Um prato vem crescendo em buscas e interesses na internet. O churrasco coreano. Esta iguaria, o churrasco coreano, é servida em folhas de alface que envolvem uma pequena porção de carne, arroz e molho. Enrolado em forma de trouxinha é consumido em poucas mordidas. Como é comum na cozinha coreana, os acompanhamentos do churrasco coreano são chamados de “banchan” que vão desde saladas, refogados e conservas de legumes.
Hoje, vamos elaborar uma receita de churrasco coreano para você surpreender seus amigos com um encontro muito especial.
Receita de churrasco coreano
Ingredientes para o Molho Ssamjang
120 g de Missô vermelho
– 7 g de Pimenta dedo de moça (sem sementes, picada)
– 2 colheres de Mel
– 2 colheres de saquê seco
– 3 colheres de Cebolinha-verde (picada)
– 1 colher de Tempero SAZÓN® Profissional Alho
Carnes
1 Kg de Barriga suína (em fatias finas)
1 kg de Contrafilé bovino (cortado em iscas finas)
2 Colheres de AJI-SAL® CHURRASCO
5 Colheres de Azeite de Oliva
Montagem
2 maços médios de Alface crespa
Modo de preparo
Em uma tigela coloque o missô, a pimenta dedo-de-moça, o mel, o saquê, o óleo de gergelim, a cebolinha-verde e o Tempero SAZÓN® Profissional, e misture. Cubra com filme-plástico e reserve na geladeira.
Em outro recipiente coloque a barriga suína e metade do AJI-SAL® Churrasco, e misture. Em outro bowl coloque o contrafilé e o restante do AJI-SAL® Churrasco, e misture. Cubra os bowls com filme-plástico e reserve-os na geladeira por 30 minutos para tomar gosto.
Em uma frigideira grande, coloque metade do Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Grelhe a barriga suína, aos poucos, por 5 minutos de cada lado, ou até dourar. Reserve aquecida.
Na mesma frigideira, coloque o restante do Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Grelhe o contrafilé, aos poucos, por 3 minutos de cada lado, ou até dourar. Reserve aquecido.
Por fim, monte o churrasco coreano
Em uma louça de serviço, acomode as folhas de alface numa das extremidades, e distribua a barriga de porco e contrafilé na outra metade. Sirva acompanhado do molho Ssamjang reservado e arroz
Lista de vinhos para harmonizar
1. Vinho tinto uruguaio – Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022, um vinho que combina com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.
2. Vinho tinto argentino – Trivento Golden Reserve Malbec 2020. Em harmonização, pense em cordeiro, carnes vermelhas e de aves.
3. Vinho tinto argentino – Angelica Zapata Cabernet Franc. Em harmonização, pense em carnes grelhadas e carnes de aves escuras.
4. Vinho tinto argentino – Susana Balbo Tradición Malbec 2020. Em harmonização, pense em carnes vermelhas grelhadas, embutidos e queijos.
Leia mais sobre esses vinhos citados acima
1. Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022
Produzido na região de Canelones pela Aurora Uruguai. Na boca, este vinho é encorpado, com taninos redondos e aveludados, acidez equilibrada e final longo. Ao nariz, traz frutas maduras como cassis, cereja e ameixa, e toques de alcaçuz. Um Cabernet Sauvignon com teor alcoólico de 12,5% e serviço a 18°C com visual vermelho-rubi profundo com reflexos violáceos, dando um belo tom para a mousse. Classificação: Seco.
2. Trivento Golden Reserve Malbec 2020
Produzido na região de Mendoza pela Concha Y Toro. Este saboroso vinho, na boca, traz taninos sedosos e estruturados, acidez vibrante e final carnudo e persistente, com toques de giz e de alcaçuz. Ao nariz, traz aromas marcantes de frutas vermelhas com notas de especiarias como pimenta preta, harmonizando com toques de madeira. Produzido a partir da Malbec, com teor alcoólico 13,5%, e serviço entre 16 e 18°C, é um vinho vermelho rubi intenso com tons de granada, graças aos seus 12 meses em barricas de carvalho.
3. Angelica Zapata Cabernet Franc
Produzido na região de Mendoza pela Catena Zapata. Este saboroso vinho, na boca, é longo, encorpado, elegante, intenso e persistente. Ao nariz, traz notas de cassis, groselhas maduras e notas de baunilha e especiarias doces, como a pimenta doce preto e cravo da Índia. Produzido a partir da Cabernet Franc, carro forte da linha Angélica Zapata, com teor alcoólico 14%, e serviço entre 16° a 18°C. É um vinho vermelho rubi profundo com toques violáceos, graças ao estágio de 18 meses em barrica de carvalho sendo 85% francesa (50% novas) e 15% americana (25% novas). É classificado como seco.
4. Susana Balbo Tradición Malbec 2020
Produzido na região de Mendoza pela Susana Balbo Wines. Este saboroso vinho, na boca, é untuoso, redondo e suculento, com acidez na medida, taninos macios e final cheio, e um toque de chocolate. Ao nariz, traz aromas florais, além de notas de tabaco e especiarias. Produzido a partir da Malbec, com teor alcoólico 14,5%, e serviço entre 16 a 18°C, é um vinho vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, graças aos seus 4 meses em carvalho francês, 50% de primeiro uso e 50% de segundo uso.
Conclusão
Vocês buscaram, nosso sommelier junto a busca, churrasco coreano, e o sabor do vinho. Fez uma bela receita, é um gourmet, lógico, e as harmonias perfeitas com os vinhos mais apropriados para tomar com um belo churrasco coreano, prato em alta. Então, é isso, uma receita nova para vocês, baseada nas buscas da internet. Aproveitem!