Pepperoni, a receita de pizza ideal, o vinho certo

Pepperoni, a receita de pizza ideal, o vinho certo

Introdução

Pepperoni, derivado de peperoni, plural italiano de peperone, nosso pimentão. Isso mesmo, na Itália, nossa pizza de pepperoni é “pizza ala diavola”. Mas, no Brasil, o pepperoni é um descendente dos Salames apimentados italianos. Um exemplo de salame apimentado da Itália é o picante napolitano do salsiccia, uma salsicha de carne de porco seca e picante, proveniente de Nápoles.

Nos Estados Unidos, o pepperoni é a cobertura mais popular para as pizzas. No Brasil, é popular em pratos de frios e nas pizzas o tradicional pepperoni, um produto cárneo industrializado, pode conter só carnes suínas ou adicionar a bovina. Geralmente, leva toucinho. Com granulometria média entre 3 e 6 mm, esse embutido leva envoltórios artificiais ou naturais. É apimentado, curado, fermentado, maturado, dessecado. Pode ser defumado ou não.

Vamos surpreender a todos, vamos fazer uma pizza de pepperoni!

Pizza de pepperoni – pizza ala diavola

Pepperoni, a receita de pizza ideal, o vinho certo 2

Ingredientes da Massa

· 250 g de farinha de trigo

· 150 ml de água morna

· 2 colheres de sopa de fermento biológico

· 1 colher de sopa de açúcar

· 1/2 colher de sopa de sal

· 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

Dilua o fermento, o sal e o açúcar na água morna, conforme instruções da embalagem do fermento. Misture com a farinha e mexa com as mãos em uma tigela até formar uma massa consistente. Sove bem a massa por aproximadamente 5 minutos. Deixe a massa descansar por 40 minutos para que possa crescer. Com um rolo de macarrão abra a massa no formato desejado de pizza com a espessura de 0,5 cm. Pré-asse no forno a 180°C por 5 minutos.

Ingredientes do molho

· 2 dentes de alho

· 1/2 cebola picada

· 2 tomates maduros descascados e sem sementes

· 1/4 copo de água

· 3 colheres de azeite

· 1 pitada de açúcar

Modo de preparo

Bata no processador os tomates com o alho e a cebola. Aqueça o azeite em uma panela e refogue os ingredientes processados. Após refogar, acrescente a água e a pitada de açúcar e deixe cozinhar até encorpar na consistência desejada.

Ingredientes da cobertura

· Salame italiano, finamente fatiado

· 1/2 pimentão em rodelas

· Queijo mussarela em fatias

· Pimenta calabresa (opcional)

Modo de preparo

Distribua o molho de tomate sobre a massa pré-assada. Cubra com queijo mussarela fatiado e distribua por cima as fatias de salame italiano, os pimentões e as cebolas (opcional) em rodela sobre o queijo. Salpique com pimenta calabresa. Regue com um fio de azeite de oliva extra-virgem e asse no forno bem quente por 12 minutos, ou até dourar o recheio.

Agora, a cereja do bolo, as harmonizações com vinhos

Pepperoni, a receita de pizza ideal, o vinho certo 3

Vamos começar pelo velho continente: o vinho tinto italiano – Via Cassia Primitivo Puglia IGT 2021, um excelente vinho encorpado, com taninos marcados e final frutado. Outra opção italiana é esse maravilhoso vinho tinto italiano – Stardust Edição Limitada Leo Merlot Terre Siciliane IGT 2020. Esse vinho encorpado, frutado, macio e com final persistente irá fazer sua pizza ganhar sabores ímpares.

Do Chile, trazemos o vinho tinto – Expedicion Single Vineyard Selection Carménère Central Valley DO 2022. Macio, aveludado, com frescor agradável, notas de frutas pretas e um toque de pimenta que realçará o sabor de sua pizza pepperoni. Ou, também aconselho o vinho tinto chileno – Wine Festival San Javier Carménère Valle Central DO 2021. Bem equilibrado, com taninos redondos, e nuances de geleia de ameixa, chocolate preto e especiarias. Não perca essa combinação, ela vai certamente te surpreender.

Quando falamos em sabor picates, não podemos perder de vista a querida Espanha. Vamos com o vinho tinto espanhol – Castilla Real Tempranillo Joven La Mancha DO 2021. Agradável, elegante, frutado, fácil de beber, com taninos macios, acidez equilibrada, corpo médio. Combinação bem saborosa, se me permite falar.

Conclusão

A pizza de pepperoni virou um prato muito popular entre as pessoas que gostam de uma boa pizza. Ela tem sabores picantes associados a uma boa saciedade. Existem vinhos que casam de forma perfeita com esses sabores picantes. Eu tenho aqui algumas sugestões. Então, o que espera, venha para o Center Gourmet, faça sua receita e escolha seu vinho!

Deixe um comentário

Rolar para cima