Château C. A.O.C Pomerol 2013

Château C. A.O.C Pomerol 2013 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Pomerol (apelação de Bordeaux)
Safra: 2013
Boca: Complexo, boa acidez, taninos macios, potente
Produtor: Château Clinet
Uvas: Merlot (90%), Cabernet Sauvignon (9%) e Cabernet Franc (1%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 15 anos
Nariz: Groselha, cereja negra, ameixa, mirtilo, alcaçuz, pimenta, tosta
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: Em barricas de carvalho francês, sendo 60% novas e 40% de segundo uso
Harmonização: Risoto de funghi porcini, costeletas de cordeiro, costela de javali, parpadelle com ragu de filé-mignon, leitão de leite assado, magret de pato
Premiações/Pontuações: 91 pontos pelo crítico Robert Parker, 94 pontos pela revista Wine Enthusiast, 91 pontos pela revista Wine Spectator, 91 pontos pelo crítico James Suckling, 86 pontos pelo crítico Stephen Tanzer e 16 pontos pela crítica Jancis Robinson

Breve descrição:

Château Clinet é uma das propriedades mais renomadas de Pomerol, um terroir considerado por muitos, de fato, como o melhor do mundo.

E este altamente aclamado tinto vem de vinhas com 40 anos de idade, e nos traz principalmente a Merlot.

Complexo, potente mas ao mesmo tempo macio, a variedade, combinada com toques de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, tem nesse exemplar uma de suas melhores expressões.

 

Sobre a vinícola:

Château Clinet é um produtor de vinho localizado em Pomerol, portanto na margem direita do Gironde. Os vinhedos são plantados principalmente em Merlot, ao lado de pequenas quantidades de Cabernet Sauvignon.

Essas proporções se refletem na composição do grand vin conceituado e digno de nota, tanto que por conseguinte, as safras de 1989 e 2009 alcançaram pontuações perfeitas de 100 pontos de Robert Parker.

Assim que a família Laborde comprou o château em 1998, o consultor Michel Rolland aumentou a quantidade de tempo que o grand vin ficava em carvalho novo e introduziu uma gama de técnicas modernas de vinificação na vinícola. Hoje, por consequência, o château conta com um grupo interno de vinicultores.

O local do vinhedo é um dos mais antigos de Pomerol, com evidências que datam, surpreendentemente, de 1595. Os 11 hectares são cultivados com práticas sustentáveis, tanto que há cobertura de grama entre as vinhas, assim como cerca de um terço da propriedade é arada por cavalos. O velame é bem treinado para os padrões de Bordeaux, a 1,75 metros.

Logo após a separação manual, o grand vin é fermentado em tanques de aço inoxidável termorregulados com punções manuais. Em seguida, é tipicamente envelhecido por cerca de 16 meses em barricas de 225 litros, com 75% de madeira nova e 25% de madeira com um ano de idade.

E então racks de barril especiais são usados ​​para permitir que os barris sejam girados facilmente, para evitar agitação.

Fleur de Clinet é feito em parceria com uma seleção de produtores em toda a Pomerol e, sendo assim, é feito uma combinação 95/5 de Merlot e Cabernet Franc. É envelhecido 12 meses em barricas de segundo enchimento.

Por fim, a família Laborde tem trabalhado para estender ainda mais a gama de Clinet, criando uma gama acessível de vinhos tintos e brancos AOC de nível Bordeaux.

Referência: https://www.wine-searcher.com

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima