Nhoque, receita e harmonização com vinhos

Nhoque, receita e harmonização com vinhos

Introdução

Nhoque – Gnocchi – é um prato italiano que existe desde os dias da Roma antiga. É uma simples combinação de batatas, farinha e ovos que você pode usar com qualquer número de molhos, desde os à base de tomate até os à base de vegetais. Esta receita faz nhoques de batata com molho de manteiga marrom, mas você pode fazer nhoques de abóbora substituindo o purê de abóbora pela polpa de batata.

Gnocchi

Nhoque, receita e harmonização com vinhos 2

Nhoque é um prato que consiste em bolinhos de trigo mole ou batata. A palavra gnocchi vem da palavra italiana “gnocco”, que significa um nódulo ou pedaço de algo duro. Os nhoques são normalmente servidos com um molho, mas também podem ser comidos sozinhos.

O nhoque é feito de farinha de trigo mole e batatas misturadas em massa, depois cortadas em pequenos pedaços e cozidas até que subam à superfície da água (cerca de 3 minutos). Uma vez subidos ao topo, retirá-los cuidadosamente para que não se partam! Depois de ferve-los mais uma vez por cerca de 5 minutos, drenar qualquer excesso de água usando um escorredor antes de servir ao lado de seu molho favorito ou cobertura de escolha – recomendamos o molho de carne!

Nhoque, uma introdução perfeita à massa caseira

Se você é novo no fabrico de massas, o nhoque é um ótimo lugar para começar. É fácil de fazer e pode ser feito com antecedência, por isso é ideal para jantares de festa. Além disso, o nhoque não tem o mesmo peso que muitas outras massas (como spaghetti ou fettuccine), então é mais leve no estômago – perfeito para aqueles que querem algo substancial mas não muito pesado antes de dormir!

Ingredientes de nhoque de batata

Nhoque, receita e harmonização com vinhos 3

Gnocchi de batata Ingredientes

● Batata

● Ovos (1 para cada 3 batatas)

● Farinha (1/4 copo)

● Sal a gosto e queijo ralado

Método do nhoque de batata

Para fazer gnocchi do zero, você precisará começar com algumas batatas. Use uma batata grande para assar e descasque-a antes de cortá-la em pedaços. Coloque os pedaços em uma panela de água e deixe ferver em fogo alto. Uma vez fervendo, reduza o calor a médio-baixo e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até a garfo tenro (você também pode levá-los ao microondas por cerca de 10 minutos).

Remova do fogo e drene qualquer excesso de água antes de transferir as batatas de volta para sua panela ou enxágue sob água fria corrente da torneira até esfriar o suficiente para manusear confortavelmente com suas mãos. Uma vez resfriadas o suficiente, transfira-as de volta para a mesma panela como antes – desta vez em fogo brando para que não queimem enquanto você trabalha na preparação de outros ingredientes necessários para fazer sua receita de gnocchi!

Enquanto esperamos que estas etapas acima aconteçam em casa (ou em qualquer outro lugar), vamos falar sobre o que mais precisa ser feito aqui…

Nhoque de batata com molho de manteiga marrom sálvia

Nhoque, receita e harmonização com vinhos 4

● Nhoque com Molho de Manteiga Marrom Salva

Esta receita é uma maneira fácil de fazer com que seus filhos comam seus vegetais. Também é uma ótima maneira para os adultos fazerem mais verduras em sua dieta. Os nhoques são feitos com batatas trituradas, o que lhes dá uma textura mais leve do que as massas tradicionais e os torna mais amigáveis para as crianças. Você pode usar qualquer tipo de batata que quiser – eu prefiro russet porque eles têm menos amido do que outras variedades, mas Yukon Golds também funcionam bem!

● Como fazer o nhoque de batata: Desfie suas batatas (de preferência usando um processador de alimentos). Coloque-as em uma tigela com farinha, sal e pimenta e depois misture até combiná-las à mão ou com batedeira elétrica em baixa velocidade, se desejar (não misture em excesso). Enrole pequenas bolinhas de massa entre as palmas até que fiquem lisas; coloque sobre uma folha de papel pergaminho forrada com papel vegetal; cubra solto com filme plástico enquanto faz os lotes restantes de bolinhas de massa para que não sequem enquanto aguardam o banho-maria, passo abaixo, antes de chegar a hora de servir, mais tarde, depois do jantar 🙂

Ingredientes de gnocchi de abóbora de trigo integral

● Farinha de trigo integral (1 xícara)

● Ovo (2)

● Purê de abóbora (1/2 xícara)

● Queijo parmesão, ralado (1/4 xícara) Pastelaria de Abóbora: Noz-moscada, Canela e Gengibre em pó 1/4 de colher de chá cada

Método Nhoque de abóbora de trigo integral

● Pré-aqueça o forno a 400 graus F.

● Corte a abóbora ao meio, remova as sementes e o caule, em seguida, passe no microondas por 2 minutos até que fique macia o suficiente para mosto facilmente com um garfo ou um espremedor de batatas (você pode precisar passar no microondas por mais um minuto se sua abóbora for muito grande).

● Misture todos os ingredientes, exceto farinha, até que estejam bem combinados (incluindo qualquer líquido da abóbora cozida).

● Adicione farinha e misture até que esteja totalmente incorporada à massa – deve ter uma consistência macia mas não pegajosa como a massa de biscoito; se estiver muito seca, adicione 1 colher de sopa de leite de amêndoa de cada vez até atingir a consistência desejada!

Nhoque, receita e harmonização com vinhos 5

Nhoque de abóbora de trigo integral com molho de manteiga de sálvia marrom

Este é um daqueles pratos que leva um pouco de tempo para ser preparado, mas os resultados valem a pena. Esta receita pede farinha de trigo integral, que são feitos a partir de uma mistura de farinha integral e purê de abóbora cozida. O resultado é delicioso! Se você não tiver tempo de fazer seu próprio nhoque do zero (ou se você estiver procurando uma desculpa), a loja comprada funcionará bem também. Basta comprar variedades orgânicas, se possível – o teor de açúcar adicionado as torna menos saudáveis do que as versões caseiras.

Nhoque, receita e harmonização com vinhos 6

Se você decidir fazer esta receita em casa, há duas maneiras: ou usar um ricer ou um processador de alimentos (ou ambos) em abóbora cozida até ficar macia; depois adicionar um pouco de farinha até que ela se forme em bolas de massa quando pressionada entre os dedos; estender cada bola em cordas longas; cortar em pedaços de 1 polegada; ferver até ficar macia, mas não cair aos pedaços antes de servir com molho de manteiga de salva marrom por cima.

Harmonização com vinhos para nhoques de batata e abóbora com molho de manteiga marrom

Para harmonização com vinhos, escolhemos um Pinot Noir. Isto porque o Pinot tem um corpo leve e frutado que irá complementar tanto o nhoque de batata quanto o de abóbora.

Se você deseja uma seleção perfeita para molhos, vamos a ela:

· Nhoque ao pesto um prato muito especial, tem sua combinação perfeita também, o Espumante francês – Champagne Montaudon Réserve Première Brut 1,5 L, Harmonioso, bem estruturado, corpo médio, volumoso, frutado com toques de panificação, acidez vibrante, agradável frescor, final longo. · Um bom nhoque ao molho sugo vai bem com o Vinho tinto italiano – Biscardo Neropasso Originale Rosso Veneto IGT 2020, Aveludado, taninos macios, final persistente. · Se você optou pelo nhoque ao molho branco, o honesto Vinho rosé espanhol – Viña Oria DOP Cariñena Garnacha Tempranillo Rosé 2021, Vinho jovem, leve, frutado, equilibrado, acidez média para alta, agradável frescor. · O nhoque à Bolonhesa vai bem com o Vinho tinto sul africano – Nederburg 56 Hundred Cabernet Sauvignon 2020, um Vinho jovem, corpo médio, frutado como leve amadeirado, taninos sedosos, acidez média. · Outra opção ao nhoque ao pesto, um vinho sul africano, o Vinho branco sul africano – Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2021, um vinho jovem, leve, muito frutado, cremoso, acidez vibrante, agradável frescor

Experimente fazer nhoque de batata ou abóbora caseira com molho de manteiga de salva marrom.

Nhoque é uma boa introdução à massa caseira. É fácil de fazer, versátil e pode ser servido com muitos molhos diferentes.

Conclusão

Esperamos que tenham gostado desta receita e do emparelhamento do vinho. Se você quiser experimentar algo novo, por que não tentar fazer estes nhoques com um molho diferente, bolonhesa, pesto ou ao sugo, e combinar com um dos vinhos que indicamos para você. Venha para o Center Gourmet!

Abaixo uma seleta lista de vinhos, cada um para combinar perfeitamente com um específico tipo de nhoque e molho:

 

O tinto blend italiano

Monti Garbi Superiore DOC Valpolicella Ripasso 2019:

Corpo médio, intenso, frutado com nuances da barrica, bem estruturado, taninos presentes, boa acidez; Produtor: Tenuta Sant’Antonio; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Oseleta, Corvinone, Rondinella e Croatina (vinho blend); Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja, frutas secas, especiarias, amadeirado, toque de couro; Harmonização: Costelinha suína ao molho barbecue, filé ao molho madeira, espaguete à putanesca, nhoque de abóbora com cogumelos na manteiga de sálvia

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/40HPQXL”]Compre aqui[/button]

 


 

O branco Chardonnay sul-africano

The Vinecrafter Western Cape Chardonnay 2021:

Fresco, equilibrado, com acabamento persistente; Produtor: KWV; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de flor de laranjeira, pera branca com tons de abacaxi e biscoito; Harmonização: Tender com abacaxi, peixe ao molho de maracujá, nhoque de batata com bechamel de amêndoas e pesto de ervas

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3IkeO7O”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend francês

Chateau Le Bourdiley AOP Bourdeaux 2020:

Macio, harmonioso, com final longo; Produtor: Les Grands Chais de France; Teor alcoólico: 14,5%; Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas, notas minerais com toque amadeirado; Harmonização: Frango assado recheado, nhoque ao sugo, lombo recheado com ameixa e bacon

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ITHtCp”]Compre aqui[/button]

 

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima