*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Araldica Selezione Dell Enologo DOC Barbera d’Asti Superiore 2019
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2019
Boca: Robusto, intenso, com boa acidez e longa persistência
Produtor: Araldica Castelvero
Uva: Barbera
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 7 anos
Nariz: Notas de frutas negras e vermelhas com destaque para ameixa e cereja
Visual: Rubi
Amadurecimento: 50% em barris de carvalho eslavônico e 50% em barricas de carvalho francês por 12 meses
Classificação: Seco
Harmonização: Contra filé ao molho de vinho tinto, berinjela à parmegiana, rigatoni à bolonhesa
Breve descrição:
A região de Asti no Piemonte abriga uma das mais renomadas Designações de Origem Controladas e Garantidas, a D.O.C.G. Barbera d’Asti.
Barbera é a segunda uva mais cultivada na Itália, ficando atrás apenas do Sangiovese, com baixos níveis de taninos e alta acidez, resultando em vinhos modernos e concentrados, com muito sabor e riqueza, perfeitos para emparelhamentos enogastranômicos.
Este exemplar passa 12 meses em carvalho, suavizando seus taninos e ganhando complexidade aromática.
Sobre a vinícola:
Araldica é um grupo de empresas vinícolas (Gruppo Araldica Castalvero) na região de Piemonte, no norte da Itália. Cultiva 900 hectares de vinhas em Monferrato, Langhe e Roero.
A empresa foi fundada em 1954 como uma cooperativa de 50 produtores de vinho, chamada Antica Contea di Castalvero. Os escritórios originais em Castel Boglione (anteriormente Castalvero) ainda servem como sede do grupo.
Um grande número de vinhos é produzido sob a bandeira Araldica, com as melhores parcelas indo para a gama premium Alasia. Os vinhos brancos incluem Roero Arneis, Gavi e Piemonte DOC Chardonnay. Os vinhos tintos incluem várias denominações de Barbera, Dolcetto d’Asti, Barolo e Barbaresco. Asti, Moscato d’Asti e Brachetto d’Acqui também são engarrafados.
O portefólio inclui ainda outras submarcas e vinhos de quinta única. Cascinone, uma propriedade em Acqui Terme, foi adquirida em 1999. Possui 120 hectares de videiras em uma única parcela, e é a principal propriedade do grupo para Barbera d’Asti e Alta Langa Metodo Classico.
Em 2002, o grupo adquiriu a propriedade de 26 hectares Gavi La Battistina. Um ano depois, criou a Adria Vini, uma subsidiária para vinhos de toda a Itália.
Então, em 2013, tornou-se o maior acionista do principal distribuidor britânico Boutinot, com quem várias marcas foram desenvolvidas. Isso motivou a organização do grupo em sua forma atual.
Em 2016 foi adicionada a Tenuta Santa Serafa. Localizado em uma falésia com vista para o vale Scrivia, produz vinhos brancos Gavi di Gavi DOCG.
Referência: www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui