Fat Bastard IGP Pays dOc Syrah 2019

Publicado em:

Fat Bastard I.G.P. Pays dOc Syrah 2019 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês – Fat Bastard IGP Pays dOc Syrah 2019

Volume: 750 mL
Região: Languedoc
Safra: 2019
Boca: Boa acidez, delicado e final frutado
Produtor: Fat Bastard Wine Company
Uva: Syrah
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutado, aromas de flores e um toque de especiarias
Visual: Rubi intenso com reflexos violáceos
Amadurecimento: Parte do vinho passa por barricas de carvalho francês
Harmonização: Maminha assada, costela com molho barbecue, magret de pato, queijo curado e doces com chocolate

Breve descrição:

Nos arredores da pitoresca, bem como belíssima e medieval, cidade de fortificada de Carcassonne — localizada na região de Languedoc-Roussillon — se situa os vinhedos de Minervois e áreas de Pézenas de onde vieram as uvas que originaram este Fat Bastard Syrah.

O microclima assim como o solo pedregoso foram perfeitos para que as uvas dessa casta se desenvolvessem com concentração de cor e aromas.

Esse exemplar foi elaborado conforme os preceitos veganos e, com seus aromas frutados e com toque de especiarias, pode inclusive ser harmonizado com doces com chocolate!

 

Sobre a vinícola:

A marca começou primeiramente como uma colaboração entre o enólogo francês Thierry Boudinaud e o importador de vinhos britânico Guy Anderson, que foi lançada como uma empresa em 1995. A intenção original da parceria era então vender vinhos produzidos na região de Languedoc-Roussillon, no sul da França, para mercados estrangeiros.

Muitos consumidores americanos, especialmente os mais jovens, passaram a não gostar dos rótulos de vinhos europeus tradicionais, já que normalmente apresentam a imagem de um castelo clássico e são difíceis de distinguir, entender e lembrar.

“Mesmo que as pessoas amem um vinho francês, não conseguem se lembrar do nome”, de acordo com Anderson. Portanto, os criadores da marca Fat Bastard tentaram resolver esses problemas de marketing empregando um nome de marca que é abertamente rude.

A marca é um exemplo de tendência mundial de várias marcas que adotaram uma estratégia semelhante, tentando se destacar na multidão à medida que o número de marcas disponíveis no mercado não parava de aumentar.

Outra marca de vinho francesa da região de Luangedoc-Rousillion que também é comercializada com um nome informal igualmente distinto, um desenho animado extravagante no rótulo (apresentando um francês andando de bicicleta vermelha) e preço modesto (menos de US $ 10) é Red Bicyclette, introduzida por Gallo em 2004.

Diz-se que a marca começou com um lote experimental de Chardonnay que foi mantido em um barril com sedimento de levedura por mais tempo do que o normal, desenvolvendo assim um sabor muito encorpado. No momento em que Boudinaud provou o vinho, ele proclamou “Isso é o que você chama de vinho gordo bastardo.”

O nome funciona como um trocadilho bilíngue, aludindo ao sabor amanteigado do Chardonnay, sendo semelhante ao da famosa denominação de origem controlada de Bâtard-Montrachet.

O rótulo do vinho agora carrega uma alegação apócrifa de que foi “nomeado após uma expressão britânica que descreve um vinho particularmente rico e completo”.

A marca foi lançada no mercado em 1998. A produção da primeira safra foi de apenas 800 caixas (cerca de dez mil garrafas de 750 ml), mas com o passar do tempo a marca se tornou o Chardonnay francês mais vendido nos Estados Unidos.

Posteriormente, em 2006, 500 mil caixas (equivalentes a 6 milhões de garrafas de 750 ml) da marca foram vendidas no mercado norte-americano.

Em 2016, a marca não é mais vendida no Reino Unido. Os escritores de vinhos Oz Clarke e James May da série de televisão da BBC Oz e James’s Big Wine Adventure disseram que isso é “simplesmente porque esses vinhos com nomes divertidos saíram de moda”.

No entanto, cerca de 420.000 caixas (5 milhões de garrafas de 750 ml) por ano continuam a ser exportadas para os Estados Unidos.

Referência: www.en.wikipedia.org

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Fat Bastard Wine Company

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Carpineto Dogajolo IGT Toscano Bianco 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco italiano – Carpineto Dogajolo IGT Toscano Bianco...
Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco chileno – Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc...
Ventisquero Herú Valle de Casablanca Pinot Noir 2018 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Ventisquero Herú Valle de Casablanca...
El Sotillo Selección Tinto - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto espanhol – El Sotillo Selección Tinto Para...
Almaviva 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Almaviva 2019 Para comprar esse...
Château Les Croisille Rosé 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho rosé francês – Château Les Croisille Rosé 2020...