Cheesecake, receita original e as dicas de vinhos com nosso sommelier

Apresentação

O cheesecake é uma torta feita à base de biscoito e cream cheese. Em suas camadas, a parte mais grossa é preparada com um creme de queijo que proporciona um sabor ácido. Essa torta tem a combinação perfeita entre crocância, cremosidade, doçura e acidez.

O cheecake tem origem na Grécia Antiga e era servida nas Olimpíadas durante as refeições dos atletas. O cheesecake veio para as confeitarias dos Estados Unidos trazido pelos descendentes de judeus.

Receita original

Ingredientes para a massa

160g de biscoito maisena moído

80g de manteiga derretida

1/2 colher de chá de canela

Ingredientes para o recheio

690g de cream cheese

180g de açúcar refinado

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de sopa de suco de limão

3 ovos

Ingredientes para a calda

300g de frutas vermelhas congeladas

200g de açúcar

Suco de um limão

Modo de preparo para a massa

Bata o biscoito no liquidificador ou um processador até virar uma farofa. Acrescente a manteiga derretida e bata, misturando bem. Forre com a massa o fundo de uma forma de 20 cm, de fundo removível, e reserve.

Modo de preparo para o recheio

Bata o cream cheese até amaciar bem e aos poucos adicione o açúcar. Pare de bater, acrescente a baunilha, o suco de limão e os ovos e bata até incorporar completamente. Despeje o recheio na forma forrada e asse por 15 minutos a 150ºC.

Após esse período, reduza a temperatura para 100ºC e mantenha no forno por mais 30 minutos. Leve para gelar.

Modo de preparo da calda

Leve todos os ingredientes ao fogo brando, misturando sempre com o auxílio de uma espátula. Deixe cozinhar até adquirir uma consistência pastosa e desligue. Tire a calda do fogo, deixe esfriar e bata no liquidificador. Por fim, despeje a calda sobre o cheesecake frio e sirva.

Lista dos melhores vinhos para acompanhar o seu cheesecake

1. Espumante brasileiro – Aurora Moscatel Branco. Harmonize este saboroso vinho com carnes vermelhas assadas, massas recheadas, queijos de média intensidade.

2. Vinho tinto brasileiro – Aurora Colheita Tardia Tinto Suave. Harmonize este saboroso vinho com sobremesas como torta de chocolate, como cheesecake de frutas vermelhas, mil folhas e crème Brúlèe. Muito bom também com castanhas e frutas secas.

3. Espumante italiano – Batasiolo DOCG Asti. Harmonize este saboroso vinho com torta de limão, salada de frutas, bolos recheados, panetone, apfelstrudel, cheesecake.

4. Espumante rosé brasileiro – Victoria Geisse Moscato Rose Demi Sec 2017. Harmonize este saboroso vinho com culinária asiática, salada de frutas e sobremesas à base de cremes.

5. Espumante argentino – Mumm Léger. Harmonize este saboroso vinho com queijos, saladas e aperitivos, sobremesas.

Leia mais sobre esses vinhos citados acima

1. Aurora Moscatel Branco

Espumante Aurora Moscatel Branco – Espumante brasileiro

Produzido na Serra Gaúcha pela Vinícola Aurora. Este saboroso vinho é, na boca, doce, delicado, com grande equilíbrio entre doçura e acidez. Ao nariz, temos aromas adocicados, com notas de flores e de mel. Produzido a partir das uvas Moscato Bianco e Moscato Giallo com teor alcoólico de 7,5% e serviço entre 5° a 6°C. Um belo amarelo esverdeado. Um vinho doce.

2. Aurora Colheita Tardia Tinto Suave

Aurora Colheita Tardia Tinto Suave – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região da Serra Gaúcha pela Vinícola Aurora. Este saboroso vinho é, na boca, doce, encorpado, persistente, um vinho com muito equilíbrio entre álcool, acidez e doçura. Ao nariz, temos aroma com tipicidade pronunciada, notas de cacau, menta, uvas passas, frutas vermelhas como mirtilo e jabuticaba. Produzido a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet Tannat com teor alcoólico de 12% e serviço entre 12° a 14°C. Um belo vermelho intenso com tonalidade violácea. Um vinho doce.

3. Batasiolo DOCG Asti

Espumante Batasiolo DOCG Asti – Espumante italiano

Produzido na região de Piemonte pela Beni di Batasiolo. Este saboroso vinho é, na boca, frutado, mostra a doçura bem equilibrada com a acidez e boa persistência. Ao nariz, traz intensos aromas de maçã, pêssego, lichia e flores brancas. Produzido a partir da Moscato Bianco com teor alcoólico de 7% e serviço entre 6°C. Um belo amarelo-claro, com perlage fina e constante. Um vinho doce.

4. Espumante Victoria Geisse Moscato Rose Demi Sec 2017

Espumante Victoria Geisse Moscato Rose Demi Sec 2017 – Espumante rosé brasileiro

Produzido na Serra Gaúcha pela Cave Geisse. Este saboroso vinho é, na boca, de boa cremosidade, toques adocicados, acidez vibrante e persistente. Ao nariz, temos notas florais, cítrico e frutas vermelhas frescas. Produzido a partir das uvas Moscato de Hamburgo com teor alcoólico de 10% e serviço entre 6° a 8°C. Um belo rosa cereja. Um vinho doce.

5. Mumm Léger

Mumm Léger – Espumante argentino

Produzido na região de Mendoza pela Mumm. Este saboroso vinho é, na boca, frutado, fresco, volumoso e doce, com borbulhas sutis e acidez equilibrada. Ao nariz, temos notas florais e frutadas, como pêssego e abacaxi. Produzido a partir das uvas Moscatel com teor alcoólico de 7,8% e serviço a 6°C. Um amarelo palha. Um vinho doce.

Conclusão

Cheesecake é uma excelente pedida para agradar a gregos e troianos. Nós gostamos e o mundo inteiro aprendeu a amar o cheesecake. É difícil encontrar um bom restaurante que não tenha sua receita. Mas, sem dúvida, a original é a melhor. E, hoje, foi isso, cheesecake original e uma lista de vinhos perfeita. Venha para essa incrível experiência.

Deixe um comentário

Rolar para cima