Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019 – Vinho branco português

Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho branco português – Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019

Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Douro
Boca: 2019
Boca: Boa estrutura, refrescante, mineral, com sabor equilibrado e persistente
Produtor: Quinta do Vallado
Uvas: Rabigato, Códega, Viosinho, Gouveio, Arinto e Alvarinho
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 9°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Notas intensas de frutas brancas maduras com toques cítricos e florais
Visual: Amarelo-palha brilhante
Amadurecimento: Parte do vinho estagia durante 6 meses em cubas de aço inoxidável e o restante estagia em barricas usadas de carvalho francês sofrendo periodicamente a operação de batonnage
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Caldo verde, bacalhau, caldeirada de peixe, sardinhas assadas

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 0
Acidez: 8
Frutado: 8

Breve descrição:

O rótulo deste Vallado Três Melros Branco é uma homenagem aos três melros, ou seja, três espécies de um tipo de pássaro que costumam sobrevoar os vinhedos da vinícola Quinta do Vallado.

As uvas Rabigato, Códega, Viosinho, Gouveio, Arinto e Alvarinho, provenientes de vinhas com mais de 20 anos de idade fazem uma perfeita harmonia.

Além de ser um blend elaborado com tamanha expertise, este exemplar nos traz a tipicidade da denominação de origem mais antiga do mundo.

Como resultado temos um vinho bem estruturado, refrescante e mineral, que exala em taça aromas de frutas brancas com toques cítricos e florais.

Para uma degustação ainda mais prazerosa, harmonize-o com um bacalhau ou o famoso caldo verde.

 

Sobre a vinícola:

A Quinta do Vallado, fundada a princípio em 1716, é uma das quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro.

Situa-se nas margens do Rio Corgo, afluente do Rio Douro, a saber, junto à foz e próximo da vila de Peso da Régua.

Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e continua então até hoje nas mãos dos seus descendentes.

Adquirida anteriormente em 1818 por António Bernardo Ferreira (tio e sogro de Dona Antónia), a Quinta do Vallado tinha como atividade principal a produção de vinho do Porto, que era comercializado pela Casa Ferreira.

Isto ocorreu até 1987, no momento em que foi vendida a Casa Ferreira. Nesse meio tempo, Jorge Viterbo Ferreira, bisneto de Dona Antónia Adelaide Ferreira, esteve à frente da gestão da Quinta do Vallado. Em seguida Jorge Viterbo foi sucedido pelo seu filho Jorge Cabral Ferreira.

Após a venda da Casa Ferreira, novos desafios surgiram e, posteriormente, em 1993, sob a direção de Guilherme Álvares Ribeiro e da sua esposa Maria Antónia Ferreira, a empresa decidiu expandir a sua atividade na produção, engarrafamento e comercialização de vinhos de marca própria.

Ao mesmo tempo, sob a orientação do professor Nuno Magalhães, a Quinta deu início a uma profunda reestruturação das suas vinhas. Visando a produção de uvas de elevada qualidade assim como a adoção de sistemas de plantação e condução de vinha que garantissem um ótimo desenvolvimento vegetativo.

As novas vinhas foram plantadas com uma única casta em cada parcela, rompendo assim com a velha tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela.

Hoje, a Quinta do Vallado tem 10 hectares de vinhas velhas plantadas entre as décadas de 1920 e 1950, incluindo a Vinha da Granja, em 1929, e a Vinha da Coroa, em 1958. Os restantes 55 hectares foram plantados na década de 1990.

Em Vila Nova de Foz Côa, a Quinta do Vallado adquiriu a Quinta do Orgal onde, desde 2009, estão plantados 35 hectares de vinhas de cultivo orgânico.

A Quinta do Vallado é atualmente gerida por João Ferreira Álvares Ribeiro (CEO) e Francisco Ferreira (Vogal, Gestão Agrícola, Vinificação e Produção), com a colaboração de Francisco Olazábal (Enólogo). Todos são tataranetos da Dona Antónia Adelaide Ferreira.

Por fim, sob esta gestão, foi construído em 2009 um edifício único e moderno para acolher a nova adega e adega de envelhecimento, que aliam a tecnologia de ponta a um projecto de arquitectura de elevada qualidade, tornando-se num dos locais mais visitados do Vale do Douro .

Referência: www.quintadovallado.com

Veja a seguir mais 2 rótulos do Quinta do Vallado: o Vallado Porto LBV 2016 e o Vallado Três Melros Tinto Douro DOC 2018

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima