Tenuta Sant`Antonio D.O.C.G. Amarone Della Valpolicella 2016

Tenuta Sant`Antonio D.O.C.G. Amarone Della Valpolicella 2016 - Oferta

Vinho tinto italiano

Volume: 750 mL
Região: Amarone della Valpolicella (apelação de Vêneto)
Safra: 2016
Boca: Intenso, potente, taninos presentes, boa acidez, final persistente
Produtor: Tenuta Sant’Antonio
Uvas: Corvina (70%), Rondinella (20%), Croatina (5%) e Oseleta (5%)
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 15 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras, frutas negras maduras, tabaco, chocolate
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: 24 meses em barricas de 500 litros, de carvalho francês
Decantação: 60 minutos
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Fraldinha grelhada com arroz biro biro, mignon com crosta de mostarda e batata frita, costeletas de cordeiro com risoto de parmesão, coelho à caçadora, polenta ao ragu de carne com trufas brancas, mix de queijos curados

Breve descrição:

Este Amarone Della Valpolicella passou pelo processo de apassimento, ou seja, as uvas foram secadas garantindo dessa forma mais intensidade de aromas e sabores.

Além disso, nessa safra alguns cachos foram afetados pela “Botrytis cinerea”, conhecida também como “podridão nobre”, conferindo a esse vinho ainda mais complexidade.

 

Sobre a vinícola:

Tenuta Sant’Antonio é uma vinícola localizada na área de Monti Garbi, em Verona, perto do Lago Garda, e sendo assim, é propriedade de quatro irmãos: Armando, Paolo, Tiziano e Massimo Castagnedi, e produz vinhos Soave, Valpolicella e Amarone.

Com efeito, a propriedade é composta por 50 hectares de vinhedos – 30 hectares ao redor de Mezzane e 20 hectares em San Zeno di Colognola ai Colli, no distrito de Valpolicella. As variedades de uva cultivadas nessas vinhas incluem as variedades regionais clássicas Corvina, Molinara, Rondinella, Garganega e Trebbiano di Soave, assim como variedades internacionais como Chardonnay.

Os vinhos tinto e branco são envelhecidos em contato com as borras e misturados em frascos de aço inoxidável e posteriormente através do método tradicional de barragem em barril. Eles são clarificados, dessa forma, apenas alguns dias antes do engarrafamento.

O principal vinho da Tenuta Sant’Antonio, de fato, é o Amarone della Valpolicella Riserva chamada Lilium Est. O vinho é produzido pelo processo de appassimento, onde após a colheita as uvas são secas por várias semanas em prateleiras de bambu ou tapetes de palha, a fim de concentrar açúcares para aumentar o corpo e a intensidade do sabor.

Por fim, a Sant’Antonio produz uma variedade de outros vinhos sob vários outros títulos DOC e IGT, incluindo a linha Scaia e a linha sem sulfito Telos.

Referência: https://www.wine-searcher.com

Veja a seguir mais 8 rótulos de Tenuta Sant’Antonio: o Tenuta SantAntonio Valpolicella Superiore Ripasso Monti Garbi 2017, o Tenuta SantAntonio Fontana D.O.C. Soave 2018, o Tenuta SantAntonio Nanfrè D.O.C. Valpolicella 2018, o Tenuta SantAntonio Scaia I.G.T. Veneto Rosato 2018, o Tenuta Sant`Antonio Scaia Bianco 2018, o Tenuta Sant’Antonio Scaia I.G.T. Veneto Rosato 2017, o Tenuta Sant’Antonio La Bandina D.O.C. Valpolicella Superiore 2013 e o Tenuta SantAntonio D.O.C.G. Amarone Della Valpolicella 2015

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Avatar

centergourmet

Administrador do site Center Gourmet

Website:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *