Azeites - Harmonização com vinhos e benefícios à saúde

Publicado em:
azeites

Vinhos e azeites são os pares perfeitos para uma boa refeição. Entenda como a sua interação resulta em uma experiência agradável e saudável também

Saber usar bons azeites faz toda a diferença na hora de cozinhar. Mas, tão importante quanto entender a sua importância no preparo, é saber como harmonizar azeites com vinhos. De fato, ambos são produtos incríveis e que combinam perfeitamente tanto com outros ingredientes quanto entre si. 

É verdade que não é sempre que se ouve falar sobre a combinação entre azeites e vinhos. Mas, ao encontrar as dicas certas, você terá as ferramentas necessárias para garantir que a harmonização seja equilibrada e ofereça uma experiência deliciosa. Mais do que isso, ambos são alimentos benéficos para a boa saúde e fazem parte da famosa dieta mediterrânea. Aliás, de acordo com diversos estudos, fazer uso constante e moderado de azeites e bons vinhos, pode diminuir os riscos de doenças sérias do sistema cardiovascular. 

Por isso, o Center Gourmet preparou sugestões e dicas de combinações ideais. Confira!

Azeites combinam com vinho

azeites

Com origens semelhantes, tanto os vinhos quanto os azeites trazem consigo as características do terroir

Você já ouviu falar de terroir? Esse é um termo francês que engloba o local onde um vinho nasce, as técnicas de cultivo, de extração da bebida, o clima e outros fatores. Tudo isso junto resulta em produto com características únicas. Quando o vinho de um determinado terroir é combinado com um produto com as mesmas características, o resultado é uma festa no paladar! Afinal, eles se complementam. 

Da mesma forma, azeites e vinhos costumam compartilhar de técnicas e origens semelhantes. Pense bem, ambos são produto do cultivo, colheita e maceração de frutos que absorvem todas as influências do solo, clima e forma de manuseio, certo? Por isso, são tão “semelhantes”. 

Sem contar que, quando o assunto é qualidade, tanto azeites quanto vinhos possuem selos de garantia e métodos específicos de produção para garantir sua procedência. Ao mesmo tempo, podemos lembrar que suas origens estão entrelaçadas, apontando para as mesmas regiões. 

Apesar das semelhanças, os dois produtos também têm suas diferenças. Por exemplo, no caso do azeite, quanto mais frescos os frutos e o produto, mais saboroso e refinado ele é. Por outro lado, o vinho depende da maturação e do envelhecimento controlado para desenvolver seus aromas e sabores mais agradáveis. Fato é que, juntos, eles trazem prazer e benefícios para quem os consome com equilíbrio e regularidade. Saiba mais sobre isso.

Azeite, vinho e saúde

6

Ambos os ingredientes fazem parte da dieta mediterrânea, considerada uma das mais eficientes na manutenção da saúde cardiovascular

Existem substâncias presentes nos azeites que ajudam a preservar a estrutura do sistema vascular. Conhecidas como polifenóis, elas impedem que as células sofram com a ação de agentes nocivos, como o colesterol ruim. Ao mesmo tempo, promovem o aumento do colesterol saudável, protegendo o coração. O interessante é que essas mesmas substâncias estão presentes nos vinhos e sucos de uva integrais. Por isso, a combinação entre eles é uma potente ferramenta para manter a boa saúde do organismo.

De acordo com pesquisas, o consumo diário de pequenas porções de azeite e quantidades moderadas de vinho, podem ajudar a prevenir trombose, infarto e até auxiliar na prevenção a alguns tipos de câncer, como o de mama. Tudo isso por causa de outra substância presente tanto nos azeites quanto nos vinhos: o resveratrol.

Quanto vinho e azeites posso consumir por dia?

Mas, como dito, isso não significa que você pode fazer uso indiscriminado de vinho ou de azeites para manter a boa saúde. Pelo contrário, o consumo precisa ser moderado para que os resultados sejam observados e mantidos. Sendo assim, o recomendado é não ultrapassar um copo de vinho por dia. Já com relação aos azeites, um estudo publicado pelo Journal of the American College of Cardiology sobre o consumo de azeites, concluiu que a quantidade ideal é de cerca de 04 colheres de sopa por dia. 

Nesse caso, a dobradinha aromática pode trazer todos os benefícios propostos, como a regulação da pressão arterial, diminuição da inflamação do organismo etc. de fato, outro estudo, desta vez realizado pelo European Food Safety Authority, concluiu que os benefícios do uso constante e moderado de azeites pode ter influência direta sobre os processos metabólicos do corpo. Ou seja, podem trazer benefícios a longo prazo para a saúde. 

Mas, existe um ponto importante que precisamos destacar: a procedência. Azeites estão entre os itens mais falsificados do mundo. De fato, não é uma tarefa fácil para quem não tem treinamento identificar um azeite fraudado, que não é puro. Por isso, o ideal é sempre pesquisar para descobrir se a marca que você costuma comprar tem o aval dos órgãos de controle de qualidade, como o INMETRO, por exemplo. Dessa forma, você evita consumir um produto adulterado e que pode causar danos ao invés de promover a boa saúde. 

Como harmonizar azeites e vinhos

2

Você sabia que, assim como os vinhos, os azeites também possuem diferentes características que dependem da forma como foram produzidos?

Pode ser que você tenha um paladar bem sensível e consiga perceber os diferentes aromas presentes em diferentes azeites. Mas, se esse não é o seu caso, não se preocupe. Afinal, a partir de agora, você poderá treinar seu olfato e paladar para perceber os diferentes cheiros e gostos que o ingrediente possui. De fato, assim como o vinho, a forma de produção do azeite tem influência direta em cada aroma e sabor percebido na boca e no nariz. 

Repare, por exemplo, que determinados tipos de azeites possuem uma acidez mais elevada. Por outro lado, outros óleos podem trazer à boca sabores mais picantes ou até amargos. De fato, como vimos, à medida que o tempo passa, o que faz do vinho ainda mais agradável, torna o azeite um produto menos atraente.

Por isso, na hora de harmonizar azeites e vinhos, é vital estar atento ao tipo de embalagem, data de validade e nível de acidez do produto. Afinal, o azeite pode sofrer degradação devido à exposição à luz. Por isso, as garrafas devem ser de vidro e escuras. Para preservar ao máximo as características do produto. Ao comprar, escolha sempre os que apresentam data de envase mais recente, indicando que são os mais frescos.

Além disso, se o azeite foi produzido em um país e envasado em outro, isso costuma não ser um bom sinal. Sendo assim, dê preferência para azeites que têm tanto a produção quanto o envase no mesmo local. Dessa forma, as chances de preservação das boas características dele são maiores. Afinal, o produto não passou por diferentes etapas de estocagem e manuseio até chegar às prateleiras. 

Outro ponto importante: à medida que você conhecer e entender melhor a relação de sabores entre azeites e vinhos, invista em tipos diferentes do óleo. Afinal, o azeite mais recomendado para saladas, por exemplo, não é mesmo indicado para cozinhar. Aliás, caso ainda não tenha tido a experiência, é bom saber que eles podem ir da entrada até a sobremesa, exatamente como os vinhos. 

De fato, como vimos, talvez a característica mais conhecida dos azeites seja sua acidez. Mas, são muitas as variedades de aromas e sabores. Pois o óleo aceita bem a aromatização através de outros ingredientes. Além disso, dependendo do grau de maturação das azeitonas, o azeite apresenta diferentes aromas também. Por isso, estar atento a todos esses fatores te dá a oportunidade de fazer uma combinação perfeita entre os ingredientes.

Por fim, antes de harmonizar azeites e vinhos, certifique-se de manter o ingrediente fora da geladeira, mas em lugar de temperatura agradável e longe da luz direta. Assim, você vai poder usufruir dos sabores e benefícios dos azeites por mais tempo.

Dicas de harmonização entre azeites e vinhos

1

Combine o vinho com o azeite ideal para uma experiência incrível!

Azeite e vinho branco de Pinot Noir

Para começar, que tal combinar uma entrada deliciosa com uma bruschetta de pão italiano, azeite aromatizado e um espumante de uvas Pinot Noir? Nesse caso, o azeite aromatizado leva ervas como manjericão, alecrim e um toque de alho, harmoniza muito bem com o pão italiano. Você pode optar por acrescentar outros ingredientes, preparando a bruschetta, ou simplesmente untando o pão com o azeite de oliva. 

Para acompanhar, sirva o espumante de Pinot Noir que é feito de forma impecável. Acontece que as uvas são tintas. Assim, para evitar que sua pigmentação seja transferida para a bebida, as frutas são prensadas rapidamente, resultando em um vinho delicado e claro, mas saboroso e muito aromático ao mesmo tempo.

Azeite e espumante com sobremesa de frutas

Outra opção para harmonizar vinhos e azeites é combinar azeite e mel. Nesse caso, a ideia é juntar peras assadas em um creme homogêneo de azeite, mel e baunilha. Depois de pronta, as frutas são servidas com sorvete de creme. Para acompanhar, escolha um delicioso espumante Moscatel. Experimente a combinação e acredite, você não vai se arrepender!

Hoje vimos como azeites e vinhos se complementam perfeitamente para criar sensações e aromas únicos. Mas, mais do que isso, a dupla imbatível no sabor, também traz benefícios para a saúde. Combinação perfeita, certo? Então, escolha o seu vinho preferido e teste diferentes tipos de azeite para descobrir qual harmonização mais agrada o seu paladar. Aproveite e conte lá no nosso Instagram. Vamos adorar saber qual você mais gostou.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...
Temperos e especiarias - Como combiná-los com vinhos?
Combinar temperos e vinhos não é tão difícil e podemos provar! Confira as características mais marcantes e os...
Como fazer vinho quente? 8 Receitas incríveis!
O friozinho de junho pede por vinho quente, seja de vinho tinto ou branco Inverno, frio, festa junina,...
Tournedo Rossini - Receitas e harmonização com vinhos
Mais espesso que o medalhão, o Tournedo Rossini é um clássico francês que ganhou o mundo Como um...
Cupom de descontos em vinhos especiais para pessoas especiais
Cupom de desconto em vinhos – Como usar? QUERODENOVO – 5% OFF Válido somente para compras e acima...
Rótulos premium ganham espaço no Brasil
Rótulos de vinhos premium estão cada vez mais presentes nas taças brasileiras O mercado de vinhos mudou no...