Domaine Sainte Léocadie Leukadios Rouge 2017 1,5 L

Domaine Sainte Léocadie Leukadios Rouge 2017 1,5 L - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês

Volume: 1500 mL
Região: Minervois
Safra: 2017
Boca: Taninos polidos, final longo e agradável
Produtor: Domaine Sainte Léocadie
Uvas: Syrah (50%), Grenache (20%), Mourvèdre (20%) e Carignan (10%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Flores, violeta, especiarias doces
Visual: Rubi
Harmonização: Medalhão ao molho madeira, champignon ao creme de bacon, penne com ragu de costela, fettucine com iscas de filé-mignon, paleta suína, arroz de pato

Breve descrição:

Assinado pela vinícola Domaine Sainte Léocadie, fundada em 2002, na Apelação de Origem de Minervois, este Leukadios nos brinda com aromas intensos.

Além disso, o aroma é bem complexo, uma bela combinação de aromas mediterrâneos e frutas negras com um toque de mentolado.

No paladar, exibe nota de especiarias e frutas em comporta, com taninos sedosos e longo final.

 

Sobre a vinícola:

Em primeiro lugar, o bisavô de Thierry Bonnel, Fernand Avéroux, estabeleceu este domínio na vila medieval de Aigne no início do século 20. Thierry agora cuida de aproximadamente 51 acres de videiras espalhadas por várias parcelas voltadas para o sul e sudoeste na região de Les Mourels, portanto na denominação Minervois.

Esta zona de alta altitude (300 metros) fica então acima da vila de Minerve, entre o setor Causses e a cordilheira Serre d’Oupia.

O bisavô chamou o Domaine em homenagem à padroeira do século 4 de Toledo, Espanha, onde ela foi publicamente torturada e presa, morrendo assim em uma masmorra por se recusar a renunciar à sua fé.

Saint Léocadie tornou-se dessa forma uma importante figura cristã para os visigodos que logo depois ganharam o controle da Península Ibérica e uma grande parte do sudoeste da Gália (França) do século V ao século VIII.

No momento em que Fernand Avéroux comprou o Domaine, ele descobriu ruínas religiosas visigodos e relíquias na propriedade. Sendo assim, inspirado pela história espiritual de sua nova casa, Avéroux ergueu uma estátua do santo padroeiro de Toledo e Aigne na casa da família com vista para suas vinhas.

As práticas de vinha de Thierry Bonnel são sustentáveis. O terreno é acidentado, e por isso grande parte do trabalho, incluindo a colheita, deve ser realizado manualmente.

Thierry e sua esposa Anne construíram uma vinícola moderna, ou seja, com todos os equipamentos de vinificação e engarrafamento mais recentes em 2002. Eles agora produzem quatro cuvées tintos junto com pequenas quantidades de rosé assim como um vinho branco feito de Marsanne, Vermentino e Muscat.

Os vinhos tintos de Thierry são todos feitos de maceração carbônica com pigeage feita à moda antiga, pisa. Elevage para três dos tintos ocorre em cubas de cimento, enquanto Cuvée Eden é envelhecido em barris.

Referência: https://www.regalwine.com

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima