Os 10 melhores vinhos doces e suaves para comprar

Os 10 melhores vinhos doces e suaves para comprar

Introdução

Se você está procurando por um vinho doce (também conhecido como vinho suave) que não seja enjoativo, e que, ao invés disso oferece um maravilhoso dulçor que irá dar aquele toque de prazer no seu dia, você veio ao lugar certo.

Lembrando que esses vinhos, pela classificação brasileira, possuem no mínimo 25 g/L de açúcar.

Os vinhos listados abaixo são comprovadamente deliciosos, tanto pelo público quanto pela crítica, e alguns deles até premiados e requintados. Dependendo do tipo de vinho podem complementar tudo, desde um jantar elegante até um churrasco casual no quintal – e também são ótimos para emparelhar com sobremesas!

Os vinhos doces podem ser licorosos, como os vinhos do Porto, tintos, brancos e rosés.

1. Vinho tinto chileno – Concha Y Toro Reservado Sweet Red 2020: Um vinho chileno encantador, ideal para celebrar momentos especiais. Com uvas selecionadas do Valle Central, este vinho combina doçura, textura delicada e notas frutadas, criando uma experiência sensorial única. Perfeito para acompanhar desde um jantar íntimo até uma reunião com amigos.

2. Vinho licoroso português – Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos: Do coração de Portugal, este tinto licoroso apresenta um sabor rico e uma textura aveludada. O envelhecimento de 10 anos adiciona nuances de frutas secas e especiarias que vão dançar na sua língua.

3. Vinho rosé chileno – Concha y Toro Exportacion Selecto Rosé 2023: Este rosé encantador, produzido no renomado Valle Central, é uma celebração de aromas e sabores. Com seus aromas de frutas vermelhas frescas como cassis, morango e cereja, este vinho oferece uma experiência sensorial única. Perfeito para harmonizar com saladas, aperitivos e sobremesas, sua doçura equilibrada e acidez refrescante tornam-no uma escolha excelente para os amantes de vinhos doces e suaves.

4. Vinho licoroso português – Vieira de Sousa Porto LBV 2017: Um Porto concentrado com grande estrutura de taninos sedosos, frescor e intensidade. Perfeito com queijos azuis de sabor intenso e também com sobremesas à base de chocolate, como um delicioso bolo, ou seja, ideal para comemorações!

5. Vinho licoroso português – Porto Burmester Tordiz 40 Years Old Tawny: Requintado, premiado e aclamado Porto, para aquele público experiente que queira se aprofundar em Porto. Intenso, com notas de frutas secas, especiarias e mel, perfeito para uma tábua de queijos azuis!

6. Vinho tinto brasileiro – Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave: Este tinto brasileiro é como um abraço aconchegante. Suave e frutado, é perfeito para aqueles que procuram um vinho para todas as horas.

7. Vinho branco francês – Château Piaut-Simon Sauternes AOC 2020: Com sua harmoniosa mistura de Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle, este Sauternes é um convite para uma viagem sensorial única. Com notas expressivas de abacaxi e mel e um equilíbrio perfeito entre doçura e frescor. Um verdadeiro tesouro de sabor e elegância, pronto para encantar os paladares mais exigentes.

8. Vinho tinto português – Casal Garcia Sweet Red: Este tinto de leve efervescência é puro requinte e frescor. Com notas de frutas vermelhas frescas, como framboesa e morango, é o acompanhamento perfeito para uma sobremesa à base de frutas vermelhas ou um momento de indulgência.

9. Espumante rosé espanhol – Espumante Freixenet Mía Delicate & Sweet Moscato: Este borbulhante espanhol é uma festa em sua boca! Com sabores adocicados e um excepcional equilíbrio, ele é a escolha perfeita para um dia quente de verão ou uma noite animada com amigos.

10. Espumante chileno – Espumante Dancing Flame Moscatel: Este espumante chileno é alegria em forma de borbulhas! Doce, frutado e efervescente, é a escolha perfeita para celebrações, grandes ou pequenas. Um brinde à vida!

Leia mais sobre estes vinhos abaixo

1. Concha Y Toro Reservado Sweet Red 2020

Concha Y Toro Reservado Sweet Red 2020 – Vinho tinto chileno

Para começar a nossa lista, nada como o cobiçado Concha Y Toro Reservado Sweet Red 2020, uma celebração dos sabores chilenos. Este vinho, com seu perfil doce e delicado, é produzido com uvas selecionadas do Valle Central, uma região renomada pelo clima ideal para vinhedos.

Seu aroma combina notas florais com frutas como ameixa e cereja preta, proporcionando uma experiência aromática equilibrada. Com 13% de álcool, ele é uma escolha excepcional para harmonizar com uma variedade de pratos, elevando qualquer refeição a uma experiência gastronômica memorável.

2. Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos

Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos – Vinho licoroso português

Em seguida temos este belo Porto, ou seja, um exemplar da mais famosa categoria de vinhos licorosos e doces do mundo. Feitos na região de Douro, Portugal, são vinhos que costumama passar por um longo estágio em barricas e serem elaborados com uma combinação de um grande número de variedades nativas, como é o caso deste Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos.

Feito pela centenária e familiar Vieira de Sousa, trata-se de um vinho aveludado, adocicado e de grande persistência, com aromas bem complexos, que vão de damasco seco até caramelo e tostado. Tal complexidade é fruto de impressionantes 10 anos de estágio em carvalho.

Perfeito para acompanhar doces de frutas secas e de grande dulçor, como um pudim de leite.

3. Concha y Toro Exportacion Selecto Rosé 2023

Concha y Toro Exportacion Selecto Rosé 2023 – Vinho rosé chileno

O “Concha y Toro Exportacion Selecto Rosé 2023” é a expressão máxima da elegância e do sabor. Originário do coração da vitivinicultura chilena, o Valle Central, este vinho rosé destaca-se pelo seu equilíbrio perfeito entre doçura e frescor.

Com notas marcantes de frutas vermelhas e um paladar intenso, é ideal para acompanhar momentos especiais. Sua apresentação visual, um rosa salmão suave, promete uma experiência completa, desde a primeira olhada até o último gole.

Uma opção imperdível para quem busca os melhores vinhos doces e suaves.

4. Vieira de Sousa Porto LBV 2017

Vieira de Sousa Porto LBV 2017 – Vinho licoroso português

Este é um vinho de cor rubi retinta, profunda e impenetrável. Uma verdadeira festa para os olhos. Ao nariz, é um vinho de aroma envolvente e cativante, uma verdadeira sinfonia de frutas vermelhas e negras, violeta e especiarias.

Seu corpo é concentrado e oferece uma grande estrutura de taninos sedosos. Marcado por um frescor e intensidade equilibrados de maneira magistral, culminando em um final longo e persistente. É um vinho que, sem dúvida, deixará uma marca indelével na memória de qualquer amante de vinhos.

5. Porto Burmester Tordiz 40 Years Old Tawny

Porto Burmester Tordiz 40 Years Old Tawny – Vinho licoroso português

Para aquele público experiente que quer mais requinte em Porto. O Porto Burmester Tordiz 40 Years Old Tawny recebeu nada menos que duas medalhas de ouro nos disputadíssimos no International Wine Challenge e no World Wine Awards, em 2015. Não apenas isso, foi aclamado pela conceituada Wine Spectator!

De paladar encorpado, untuoso, aveludado, complexo, saboroso e final longo, ele brinda os sentidos com um aroma intenso, com notas de frutas secas, especiarias, mel. Toda essa elegância provêm de impressionantes 40 anos de envelhecimento em pequenas barricas no Douro.

6. Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave

Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave – Vinho tinto brasileiro

Pergola é uma marca de vinho bem famosa e muito apreciada pelos brasileiros, e esta garrafa particular de Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave  é um vinho de mesa tinto doce. Com uma cor vermelha violeta intensa, este vinho tem aromas de frutas vermelhas com uma pitada de framboesa.

Tem um sabor intenso, adocicado, corpo médio e um final persistente. O volume de 1000 mL é perfeito para compartilhar com amigos em seu próximo jantar ou simplesmente curtir sozinho em uma noite tranquila em frente à TV!

7. Château Piaut-Simon Sauternes AOC 2020

Château Piaut-Simon Sauternes AOC 2020 – Vinho branco francês

Não poderia faltar um nobre Sauternes na nossa lista, uma expressão máxima da tradição vinícola de Bordeaux em vinhos doces. Este vinho encanta com sua riqueza aromática, onde nuances amanteigadas se misturam a toques florais, preparando o palco para uma experiência gustativa marcante.

Cada gole revela uma doçura elegante e uma acidez refrescante, perfeitas para realçar os sabores de uma ampla gama de pratos. Com seu potencial de guarda até 2030, oferece uma oportunidade única de desfrutar ou presentear um vinho de excepcional qualidade e sofisticação.

8. Casal Garcia Sweet Red

Casal Garcia Sweet Red – Vinho tinto português

Para incrementar a nossa lista, nada como um tinto lusitano com uma leve efervescência de grande sucesso de mercado

Feito com as típicas uvas Vinhão, Touriga Nacional, Azal Tinto e Borraçal cultivadas na região de Vinho Verde. Produzido pela vinícola de renome Bodegas Casal Garcia, é um líquido que brinda o apreciador com um sabor leve, fresco, frutado, taninos redondos e equilibrado

Sabor que é precedido em taça por aromas de frutas vermelhas frescas, como framboesa e morango. Um perfeito acompanhante de Steak Tartare, carnes vermelhas em geral, queijos e sobremesas à base de frutas vermelhas.

9. Espumante Freixenet Mía Delicate & Sweet Moscato

Espumante Freixenet Mía Delicate & Sweet Moscato – Espumante rosé espanhol

Não poderíamos deixar de mencionar um borbulhante espanhol, feito por uma vinícola famosa por rótulos do tipo. Sim, estamos falando da Freixenet, também expert em elaborar excelentes espumantes rosés suaves, como este Freixenet Mía Delicate & Sweet Moscato.

Um blend de Moscatel e Tempranillo vinificadas em espumante rosé encantadoramente adocicado, refrescante e incrivelmente equilibrado. Com aromas florais destacados envoltos de nuances de frutas vermelhas, é perfeito para ser degustado à beira da piscina, ou acompanhando um requintado carpaccio. Vai perfeitamente bem também com comida asiática, queijos e sobremesas;

10. Espumante Dancing Flame Moscatel

Espumante Dancing Flame Moscatel – Espumante chileno

Dancing Flame Moscatel é a nossa segunda opção borbulhante da lista. Representando o Chile, também é o exemplar feito com a célebre família de uvas que geralmente compõe vinhos doces, a Moscatel.

Este espumante doce tem aromas maçã verde, damasco e flores brancas. É melhor servido gelado com sobremesas, queijo ou frutas.

O seu teor alcoólico é baixo, de 8%, para ser apreciado após a janta sem se preocupar em se embriagar.

Os vinhos doces são uma ótima escolha para muitas ocasiões.

Os vinhos doces são uma ótima escolha para muitas ocasiões.

  • Os vinhos doces são uma boa escolha para as pessoas que não gostam de vinhos secos.
  • Também são uma escolha excepcional para harmonizar com sobremesas e frutas.
  • Bem como pode ser uma excelente escolha para servir com gelo ou mesmo compor drinks.

Conclusão

Os vinhos doces são uma ótima escolha para muitas ocasiões. Eles são versáteis, fáceis de beber e combinam bem com diversas refeições. Se você está procurando experimentar algo novo, então esperamos que esta lista tenha lhe dado algumas idéias!

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima