Churrasco coreano, as dicas do sommelier

Um prato vem crescendo em buscas e interesses na internet. O churrasco coreano. Esta iguaria, o churrasco coreano, é servida em folhas de alface que envolvem uma pequena porção de carne, arroz e molho. Enrolado em forma de trouxinha é consumido em poucas mordidas. Como é comum na cozinha coreana, os acompanhamentos do churrasco coreano são chamados de “banchan” que vão desde saladas, refogados e conservas de legumes.

Hoje, vamos elaborar uma receita de churrasco coreano para você surpreender seus amigos com um encontro muito especial.

Receita de churrasco coreano

Ingredientes para o Molho Ssamjang

120 g de Missô vermelho

– 7 g de Pimenta dedo de moça (sem sementes, picada)

– 2 colheres de Mel

– 2 colheres de saquê seco

– 3 colheres de Cebolinha-verde (picada)

– 1 colher de Tempero SAZÓN® Profissional Alho

Carnes

1 Kg de Barriga suína (em fatias finas)

1 kg de Contrafilé bovino (cortado em iscas finas)

2 Colheres de AJI-SAL® CHURRASCO

5 Colheres de Azeite de Oliva

Montagem

2 maços médios de Alface crespa

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o missô, a pimenta dedo-de-moça, o mel, o saquê, o óleo de gergelim, a cebolinha-verde e o Tempero SAZÓN® Profissional, e misture. Cubra com filme-plástico e reserve na geladeira.

Em outro recipiente coloque a barriga suína e metade do AJI-SAL® Churrasco, e misture. Em outro bowl coloque o contrafilé e o restante do AJI-SAL® Churrasco, e misture. Cubra os bowls com filme-plástico e reserve-os na geladeira por 30 minutos para tomar gosto.

Em uma frigideira grande, coloque metade do Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Grelhe a barriga suína, aos poucos, por 5 minutos de cada lado, ou até dourar. Reserve aquecida.

Na mesma frigideira, coloque o restante do Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Grelhe o contrafilé, aos poucos, por 3 minutos de cada lado, ou até dourar. Reserve aquecido.

Por fim, monte o churrasco coreano

Em uma louça de serviço, acomode as folhas de alface numa das extremidades, e distribua a barriga de porco e contrafilé na outra metade. Sirva acompanhado do molho Ssamjang reservado e arroz

Lista de vinhos para harmonizar

1. Vinho tinto uruguaio – Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022, um vinho que combina com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.

2. Vinho tinto argentino – Trivento Golden Reserve Malbec 2020. Em harmonização, pense em cordeiro, carnes vermelhas e de aves.

3. Vinho tinto argentino – Angelica Zapata Cabernet Franc. Em harmonização, pense em carnes grelhadas e carnes de aves escuras.

4. Vinho tinto argentino – Susana Balbo Tradición Malbec 2020. Em harmonização, pense em carnes vermelhas grelhadas, embutidos e queijos.

Leia mais sobre esses vinhos citados acima

1. Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022

Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022 – Vinho tinto uruguaio

Produzido na região de Canelones pela Aurora Uruguai. Na boca, este vinho é encorpado, com taninos redondos e aveludados, acidez equilibrada e final longo. Ao nariz, traz frutas maduras como cassis, cereja e ameixa, e toques de alcaçuz. Um Cabernet Sauvignon com teor alcoólico de 12,5% e serviço a 18°C com visual vermelho-rubi profundo com reflexos violáceos, dando um belo tom para a mousse. Classificação: Seco.

2. Trivento Golden Reserve Malbec 2020

Trivento Golden Reserve Malbec 2020 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Concha Y Toro. Este saboroso vinho, na boca, traz taninos sedosos e estruturados, acidez vibrante e final carnudo e persistente, com toques de giz e de alcaçuz. Ao nariz, traz aromas marcantes de frutas vermelhas com notas de especiarias como pimenta preta, harmonizando com toques de madeira. Produzido a partir da Malbec, com teor alcoólico 13,5%, e serviço entre 16 e 18°C, é um vinho vermelho rubi intenso com tons de granada, graças aos seus 12 meses em barricas de carvalho.

3. Angelica Zapata Cabernet Franc

Angelica Zapata Cabernet Franc – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Catena Zapata. Este saboroso vinho, na boca, é longo, encorpado, elegante, intenso e persistente. Ao nariz, traz notas de cassis, groselhas maduras e notas de baunilha e especiarias doces, como a pimenta doce preto e cravo da Índia. Produzido a partir da Cabernet Franc, carro forte da linha Angélica Zapata, com teor alcoólico 14%, e serviço entre 16° a 18°C. É um vinho vermelho rubi profundo com toques violáceos, graças ao estágio de 18 meses em barrica de carvalho sendo 85% francesa (50% novas) e 15% americana (25% novas). É classificado como seco.

4. Susana Balbo Tradición Malbec 2020

Susana Balbo Tradición Malbec 2020 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Susana Balbo Wines. Este saboroso vinho, na boca, é untuoso, redondo e suculento, com acidez na medida, taninos macios e final cheio, e um toque de chocolate. Ao nariz, traz aromas florais, além de notas de tabaco e especiarias. Produzido a partir da Malbec, com teor alcoólico 14,5%, e serviço entre 16 a 18°C, é um vinho vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, graças aos seus 4 meses em carvalho francês, 50% de primeiro uso e 50% de segundo uso.

Conclusão

Vocês buscaram, nosso sommelier junto a busca, churrasco coreano, e o sabor do vinho. Fez uma bela receita, é um gourmet, lógico, e as harmonias perfeitas com os vinhos mais apropriados para tomar com um belo churrasco coreano, prato em alta. Então, é isso, uma receita nova para vocês, baseada nas buscas da internet. Aproveitem!

Deixe um comentário

Rolar para cima