*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – Domaine Santa Duc Habemus Papam Châteauneuf-du-Pape 2019
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Vale do Rhône
Safra: 2019
Boca: Belo corpo e textura sedosa, tem pureza de fruta, complexidade, mas é elegante. Um final longo, de dar água na boca
Produtor: Domaine Santa Duc
Uvas: Grenache e Syrah
Teor alcoólico: 13,8%
Serviço: 14°C
Nariz: Aromas de garrigue, funcho, rosas e framboesas. Toques de especiarias e cânfora
Amadurecimento: 18 meses em foudres Stockinger de carvalho de 36 hectolitros e ânforas de terracota de 8 hectolitros
Harmonização: Carnes de caça, Cassoulet, Cordeiro, T-Bone e costelas de porco
Breve descrição:
Domaine Santa Duc é uma propriedade familiar, localizada nos arredores da vila de Chateauneuf-du-Pape. A família comprou várias parcelas, todas em lieux-dits estabelecidos na região. Aqui os lotes estão em Le Pradel e La Font du Pape, respectivamente leste e centro de Châteauneuf-du-Pape.
Solos ricos em argila arenosa na superfície, com subsolos muito calcários e algumas seixos redondos. Para fazer esse distinto vinho Châteauneuf-du-Pape, as uvas foram colhidas à mão com rigorosa seleção, com fermentação natural em aço inoxidável com proporção de cachos inteiros.
Em seguida, o líquido foi amadurecido por 18 meses em carvalho Stockinger de 36 hectolitros e ânforas de terracota de 8 hectolitros. Sem colagem e não filtrado no engarrafamento.
Sobre a vinícola:
Mimar cada videira é uma atitude que a família Gras trouxe para sua propriedade Domaine Santa Duc. Fundada em 1874 e localizada aos pés dos Dentelles de Montmirail em Gigondas, a Domaine Santa Duc é reconhecida como líder na produção de vinhos em Gigondas e Châteauneuf-du-Pape há 6 gerações.
Hoje liderada por Benjamin Gras que treinou na Borgonha e trabalhou em lugares como Romnanée-Conti e Vega Sicilia. Ele cuida de cada parcela com meticulosa atenção e cultivo biodinâmico.
O tempo dedicado a cada vinha é longo, justamente para trabalhar de forma menos intervencionista na vinícola do que muitas outras vinícolas e foi seu pai Yves Gras quem ajudou a colocar Gigondas no mapa das grandes regiões vinícolas do mundo.
Em 2009 Benjamin procurou belas parcelas na vizinha Châteauneuf-du-Pape que foi reconhecida por importantes críticos e sommeliers dando a Domaine Santa Duc um papel proeminente na região; combinando intensidade com complexidade, mas com uma elegância não facilmente encontrada.
Para comprar no site parceiro, clique aqui