*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco francês – Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Blanc 2020
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Châteauneuf-du-Pape
Safra: 2020
Boca: Corpo médio, expressivamente frutado, redondo, elegante, cremoso, acidez vibrante que proporciona agradável frescor, final longo e com toque mineral
Produtor: Domaine des Sénéchaux
Uvas: Roussane, Clairette, Grenache Blanc e Bourboulenc
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 10°C
Potencial de guarda: 8 anos
Nariz: Aromas intensos de frutas brancas como pera e melão, notas de pêssego e limão cristalizado, flores brancas intensas, toque mineral
Visual: Amarelo claro com reflexos verdes
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho sobre as borras finas
Classificação: Seco
Harmonização: Opte por pratos leves ou de média estrutura, como carnes brancas, molhos cítricos ou à base de azeite, ervas frescas, manteiga ou queijos cremosos. Dicas: lagosta gratinada, robalo ao forno com batatas, arroz de mariscos, risoto de pêra com queijo brie
Breve descrição:
Châteauneuf-du-Pape, ou “novo castelo do Papa”, a primeira AOC francesa com reputação de prestígio para seus vinhos tintos, vem produzindo excelentes vinhos brancos há anos.
Este excelente exemplar é feito a partir de uma seleção de uvas colhidas manualmente pela renomada Domaine des Sénéchaux, incluindo Roussanne, Clairette, Grenache Blanc e Bourboulenc.
As uvas foram fermentadas em cubas de cimento usando métodos tradicionais antes de serem misturadas e transferidas para barris de carvalho sobre borras durante seis meses.
O vinho resultante é impressionantemente rico em sabor e textura, com um bouquet impressionante que complementa perfeitamente sua consistência cremosa.
Sobre a vinícola:
Domaine des Senechaux tem uma longa história na denominação Châteauneuf-du-Pape, pelo menos os proprietários anteriores assim a fizeram. Anteriormente, a família Raynaud, os antigos proprietários de Domaine des Senechaux, construíram sua história no sul do Ródano, desde o século XIV.
O nome “Domaine” então inspirou-se na pequena área das videiras em Bois Seneseau.
A família Raynaud vendeu a vinha para Pascal Roux em 1993, sendo que Pascal Roux era um produtor de vinho experiente no momento da compra, pois já estava produzindo vinho na denominação Gigondas com sua propriedade, Chateau du Trignon.
Logo após comprar o Domaine des Senechaux, ele iniciou um programa de replantio de vinhedos e modernização das instalações vinícolas. No entanto, a família Roux acabou vendendo a propriedade para a família Quiot.
O capítulo da história que vem em seguida é interessante e complexo: em dezembro de 2006, a família Quiot se preparou para vender Domaine des Senechaux a Jean Michel Cazes, proprietário do Chateau Lynch Bages em Bordeaux.
Mas os enólogos locais de Chateauneuf du Pape lutaram contra a venda. E então o grupo de 20 vinicultores fez uma oferta para comprar as vinhas de Domaine des Senechaux. Se a venda tivesse terminado, eles teriam dividido as videiras entre si.
Por fim, o Domaine des Senechaux foi vendido e para a família Cazes e hoje a propriedade é administrada por Jean Charles Cazes, que também administra o Chateau Lynch Bages, além de várias outras propriedades para a família.
A vinha Domaine des Senechaux consiste em 25,3 hectares de videiras. 22,3 hectares são reservados para a produção de vinho tinto Châteauneuf-du-Pape, ao mesmo tempo que são dedicados 3 hectares ao cultivo de uvas brancas Châteauneuf-du-Pape.
Enquanto suas videiras estão espalhadas por toda a denominação, seu melhor terroir está localizado no lugar de Bois Seneseau, com seus solos rochosos, seixos, argila, calcário e barro.
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine des Sénéchaux
Para comprar no site parceiro, clique aqui