Introdução
O Falafel é um dos alimentos mais populares do Oriente Médio no mundo e é um alimento básico em muitas dietas vegetarianas e veganas.
O Falafel é um saboroso lanche ou refeição: Fritos de grão-de-bico. Falafel é um bolinho frito de grão de bico e combina bem com uma boa variedade de vinhos.
O Falafel é um dos alimentos mais populares do Oriente Médio no mundo e é um alimento básico em muitas dietas vegetarianas e veganas
O Falafel é um dos alimentos mais populares do Oriente Médio no mundo e é um alimento básico em muitas dietas vegetarianas e veganas. É também uma ótima escolha para aqueles com intolerância ao glúten, já que é feito de grão-de-bico, que são naturalmente livres de glúten.
A palavra falafel deriva da palavra árabe falāfilah (فلافلة), que significa “enrolar”, mas qualquer pessoa que já os tenha visto sabe que não são realmente enrolados em bolas quando são cozidos. Na verdade, eles são fritos como um croquete.
O que é falafel?
Falafel é uma fritura de grão de bico que é popularmente considerada como parte da dieta vegetariana e vegana, mas que também é apreciada por muitos omnívoros. O prato é originário do Egito, mas tornou-se um alimento básico em muitas dietas do Oriente Médio. É feito de grão-de-bico moído e especiarias como cominho, coentro e alho; depois é frito profundamente até dourar por fora.
Falafel pode parecer bastante básico em comparação com outros pratos exóticos como sanduíches de baklava ou pastrami (ambos deliciosos), mas se você ainda não os provou, está perdendo!
O que é falafel? Um saboroso aperitivo ou refeição
Então o que é falafel? Um petisco ou refeição saborosa.
O falafel é um alimento básico em muitas dietas vegetarianas e veganas. Se você está procurando um saboroso aperitivo para emparelhar com vinho, ou quer algo para enchê-lo depois daquele longo dia no escritório, estas bolinhas de grão de bico frito são a escolha perfeita. Uma vez que são compostos de proteínas e fibras – e geralmente comidas quentes – elas também proporcionam grande conforto alimentar!
Na verdade, se você não tem seu próprio chef pessoal (como eu), pode ser fácil esquecer de fazer refeições para você mesmo quando há tantas opções deliciosas de restaurantes por aí. Felizmente, o falafel facilita o cozimento em casa, tudo o que você precisa, geralmente, tem na sua mercearia local e as especiarias necessárias para esta receita provavelmente já estão no fundo de sua despensa em algum lugar; se não, não se preocupe – elas são baratas e fáceis de encontrar!
Um saboroso aperitivo ou refeição: Fritas de grão de bico frito
Falafel é uma ótima maneira de usar seus dotes de cozinha e ser criativo. É também um saboroso lanche ou refeição, tornando-o uma escolha ideal para emparelhamentos de vinho.
O Falafel pode ser feito com grão-de-bico, fava, ervilhas de olhos pretos ou mesmo feijão branco (como a marinha). A receita mais comum de falafel é feita com grão-de-bico, mas você pode experimentar com diferentes variedades de feijão para ver qual delas tem melhor sabor para você!
Porque este prato é vegan, vegetariano e sem glúten – e contém muito pouca gordura – ele combina bem com muitos vinhos que vão desde brancos espumantes como Prosecco ou Cava até rosés frutados e tintos como Beaujolais Nouveau, vinhos de estilo rústico.
Fritos de grão de bico fritos: Uma ótima maneira de usar os grãos de sua despensa
O Falafel é uma ótima maneira de usar os grãos em sua despensa. Esta comida vegana, vegetariana e sem glúten pode ser emparelhada com uma variedade de vinhos.
Se você tiver sobras de grão-de-bico e especiarias à mão, o falafel é uma excelente maneira de transformá-las em algo espetacular. Estes fritos são deliciosos por si só ou servidos como parte de uma travessa de meze ao lado de outros molhos como hummus ou tahini.
Vejamos uma receita:
Ingredientes:
· 250 g de grão-de-bico ou favas secas
· 1 cebola grande picada
· 3/4 xícara (chá) de salsinha picada
· 3 dentes de alho amassados
· 1/2 colher (chá) de coentro em pó
· 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
· 1 batata média crua, ralada fina
· 2 colheres (chá) de cominho em pó
· 1 1/2 colher (chá) de pimenta síria (bahar)
· 1 colher (chá) de sal
· 1 colher (sopa) de fermento em pó
· Óleo para fritar
Modo de preparo:
1. Lave bem o grão-de-bico.
2. Deixe de molho na véspera e troque várias vezes a água.
3. Com um pano retire a pele do grão-de-bico e passe na máquina de moer carne (moedor fino) ou processador.
4. Acrescente o restante dos ingredientes, menos o óleo, misture bem.
5. Faça as bolinhas e frite em óleo quente até dourar.
6. Sirva quente ou frio.
Uma ótima maneira de usar seus grãos de cozinha: O Falafel combina bem com uma variedade de vinhos
Como regra geral, qualquer vinho que funcione bem com a comida vai bem com o falafel.
Na verdade, há poucos alimentos que não combinam bem com o vinho de alguma forma. O falafel poderia ser uma exceção a esta regra somente porque é tão delicioso por si só! Mas se você estiver procurando algo para complementar os sabores deste disco – e achamos que você deve – recomendamos provar um branco seco ou branco frutado (como o Riesling), ou até mesmo um vinho tinto picante como o Cabernet Franc.
O Falafel é versátil, delicioso e amigável ao vinho!
O Falafel é um ótimo petisco. É também uma refeição completa em si mesma, se você estiver procurando por algo recheado, mas ainda leve e saudável. E ele pode ser batido rapidamente, para que você possa fazer isso na hora quando você realmente precisa de algo para comer (o que é freqüente).
Falafel é vegan, vegetariano e sem glúten – três coisas que muitas vezes são difíceis de encontrar todas de uma só vez! E combina bem com o vinho: Falafel adora vinho!
A versatilidade do falafel faz dele uma excelente opção para comer com qualquer tipo de vinho: branco ou tinto; seco ou doce; leve ou encorpado – tudo é bem-vindo aqui!
Conclusão
Falafel é uma ótima maneira de usar os grãos de sua cozinha. É versátil e delicioso, mas o mais importante é que é amigável ao vinho!
Você pode emparelhar seu falafel com qualquer um dos vinhos de nossa lista abaixo para encontrar o que melhor lhe convier.
⇒ O branco Torrontés argentino
Patas Torrontés 2021:
Delicado, com notas florais e frutadas, final longo e equilibrado; Produtor: Fecovita; Teor alcoólico: 11,8%; Uva: Torrontés (vinho varietal); Nariz: Aromas que lembram frutas cítricas frescas; Harmonização: Queijo de cabra fresco, falafel, talharim ao molho pesto
Compre aqui
⇒ O espumante Prosecco italiano
Tenuta Sant Anna Prosecco DOC Brut:
Fresco, frutado, com deliciosa cremosidade e elegância; Produtor: Tenuta Sant´Anna; Teor alcoólico: 11%; Uva: Glera (vinho varietal); Nariz: Frutas brancas e cítricas frescas, com notas de maçã-verde e nuance floral; Harmonização: Filé de robalo em crosta de quinoa, ravióli de ricota ao molho de alho poró, bacalhau gratinado, mix árabe de quibe cru e coalhada no pão sírio, salada de folhas com camarões grelhados e molho pesto, frango assado com mostarda Dijon
Compre aqui
⇒ O branco blend português
Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Branco 2020:
Um vinho branco com boa estrutura e peso em boca, textura cremosa, fina acidez com bom frescor, final longo e agradável; Produtor: Casa Relvas; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier (vinho blend); Nariz: Frutas tropicais cítricas amarelas, abacaxi, flores brancas e sutis notas de coco e mel; Harmonização: Bacalhoada, arroz de lula, bisteca suína ao limão, falafel, quiche de palmito com alho poró
Compre aqui
⇒ O espumante Prosecco italiano
Rosalia Prosecco DOC:
Refrescante, frutado, bem estruturado, agradável e harmonioso; Produtor: Società Agricola Giusti; Teor alcoólico: 11%; Uva: Glera (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas cítricas e maçã, com leves toques florais; Harmonização: Risoto de camarão, canapés, frango com quiabo, aperitivos
Compre aqui
⇒ O branco Riesling brasileiro
Ballade Riesling 2022:
Vinho jovem e agradável, leve, frutado, acidez média para alta, agradável frescor; Produtor: Miolo; Teor alcoólico: 11%; Uva: Riesling (vinho varietal); Nariz: Aromas cítricos como lima, limão e pomelo; Harmonização: Camarão empanado, galeto recheado, peixe ao forno com legumes, arroz de frutos do mar, bolinho de bacalhau, macarrão ao pesto
Compre aqui
⇒ O espumante Prosecco italiano
Le Calleselle Extra Dry Prosecco di Treviso DOC:
Fresco e elegante, com uma perlage intensa e um leve dulçor; Produtor: Vinícola Serena Srl; Teor alcoólico: 11%; Uva: Glera (vinho varietal); Nariz: Flores brancas, maçã-verde e pêssego branco; Harmonização: Antepastos, peixes grelhados com legumes, comida tailandesa
Compre aqui
⇒ O espumante Cava espanhol
Cava Gran Barón Mediterranean Edition Brut:
Harmonioso, frutado e apetitoso, com acidez equilibrada e final redondo e elegante; Produtor: Vallformosa; Teor alcoólico: 11,5%; Uvas: Macabeo, Xarel-lo e Parellada (vinho blend); Nariz: Aromas intensos de melão maduro e banana, com toques de damasco, maçã e notas tostadas; Harmonização: Queijo Camembert, peixes grelhados, frutos do mar, canapés e aperitivos
Compre aqui
⇒ O rosé bem frutado Negroamaro italiano
Rosa Reale Negroamaro Rosato 2019:
Saboroso, com notas intensas de frutos silvestres e maçã, agradável acidez; Produtor: Angelo Rocca e Figli Srl; Teor alcoólico: 12,5%; Uva: Negroamaro (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e toques sutis de especiarias; Harmonização: Saladas, risotos, frutos do mar
Compre aqui
⇒ O rosé frutado blend francês
Estandon Brise Marine Rose Méditerranée IGP 2020:
Equilibrado, agradável, leve, refrescante, fácil de beber; Produtor: Estandon; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Garnacha e Syrah (vinho blend); Nariz: Expressivo, com notas de frutas silvestres e cassis; Harmonização: Carnes brancas, peixes, legumes grelhados, saladas