Campo Alle Noci Brunello di Montalcino DOCG 2015 – Vinho tinto italiano

Campo Alle Noci Brunello di Montalcino DOCG 2015 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto italiano – Campo Alle Noci Brunello di Montalcino DOCG 2015

Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2015
Boca: Encorpado, fresco e com taninos aveludados
Produtor: Poggio Salvi
Uva: Sangiovese Grosso
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Frutas secas, frutas vermelhas, violetas e toques terrosos
Visual: Vermelho-rubi intenso e profundo
Amadurecimento: 30 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Classificação: Seco
Harmonização: Cacio e pepe, risoto de parmesão, ragu de ossobuco
Premiações/Pontuações: 92 pontos pelo International Wine Report

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8

Breve descrição:

Eis uma bela amostra do melhor que um Brunello di Montalcino pode oferecer. Certamente uma classe de vinhos entre as de mais renome da Itália, e nesse Campo Alle Noci é representado pela Sangiovese Grosso, uma variação da Sangiovese.

Essa variedade encontrou em Montalcino, no sul da Toscana, o terroir perfeito para o seu desenvolvimento, o que decerto resultou nesse saboroso e encorpado exemplar.

Enfim, na hora da harmonização, a dica perfeita é servi-lo com pratos com molho de tomate ou queijos como o pecorino ou parmesão.

 

Sobre a vinícola:

Villa Poggio Salvi é uma propriedade vinícola da Toscana com sede em Montalcino, conhecida principalmente por seus vinhos Brunello di Montalcino feitos com a uva Sangiovese. Pertence à família Tagliabue desde 1979, no entanto a sua viticultura remonta ao século XVI.

A propriedade é composta, a saber, por 21 hectares de vinhedos no ensolarado lado sul da colina Montalcino. Aqui, os solos argilosos e as brisas marinhas são sem dúvida um excelente terroir para Sangiovese Grosso, o clone local da onipresente variedade toscana.

O nome “Salvi” refere-se então aos supostos efeitos benéficos para a saúde desse terroir. A moderna vinícola da Villa Poggio Salvi é parcialmente subterrânea e situada dessa forma nos contornos das encostas.

A Villa Poggio Salvi produz uma gama de vinhos da região, liderada por Pomona, uma vinícola Brunello di Montalcino que leva o nome da deusa romana da abundância frutífera, cuja imagem de fato aparece em todos os rótulos.

Este vinho estagiou 30 meses em carvalho eslavo antes do lançamento. A linha Montalcino também inclui um Brunello padrão e um Riserva, bem como um Rosso di Montalcino, todos envelhecidos em carvalho por um período determinado pela cuvée e pela safra. A Villa Poggio Salvi também fabrica uma grappa assim como um Moscadello di Montalcino.

Por fim, a família Tagliabue também possui uma propriedade perto de Siena, produzindo vinhos Chianti Colli Senesi e Toscana IGT baseados em Sangiovese e Merlot. Um Morellino di Scansano também é vinificado nas caves de Montalcino.

Referência: www.wine-searcher.com

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima