Vallado Três Melros Tinto Douro DOC 2018

Aviso de afiliados: este conteúdo pode conter links de afiliados. Se você comprar por esses links, o Center Gourmet pode receber uma comissão, sem custo extra para você.
Como associado da Amazon, eu recebo por compras qualificadas. — Saiba mais

Vallado Três Melros Tinto Douro DOC 2018 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto português

Volume: 750 mL
Região: Douro
Safra: 2018
Boca: Estruturado, carnudo, com taninos redondos, final persistente e fresco
Produtor: Quinta do Vallado
Uvas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Sousão
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas, com toques balsâmicos
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: Parte do vinho estagia durante 16 meses em barricas de carvalho Francês; o restante vinho estagia durante o mesmo período em cubas de aço inox
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, francesinha, alheira de mirandela, queijos

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8

Breve descrição:

O rótulo deste Vallado Três Melros Tinto faz alusão aos três Melros, ou seja, três espécies de um tipo de pássaro muito comum na Europa e que costuma sobrevoa as vinhas.

Assinado pela Quinta do Vallado, com uma história de mais de 3 séculos, este vinho barricado é estruturado, carnudo e possui taninos redondos.

Feito com um corte de 4 uvas típicas de Portugal, traz a tipicidade que só a denominação de origem mais antiga do mundo pode oferecer.

 

Sobre a vinícola:

A Quinta do Vallado, fundada a princípio em 1716, é uma das quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro.

Situa-se nas margens do Rio Corgo, afluente do Rio Douro, a saber, junto à foz e próximo da vila de Peso da Régua.

Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e continua então até hoje nas mãos dos seus descendentes.

Adquirida anteriormente em 1818 por António Bernardo Ferreira (tio e sogro de Dona Antónia), a Quinta do Vallado tinha como atividade principal a produção de vinho do Porto, que era comercializado pela Casa Ferreira.

Isto ocorreu até 1987, no momento em que foi vendida a Casa Ferreira. Nesse meio tempo, Jorge Viterbo Ferreira, bisneto de Dona Antónia Adelaide Ferreira, esteve à frente da gestão da Quinta do Vallado. Em seguida Jorge Viterbo foi sucedido pelo seu filho Jorge Cabral Ferreira.

Após a venda da Casa Ferreira, novos desafios surgiram e, posteriormente, em 1993, sob a direção de Guilherme Álvares Ribeiro e da sua esposa Maria Antónia Ferreira, a empresa decidiu expandir a sua atividade na produção, engarrafamento e comercialização de vinhos de marca própria.

Ao mesmo tempo, sob a orientação do professor Nuno Magalhães, a Quinta deu início a uma profunda reestruturação das suas vinhas. Visando a produção de uvas de elevada qualidade assim como a adoção de sistemas de plantação e condução de vinha que garantissem um ótimo desenvolvimento vegetativo.

As novas vinhas foram plantadas com uma única casta em cada parcela, rompendo assim com a velha tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela.

Hoje, a Quinta do Vallado tem 10 hectares de vinhas velhas plantadas entre as décadas de 1920 e 1950, incluindo a Vinha da Granja, em 1929, e a Vinha da Coroa, em 1958. Os restantes 55 hectares foram plantados na década de 1990.

Em Vila Nova de Foz Côa, a Quinta do Vallado adquiriu a Quinta do Orgal onde, desde 2009, estão plantados 35 hectares de vinhas de cultivo orgânico.

A Quinta do Vallado é atualmente gerida por João Ferreira Álvares Ribeiro (CEO) e Francisco Ferreira (Vogal, Gestão Agrícola, Vinificação e Produção), com a colaboração de Francisco Olazábal (Enólogo). Todos são tataranetos da Dona Antónia Adelaide Ferreira.

Por fim, sob esta gestão, foi construído em 2009 um edifício único e moderno para acolher a nova adega e adega de envelhecimento, que aliam a tecnologia de ponta a um projecto de arquitectura de elevada qualidade, tornando-se num dos locais mais visitados do Vale do Douro .

Referência: www.quintadovallado.com

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Quinta do Vallado

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Suporte 24H
Respostas Instantâneas!

Tire suas dúvidas sobre vinhos e harmonização na hora, com nosso assistente inteligente.

Autor

Ofertas Relacionadas

Categorias : , , , , , , .

S de Siegel Reserva Merlot em garrafa inteira, com cápsula dourada e rótulo claro, sobre panorama horizontal de vinhedos verdes e montanhas, com bandeira chilena.

S de Siegel Reserva Merlot: maciez para o jantar caseiro

Um Merlot de proposta macia para lombo, legumes e massa ao sugo. A análise orienta paladar e serviço, com um alerta necessário: o anúncio consultado trazia Merlot no título e Carménère na galeria.
Casal Garcia Fruitzy Maracujá em garrafa inteira, com rótulo amarelo e a inscrição Passion Fruit, sobre panorama horizontal de vinhedos em encostas e colinas, com bandeira portuguesa.

Casal Garcia Fruitzy Maracujá: sabor tropical e serviço

Maracujá e leve efervescência para quem deseja uma bebida aromatizada, não um branco seco tradicional. Tosta de abacate é a primeira sugestão, com salada de camarão e manga como alternativa.
Masi Mazzano Amarone della Valpolicella Classico DOC 2004 em garrafa inteira, sobre paisagem horizontal de vinhedos, árvores e colinas com névoa ao fundo, com bandeira italiana.

Masi Mazzano Amarone 2004: uma safra para o jantar

Mazzano 2004 para o apreciador de Amarone histórico que valoriza procedência e serviço. O assado com cogumelos e polenta é a primeira proposta; a mesa de queijos aparece como alternativa ilustrativa, sem presumir cura ou evolução da garrafa.
Abadía Retuerta Petit Verdot 2021 em garrafa inteira, com letras PV vermelhas no rótulo, sobre panorama horizontal de campos, caminhos curvos e céu rosado do cenário de Valladolid, com bandeira espanhola.

Abadía Retuerta Petit Verdot 2021: presença com precisão

Petit Verdot 2021 para quem procura fruta escura, estrutura e definição. Carne bovina com cogumelos é a primeira ocasião; braseados e arroz de forno ampliam o cardápio. Compare outras castas e confira a apresentação antes da compra.
San Silvestro Barolo DOCG del Comune di Monforte d’Alba em garrafa inteira, com rótulo branco, sobre paisagem horizontal de colinas e vinhedos nevados do Piemonte, com bandeira italiana.

San Silvestro Barolo de Monforte: estrutura para o jantar

Barolo de Monforte d’Alba para quem aprecia a firmeza da Nebbiolo. Carne com cebolas e cogumelos abre o cardápio; braseado com polenta é outra ocasião. Compare estilos e entenda os 38 meses totais, dos quais 18 em madeira.
Niepoort Tiara Douro Branco 2023 em garrafa inteira, com rótulo branco e tiara pontilhada, diante de panorama horizontal de vinhedos e caminhos em socalcos do Douro, com bandeira portuguesa.

Niepoort Tiara 2023: frescor e precisão para a mesa

Tiara 2023 para quem procura um branco do Douro de frescor, sutileza e presença à mesa. Frutos do mar abrem as sugestões; peixe assado e risoto de legumes oferecem alternativas. Compare outras referências antes de escolher.

Rolar para cima