesa chamada Brie, de onde surgiu este queijo

O Brie é um queijo de leite de vaca macio e cremoso, com o nome da região Brie da França, onde foi produzido pela primeira vez. Tem uma casca branca, comestível e um interior amarelo pálido com aroma de terra e sabor de nozes. O centro do brie contém muitos pequenos orifícios ou ‘olhos’ que não são necessários para comer, mas muitas vezes são cobertos por uma fina camada de bolor comestível.

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 4

Área vinícola de Brie, na França

O local de origem do Brie é uma região francesa chamada Brie, de onde surgiu este queijo: Um queijo Brie perfeito deve ser branco por fora e entre branco e amarelo por dentro

O queijo Brie é um tipo de queijo macio e cremoso originário da região francesa de Brie. Por ser feito com leite não pasteurizado, as origens e métodos de produção do Brie são bem diferentes dos de outros queijos.

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 5

O Brie perfeito deve ser branco por fora. Quando se abre uma roda de Brie, não deve haver buracos ou rachaduras visíveis na superfície (isto indicaria que as bactérias contaminaram seu queijo). O interior deve ser liso e de cor amarelo-claro; quaisquer manchas escuras indicam, em boa parte das vezes, crescimento de bolor ou estrago.

O Brie é melhor apreciado quando servido à temperatura ambiente para que você possa saborear seu rico sabor, assim como sua textura cremosa. Isto o torna perfeito para servir durante os meses de frio: quando a temperatura sobe para acima de de 21° C (70° F), seu refrigerador tem que operar a temperaturas mais frias do que o normal para armazenar este tipo de produto lácteo com segurança até que você esteja pronto para comê-lo!

Originalmente, o Brie era um alimento de inverno das classes camponesas, mas só começou a receber elogios calorosos por seu sabor muito mais tarde.

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 6

O queijo Brie é um tipo de queijo de pasta mole feito com leite de vaca. Tem uma casca branca e um interior macio comestível, o que o torna ideal para espalhar em pão ou bolachas. O Brie pode ser servido à temperatura ambiente ou frio, dependendo de sua preferência pessoal e da época do ano em que você o serve. Se você nunca experimentou Brie antes, considere-se sortudo porque esta iguaria é um dos queijos mais populares do mundo!

O Brie é originário da França e agora é produzido em muitos países, incluindo Canadá e Austrália. A versão original não era muito gorda e era tradicionalmente consumida durante os meses de inverno quando outros tipos de alimentos eram escassos devido às condições climáticas adversas lá fora (embora hoje saibamos que o inverno não nos impede de saborear deliciosas refeições).

O Brie era um alimento de inverno das classes camponesas: A confecção do brie é algo único em tamanho, forma e preparação

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 7

Antes do advento da refrigeração e das técnicas modernas de fabricação, Brie era um alimento de inverno das classes camponesas. A fabricação de Brie é única em tamanho, forma e preparação.

O queijo é feito com leite de vaca e tem um sabor um pouco amargo. Pode ser consumido fresco ou envelhecido até dois meses em condições úmidas. Se você estiver deixando-o fora durante a noite ou por mais tempo, basta certificar-se de que seu refrigerador permaneça abaixo de 40 graus Fahrenheit (4 graus Celsius).

O queijo Brie tem um leve sabor amargo que vem do molde do bolor penicillium candidum aplicado ao queijo para curá-lo antes da venda

O queijo Brie é um queijo macio, cremoso e com um leve sabor amargo. O molde de penicillium candidum aplicado ao queijo para curá-lo antes da venda dá ao Brie seu sabor e aroma característicos.

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 8

Representação gráfica do bolor penicillium candidum, fundamental na confecção do queijo Brie

O Brie é um tipo de queijo francês não curado feito de leite de vaca e creme de leite. É considerado parte da família dos queijos de maturação suave porque não passa por nenhum processo de maturação, mas é “curado” com molde por cerca de duas semanas até atingir um nível ótimo de maturação.

O queijo Brie tem um sabor um pouco amargo: Pense no que você está comendo com seu Brie ao escolher seu vinho

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 9

O queijo Brie tem um sabor ligeiramente amargo, o que significa que você não pode se limitar à cor ou nível de doçura ao emparelhar vinhos com queijos Brie.

Experimente contrastar os sabores de seu vinho e brie se você não gostar de combiná-los exatamente.

Pense no que você está comendo com seu brie ao escolher seu vinho.

Pense no que você está comendo com seu Brie ao escolher seu vinho: Tente contrastar os sabores de seu vinho com os do Brie se você não gostar de combiná-los exatamente.

O objetivo deste artigo é ajudar você a encontrar um vinho que combine bem com seu Brie. Existem muitas variedades de queijo, por isso é importante entender o que você está comendo e como os sabores irão interagir entre si. Se você não gosta exatamente de emparelhar vinho e queijo, pense em quais qualidades podem se complementar em vez de tentar combiná-las perfeitamente.

Pense no que você está comendo com seu Brie ao escolher seu vinho: Tente contrastar os sabores de seu vinho com os do Brie se você não gostar de combiná-los com exatidão.

Pense no que você está comendo com seu Brie ao escolher seu vinho: Não vá apenas por cor ou nível de doçura ao emparelhar vinhos com queijos Brie

Você não pode simplesmente escolher a cor ou o nível de doçura ao emparelhar vinhos com queijos Brie. Você tem que pensar sobre o que está comendo com seu Brie.

Se você estiver comendo uma sobremesa doce como mousse de chocolate ou fruta, então escolha um vinho que irá contrastar esses sabores. Se você estiver comendo um aperitivo salgado como o Prosciutto, então escolha um vinho que o enfrente e o complemente, em vez de dominá-lo.

Se você usar estas dicas ao emparelhar vinho com seu Brie, você terá uma bela noite de elegantes hors d’oeuvres.

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 10

Você pode emparelhar seu Brie com o vinho que quiser, mas se você quiser ter certeza de que é uma combinação perfeita, aqui estão algumas dicas:

● Encontre um vinho que combine com o queijo. Se você tiver um Brie macio e cremoso, então encontre algo igualmente macio e cremoso. Ainda mais se ele tiver um toque mineral ou cítrico. Um blend do Vale do Rhône, especialmente se for um Châteauneuf-du-Pape Blanc, seria perfeito!

● Encontre um vinho que contraste com o queijo. Se seu Brie tem um cheiro de terra, tente harmonizá-lo com um rosé frutado ou demi-sec para equilibrar seu forte perfil de sabor.

● Encontre um vinho tinto de leves taninos como um Pinot Noir ou um espumante rosé se o prato for um queijo Brie acompanhado de frutas vermelhas.

Queijo Brie, saiba mais, harmonize com vinhos 11

● Um espumante branco doce pode ser ideal caso o seu queijo brie vier coberto por uma geleia de damasco.

Conclusão

Então, aí está, nossas dicas para emparelhar vinho com Brie. Se você usar estas dicas ao emparelhar vinho com seu Brie, você terá uma noite encantadora de elegantes hors d’oeuvres. Não se pode perder tempo, procure aqui no Center Gourmet seu vinho perfeito para esta hora tão esperada com os amigos, partes e seu amor.

Escolha o vinho nessa seleta lista abaixo e aproveite

 

O branco Torrontés argentino

Colomé Torrontés Estate 2022:

Na boca é estruturado, com belo frescor málico, longo final; Produtor: Bodega Colomé; Teor alcoólico: 13%; Uva: Torrontés (vinho varietal); Nariz: Muito perfumado, com notas de jasmim, flor de laranjeira, frutas cítricas e ervas frescas; Harmonização: Curry doux de fruits de mer, curry cremoso e delicado de frutos do mar com arroz branco, ostras mornas com juliennes de legumes e laranja e sua redução cremosa com um toque de manteiga trufada, cozinha japonesa quente e chinesa de pescados, guacamole, risoto de queijo brie e damasco, mariscos, comida japonesa, taco de peixes e comidas apimentadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3MhaSHO”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Malbec argentino

Las Perdices Malbec Rosé:

Refrescante, acidez agradável, com toques de ameixas e cerejas; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutos vermelhos, caramelo e geleia de framboesa; Harmonização: Ideal como aperitivo, para acompanhar queijos suaves e diversos embutidos e entradas variadas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3tnAufm”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay chileno

Aves Del Sur Chardonnay Valle del Loncomilla DO 2022:

Intenso, refrescante, frutado, persistente, com acidez marcante; Produtor: Viña del Pedregal; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas tropicais, manga, banana e abacaxi; Harmonização: Queijo Brie empanado, moqueca de camarão, tabule

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/42VZYNX”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir brasileiro

Miolo Reserva Pinot Noir:

Começa apresentando uma sensação agradável e aveludada na boca, seguida de taninos delicados e equilibrados, finalizado com uma longa sensação de “fineza”; Produtor: Miolo Wine Group; Teor alcoólico: 13%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Intenso, delicado e fino, com notas de ameixa seca, morango, café, caramelo, chocolate, coco queimado, pinhão, fruta-do- conde; Harmonização: Carnes brandas no condimento e carnes grelhadas, massas com molhos de tomate e de queijos mais leves, arroz de galinha, capeletti, polenta e fortaia, tortéi, pizzas, tortas salgadas e queijos macios e não aromáticos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3sBEDvY”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Sangiovese italiano

Stardust Edição Limitada Libra Sangiovese Rosato Rubicone IGT 2020:

Refrescante, elegante, frutado e equilibrado; Produtor: Mondo del Vino; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas; Harmonização: Sashimis variados, risoto de frutos do mar, queijo Brie

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3YH0FYH”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Airén espanhol

Conchego Airén Bag in Box 3L 2022 Vinho na Caixa:

Delicado, saboroso, refrescante e frutado; Produtor: Altosa Wines/Bodegas y Viñedos Verum; Teor alcoólico: 12%; Uva: Airén (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas brancas e cítricas; Harmonização: Frutos do mar, espaguete ao molho pesto, queijo Brie

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/42xbkae”]Compre aqui[/button]

 


 

O espumante Prosecco rosé blend italiano

Famiglia Cielo dal 1908 Rosé Extra Dry Prosecco DOC 2021:

Refrescante, equilibrado, persistente, com nuances frutadas, e borbulhas finas; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Glera e Pinot Noir (vinho blend); Nariz: Intenso, com notas de morango e cereja; Harmonização: Aperitivos, saladas, frutos do mar, comida japonesa, queijo Brie

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3zkm8Ms”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Châteauneuf-du-Pape francês

Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Blanc 2020:

Corpo médio, expressivamente frutado, redondo, elegante, cremoso, acidez vibrante que proporciona agradável frescor, final longo e com toque mineral; Produtor: Domaine des Sénéchaux; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Roussane, Clairette, Grenache Blanc e Bourboulenc (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de frutas brancas como pera e melão, notas de pêssego e limão cristalizado, flores brancas intensas, toque mineral; Harmonização: Lagosta gratinada, robalo ao forno com batatas, arroz de mariscos, risoto de pêra com queijo brie

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ADNgak”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend espanhol

Alcanta Merseguera Macabeo Alicante DO 2021:

Saboroso, equilibrado e leve; Produtor: Bodegas Bocopa; Teor alcoólico: 11%; Uvas: Merseguera e Macabeo (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas brancas, flores e ervas; Harmonização: Frango xadrez, anéis de cebola empanados, queijo Brie

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3SmqGuI”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Pinot Noir francês

Domaine de La Motte Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2021:

Toques frutados, macios e equilibrados; Produtor: Vignobles Bonfils; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja; Harmonização: Lasanha de shitake e shimeji, ratatouille, queijo de cabra

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3S5BVYf”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend italiano

Scaia IGT Trevenezie Garganega Chardonnay 2021:

Vinho jovem, leve, frutado, agradável volume na boca, macio, refrescante, final longo; Produtor: Tenuta Sant’Antonio; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Chardonnay e Garganega (vinho blend); Nariz: Frutas cítricas, frutas tropicais como abacaxi e maracujá, toques florais e sutis notas minerais; Harmonização: Bisteca ao molho de abacaxi, linguado ao molho branco, risoto de abobrinha e queijo brie

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3YqUvvP”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé Pinot Noir chileno

Leyda Rosé Pinot Noir Valle de Leyda DO 2021:

Textura cremosa, sabor de frutas vermelhas frescas, e envolvente acidez cítrica que potencializa o longo final; Produtor: Vina Leyda; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Pinot Noir (vinho varietal); Nariz: Aromas de iniciais de frutas vermelhas, como cereja, morango e framboesas, além de notas cítricas e de ervas; Harmonização: Cogumelos recheados com queijo de cabra e cebolinha, queijo Brie com pera

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QtDqi1″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco blend do Vale do Rhône francês

Maison Bouachon Les Rabassières AOC Côtes-du-Rhône Blanc 2019:

Vinho jovem, leve, frutado, acidez agradável, boa presença em boca, final cítrico; Produtor: Maison Bouachon; Teor alcoólico: 13,5%; Uvas: Clairette, Viognier e Grenache Blanc (vinho blend); Nariz: Pêssego, damasco, cítrico, floral; Harmonização: Camarão na manteiga, arroz de polvo, moqueca, quiche de alho poró com queijo brie, queijos cremosos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VojjmC”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé blend português

Boca mar Regional Algarve Rosé 2021:

Vinho jovem, leve, frutado com nuances minerais, bom volume em boca, acidez média, agradável frescor; Produtor: Casa Santos Lima; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Syrah e Touriga Nacional (vinho blend); Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas como morango e amoras, toque de especiarias e floral; Harmonização: Moqueca de camarão, peru assado, queijo brie assado na massa folhada com geleia frutas vermelhas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3FOm9v3″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Torrontés argentino

Altivo Classic Torrontés 2021:

Vinho jovem, leve, frutado, acidez vibrante, agradável frescor; Produtor: La Celia; Teor alcoólico: 13%; Uva: Torrontés (vinho varietal); Nariz: Frutas tropicais como lichia, manga e maracujá, frutas cítricas como toranja, floral; Harmonização: Risoto de palmito e queijo brie, frango a passarinho, lula à dorê, quiche de espinafre com ricota

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3W0LacV”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Garnacha espanhol

Recital Garnacha Red Dry Wine 2020:

Saboroso, frutado, amplo e persistente; Produtor: Vinos Y Bodegas; Teor alcoólico: 12%; Uva: Garnacha (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas pretas maduras, com nuances de ameixa seca e figo; Harmonização: Estrogonofe de carne, frango à milanesa, queijo Brie empanado

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3iDdKTq”]Compre aqui[/button]

 


 

O rosé demi-sec Bobal espanhol

Castillo Campo Arcís Bobal Rosé Utiel-Requena DOP 2021:

Estruturado, refrescante, com acidez marcante e toques de morango; Produtor: Torre Oria; Teor alcoólico: 11,5%; Uva: Bobal (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas intensas de frutas vermelhas e nuances de pétalas de rosas; Harmonização: Canapés, queijo Brie, espaguete ao molho pesto, frango assado com batatas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3EvF4u5″]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Sauvignon Blanc chileno

Pionners Sauvignon Blanc 2022:

Fresco, delicado, e com boa acidez; Produtor: Cremaschi Furlotti; Teor alcoólico: 12%; Uva: Sauvignon Blanc (vinho varietal); Nariz: Elegante aroma de flores cítricas; Harmonização: Salmão grelhado, risoto de arpargos com Brie, camarões salteados na manteiga

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3uJT5zU”]Compre aqui[/button]

 


 

O espumante branco doce Moscatel brasileiro

Solear Moscatel Branco Edição Especial 2023:

Leve, fresco, frutado e com delicioso dulçor; Produtor: Nova Aliança; Teor alcoólico: 7,5%; Uvas: Moscato Branco e Moscato Giallo (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas cítricas, pêssego, flores do campo e mel; Harmonização: Torta de pêssego, queijo Brie com geleia de damasco e espaguete com frutos do mar

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3V375QK”]Compre aqui[/button]

 

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile