Trufas, pratos e vinhos

Trufas, pratos e vinhos

Introdução

As trufas são uma iguaria difícil de encontrar, mas vale a pena o esforço. Elas são caras e às vezes difíceis de combinar com vinho e comida, mas com o emparelhamento certo, você poderá desfrutar de seu rico sabor e aroma. As trufas são conhecidas por seu sabor e aroma fortes; muitas vezes são descritas como terrosas ou amadeiradas. De fato, as trufas são apreciadas desde os tempos antigos por causa de suas qualidades únicas – e ainda hoje ainda são consideradas um ingrediente adequado apenas para reis (ou rainhas). Se você ama as trufas tanto quanto eu amo, então leia algumas dicas sobre como utilizá-las melhor em sua cozinha…

Por que as trufas têm sabor tão especial?

Trufas, pratos e vinhos 2

As trufas têm um sabor único. As trufas são ricas em umami e têm um alto teor de gordura, mas são baixas em proteínas e calorias. Elas também contêm minerais e vitaminas que são bons para seu corpo, incluindo potássio, cálcio e ferro.

Os óleos de trufas podem ser usados como óleos de cozinha ou como molhos para salada, pois acrescentam um sabor terroso ao que quer que você os use – eles são especialmente bons com massas! Você pode até mesmo usar sal de trufa em pipocas ou batatas! Se você quiser experimentar algo novo com sua comida, então adicionar um pouco de óleo de trufa seria uma ótima maneira para iniciantes que querem uma maneira fácil de cozinhar com estes fungos subterrâneos (ou deveríamos dizer cogumelo?).

O que você pode fazer com as trufas?

Trufas, pratos e vinhos 3

As Trufas são o corpo frutífero de um fungo, e são encontradas no subsolo. Os fungos vivem em carvalhos e aveleiras. As trufas crescem em seu habitat natural por muitos anos, antes de começarem a brotar do solo. Elas podem levar até 10 anos antes de atingirem a maturidade!

A estação das trufas vai de novembro a julho, com picos de produção ocorrendo durante a primavera. Durante este período, você pode encontrar trufas em sua mercearia local ou no mercado de alimentos especiais – mas não fique muito entusiasmado: elas não serão baratas! As trufas são uma das iguarias mais caras da natureza porque são tão raras (e difíceis de encontrar); leva anos para cultivá-las adequadamente para que cresçam em espécimes totalmente maduros e prontos para a colheita.

O que você pode fazer com as trufas? Trufas negras versus trufas brancas

Trufas, pratos e vinhos 4

As trufas negras são mais caras que as trufas brancas, mas também são mais versáteis. Você pode usar trufas negras em praticamente qualquer prato que você usaria uma trufa branca, mas elas adicionarão um sabor mais profundo ao prato. Não há necessidade de se preocupar em sujar as mãos com esta delicadeza – basta cortá-la em pedaços e adicioná-la diretamente no que quer que você esteja cozinhando!

Se você quiser algo realmente especial para o jantar desta noite, esta receita com certeza vai agradar:

1/2 libra de massa (sua escolha)

1 xícara de creme de leite

1/2 xícara de chá de queijo parmesão

Harmonização vinho e trufa

As trufas podem ser harmonizadas com muitos tipos diferentes de vinho. Elas são um ótimo ingrediente para usar em um prato, e são um ingrediente caro. As Trufas podem ser usadas de muitas maneiras diferentes, e nós, do Center Gourmet, preparamos uma seleção especial para você:

O Vinho tinto italiano – Terre da Vino Barolo Riserva DOCG 2015, um vinho Potente e elegante, com taninos e acidez intensos e agradáveis, vai muito bem com pratos com trufas, brancas ou negras.

Para um bom Risoto de Trufas, o Vinho tinto italiano – Giordano Barolo DOCG 2016 é uma opção de bom gosto, um vinho estruturado, com taninos intensos, acidez alta, e bom equilíbrio de frutas. Você terá uma experiência única.

Outra opção interessante, não perca esta dica, é o Vinho tinto italiano – Antiche Cantine Dei Marchesi Di Barolo Barolo DOCG 2017, um vinho Rico, elegante, taninos macios e envolventes, toques picantes e amadeirados. Está é, sem dúvida, uma opção de muito bom gosto.

Para uma polenta de colher com cogumelos trufado, não erre, escolha o Vinho tinto chileno – Seña 2018 é a escolha perfeita. Um vinho potente, complexo, elegante, boa acidez, taninos presentes, amadeirado, final persistente. É um prato elegante combinando com o vinho elegante

Uma boa interação com cogumelos recheados é o vinho tinto francês – Maison Bouachon Les Rabassières AOC Côtes-Du-Rhône 2019, um vinho de Corpo médio para encorpado, equilibrado, frutado com nuances de especiarias, taninos macios, acidez média para alta que lhe confere excelente frescor.

Onde conseguir trufas frescas nos Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de trufas, que são encontradas em carvalhos. Elas crescem em muitas regiões do Brasil, mas são mais abundantes no estado de Minas Gerais.

Além da França e Itália, outros países onde se pode encontrar trufas incluem Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Chile. A Argentina também tem várias regiões que produzem trufas – e não estão longe do Brasil!

As trufas são ótimas para serem usadas como ingrediente.

As Trufas são ótimas para serem usadas como ingrediente. Elas podem ser adicionadas a saladas e sanduíches, sopas e acompanhamentos, pratos principais — em qualquer lugar que você queira um pouco de sabor luxuoso!

Conclusão

As trufas são algo bastante popular em muitos países ao redor do mundo. Elas podem ser usadas em muitos pratos diferentes e têm um sabor excelente. Nós, do Center Gourmet, atentos a sua melhor experiência, estamos com uma seleção especial para você que deseja experimentar essa iguaria.

Veja mais vinhos perfeitos para acompanhar trufas abaixo

 

O branco blend português

FitaPreta Branco de Talha Alentejo 2018:

Apresenta ótima textura e uma acidez deliciosa, quase crocante; Produtor: António Maçanita Winemaker; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Roupeiro e Antão Vaz (vinho blend); Nariz: Frutas brancas frescas como maçã verde e pera, além de notas terrosas decorrentes da fermentação na talha; Harmonização: Saladas frescas, massas com molho de ervas e pratos que contenham ingredientes terrosos como cogumelos e trufa branca

Compre aqui

 


 

O tinto Nebbiolo italiano

Pio Cesare Barolo 2017:

Concentrado, com taninos imponentes, impecável equilíbrio e persistência impressionante; Produtor: Pio Cesare; Teor alcoólico: 14,8%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: O nariz etéreo revela fruta vermelha, alcaçuz, caixa de especiarias e couro; Harmonização: Risotto ao ragù de pato, agnolotti de carne ao molho rotie, lasanha trufada de codorna, risotto com presunto cru e cogumelos

Compre aqui

 


 

O tinto Nebbiolo italiano

Beni di Batasiolo Riserva DOCG Barolo 2013:

Intenso, bom corpo, envolvente, frutas secas, boa acidez, taninos firmes, maduro, persistente; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Frutas secas, especiarias, couro, balsâmico, tabaco; Harmonização: Risoto de trufas brancas, risoto de pato com shitake, pernil de cordeiro ao molho de cogumelos, cesta de polenta com brasato ao barolo, bife de tira assado, medalhão de javali ao molho de funghi porcini

Compre aqui

 


 

O tinto Nebbiolo italiano

Fratelli Dogliani DOCG Barolo 2017:

Encorpado, boa acidez, taninos firmes, intenso, final longo; Produtor: Beni di Batasiolo; Teor alcoólico: 14%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Frutas negra, frutas vermelhas maduras, frutas secas, especiarias, tosta; Harmonização: Bife de tira com polenta frita, picanha de cordeiro ao perfume de ervas, tagliatelle com trufas negras, risoto de ossobuco, medalhão suíno com bacon, e queijos duros

Compre aqui

 

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima