Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2015
Boca: Forte, equilibrado e com final longo
Produtor: Massimo Rattalino
Uva: Nebbiolo
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Notas de especiarias e frutas vermelhas
Visual: Vermelho-granada intenso
Amadurecimento: 3 anos em barris de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes de caça, massas com molhos cremosos e queijos maduros
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 10
Acidez: 10
Frutado: 6
Breve descrição:
Assinado pela vinícola Massimo Rattalino, este Barolo San Donato é sem dúvida alguma a pedida perfeita para você que está a procura de um tinto forte e equilibrado.
Trazendo a tipicidade de um vinho elaborado num terroir do norte da Itália envelhecido em barris de carvalho por incríveis 3 anos, o seu aroma é marcado por notas de especiarias e frutas vermelhas.
Enfim, pareia excepcionalmente com carnes de caças ou com uma tábua de queijos maduros.
Sobre a vinícola:
A vinícola Massimo Rattalino está localizada, a saber, em uma das colinas mais prestigiadas da área de Barbaresco.
A escolha de dedicar quase toda a produção a Nebbiolo, uma uva nobre e versátil, foi uma escolha sobretudo precisa para aprimorar melhor a principal variedade de uva piemontesa.
Uma escolha clara: aprimorar essa nobre e austera variedade de uva que tem certamente muito a dizer e que somente com muito cuidado ela pode se expressar com elegância e longevidade.
Uma gestão cuidadosa das vinhas é sem dúvida essencial para levar uvas de alta qualidade à adega. Dessa forma, o sistema clássico de treinamento da videira Guyot é utilizado e a colheita é manual.
O cuidado com a vinha é preciso, marcado apenas pela variabilidade da natureza que torna cada colheita única.
Os rendimentos são então controlados e a colheita é manual para garantir a qualidade das uvas. Esta é a filosofia de Massimo Rattalino: excelentes vinhos só podem ser obtidos de acordo com a excelência na matéria-prima.
O trabalho na adega dá continuidade ao que acontece na vinha. A fermentação ocorre principalmente em aço, enquanto o envelhecimento em grandes barris de carvalho eslavo é a escolha para aprimorar a elegância dos vinhos.
Por fim, somente para Barbaresco e Barolo, mais estruturados, o barril grande é acompanhado por uma passagem em tonneaux que, graças a uma oxigenação lenta, produz taninos suaves e agradáveis.
Referência: https://www.massimorattalino.it/
Veja a seguir mais 2 rótulos de Massimo Rattalino: o Selezione Cantine by Massimo Rattalino Barolo DOCG 2015 e o Barolo San Donato Rattalino Selection DOCG 2014
Para comprar no site parceiro, clique aqui