Como fazer vinho quente? 8 Receitas incríveis!

Publicado em:

Como fazer vinho quente? 8 Receitas incríveis!

O friozinho de junho pede por vinho quente, seja de vinho tinto ou branco

Inverno, frio, festa junina, quentão e… vinho quente, é claro! De fato, tudo isso já vem no pacote dessa época única do ano. Afinal, o clima de baixas temperaturas e bebidas quentes não dura muito no Brasil. Por isso, ela também é muito aguardada. De todas as delícias que acompanham o inverno e as festas juninas, hoje escolhemos falar sobre o vinho quente. Então, a partir de agora, você vai ver 8 receitas incríveis de como fazer vinho quente. Tradicional, com vinho branco ou até sem álcool. Escolha a sua! Mas, antes disso, conheça os diferentes nomes que ela ganhou mundo afora. Mais à frente, você vai descobrir um pouco da história dessa bebida que não nasceu aqui, mas ganhou o Brasil há séculos.

Mulled wine, vin Chaud, vinho quente – Isso não é quentão

Mulled wine, candola, vin chaud, bisschopswijn, vin brulé, glögg, vino caliente e glühwein são alguns dos nomes do vinho quente. De fato, ele também pode ser traduzido como vinho curtido, pois as ervas e especiarias ficavam dentro da bebida durante longos períodos, já que a qualidade da bebida deixava a desejar. No entanto, nenhum desses é o quentão. Na verdade, quentão também é uma bebida típica de inverno e que, em alguns casos, pode levar vinho. Mas, basicamente, a diferença entre eles está na base do quentão, que é sempre a cachaça.

Receitas de vinho quente

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 2

O sabor tradicional nunca sai de moda

1. Vinho branco quente 

Ingredientes

01 garrafa de vinho branco

01 laranja

01 xícara de chá de açúcar

01 xícara de chá de água

03 anis-estrelado

05 cravos

Um pedaço de gengibre fatiado ou ralado

Preparo

Diferente do que muitos pensam, o vinho branco também pode ser usado no preparo das festas juninas. Para começar, descasque a laranja e espete os cravos. Em seguida, junto com os anis-estrelado, o açúcar, o gengibre e a água em uma panela e leve tudo ao fogo. Deixe aquecer até o ponto de fervura. Diminua a chama e mexa por mais 10 minutos. Pronto!

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 3

Você sabia que vinho quente pode levar maçã, laranja, abacaxi e outros sabores?

2. Vinho quente tradicional

Ingredientes

01 garrafa de vinho tinto 

02 xícaras de chá de água

02 maçãs pequenas picadas

01 xícara de açúcar

03 paus de canela

Cravo a gosto

Preparo

Mas, para quem prefere o sabor tradicional, a receita ideal é super simples. No entanto, oferece tudo o que um vinho quente deve ter: sabores intensos e ingredientes que aquecem o peito e a alma. Para isso, em uma panela funda, coloque o açúcar e derreta até caramelizar. Em seguida, adicione a água,o cravo, a canela e por fim, o vinho. Misture tudo muito bem e finalize adicionando as maçãs. Não deixe ferver, mas aqueça até quase levantar fervura por cerca de 5 minutinhos. Depois é só decorar os copos com rodelas de maçã e servir. Aliás, esse vinho quente tradicional vai com qualquer preparo de inverno, de arroz doce até caldo de feijão.

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 4

A bebida, que esquenta de verdade, faz sucesso no inverno do norte ao sul do país

3. Vinho quente com cachaça 

Ingredientes

01 garrafa de vinho tinto seco

75 ml (½ xícara de chá) de cachaça 

02 paus de canela

05 cravos

200 g (cerca de 20 colheres de sopa) de açúcar

Cascas de ½ limão siciliano (sem o bagaço)

Casca de 01 laranja (sem o bagaço)

Suco de 02 laranjas

½ flor de anis-estrelado

Preparo

Muito parecido com o quentão, esse estilo de vinho quente apresenta maior teor alcoólico e agrada quem prefere sabores fortes. Para começar, leve o vinho e todas as especiarias para o fogo e deixe chegar ao ponto de fervura, mas sem ferver. Não inclua o rum ou a cachaça nessa etapa. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e vá mexendo sempre, cozinhando por cerca de 15 minutos. Em seguida, coe e acrescente a cachaça, servindo logo em seguida. 

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 5

Sabores mais marcantes? Temos! Experimente as receitas de vinho quente de baunilha e de pimenta

4. Vinho quente cítrico

Ingredientes

02 garrafas de vinho tinto de qualidade

01 laranja

01 colher de sopa de noz-moscada

02 colheres de açúcar mascavo

01 colher de sopa de canela em pó 

04 paus de canela

Cravo a gosto

Preparo

Por outro lado, o frescor do sabor cítrico da laranja confere equilíbrio no paladar. Para começar, descasque e corte a laranja em cubos. Despeje o vinho em uma panela alta e adicione todos os outros ingredientes. Em seguida, leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos. Mas, não deixe ferver. Por fim, sirva bem quente.

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 6

Para quem ainda quer dar um toque a mais, a receita com cachaça é perfeita!

5. Vinho quente diferente (pimenta)

Ingredientes

01 garrafa de vinho tinto seco

01 xícara de chá de açúcar 

Cascas de 01 laranja

Cascas de ½ limão

01 maçã em cubinhos

06 cravos

02 pimentas Jamaica

03 cardamomos

03 grãos de pimenta-preta inteiros

01 pitada de sal

Preparo

Fale a verdade, você nunca imaginou provar uma bebida que levasse vinho e pimenta, certo? Pois, pode apostar as suas fichas! A bebida fica perfeita e é ideal para noites bem frias. Para essa receita incrível de vinho quente com pimenta, comece derretendo o açúcar com cuidado para não queimar. Em seguida, acrescente o vinho aos poucos. Se o caramelo endurecer, não tem problema. É só ir mexendo, sem deixar ferver, até que o caramelo dissolva. Acrescente as cascas, o sal, as especiarias e as frutas. Então, continue aquecendo por mais 3 minutos. Sirva quente.

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 9

A receita sem açúcar agrada até quem prefere ou precisa manter o ingrediente longe da rotina

6. A baunilha rouba a cena

Ingredientes

01 garrafa de vinho tinto seco

08 colheres de sopa de açúcar mascavo

02 cravos

01 anis estrelado

02 sementes de cardamomo

01 colher de café de essência de baunilha

Cascas de 01 laranja

Preparo

A baunilha não costuma fazer parte das receitas de drinks. Mas, o sabor adocicado e seu aroma potente destacam  as especiarias tão características do vinho quente. Então, para preparar essa receita, leve todos os ingredientes ao fogo e vá mexendo enquanto esquenta até o ponto de fervura. Nesse momento, diminua a chama e retire a panela parcialmente do fogo. Em seguida, continue mexendo por mais 05 minutos e desligue. Mas, se quiser intensificar o sabor, deixe a bebida apurar de um dia para o outro. Antes de servir, aqueça novamente e está pronto o seu vinho quente de baunilha. Delícia!

Até aqui, vimos as receitas mais comuns de vinho quente. Daqui a pouco, você vai descobrir receitas incríveis e inovadoras. Mas, antes disso, entenda melhor de onde a bebida tradicional das festas juninas no Brasil veio.

5

Quem diria que você ia encontrar uma receita de vinho quente sem álcool!?

O que é vinho quente e quais são suas origens? 

O local e as circunstâncias exatas em que nasceu a bebida, ninguém sabe. Mas, é certo que o hábito de aquecer o vinho começou na Roma Antiga, quase 2 mil anos atrás. Nessa época, era comum utilizar o álcool para aquecer os soldados nas frias noites dos campos de batalha. O uso de especiarias e ervas se tornou parte do processo. Afinal, suas propriedades medicinais também ajudavam a melhorar a saúde e imunidade dos soldados em uma época em que remédios eram raros e não tão eficientes. 

Cerca de 1.500 anos mais tarde, a bebida ficou ainda mais conhecida por toda a Europa. Mas, foi na Suécia que ela ganhou status de bebida especial e passou a ser associada ao Natal. A partir de então, cada país adaptou a receita às suas próprias tradições. Aqui, ela ganhou sabores típicos da terrinha e se tornou o vinho quente como o conhecemos, feito com vinho de qualidade. Ao invés do Natal, é no inverno frio das festas juninas que a bebida faz sucesso.

Agora que você já conhece a história, veja receitas que agradam os mais diversos paladares. 

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 7

Você já provou o vinho quente de vinho branco?

7. Vinho quente sem açúcar

Ingredientes

½ garrafa de vinho seco

01 xícara de chá de suco de laranja 

01 canela em pau

01 maçã cortada em cubos 

03 cravos

04 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão

Preparo

Quem disse que a bebida precisa levar açúcar? Já que muitas pessoas hoje preferem manter o açúcar fora da dieta, ter uma receita especial e deliciosa vai surpreender seus convidados. Nesse caso, junte o vinho, o suco de laranja e as especiarias com o adoçante. Leve tudo para o fogo até chegar ao ponto de fervura. Antes disso, adicione a maçã picada e deixe em fogo bem baixinho por cerca de 10 minutos. Sirva bem quente!

Como fazer vinho quente 8 Receitas incríveis 8

Vindo direto da Roma Antiga, o vinho quente faz sucesso até mesmo no calor tropical do Brasil. Mas, é no inverno que a bebida ganha espaço nas mesas e rodas de conversa

8. Drink não-alcoólico

Ingredientes

02 litros de suco de uva integral

½ kg de açúcar

03 maçãs cortadas em cubinhos

08 pêssegos em calda cortados em cubos

01 pedaço de gengibre 

10 cravos

05 paus de canela 

Preparo

Se a sua festa vai receber muitas famílias com crianças, essa é a receita ideal. Comece caramelizando o açúcar em fogo baixo, para não queimar. Nesse ponto, acrescente o suco devagar e sem parar de mexer, para que o açúcar não cristalize. Junte o cravo e a canela e o gengibre. Assim que começar a levantar fervura, acrescente todas as frutas e deixe em fogo bem baixinho para cozinhar por uns 10 minutos. Ajuste o dulçor, adicionando um pouco mais de açúcar, caso ache necessário.

Então, para aproveitar o friozinho do inverno, chame os amigos e faça um belo vinho quente para aquecer o encontro. Aproveite para servir canjica, caldo de mandioca, de feijão ou até de ervilhas, com bastante bacon e calabresa. 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Os 8 principais produtores da Cabernet Sauvignon
Hoje vamos falar sobre a rainha das uvas tintas: a Cabernet Sauvignon. Essa uva incrível, como mostra o...
Temperos e especiarias - Como combiná-los com vinhos?
Combinar temperos e vinhos não é tão difícil e podemos provar! Confira as características mais marcantes e os...
Azeites - Harmonização com vinhos e benefícios à saúde 5
Saber usar bons azeites faz toda a diferença na hora de cozinhar. Mas, tão importante quanto entender a...
Tournedo Rossini - Receitas e harmonização com vinhos
Mais espesso que o medalhão, o Tournedo Rossini é um clássico francês que ganhou o mundo Como um...
Cupom de descontos em vinhos especiais para pessoas especiais
Cupom de desconto em vinhos – Como usar? QUERODENOVO – 5% OFF Válido somente para compras e acima...
Rótulos premium ganham espaço no Brasil
Rótulos de vinhos premium estão cada vez mais presentes nas taças brasileiras O mercado de vinhos mudou no...