Introdução
Esta é uma receita rápida e fácil que você pode fazer para qualquer ocasião especial. É super simples, mas ao mesmo tempo elegante.
Receita
Petit gâteau é um pequeno bolo, servido como uma sobremesa no final de uma refeição. É feito com farinha, açúcar, manteiga e ovos. Se você quiser fazer seu próprio petit gâteau em casa, aqui está a receita tradicional francesa:
Ingredientes
· 5 ovos inteiros
· 5 gemas
· 170 g de açúcar
· 100 g de farinha de trigo
· 250 g de chocolate meio amargo
· 250 g de manteiga sem sal
Modo de preparo
Derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho-maria. Bata as gemas, os ovos e o açúcar em uma batedeira. Adicione aos poucos o chocolate derretido à mistura na batedeira e acrescente a farinha peneirada. Bata até ficar homogêneo. Adicione a massa em forminhas para cupcake antiaderentes e untadas com manteiga. Reserve uma assadeira e coloque as forminhas dentro. Leve ao forno a 180 graus por 4 minutos (retire quando notar que começou a assar). Desenforme e sirva com sorvete de creme.
O que é isso?
Petit Gâteau é um pequeno bolo que é rico e delicioso. Originou-se na França, onde foi originalmente chamado de “Gâteau d’Amandes”. O nome significa “bolo de amêndoa”, mas hoje você encontrará muitas variações de petit gateau com recheios e coberturas diferentes. Estes bolos são muitas vezes feitos de massa folhada (que é como uma massa super escamosa), mas também podem ser feitos com brioche ou outras massas levedadas.
Os petit gâteaux podem ser comidos por conta própria como sobremesa ou emparelhados com chá ou café no café da manhã ou brunch! Eles são perfeitos para qualquer ocasião – você nem precisa se preocupar em trazer sua própria sobremesa!
O que é? Como fazer
Petit Gâteau é um pequeno bolo, feito com uma base de esponja e creme de manteiga ou fondant. Pode ser decorado com glacê ou fondant, que é uma pasta doce que seca para formar uma crosta quando deixada no ar. Os elementos decorativos podem ser intrincados, ou podem ser simples e elegantes.
Fondant era tradicionalmente usado na França; a palavra inglesa vem de seu nome francês “fondant” que significa “derreter” apesar de não ter açúcar nenhum! Tornou-se popular em muitos países ao redor do mundo desde então, mas permanece em sua maioria desconhecido fora da Europa e da América do Norte.
Como servi-lo
Você pode servir seu Petit Gâteau com qualquer um destes:
● Uma taça de vinho.
● Uma xícara de chá.
● Uma xícara de café.
● Leite, água ou suco.
Emparelhamentos de vinhos
Se você estiver emparelhando um copo de vinho com seu bolo, aqui estão algumas sugestões:
Emparelhamento de vinhos para Petit Gâteau
● Um bom vinho tinto como Côte-Rôtie ou Barolo será o complemento perfeito para seu petit gâteau. Se você não é fã de vinho tinto, experimente os mesmos vinhos emparelhados com chocolate branco. Os taninos e a acidez contrastarão muito bem com a doçura em ambos os casos.
● Se você quiser algo borbulhante, experimente Champagne ou Prosecco – a efervescência irá contrastar bem com todas essas camadas amanteigadas!
● De uma forma geral, um vinho licoroso, o Marsala e o Vinho do Porto são as melhores pedidas. Mas, se não gosta de vinhos licorosos, tente um Syrah.
Vinho Marsala
Delicioso e fácil
Provavelmente o melhor do petit gâteau é que ele é tão fácil de fazer. Ao contrário de outras sobremesas, você não precisa de nenhum equipamento especial, ou mesmo de um saco de canalização: apenas uma colher serve!
Uma vez que você tenha feito seu petit gâteau, tudo o que lhe resta é desfrutá-lo. A melhor parte do petit gâteau é que não há limites na frequência com que você pode comê-lo; desde que haja sobras do lote original (e se não, por que não fazer outro?), então sempre haverá uma oportunidade para uma segunda ajuda!
Mas não se deixe enganar por sua simplicidade: os sabores aqui são tudo menos previsíveis. Com ingredientes tais como os homens de gengibre e botões de chocolate misturados com creme cremoso dentro de cada fatia de pão e assados até dourar por cima, esta sobremesa deixará suas papilas gustativas aplaudindo com deleite toda vez que eles derem uma mordida!
Conclusão
Com a combinação certa de ingredientes, você pode criar uma sobremesa deliciosa em apenas alguns minutos. Esta receita requer muito poucos ingredientes e é fácil de fazer. A melhor parte desta sobremesa é que ela não só é saborosa, mas também saudável para você!
E veja abaixo uma seleta lista de vinhos para acompanhar com um delicioso Petit Gâteau
⇒ O licoroso Barolo
Barolo Chinato Marchesi di Barolo:
Caráter intenso, concentrado, e com final doce e persistente; Produtor: Marchesi Di Barolo; Teor alcoólico: 16,5%; Uva: Nebbiolo (vinho varietal); Nariz: Perfume intenso e aromático, destacando especiarias, flores e casca de laranja; Harmonização: Chocolate amargo, Tiramisú, torta de chocolate com caramelo salgado
Compre aqui
⇒ O licoroso vinho do Porto
Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny:
Macio, com taninos redondos e longo final; Produtor: Taylor’s; Teor alcoólico: 20%; Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão e Touriga Franca (vinho blend); Nariz: Bouquet aromático opulento, com destaque de notas de frutas maduras, como figo e ameixa, e especiarias, além de um toque de caramelo; Harmonização: Chocolate, sobremesa à base de frutas e queijos azuis
Compre aqui
⇒ O licoroso vinho do Porto
Vieira de Sousa Porto LBV 2017:
Concentrado, com grande estrutura de taninos sedosos, frescor e intensidade; Produtor: Vieira de Sousa; Teor alcoólico: 19,3%; Uvas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e outras uvas típicas (vinho blend); Nariz: Aroma de frutas vermelhas e negras, violeta, especiarias; Harmonização: Sobremesas à base de chocolate e queijos azuis de sabor intenso
Compre aqui
⇒ O licoroso vinho do Porto
Vieira de Sousa Porto Tawny 10 Anos:
Soberbo equilíbrio em boca, com textura aveludada e grande persistência; Produtor: Vieira de Sousa; Teor alcoólico: 19,7%; Uvas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e outras uvas típicas (vinho blend); Nariz: Intrigante complexidade de nozes, amêndoas, damasco seco, caramelo, tostado; Harmonização: Torta de damascos, travesseiros de Sintra (massa folhada recheada com creme de ovos e amêndoas) e pudim de leite
Compre aqui
⇒ O licoroso Marsala
Cantine Pellegrino D.O.C. Marsala Fine Rubino Dolce:
Paladar doce, frutado e intenso; Produtor: Cantine Pellegrino; Teor alcoólico: 18%; Uva: Nero d’Avola (vinho varietal); Nariz: Frutas escuras, cereja, romã e ameixa; Harmonização: Chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau, Petit gâteau, bolo de reis, brownie, queijos azuis
Compre aqui
⇒ O licoroso vinho do Porto
Burmester LBV Porto 2016:
Na boca é um vinho frutado, aveludado, macio mas cheio de corpo, com taninos macios e boa acidez mantendo a impetuosidade da fruta silvestre e terminando com um longo e harmonioso final; Produtor: Burmester; Teor alcoólico: 20%; Uvas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e outras castas tradicionais do Douro (vinho blend); Nariz: Frutas pretas maduras como amora e cassis, frutas secas, alcaçuz, notas balsâmicas, chocolate, tosta, toques herbáceos e florais; Harmonização: Torta de nozes, petit gateau, crepe de creme de avelã, rocambole doce, crème brûlée, queijos azuis
Compre aqui
⇒ O licoroso Marsala
Marsala Superiore Ambra Secco:
Intenso, saboroso e mais seco do que a média de um Marsala; Produtor: Lombardo Marsala; Teor alcoólico: 18%; Uvas: Catarratto, Grillo e Inzolia (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas cítricas e secas e notas balsâmicas e de mel; Harmonização: Embutidos, queijos azuis, sobremesas a base de frutas secas
Compre aqui