Vinho Reserva, lista dos 7 melhores rótulos
Apresentação
Hoje vamos falar do vinho Reserva. Vinho Reserva é o vinho para pessoas como vocês, meus caríssimos leitores. É um vinho com potencial de guarda e complexidades. Hoje eu os presenteio com um lista de vinhos Reservas bem honestos. O custo/benefício é singular. Quero que vocês se deliciem sem gastar muito dinheiro.
O vinho Reservado é um vinho menos complexo, geralmente de baixo potencial de guarda. O Reserva, este sim, tem todas as características que vocês esperam para colocar na sua adega. São vinho muito bons. Aqui vai uma bela lista para você.
Lista de vinhos reserva bons e baratos
1. Vinho tinto chileno – Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021. Harmonize com carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho e queijos.
Compre aqui
2. Vinho tinto chileno – Paseo Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maule DO 2018. Este vinho combina muito bem com choripán, pizza fugazzeta, costelas de porco com molho chili e tábua de queijos.
Compre aqui
3. Vinho tinto argentino – Guanaco West Reserva Blend 2018. Pense em carnes vermelhas assadas e grelhadas, massas ao molho vermelho, queijos.
Compre aqui
4. Vinho tinto chileno – Echeverria Reserva Carménère 2022. Aqui, pense em filé mignon ao molho madeira, polenta gratinada com gorgonzola, massas ao molho bolonhesa.
Compre aqui
5. Vinho tinto chileno – Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021. Pense em fondue de carne, picanha de javali no alho, costela bovina com molho agridoce.
Compre aqui
6. Vinho tinto chileno – Foye Reserva Carménère. Combine este vinho com massas com molhos picantes, e diferentes tipos de comida apimentadas.
Compre aqui
7. Vinho tinto chileno – Reservado Carmenere. Harmonize com Carnes, aves, embutidos, queijos e massas.
Compre aqui
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021
Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021 – Vinho tinto chileno
Um vinho do Valle de Colchagua, produzido pela Viña Ravanal e safrado em 2021. Traz na boca taninos redondos, corpo médio e final persistente. Ao nariz, aromas intensos de geleia de frutas vermelhas, baunilha e nuances tostadas. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi profundo com passagem de 6 meses em barricas de carvalho.
2. Paseo Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maule DO 2018
Paseo Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maule DO 2018 – Vinho tinto chileno
Da região do Vale do Maule, safrado em 2018, produzido pela Viña del Pedregal. Na boca é rico, poderoso, elegante, equilibrado e persistente. Ao nariz traz notas complexas de amora, cassis, baunilha, pimenta, cravo e tabaco. A partir da casta Cabernet Sauvignon, é um líquido que amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho.
3. Guanaco West Reserva Blend 2018
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2018, pela Agrovit Rural. É um vinho rico, frutado, estruturado, com taninos sedosos com aromas de especiarias, e frutas vermelhas e pretas. Um belo blend de Cabernet Sauvignon, Malbec e Bonarda com 12 meses em barricas de carvalho.
4. Echeverria Reserva Carménère 2022
Um vinho da região do Valle de Curicó, safrado em 2022, produzido pela Viña Echeverría. Na boca, é macio e aveludado, é bem equilibrado, com toques de especiarias e frutos silvestres. Ao nariz, intenso, com notas de framboesa, cereja, pimentão vermelho e pimenta preta. Um belo Carménère, vermelho-granada com toques violáceos, com 6 meses em barris de carvalho e trazendo em seu rótulo os selos: Vinícola sustentável ISO 9001 – HACCP, Melhor produtora de vinhos do Chile pelo Berliner Wine Trophy 2020, Selo Vinho Vegano.
5. Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021
Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021 – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle de Curicó, safrado em 2021, pela Viña Echeverría. Na boca é redondo, vibrante, de corpo médio e equilibrado, com notas intensas de frutas vermelhas. Ao nariz, traz notas intensas de ameixa, morango, pimenta vermelha e especiarias. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi intenso e brilhante, com 6 meses em barricas de carvalho. No selo, o título de Melhor produtora de vinhos do Chile pelo Berliner Wine Trophy 2020.
6. Foye Reserva Carménère
Produzido na região do Valle del Maule pela Bouchon Family Wines. Este vinho, na boca, é frutado, taninos macios e saboroso. Ao nariz, frutas vermelhas com notas de pimenta preta. Um belo Carménère rubi com reflexos violáceos com passagem em tanques de aço inox.
7. Reservado Carmenere
Produzido no Valle Central pela Concha Y Toro, este vinho traz na boca um bom corpo, frutado, com taninos presentes e bom final. Ao nariz, frutas negras maduras, pimentão defumado, especiarias e nuances de ervas finas secas. Um belíssimo Carménère vermelho rubi intenso com reflexos violetas. No rótulo, o Selo Concha y Toro, Maior vinícola da América Latina.
Conclusão
Já falei sobre o tema: vinho Reserva x vinho Reservado. Já explanei em outro momento. Mas, deixei a impressão que vinho Reserva é muito caro e dispendioso. Hoje, vim desfazer este mal entendido: uma lista bem honesta de vinhos Reserva! Venha com a gente nesta aventura.