Château Puy-Blanquet A.O.C. Saint-Émilion Grand Cru 2011

Château Puy-Blanquet A.O.C. Saint-Émilion Grand Cru 2011 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Saint-Émilion
Safra: 2011
Boca: Elegante, acidez agradável, bom corpo, taninos macios
Produtor: Château Puy-Blanquet
Uva: Merlot (75%), Cabernet Franc (15%) e Cabernet Sauvignon (10%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 12 anos
Nariz: Ameixa, alcaçuz, folhas secas, mineral, especiarias doces
Visual: Rubi
Harmonização: Risoto de brie e parma, arroz de pato, ravióli recheado com mussarela de búfala, filé-mignon suíno, tagliatelle com ragu de costela, queijos semiduros.

Breve descrição:

Com 16 pontos Jancis Robinson e 86-89 Vinous, este tinto faz parte da seleta denominação Saint-Émilion Grand Cru, que possui regras rigorosas, entre as quais um rendimento máximo específico.

Esse rótulo é assinado pela vinícola Château Puy-Blanquet, conhecida como uma das melhores de Saint-Émilion Grand Cru desde o século XIX.

 

Sobre a vinícola:

Chateau Puy Blanquet é de propriedade da família Jacque, desde que a propriedade foi comprada por Roger Jacquet em 1958. Hoje Madame Marcelle Jacquet é a proprietária e a responsável pelo Chateau Puy Blanquet.

A produção de vinho, a gestão e as vendas da vinha, no entanto, são de responsabilidade da empresa Ets. Moueix sob um contrato de arrendamento de longo prazo.

A vinha de Chateau Puy Blanquet, que possui então 20 hectares, é plantada com 80% de Merlot, 15% de Cabernet Franc e 5% de Cabernet Sauvignon.

É Localizada na comuna de Saint-Etienne-de-Lisse, na parte leste, aliás no extremo leste, da denominação de Saint-Émilion. As videiras têm em média 25 anos de idade, e além disso é plantada com uma densidade de 5.000 videiras por hectare. A vinha possui um terroir de solos argilosos e calcários com encostas.

No Chateau Puy Blanquet, os rendimentos são bastante altos, em cerca de 50 hectolitros por hectare, e ademais, a vinha é colhida à máquina. Em seguida o vinho do Chateau Puy Blanquet é vinificado em cubas de cimento tradicionais, altas e de forma retangular. A fermentação malolática ocorre no tanque.

O vinho é envelhecido em uma combinação de cubas bem como de barris de carvalho francês. Esta é dividida da seguinte forma: 80% da produção é envelhecida em barris, enquanto 20% do vinho é envelhecida em barricas novas de carvalho francês durante 12 a 14 meses antes do engarrafamento.

A produção anual é em média próxima de 10.000 caixas por safra.

Referência: https://www.decanter.com

Veja a seguir mais 1 rótulo de Château Puy-Blanquet: o Château Puy-Blanquet A.O.C. Saint-Émilion Grand Cru 2014

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima