O friozinho de junho pede por vinho quente, seja de vinho tinto ou branco
Inverno, frio, festa junina, quentão e… vinho quente, é claro! De fato, tudo isso já vem no pacote dessa época única do ano. Afinal, o clima de baixas temperaturas e bebidas quentes não dura muito no Brasil. Por isso, ela também é muito aguardada. De todas as delícias que acompanham o inverno e as festas juninas, hoje escolhemos falar sobre o vinho quente. Então, a partir de agora, você vai ver 8 receitas incríveis de como fazer vinho quente. Tradicional, com vinho branco ou até sem álcool. Escolha a sua! Mas, antes disso, conheça os diferentes nomes que ela ganhou mundo afora. Mais à frente, você vai descobrir um pouco da história dessa bebida que não nasceu aqui, mas ganhou o Brasil há séculos.
Mulled wine, vin Chaud, vinho quente – Isso não é quentão
Mulled wine, candola, vin chaud, bisschopswijn, vin brulé, glögg, vino caliente e glühwein são alguns dos nomes do vinho quente. De fato, ele também pode ser traduzido como vinho curtido, pois as ervas e especiarias ficavam dentro da bebida durante longos períodos, já que a qualidade da bebida deixava a desejar. No entanto, nenhum desses é o quentão. Na verdade, quentão também é uma bebida típica de inverno e que, em alguns casos, pode levar vinho. Mas, basicamente, a diferença entre eles está na base do quentão, que é sempre a cachaça.
Receitas de vinho quente
O sabor tradicional nunca sai de moda
1. Vinho branco quente
Ingredientes
01 garrafa de vinho branco
01 laranja
01 xícara de chá de açúcar
01 xícara de chá de água
03 anis-estrelado
05 cravos
Um pedaço de gengibre fatiado ou ralado
Preparo
Diferente do que muitos pensam, o vinho branco também pode ser usado no preparo das festas juninas. Para começar, descasque a laranja e espete os cravos. Em seguida, junto com os anis-estrelado, o açúcar, o gengibre e a água em uma panela e leve tudo ao fogo. Deixe aquecer até o ponto de fervura. Diminua a chama e mexa por mais 10 minutos. Pronto!
Você sabia que vinho quente pode levar maçã, laranja, abacaxi e outros sabores?
2. Vinho quente tradicional
Ingredientes
01 garrafa de vinho tinto
02 xícaras de chá de água
02 maçãs pequenas picadas
01 xícara de açúcar
03 paus de canela
Cravo a gosto
Preparo
Mas, para quem prefere o sabor tradicional, a receita ideal é super simples. No entanto, oferece tudo o que um vinho quente deve ter: sabores intensos e ingredientes que aquecem o peito e a alma. Para isso, em uma panela funda, coloque o açúcar e derreta até caramelizar. Em seguida, adicione a água,o cravo, a canela e por fim, o vinho. Misture tudo muito bem e finalize adicionando as maçãs. Não deixe ferver, mas aqueça até quase levantar fervura por cerca de 5 minutinhos. Depois é só decorar os copos com rodelas de maçã e servir. Aliás, esse vinho quente tradicional vai com qualquer preparo de inverno, de arroz doce até caldo de feijão.
A bebida, que esquenta de verdade, faz sucesso no inverno do norte ao sul do país
3. Vinho quente com cachaça
Ingredientes
01 garrafa de vinho tinto seco
75 ml (½ xícara de chá) de cachaça
02 paus de canela
05 cravos
200 g (cerca de 20 colheres de sopa) de açúcar
Cascas de ½ limão siciliano (sem o bagaço)
Casca de 01 laranja (sem o bagaço)
Suco de 02 laranjas
½ flor de anis-estrelado
Preparo
Muito parecido com o quentão, esse estilo de vinho quente apresenta maior teor alcoólico e agrada quem prefere sabores fortes. Para começar, leve o vinho e todas as especiarias para o fogo e deixe chegar ao ponto de fervura, mas sem ferver. Não inclua o rum ou a cachaça nessa etapa. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e vá mexendo sempre, cozinhando por cerca de 15 minutos. Em seguida, coe e acrescente a cachaça, servindo logo em seguida.
Sabores mais marcantes? Temos! Experimente as receitas de vinho quente de baunilha e de pimenta
4. Vinho quente cítrico
Ingredientes
02 garrafas de vinho tinto de qualidade
01 laranja
01 colher de sopa de noz-moscada
02 colheres de açúcar mascavo
01 colher de sopa de canela em pó
04 paus de canela
Cravo a gosto
Preparo
Por outro lado, o frescor do sabor cítrico da laranja confere equilíbrio no paladar. Para começar, descasque e corte a laranja em cubos. Despeje o vinho em uma panela alta e adicione todos os outros ingredientes. Em seguida, leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos. Mas, não deixe ferver. Por fim, sirva bem quente.
Para quem ainda quer dar um toque a mais, a receita com cachaça é perfeita!
5. Vinho quente diferente (pimenta)
Ingredientes
01 garrafa de vinho tinto seco
01 xícara de chá de açúcar
Cascas de 01 laranja
Cascas de ½ limão
01 maçã em cubinhos
06 cravos
02 pimentas Jamaica
03 cardamomos
03 grãos de pimenta-preta inteiros
01 pitada de sal
Preparo
Fale a verdade, você nunca imaginou provar uma bebida que levasse vinho e pimenta, certo? Pois, pode apostar as suas fichas! A bebida fica perfeita e é ideal para noites bem frias. Para essa receita incrível de vinho quente com pimenta, comece derretendo o açúcar com cuidado para não queimar. Em seguida, acrescente o vinho aos poucos. Se o caramelo endurecer, não tem problema. É só ir mexendo, sem deixar ferver, até que o caramelo dissolva. Acrescente as cascas, o sal, as especiarias e as frutas. Então, continue aquecendo por mais 3 minutos. Sirva quente.
A receita sem açúcar agrada até quem prefere ou precisa manter o ingrediente longe da rotina
6. A baunilha rouba a cena
Ingredientes
01 garrafa de vinho tinto seco
08 colheres de sopa de açúcar mascavo
02 cravos
01 anis estrelado
02 sementes de cardamomo
01 colher de café de essência de baunilha
Cascas de 01 laranja
Preparo
A baunilha não costuma fazer parte das receitas de drinks. Mas, o sabor adocicado e seu aroma potente destacam as especiarias tão características do vinho quente. Então, para preparar essa receita, leve todos os ingredientes ao fogo e vá mexendo enquanto esquenta até o ponto de fervura. Nesse momento, diminua a chama e retire a panela parcialmente do fogo. Em seguida, continue mexendo por mais 05 minutos e desligue. Mas, se quiser intensificar o sabor, deixe a bebida apurar de um dia para o outro. Antes de servir, aqueça novamente e está pronto o seu vinho quente de baunilha. Delícia!
Até aqui, vimos as receitas mais comuns de vinho quente. Daqui a pouco, você vai descobrir receitas incríveis e inovadoras. Mas, antes disso, entenda melhor de onde a bebida tradicional das festas juninas no Brasil veio.
Quem diria que você ia encontrar uma receita de vinho quente sem álcool!?
O que é vinho quente e quais são suas origens?
O local e as circunstâncias exatas em que nasceu a bebida, ninguém sabe. Mas, é certo que o hábito de aquecer o vinho começou na Roma Antiga, quase 2 mil anos atrás. Nessa época, era comum utilizar o álcool para aquecer os soldados nas frias noites dos campos de batalha. O uso de especiarias e ervas se tornou parte do processo. Afinal, suas propriedades medicinais também ajudavam a melhorar a saúde e imunidade dos soldados em uma época em que remédios eram raros e não tão eficientes.
Cerca de 1.500 anos mais tarde, a bebida ficou ainda mais conhecida por toda a Europa. Mas, foi na Suécia que ela ganhou status de bebida especial e passou a ser associada ao Natal. A partir de então, cada país adaptou a receita às suas próprias tradições. Aqui, ela ganhou sabores típicos da terrinha e se tornou o vinho quente como o conhecemos, feito com vinho de qualidade. Ao invés do Natal, é no inverno frio das festas juninas que a bebida faz sucesso.
Agora que você já conhece a história, veja receitas que agradam os mais diversos paladares.
Você já provou o vinho quente de vinho branco?
7. Vinho quente sem açúcar
Ingredientes
½ garrafa de vinho seco
01 xícara de chá de suco de laranja
01 canela em pau
01 maçã cortada em cubos
03 cravos
04 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
Preparo
Quem disse que a bebida precisa levar açúcar? Já que muitas pessoas hoje preferem manter o açúcar fora da dieta, ter uma receita especial e deliciosa vai surpreender seus convidados. Nesse caso, junte o vinho, o suco de laranja e as especiarias com o adoçante. Leve tudo para o fogo até chegar ao ponto de fervura. Antes disso, adicione a maçã picada e deixe em fogo bem baixinho por cerca de 10 minutos. Sirva bem quente!
Vindo direto da Roma Antiga, o vinho quente faz sucesso até mesmo no calor tropical do Brasil. Mas, é no inverno que a bebida ganha espaço nas mesas e rodas de conversa
8. Drink não-alcoólico
Ingredientes
02 litros de suco de uva integral
½ kg de açúcar
03 maçãs cortadas em cubinhos
08 pêssegos em calda cortados em cubos
01 pedaço de gengibre
10 cravos
05 paus de canela
Preparo
Se a sua festa vai receber muitas famílias com crianças, essa é a receita ideal. Comece caramelizando o açúcar em fogo baixo, para não queimar. Nesse ponto, acrescente o suco devagar e sem parar de mexer, para que o açúcar não cristalize. Junte o cravo e a canela e o gengibre. Assim que começar a levantar fervura, acrescente todas as frutas e deixe em fogo bem baixinho para cozinhar por uns 10 minutos. Ajuste o dulçor, adicionando um pouco mais de açúcar, caso ache necessário.
Então, para aproveitar o friozinho do inverno, chame os amigos e faça um belo vinho quente para aquecer o encontro. Aproveite para servir canjica, caldo de mandioca, de feijão ou até de ervilhas, com bastante bacon e calabresa.